terça-feira, 18 de setembro de 2012

TCM – Ronaldo e a farra patrimonialista

        Sobrinho dileto de Jarbas Passarinho, e por este tratado como se filho fosse, o ex-deputado Ronaldo Passarinho (foto), ex-presidente e conselheiro aposentado do TCM, é também citado como um dos ardorosos adeptos do patrimonialismo, mandando a conta, naturalmente, para o exaurido contribuinte. Em off, como é previsível, diante do temor de retaliações, fonte do tribunal relata que Ronaldo teria abrigado no TCM um filho, Mauro Passarinho, chefe da Assessoria Jurídica, embora na época um advogado recém-formado, e a nora. Além de Nádia Douahy Khaled Porto, casada com um dos seus sobrinhos, Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto, o Quinzinho, ex-deputado pelo PTB, reprovado no teste das urnas nas eleições de 2010 e hoje secretário estadual de Obras.
        Ronaldo Passarinho também teria abrigado no TCM Fábio Salgado, filho do médico Ubirajara Salgado, amigo-de-fé-irmão-camarada do conselheiro aposentado. Os dois ficaram tristemente célebres por protagonizar uma desastrosa experiência de gestão compartilhada no Clube do Remo, em 2004, cujo resultado foi o rebaixamento do Leão Azul para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, em um desastre pelo qual Ronaldo se responsabilizou publicamente, em declarações feitas a O Liberal. O conselheiro aposentado, quando na ativa, ainda teria alojado no tribunal Marcos Vinícius Monteiro, na época nomeado diretor do Departamento de Informática do TCM e que vem a ser filho do jornalista Walber Monteiro. Outro que Ronaldo Passarinho teria abrigado no TCM, ainda segundo fontes do próprio tribunal, teria sido Gilberto Chaves, do qual é cunhado, quando este perdeu o cargo de diretor do Theatro da Paz, no governo petista de Ana Júlia Carepa. No Theatro da Paz Gilberto Chaves enriqueceu o anedotário com sua obsessão por ópera, de prioridade duvidosa, mas que tratou de contemplar, com o dinheiro do contribuinte, ao qual coube bancar a sua fixação de contornos algo patológicos e de eficácia duvidosa.

4 comentários :

Anônimo disse...

Gostei BARATÃO !!!!! Desnuda toda essa "senvergonhice" do TCM que é de dar nooojo !!!

Anônimo disse...

O filho deste Senhor, que se diz entendido de Cinema e não faz nada na vida, recebe salário do TCM para morar no Rio de janeiro e fingir que é cineasta. Fala Sério !!!!

Anônimo disse...

Voce esqueceu a sobrinha que ainda esta no TCM, que por sorte não leva Passarinho, mas é filha da irmã do Ronaldo.Luciana Pinto de Souza Castelo Branco (Filha da Lourdinha Passarinho).

Anônimo disse...

Égua chega dá nojo ler essas falcatruas, perto dessa gente o "dudú"é "ficha limpa"meu Deus do céu onde está a ética, essa gente não sabe o que é isso, o poder seduz e enriquece. Esses barbalhos, pintos, zaluths, passarinhos infelizmente não pagarão nesta terra, só o capeta para eles...