segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PIRABAS – Lixão do Barroso ameaça a saúde

        Protagonista de uma administração desastrosa, pontuada por suspeitas de corrupção, além de se notabilizar pela truculência, valendo-se de capangas para calar a oposição, o prefeito de São João de Pirabas, o peemedebista Cláudio Barroso (foto, com a deputada Simone Morgado), perdura imbatível em matéria de lambanças. A mais recente estrepolia de Barroso é o lixão por ele patrocinado e cuja perigosa peculiaridade é juntar lixo doméstico e lixo hospitalar, o que obviamente coloca em risco a saúde da população em geral e, em especial, dos catadores.
        O lixão fica localizado entre os ramais do Pacamorema e Cupunzal. Há semanas nas quais é tão grande o volume de lixo, que impede o acesso aos dois ramais.
        Mas isso não é tudo. Depois de dilapidar o erário, Barroso dedica-se também a promover desmatamentos, sem nenhum critério técnico. O mais recente desmatamento ocorreu na área denominada de Clube do Independência, na rodovia. PA 440.
        Barroso, diga-se, postula a reeleição, contando para tanto com a leniência do TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará. Ele é enfant gaté da deputada Simone Morgado, 1ª secretária da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, uma espécie de primeira-dama do PMDB no Estado, status que decorre do affaire que mantém com o senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do partido no Pará.
        O status político de Simone Morgado não impediu que a parlamentar figure como ré em uma ação civil pública, por improbidade administrativa, movida pelo MPE, o Ministério Público Estadual, por ter patrocinado a tramóia da qual foi beneficiária a jovem advogada Ana Mayra Mendes Leite Cavalcante.
        Nomeada para um cargo comissionado, por solicitação de Simone Morgado, e lotada no gabinete da deputada, Ana Mayra Mendes Leite Cavalcante embolsou regularmente os vencimentos pagos mensalmente pela Alepa, embora residindo em Portugal, onde fazia seu mestrado na Universidade de Lisboa. Durante todo esse período, a ilustre fantasminha teve sua suposta presença no Palácio Cabanagem atestada por Simone Morgado, que por isso figura como ré em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual, por improbidade administrativa.
        Além da própria Ana Mayra Mendes Leite Cavalcante e de Simone Morgado, a ação cívil movida pelo MPE ainda inclui, como ré, a mãe da jovem advogada, Márcia Mendes Leite Cavalcante, cúmplice da filha na pilhagem ao erário, servidora efetiva da Alepa e que ocupa um cargo comissionado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Na mesma comissão é também lotado o pai de Ana Mayra, o advogado José Leite Cavalcante, embora este só tenha voltado a ser visto no Palácio Cabanagem no rastro do escândalo protagonizado pela filha.
        Simone Morgado também patrocina uma empresa de consultoria, a Capacitas, envolvida nas falcatruas ocorridas na Prefeitura de São João de Pirabas e que até recentemente, pelo menos, supostamente prestaria serviços à Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, sem que haja registro dos mesmos.

3 comentários :

Anônimo disse...

Sou do SINTEPP, subsede de São João de Pirabas, fui coordenador geral por dois mandatos, reconheço a luta da companheira Lucia Mercês e quero confirmar aqui a mendicância por cargos do PT em Pirabas. O rompimento da vice-prefeita do PT de Pirabas foi justo, pois o 'calça curta', como é conhecido o prefeito peemedebista deste município, em seu primeiro ano de governo interviu na eleição interna do partido, montou banca de compra de voto a menos de 100 metros da urna, que com apoio da vereadora Aranildes (PT), ganhou as eleições interna do partido elegendo a Irmã Rosa, que é de sua confiança. Essas eleições foram anuladas e uma outra foi realizada que por 'consenso' entre as 'forças políticas' manteve a mesma na presidência do partido. Após esse episódio vários companheiros caíram de seus cargos e outros simplesmente entregaram, como é o meu caso. Sou professor concursado, fui perseguido e exonerado pelo prefeito anterior, o bicheiro Bosco Moisés, sofri e sofro com o processo de luta política para derrotar Bosco e eleger Claudio Barroso. Após a eleição interna do PT que elevou Irmã Rosa à presidência do partido no município, vários companheiros tiveram suas contas bloqueadas (bloqueio administrativo). O prefeito também interviu nas eleições do sindicato dos pescadores, dos comerciantes e também do SINTEPP. Neste ultimo caso caso as eleições também foram anuladas, pois a interferência da Sec. de Educação do PMDB foi clara, por meio de decreto inescrupuloso, que liberava apenas professore e com 200 horas para votar. Ganhei as eleições e coordenei a subsede por seis meses, sofri ameaças, tiros na porta de casa, oriundo de conluio dos petistas governistas unidos com os peemedebistas. O prefeito reteve os recursos das filiações do sindicato por três meses, e os antigos gestores retiveram 13 mil reais também por três meses, só devolvendo depois de feito boletim de ocorrência por apropriação indébita. Após os seis meses de coordenação provisória perdi as eleições para a chapa governista (PT e PMDB), que juntos usaram a máquina da prefeitura para impor seu projeto de derrota dos trabalhadores colocando-os no imobilismo. O PT em Pirabas é um partido sem bandeiras de lutas. O PT em Pirabas é um partido de prostitutos políticos que se vendem por cargos, sem projetos de governo e sujam o vermelho de nossa bandeira, que representa o sangue da luta dos trabalhadores. Nossa história suja pelo governo corrupto do então prefeito Cláudio Barroso.

Anônimo disse...

Acompanho seu Blog logo depois que foi Divulgado o Video que compoe o Dossiê dos Indicios de Irregularidades na Prefeitura de São João de Pirabas, Prefeito Claudio Barroso do PMDB, acreditavamos que com a Divulgação na midia seria possivel os Órgãos já com as Denuncias Elencadas podessem Inspecionar, Investigar e Punir os Culpados que se Locupletaram para Roubar o Dinheiro Público, mas apesar de tudo feito e fatos que ocorreram neste intervalo, nada aconteceu que pudesse Moralizar a Administração, porém as Mazelas e os Desmandos continuam inclusive com o não repasse ao INSS do nosso Dinheiro descontado no Contracheque, já denunciado no MP e MPF, mas até hoje não se tem noticias de ambos a respeito do Procedimento, recorrer a quem? será que vale a pena fazer o que este Vereador Fez?

Anônimo disse...

Concordo com o Anonimo, pois acompanhem o raciocinio, o TCM e o TCE são casas de Prestações de Contas de Prefeitos e Convênios, respectivamente,que recebem ex-Politicos ou não, mas indicados por Politicos, lá a preocupação é de qual Prefeito vai cair com qual Conselheiro, aí os Proprios Conselheiros ou a Instituição se imcube de encaminhar os Funcionarios para prestar "Serviços" as Prefeituras.
Que diga o Funcionario do TCM, Senhor Anazildo de Moraes que esta na Prefeitura de São João de Pirabas e ainda ganha nas horas vagas trabalhando na Empresa GBM, que esta no Processo no TCM.

Aí a pergunta que não quer calar, qual o horario que o Funcionario trabalha na Prefeitura e na Empresa GBM.

Cadê o MP, MPF e a PF que não fazem NADA, PQP......................