terça-feira, 11 de setembro de 2012

TCM – O detalhe sórdido

        Se confirmada a denúncia feita ao Blog do Barata, o imbróglio da prestação de contas do atual prefeito de São João de Pirabas ainda embute um detalhe sórdido.
        De acordo com a denúncia, Cláudio Barroso teria a assessoria jurídica do escritório que foi - pelo menos formalmente - do advogado Daniel Lavareda (foto, à dir.), hoje conselheiro do TCM, status obtido à margem da lei, sob o patrocínio da então governadora petista Ana Júlia Carepa e o aval da Alepa. Ele foi indicado por Ana Júlia para a vaga destinada aos auditores concursados do TCM, exigência que não contemplava, como de resto não contemplam nenhum dos demais auditores do tribunal.
        Revelado que o TCM não dispunha de auditores concursados, ao invés de cobrar a realização de concurso a ex-governadora petista Ana Júlia Carepa, então no exercício do mandato, fixou-se no nome de Lavareda, a partir da relação de auditores supostamente enviada pelo ex-deputado Ronaldo Passarinho, na época presidente do tribunal. Na Alepa, a indicação de Ana Júlia foi aprovada com o assumido apoio do PT, PMDB e PSDB. Na CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça, Lavareda obteve a quase unanimidade dos votos, contra o solitário voto da então deputada Regina Barata, do PT, relatora do processo. Na votação em plenário, foram contabilizados 36 votos a favor, duas abstenções e apenas um voto contrário – de Regina Barata, obviamente.
        O conflito de interesses, no caso, se configura por uma óbvia questão, que passa ao largo da aparente legalidade. Ofende a inteligência de qualquer um imaginar que Lavareda esteja, de fato, afastado de sua próspera banca de advocacia e mantenha o elevado padrão de vida da família apenas com os vencimentos que ele e a esposa embolsam, respectivamente, do TCM e TCE, este o Tribunal de Contas do Estado do Pará. Como na célebre canção, seu caso não é de ver pra crer. Tá na cara!

6 comentários :

Anônimo disse...

Ana Julia cansou de atropelar as leis e moralidade por se julgar imune a qualquer represália, vejamos alguns destas violações: Promoveu ilegalmente os então major Neil, Marinho e Verdelho ao posto de Tenente Coronel e até hoje não foram despromovidos, nomeou a manicure assessora, reconduziu o Delegado Benassuly a Delegado Geral apesar da pérola declarada em rede nacional sobre s crimes cometidos contra uma adolescente no interior da delegacia de Abaetetuba, entretanto parece que a ex governadora de certa forma tem razão, pois apesar de reprovada nas urnas recebeu um cargo do PT para ganhar aproximadamente R$ 30.000,00....

Anônimo disse...

Pior que o Labareda ops lavareda se axa cheio de razão, e vive dizendo aos quatro cantos do tribunal que nada vai "pegar" p ele... e pior que eu axo que ele tem razão, infelizmente

Anônimo disse...

A ADI 4653 - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - TÁ NA AGULHA SÓ ESPERANDO O FIM DO MENSALÃO PRA ARRUMAR A CASA NO TCM.
ALIÁS, O QUE O ANAZILDO ESTAVA FAZENDO NESTA TERÇA NA SESSÃO QUE JULGARIA AS CONTAS DO PREFEITO BARROSO DE PIRABAS?

Anônimo disse...

TCE e TCEM, dois órgãos imundos, inúteis, inoperantes, berços do nepotismo e corrupção, e incentivador da impunidade. Aprovam tudo, sem ressalvas. FIM DESSAS IMUNDÍCIES URGENTE.

Anônimo disse...

Não se iludam. Esses tribunais, tanto o da corrupção estadual como o municipal, é só corrupto, tudo parente de políticos. Só servem prá enganar a população, aprovando tudo, em troca de nomeações de parentes.

Anônimo disse...

Deveria ser levantada uma bandeira prá se pedir a forma de ingresso nas duas porcarias, tce e tcm, ou então exigir a extinção de ambos, não servem prá nada. Só prá engordar o bolso dos falsos moralistas e seus parentes.