terça-feira, 11 de setembro de 2012

IMUNOLOGIA – Em blog, o saber compartilhado

        Imunologia Atual. Esta é a denominação do blog do professor Francisco Acácio Alves (foto), graduado em Ciências Biológicas pela UFPA, a Universidade Federal do Pará, com mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular no Instituto Oswaldo Cruz, o Fiocruz. Alves é professor adjunto da UFPA, onde leciona imunologia nas faculdades de medicina, biomedicina, biologia e enfermagem. No blog - cujo endereço eletrônico é http://imunologiaufpa.blogspot.com.br - o professor compartilha, com seus colegas e alunos, tudo o que ele tenha acesso sobre imunologia.
        “A proposta basilar do blog é democratizar o saber, é dividir a informação, é alimentar a inquietação intelectual”, resume o professor Francisco Acácio Alves, definido, por colegas e alunos, como um profissional de comprovada competência, para o qual o exercício do magistério é prazeroso. A isso se soma um temperamento afável, potencializado pelo bom-tom. Mas o que cacifa o professor da UFPA profissionalmente é seu currículo. Em suas passagens pelo Fiocruz, por exemplo, ele testou, em primatas não-humanos, dois antígenos de Plasmodium falciparum, candidatos a integrar a composição de uma vacina antimalárica, além de sequenciar genes de primatas neotropicais para estudo da expressão gênica desses modelos frente à infecção experimental por plasmódios humanos.
        A tese de doutorado de Francisco Acácio Alves teve a parceria do Centro Nacional de Primatas/SVS/MS, Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Instituto de Biologia Molecular do Paraná/Fiocruz, Laboratório de Polimorfismos de DNA/UFPA, Plataforma de PCR em tempo real da Fiocruz, Plataforma de Sequenciamento do PDTIS/Fiocruz e Serviço de Criação de Primatas Não-Humanos da Fiocruz. Ao lado disso, ele tem experiência na área de criação e reprodução de primatas não-humanos, para fins de conservação e pesquisa; levantamento e monitoramento de fauna silvestre em estudos de impacto ambiental; amplificação, sequenciamento e análise de sequências gênicas; estudo de expressão gênica usando PCR quantitativo como ferramenta.

Nenhum comentário :