segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SAÚDE – Situação do Metropolitano é dramática

        Nada mais emblemático do caos no qual submergiu a saúde pública no Pará que a situação na qual se encontra o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (foto, em vista aérea), em Ananindeua, região metropolitana de Belém, administrado por uma Organização Social de Saúde, o Instituto de Saúde Santa Maria, Idesma, com sede em Belém. Avaliado pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital de urgência e emergência do Pará, o Metropolitano foi beneficiado com expressivos investimentos do governo federal. Mas a Sespa não só tem atrasado os repasses dos recursos destinados ao hospital, como costuma fazê-los em valores abaixo daqueles previstos. Por isso, dentre outras adversidades, o atraso no pagamento dos funcionários, que este mês, por exemplo, só deverão receber nesta segunda-feira, 16.
        Com o inexplicável atraso nos repasses dos recursos a ele destinados, via Sespa, o Metropolitano atrasou o pagamento dos fornecedores, cuja conseqüência mais imediata é a falta de medicamentos e materiais essenciais para o bom funcionamento do hospital. De acordo com versão corrente, a situação é tão dramática que a direção do hospital viu-se obrigada a reduzir a alimentação dos plantonistas, para não faltar alimentação para os pacientes.

15 comentários :

Anônimo disse...

e tinha gente achando que Ana Julia maltratou o metrpolitano.Jatene sempre consegue superar quando se trata de caos.Cadê o MP? onde ta esse dinheiro, governador?

Anônimo disse...

Que feche, só serve pra salvar bandido que a polícia leva pra lá. Quando chega um pai de família, como aconteceu com uma tia minha, que a própria filha levou, não deixaram nem entrar, mandaram levar pro PS da 14. So serve pra salvar vida de bandido! E pra mim bandido tem mais é que morrer.

Anônimo disse...

É triste a situação do nosso Estado. Nós não temos um sistema de saúde que tenha qualidade, pois o descaso é grande. Na educação a nota que o Pará obteve no IDEB é vergonhosa e por aí a fora. Um Governador que mente dizendo que o Estado tem escola de tempo integral, só para inglês ver. A mentira é o principal prato feito que é oferecido por um Governo que se presta a fazer uma politicagem e não a verdadeira política que seria em oferecer e prestar bons serviços à população. É renovando que podemos construir um novo tempo em nosso Estado. Vamos juntos denunciar os demandos desse Governo INCOMPETENTE. Chega de enganação, a população já chegou ao limite da paciência. Assim eu não aguento...

Su Mano

Anônimo disse...

Isso e jogada pra tirar o idesma e colocar uma OS vinculada ao Arthur Lobo! Aguarde, anote e confira. O o contrato fecha em outubro

Anônimo disse...

Ei colega,tu estais certo!O Artur e Helio Franco querem o metropolitano pra ser fonte de dindin e voto pra eles.É uma pena,destruir aquele hospital que já fez muito bem até pacientes da vagabunda unimed ,como minha sobrinha,foram atendidos lá.E não é bandida como disse o outro anonimo.Vamos deixar trabalhar quem gosta,governador.

Anônimo disse...

A empresa do Artur Lobo é quem presta serviços para os hospitais regionais e ele é o coordenador dos hospitais regionais. Pode isso MPE? Não é um "jogo de comadres"?. Assim é fácil ganhar dinheiro, não é Dr. Artur Lobo? SOS MPF porque só vocês podem nos ajudar.

Anônimo disse...

Não adianta pedir ajuda ao MPE porque estão muito ocupados para perderem tempo com uma coisa tão sem importância como a saúde pública, não é MPE? Afinal, os valorosos membros do Parquet têm plano UNIMED corporativo e não precisam usar hospitais públicos, não é MPE?

Anônimo disse...

20:20, você tem razão. A OSS da família do Artur Lobo já está com sua criação sendo ultimada e em outubro quando vencer o contrato essa OSS recém criada entrará no HMUE. MPE, quando entrar outra OSS no HMUE, verifique quando ela foi criada e ficarás surpreso com a recém nascida OSS e sua vinculação ao Artur Lobo.

Anônimo disse...

Barata, o Hospital Metropolitano trata pacientes com traumatismo cranio-encefálico grave, porém a não está preparado para cuidar do paciente além da UTI.

Pacientes com lesões neurológicas de sequelas graves, não recebem os cuidados necessários após o fato de terem conseguido sobreviver.

Muitos sobrevivem e enfrentam o inferno astral da tristeza e infelicidade que a vida lhes trouxe. Médicos se recusam a orientar a família e a direção do hospital não libera nenhuma documentação que sirva para o desejo da família em encaminhar seu ente querido para outros centros de reabilitação; diga-se que é uma grande lacuna o estado ter um hospital de ponta na área de trauma neurológico e nenhuma unidade igualmente especializada em reabilitação - principalmente de adultos.

Além do inferno astral da não-continuidade do tratamento, os pacientes graves (a família principalmente) enfrentam outros "infernos astrais": não existe um protocolo para a desburocratização e realização das várias perícias médicas exigidas posteriormente (principalmente quando a incapacidade resultou de ocorrência policial), não se consegue facilmente novos laudos, fica um jogo perverso de empurra-empurra e a família e o paciente são os que mais sofrem, pois não podem desbloquear os benefícios e assim ter dinheiro para custear aquilo que o estado não oferece.

Se um parente seu for parar no HM, reze para ele não ficar incapacitado de se comunicar. Se você for pobre, pode levar anos para liberar na justiça o benefício do INSS do seu parente e até lá, por falta de tratamento, ele piora e...

Sabe para onde o pessoal do H.M manda a família dar continuidde no tratamento do paciente com lesão neurológica grave? R: nos postos de saúde. É o que está escrito na alta hospitalar.

---------------------------------

Desafio a direção do HM e o secretário de saúde a contestarem estas afirmações.

Anônimo disse...

Iisso é uma sacanagem com os funcionários, temos contas a pagar se o governo não quer mas essa empresa administrando o hospital tire de uma vez mas NÃO fique brincado conosco não somos moleques mas sim trabalhadores.

Anônimo disse...

Nós não estamos brincando de casinha e sim com vidas. A OSS não está dando conta do recado então pede pra sair. Desde o inicio foi avisado mais ninguem deu escuta, agora dorme com essa.

Anônimo disse...

Nós não estamos brincando de casinha e sim com vidas. A OSS não está dando conta do recado então pede pra sair. Desde o inicio foi avisado mais ninguem deu escuta, agora dorme com essa.

Anônimo disse...

Se por um acaso alguem me acha ou se deparar comigo mesmo sendo anônimo, por favor não me leve para o Metropolitano, deixe morrer sossegado.

Anônimo disse...

Se fosse vc,anonimo,pediria pra ir pro Metropolitano,pois com toda dificuldade que se encontra ainda consegue salvar vidas,se for em outro hospital tu morres sem nenhum respeito ou humanidade.Se ficares com sequela em decorrencia do atendimento na rua pelo SAMU,só no Metropolitano tem reabilitação ambulatorial.Quanto a alta dos neurologicos,se vc conhece a rede de atenção à saúde sabe que a responsabilidade ´pós alta hospitalar é do municipio de origem,não mais do hospital,logo o que vc se refere é a continuidade de tratamento.Precisa conhecer melhor a estrutura da saúde pública.

Anônimo disse...

parece piada, mas é verdasde, o aparelho mais básico para exame como o ressonancia magnetica, está a meses quebrado, isso numn hospital que aqtende trauma direto e adivinhem quem ta "emprestando" o aparelho. Lobo Bobo...uuu! de bobo nada tem. Essa estrategia de demorar a repassar recurso que nem é pra consertar nada , é para atender outras demandas vai ser desviado, é so esperar. Isso de OS serve muito bem para que alguns ewspertos encham os bolsos com a anuencia do governo.estou enojado.Somos a vergonha completa.Nao tem uma merda, uma bosta de hospital nessa cidade que funcione para atender a população com respeito. vai desde uma unidade de saude ate um metropolitiano desse, passnado por um sarah que saiu daqui sem nem começar. Meu odio é tao profundo por esses gestores que eu desejo a eles que vivam muito pra ver a merda que eles fizeram vendendo a alma.Qye decepçao Helio, que decepeção! um homem que viu o que viu na vida de médico, agora faz parte dessa nojeira toda! que decepção.