terça-feira, 18 de setembro de 2012

TCM – Julgamento de Barroso sob suspeita

        Situado no tênue limite que separa a desfaçatez do deboche, o TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, deverá enfim julgar nesta terça-feira, 18, as contas de 2009 do prefeito de São João de Pirabas, Cláudio Barroso (foto, com Simone Morgado), do PMDB, protagonista de uma administração pontuada por recorrentes denúncias de corrupção e nepotismo. As suspeitas de que o julgamento possa se constituir em um rústico mise-en-scène ganharam fôlego diante da revelação de que o prefeito peemedebista, célebre também pela truculência com a qual trata a oposição, é defendido pelo escritório que deixou de ser – possivelmente apenas formalmente - comandado por Daniel Lavareda, hoje conselheiro do tribunal, o que sinaliza uma relação promíscua, em uma corte que deveria zelar pela moralidade pública. Lavareda, recorde-se, aboletou-se no TCM, por indicação da governadora petista Ana Júlia Carepa, na esteira de uma lei já declarada inconstitucional. Uma ação movida pelo MPE, o Ministério Público Estadual, para defenestrá-lo, foi graciosamente rejeitada pelo juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco, suspeito de integrar a máfia togada que blinda o prefeito de Belém, Duciomar Costa, do PTB, o nefasto Dudu, alvo de sucessivas acusações de corrupção.
        O que provavelmente alimenta o sentimento de impunidade de Barroso, e que o faz ignorar solenemente a lei, é ele ser apaniguado da deputada Simone Morgado, também do PMDB, 1ª secretária da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará. A súbita ascensão política da parlamentar é associada ao affaire que mantém com o senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba da legenda peemedebista no Pará, cujos tentáculos se estendem ao TCM. Simone Morgado, convém lembrar ainda, é ré em uma ação civil pública, por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual. Ela patrocinou a falcatrua da qual foi beneficiária a jovem advogada Ana Mayra Mendes Leite Cavalcante. Nomeada para um cargo comissionada a pedido da deputada do PMDB, em cujo gabinete ficou abrigada, Ana Mayra embolsava regularmente seus vencimentos e usufruía de outras eventuais vantagens, embora estivesse em Portugal, onde cursou seu mestrado, na Universidade de Lisboa. Durante todo esse período, a ilustre fantasma teve sua suposta presença diária no Palácio Cabanagem atestada por Simone Morgado.
        Apesar da desastrosa administração por ele protagonizada, o atual prefeito de São João de Pirabas é candidato à reeleição pela coligação Juntos de Novo com a Força do Povo. Ele tem como adversários Davi Sarges de Carvalho, do PHS, o Partido Humanista da Solidariedade, e o ex-prefeito João Bosco Rufino Moysés, do PSDB, um ex-bicheiro que tornou-se um próspero empresário e disputa um novo mandato pela coligação O Trabalho Está de Volta.

6 comentários :

Anônimo disse...

Claudio Barroso deve provar que está licito, assim como o contraventor João Bosco Rufino Moysés, do PSDB, provou ser um ex-bicheiro e "próspero" empresário.

Anônimo disse...

Alguém ainda acha que o TCM vai julgar as contas do Barroso antes da eleição? Dúvido. basta ver a atual composição do órgão: Mara Barbalho (irmã de Jader), Antonio Guimarães (citado fartamente pela imprensa antes de sua posse como conselheiro como porta-mala do Jader) e Daniel Lavareda (dispensa apresentação, é só ver as postagens do blog sobre ele). Só aí já são três, o que deixa o campo aberto para várias manobras.
FALA SÉRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Só falta alguém tomar a iniciativa de colher um abaixo assinado prá exigir a extinção desses órgão corruptos e arcaicos, que não servem prá nada. É só prá premiar políticos em final de carreira, que não tem mais apelo político. Ou então,que coloquem essa quadrilha que infesta o tce e tcm, e que seus membros não sejam ex políticos, já que TODOS SÃO FICHAS SUJAS.

Anônimo disse...

Ou melhor: Raposas tomando conta do galinheiro é o que é esses TC's. E o Ministerio Publico assistindo de camarote. Se essas Ações Populares não deram em nada, pois o MP deveria levantar quantas estão engavetadas e avocar pra si.

Anônimo disse...

Concordo em genêro, número e caso. O tal de TCM deve ser extinto.

Anônimo disse...

E o acordo de cooperação do TCM com o MP para trabalho conjunto?