quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ELEIÇÃO – Edmilson e o poste endinheirado

        Como ampliar o leque de alianças, condição sine qua non para a vitória perseguida, sem abdicar dos princípios programáticos, supostamente inegociáveis? Este é o desafio que se coloca para o deputado estadual Edmilson Rodrigues (foto, com o microfone, discursando em um comício), eleito e reeleito prefeito de Belém em 1996 e 2000, respectivamente, quando ainda no PT, e que postula um novo mandato à frente do Palácio Antônio Lemos, agora pelo PSol. O PSol, recorde-se, foi o abrigo da dissidência que abandonou o PT quando o partido submergiu na sucessão de escândalos de corrupção que esfarinharam o discurso ético da legenda, ainda no primeiro mandato do ex-presidente Lula. O segundo turno da eleição para prefeito de Belém será disputado entre Edmilson Rodrigues, do PSol, que obteve 252.049 votos, o correspondente a 32,58% dos votos válidos, e o deputado federal Zenaldo Coutinho, do PSDB, que somou 237.252 votos, equivalentes a 30,67% dos votos válidos, o que faz dele um poste endinheirado.
        Como a política é a arte da concessão, mas nem por isso desobriga da dignidade, o cenário sob o qual se desenrola o segundo turno da eleição para prefeito de Belém revela-se adverso a Edmilson Rodrigues, pelo menos se ele efetivamente balizar sua candidatura por princípios éticos, sem maiores concessões. Zenaldo Coutinho, o candidato do PSDB a prefeito de Belém, que vive da política, sem jamais ter tido qualquer emprego, tem sua candidatura turbinada pelo apoio do governador tucano Simão Jatene, o Simão Preguiça, o que obviamente se traduz na utilização a seu favor da máquina administrativa estadual. O candidato tucano é mais receptivo a adesões de qualquer natureza, à margem daquele mínimo de pudor ético, porque o único princípio que em verdade cultiva é o da sobrevivência, como permite entrever sua biografia, que inclui, dentre outras estrepolias, o apoio ao atual prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, no segundo turno da eleição municipal de 2000, do qual ficou alijado, apesar do brutal investimento feito em sua candidatura pelo então governador Almir Gabriel. Um fracasso que consolidou sua imagem de mala eleitoral, sem alça e nem rodinhas, em se tratando de disputas majoritárias.

30 comentários :

Anônimo disse...

Mostrem-me um emprego que o mauricinho Zenaldo teve na vida, tirando o fato de viver agarrado às saias da mãe, que eu eu votarei nele. Não vale dizer que ele presidiu a Alepra, pois isso não é emprego, é favor político.

Cidadão Indignado

Anônimo disse...

Eu anulei meu voto no primeiro turno e estou arrependido. A análise que tu fazes aqui me deu o clik e virei Edmilsom desde criancinha. A grana pública vai todinha para essa campanha riquíssima e para os bolsos do marqueteiro. Aliás ele é o nosso Marcos Valério no tucupi. Tá bombando e ainda vai bombar muito mais se o Zebraldo ganhar.

Anônimo disse...

O poste diz: "Tanto a Mônica como tantos outros foram contratados e se portaram de forma absolutamente séria. Durante minha presidência, todos se conduziram com a maior seriedade possível. E o Ministério Público comprovou isso inteiramente". kkkkk. É uma confissão indireta? A "Mônica", a Chupinsk, (vejam a informalidade) foi absolutamente séria durante a gestão do Zeraldo. Além dos demais servidores, todos se consuziram na mais absoluta seriedade. Como diz o Barata: é de corar anemico!!! De um dia para o outro perderam a seriedade. Então tá, no dia 1º de janeiro de 2013 o Zeraldo já pode "baixar" um decreto mais ou menos assim: "Art. 1º. Todos os apaniguados tucanos, durane minha gestão, serão absolutamente sérios. Parágrafo úncio. Quando terminar o governo podem voltar a ser safados". Pô, vai enrolar ... e arrumar um emprego!!!

Anônimo disse...

Ele como Presidente da ALEPa, foi um ditador.
Em uma reunião com os funcionários que queriam uma posição de reajuste salarial, em virtude, que repassaria 800 mil, a época uma boa grana, para a compra de viatura policial para a SEGUP, foi questionado se seria legal tal propositura.
Segundo informaçoes intra-muros ele ja tinha repassado a baba, ao arrepio da lei, segundo consulta ao TCM.

Encerrou a discussão rispidamente ameaçando todos os que por ventura fizesse uma repersentação e que botava a metada da ALEPA no olho da rua.

Quem concorda com o anonimo, acesse o blog com um positivo, sim, verdade e ......... Vamos lá galera alepiana.

Vem mais umas de sua cagalhada administração.

Anônimo disse...

Como a Mônica pode ter sido séria só na administração do Zenaldo? O que ela fez demonstra falta de caráter e isso com certeza ela já não tinha desde àquela época.

Anônimo disse...

Um é poste endinheirado; o outro é maluco e vai brigar, como já fez, com tudo e com todos.
Belém tá fufu...
Help!

Anônimo disse...

O Edmilson tambem ja pode dizer que e o candidato da uniao, da uniao do governo federal do pt com a prefeitura. Acho que nessa uniao, o Ed leva vantagem porque e melhor unir com o governo federal que tem varios projetos sociais e dinheiro, do que com o estado, que tem governo neoliberal e esta totalemente endividado.

Anônimo disse...

'Zenaldo V-8'

O PSDB está reeditando a mesma estratégia de 8 anos atrás: um candidato "messiânico", muito dinheiro jogado na campanha, um "zouk" bem ritimado, etc. E o povo vai dançar de novo.

Há 8 anos atrás, Duciomar Costa era o "Messias", socorrista de muitos endividados (principalmente no Guamá), homem generoso que custeava do próprio bolso ônibus gratuito para os pobres, político bonachão que inspirava a confiança de multidões na esperança de obter alguma vantagem (um amigo meu acreditava piamente que ele iria tirar todas as multas dele). Deu no que deu.

Numa de suas primeiras falas nesta campanha, Zenaldo falou uma verdade logo censurada em seu discurso; disse que os problemas de Belém seriam resolvidos por ele e "um grupo de amigos", sim, um grupo fechado, e não pelo povo.

Zenaldo é um político movido a motor V-8, muito gastoso; suas realizações poderiam ser dez vezes melhores e ainda estaria devendo ao "Dudú-2004"; visitei o ultra citado Instituto Helena Coutinho alguns anos atrás e já naquela época ironizei entre amigos o cenário que encontrei por lá: ajudantes na equipe do deputado tinham seu quinhão no governo (nem precisavam cobrar); computadores usados num modestíssimo cursinho de informática provavelmente foram captados de algum bota-fora-no-lixo na ALEPA ou em órgão público; quando a coisa ficou preta com a eleição de Ana Júlia e a independência de Duciomar Costa... o instituto praticamente fechou e foi transformado numa pizzaria, com fachada de curso de garçons.

O próprio Jatene não aguentou o Zenaldo na chefia da Casa Civil, comenta-se que os seus amigos lotaram tantos cargos do complexo da governadoria, que o próprio governador passou a mão na careca e suspirou aliviado quando este foi embora.

Não voto para governo formado por elites empresariais escondidas atrás do sorriso de um candidato bonzinho.

Anônimo disse...

O Zebraldo está dizendo na propaganda política que é da paz, da união, etc., dando a entender que EDmilsom é brigão, etc., só tem um detalhe Zebraldo: o partido de vocês rachou de vez quando Almir se efureceu com Jatene. Queres fazer crer que no ninho tucano todos são uns amorezinhos? Fala sério Zebraldo, o teu partido é igual aos outros sem tirar nem por. Tem de um tudo, preciso desenhar?

Anônimo disse...

ZENALDO PRECISA ARRUMAR EMPREGO URGENTE COM TODO CIDADÃO TRABALHADOR. E QUANTO A UNIÃO, É MELHOR ,COM O GOVERNO FEDERAL DO QUE COM O GOVERNO ESTADUAL DE JATREME E ZANALCOOL. MEU VOTO VIROU AGORA SOU EDMILSON 50

Anônimo disse...

GOSTARIA DE VER UMA PARCERIA ENTRE PRIANTE E EDMILSON.DETA MANEIRA TERÍAMOS UM MASSACRE EM CIMA DO ZENALCOOL E DO JATENE

Anônimo disse...

A uniao do prefeito como governador e uma furada. Primeiro, uniao na politica quer dizer recursos financeiros, em outras palavras, o governador privilegiaria a capital em detrimento de outras regioes, isso e um absurdo. Sou de Santarem, mas voto aqui em Belem, por isso nao voto no Jatene e nao vou votar nesse Zenaldo.

Anônimo disse...

BRATA, É PRECISO DIZER QUE O ZERALDO E O PARTIDO DELE APOIOU O MEGALOMANÍACO NEFASTO! é PRECISO DIZER ISSO, QUE ELES JÁ GOVERNARAM A CIDADE E DEU NISSO... M..., MUTIA M... ZENALDO É A CONTINUÇÃO. ZENALDO É DUCIOMAL E DUCIOMAL DE COSTA PRA BELÉM É ZERALDO. DUCIOMAR VOTA EM ZERALDO, ASSIM COMO O ZERALDO VOTOU E APOIOU ESSE PREGUIÇOSO, QUE NUNCA TEVE EMPREGO

Anônimo disse...

GOSTARIA DE VER O CQC AQUI PERGUNTANDO AO EDMILSON: "CANDIDATO O SEU MAIOR ADVERSÁRIO É O SENHOR MESMO OU A SUA REJEIÇÃO?" ASSIM COMO PERGUNTARAM AO CANDIDATO SERRA EM SP. KKKKKKKKK
O ELEITOR PRECISA GOSTAR MAIS DE BELÉM, PRECISA SE VALORIZAR MAIS. CHEGA DE OBRINHAS, CHEGA DE BONDINHO, CHEGA DE ESCOLA CIRCO, CHEGA DE TÚNEL...

Anônimo disse...

Pelo que observamos nos comentários, parece que todos são comentários de petistas frustrados pelo desastre do governo ana júlia , mas que agora devem estarem apoiando o edmilson na esperança de conseguirem alguma boquinha.Amigos, em nome de nossa virgem de nazaré roguem a ela para que vocês um dia passem num bom concurso público.Se um dia tiverem que falar de algum escândalo, por favor, já é consciência nacional,comecem pelo mensalão...

Anônimo disse...

o problema é que cada pensa no seu pirão primeiro, a coletividade nunca é considerada. Um candidato que diz que vai ampliar o propaz , ta dizendo o seguinte: " vou fazer um assistencialismo aqui, outro ali, dá a esse povo a impressão que estou fazendo um bem enorme pra juventude e pronto." Ele disse que vai ampliar osa cras e os creas? vai fortalecer a rede de atençao básica, seja da saude, seja da assitencia social? nao, e sabem porque? isso dá estabilidade, dá segurança social al ongo prazo e leva informaçao às pessoas.E informação nao é legal pra um governo comprometido com as elites. Quem nao entende de assitencia social, faz isso:o famoso faz de conta

Anônimo disse...

É, anônimo das 16:53, bom mesmo pra ti são as mega obras superfaturadas do Paulo Chaves enquanto o povo da baixada continua com o pé na lama.Você com certeza sempre viveu pisando no asfalto mas nós, moradores da periferia, mais especialmente do bairro de Canudos,temos profunda gratidão ao Edmilson

Mestre Chico Barão disse...

DANÇANDO AO SOM DO BRITANICO SATATUS QUO!

Caro Barata

Navegando no espaço virtual encontrei alguém de inspiração burocrática que na sua visão acha o povo da capital em “Status Quo “conservador!

Em uma inspiração colocada por ele como weberiana nos promete pistas sobre o que posta referente às eleições!

Descobre que o Psol é de esquerda é que o Zenaldo representa continuidade ao colocá-lo no centro conservador!

Da como prognostico a ida dos eleitores (Fã Clube) do Jefferson para o Zenaldo a migração dos votos do Anivaldo para o Zenaldo e a doação dos votos do Priante para o Zenaldo.

Completa seu raciocínio o Jordy (aliado do Zenaldo) e o PT iram para o Psol que configura a imagem fantástica de um morto por ser de esquerda expressa na palavra espectro!

Usando uma idoneidade de cara ou coroa onde só vale se a moeda não cair em pé conclui que ao acontecer o realinhamento eleitoral de sua previsão o Zenaldo sai na Frente e chega à frente! Concede-se um habeas corpus preventivo até Domingo lembrando que os candidatos não são donos do voto recebido, que nada é definitivo em política, que se os perdedores não mantiverem sua coerência iram se desmoralizar!
Eu acho que se o eleitorado de Belém tivesse o “Status Quo “conservador o Anivaldo não teria o percentual obtido nem os marqueteiros procurariam explorar mudanças!
Acho também que no puro, Socialismo e Social Democracia são mudanças bruscas na administração exercida pelo RR (Refugo de Reciclagem).
Que todos os mencionados podem seguir o caminho apontado por ele é lógico, uma lógica que pode parecer ainda mais lógica se colocarmos que toda regra tem exceção, no caso o PMDB que definirá como prosseguir através de garantias reais!
Talvez tais pistas sejam como colocou em seu livro “Os Donos do Poder” Raimundo Faoro, seu conceito de CAPITALISMO ORIENTADO é um conceito de inspiração weberiana , onde ele se nega em atribuir um papel hipostasiado à economia em relação à política!
Parágrafo inicial do que li “””Quem vai ganhar o segundo turno? não sei, não tenho bola de cristal. A ciência política de inspiração weberiana trabalha com a noção de tendências probabilísticas,””” . Meu complemento “” Tendências que podem traduzir aquisição racional de lucros burocraticamente organizado, como um demonstrador de produtos em super mercados, no prove e compre”””!

Quando usou a palavra ASERTIVA para definir antecedentes lógicos engoliu um “S” , seria mera coincidência ou um singelo aviso para quem tem três e pode perder um virando ditador de segunda guerra em segundo turno?

Vale lembrar que o primeiro single do grupo Status Quo foi “PICTURES OF MATCHSTICK MEN”

Qual seria a tradução de Matchstick Men, você sabe, pergunto porque não lembro?

MCB

Anônimo disse...

Vai te catar anon. das 16:53, não passas de um imbecil que não conhece a politica para o povo do Pará seu TUCANHALHA VAI VOTAR NO TEU CANDIDATO AMARELO QUE:
- Nunca teve um emprego na vida;
- Ajudou a vender a CELPA
- Defensor das Ditaduras
- Sem conhecimento de Gestão (ALEPA)
- que ao chegar em casa passa a mão no alcool (Zenalcool)
- que só sabe dar tapinhas nas costas (sua marca)
- Nepotista com um diplona na Parede de sua casa.
- e mais um igual ao Duciomal a ficar rico com faturas ao grupo Liberal e outras cositas a mais.

Mestre Chico Barão disse...

Obrigado

Mestre Chico Barão disse...

Obrigado

Anônimo disse...

o pensamento e as conclusões filofóficas do 18:55, são típicos de quem nao se importa com a populaçao e sim com seu partido.É o reducionismo comum de quem ta acostumado a lutar por uma única causa: a sua e de mais ninguem.

Anônimo disse...

12 de outubro de 2012 20:11, tenho certeza que você se delicia das obras que acusa de superfaturadas. Que pobreza querer obras de 1,99 que logo logo acaba, temos que ter obras grandiosas como o maravilhoso HANGAR, Estação das Docas e Feliz Luzitânia, para que todos possam usufruir, ilusão pensar que pobre gosta de porcaria, as distorções devem ser apuradas pelo TCE e Ministério Público.

Dica para quem for eleito, pegar essas casas abandonadas cheia de mato e dengue unir e fazer grandes mercados Centrais como o de Fortaleza. Isso significa geração de renda e captação de renda para a cidade.

Vamos fazer Belém crescer, ela está suja, com praças mal tratadas......

Anônimo disse...

Obras maravilhosas que durem para sempre e encantem turistas, só farão sentido quando a maior parte da população tiver saúde,saneamento básico e educação de qualidade.O grande problema dos governos do PSDB é esse, relegar os problemas do povo a segundo plano, para eles o importante é construir obras faraônicas que fazem até o pobre esquecer que é pobre e continue com o pé na lama mas deslumbrado diante de tanta beleza.

Anônimo disse...

OS TUCANOS DESTRUIRAM BELEM COM O OUTRORA PREFEITO DA UNIÃO DUCIOMALA, QUE FOI CRIADO NO NINHO TUCANO. E AGORA, DEPOIS DO FIASCO DA GESTÃO DUDU, QUEREM MUDAR BELEM COM OUTRO CANDIDATO DA UNIÃO, MAURICINHO NASCIDO EM BERÇO DE OURO E POLITICO PROFISSIONAL, O ZENALDO. LOGO, CONCLUI-SE QUE ESSE TIPO DE UNIÃO NÃO PRESTA PARA BELEM.

Anônimo disse...

OS TUCANOS DESTRUIRAM BELEM COM O OUTRORA PREFEITO DA UNIÃO DUCIOMALA, QUE FOI CRIADO NO NINHO TUCANO. E AGORA, DEPOIS DO FIASCO DA GESTÃO DUDU, QUEREM MUDAR BELEM COM OUTRO CANDIDATO DA UNIÃO, MAURICINHO NASCIDO EM BERÇO DE OURO E POLITICO PROFISSIONAL, O ZENALDO. LOGO, CONCLUI-SE QUE ESSE TIPO DE UNIÃO NÃO PRESTA PARA BELEM.

Anônimo disse...

Diante de tantos comentários dos candidatos a Prefeitura de Belém, me fazem refletir sobre o que queremos de fato para Belém, para nós, para os nossos filhos? Uma cidade repleta de obras belissimas! como a casa das onze janelas, mangal das garças, estação das docas, onde os menos favorecedos se desfrutam apenas para caminhar e observar os engranados a se deliciarem dos mais variados pratos e bebidas. é isso que queremos? então vote certo, vote no 45. Agora se você prima pelo bem comum, pela educação e saude de qualidade, de políticas públicas que beneficie de fato o Povo, vote, mais vote com toda a certeza no 50.
Vocês já observaram onde o PSDB comemora, na Doca de Souza Franco, e porque? já refletiram sobre essa questão, claro que não! Pois bem! porque estão livres de veem pessoas dormindo nos bancos das pracas em São Bras, crianças nas ruas pedindo esmolas. Por que não comemorar na Pedreira, no Guama no Jurunas? É porque Na Doca estão as elites, de onde vem o votos dos candidatos do PSDB. Pense nisso!

Anônimo disse...

Queremos o Edmilson pois temos saudades de programações culturais como a bienal da musica paraense chega de jejum cultural já são 8 anos chega! EDMILSON JÁ .

Anônimo disse...

Anônimo das 20:06, você deve tá de brincadeira. Tribunal da Corrupção Estadual e MP fiscalizarem obras superfaturadas? Esses canalhas do tce, são praticamente todos oriundos da alepra, onde foram desviados mais de cem milhões,durante aproximadamente dez, e tudo aprovado, sem ressalvas. Apenas para lembrar de um desses calhordas, o vice presidente do órgão inútil, luís cuinha, catapultado pela ana judas para aquela imundície, aprovou as contas dela sem ressalvas. Aprovou as contas do jateve/2011, também sem ressalvas, e com os irmãos antonio da cunha teixeira no cargo de vice diretor do CRPP III, em Americano, e paulo cunha teixeira no cargo de chefe de segurança no presídio de Bragança, além de sobrinhos. É brincadeira lembrar de um órgão imundo desses prá fiscalizar alguma coisa.

Anônimo disse...

PELO AMOR DE DEUS, VOTE 50, VOTE 50, BELÉM NÃO PODE DEIXAR PERDER ESTA CHANCE. EDMILSOM JÁ, VCS QUE SÃO EDMILSOM, SAIM DO BLOG, CHAMEM PELA NET, TDS EDMILSOM COM ROUPAS DA COR DO PSOL, BANDEIRAS, CHAMEM O POVO PRA UMA CARREATA DE NOVO, IGUAL AGUELA QUE ACONTECEU, QD ELE VEIO CANDIDATO A PREFEITO PELA 1ª VEZ, PROVEM QUE O IBOPE É FALSO, SÓ ASSIM PODEMOS DESMASCARAR, O POVO DE BELÉM É PSOL, FAÇAM ISSO, URGENTE, URGENTE, VMS CHAMAR O POVO LÁ PRA PRIMEIRO DE DEZEMBRO DE NOVO, A NET ESTÁ AI, VAMOS LÁ. SÓ AQUI, NÃO DAR, VAMOS PRA RUA, VAMOS PEDIR VOTO GALERA. O EDMILSOM PRECISA GANHAR ESTA ELEIÇÃO.