segunda-feira, 27 de agosto de 2012

OAB – Repulsa diante da partidarização


        “Em defesa da beca como guarda da Justiça” é o título do manifesto de Eduardo Klautau, o Duda Klauta, que nele faz um veemente apelo pelo resgate da credibilidade da OAB/PA, criticando ainda as tentativas de partidarização da Ordem dos Advogados do Brasil, uma das acusações feitas a Jarbas Vasconcelos do Carmo, filiado ao PT desde 1984.
        Segue, abaixo, a transcrição do manifesto lançado por Duda Klautau, que nele exorta: “Chega de grupos sectários, compadrio e partidarização! Essa não é a Ordem que nos espelha.”

Em Defesa da BECA como Guarda da JUSTIÇA!

“‘Sinto-me grande, imensamente grande, dentro desta beca. Ninguém, neste mundo, maior do que eu dentro dela. Não por merecimento pessoal. Jamais por virtude própria. Vestido desta beca, estou armado defensor da Lei. Como defensor da Lei, sou Sacerdote do Direito. Como Sacerdote do Direito, sou Guarda da Justiça. Como Guarda da Justiça, sou Arauto da Verdade. Como Arauto da Verdade, aproximou-me intimamente de Deus, que é a fonte única, imanente e eterna da Verdade.
“‘Por isso, dentro desta beca, ninguém, neste mundo, maior do que eu!

        “Que orgulho de ser ADVOGADO! Que audácia de dizer que ninguém nesse mundo maior que nós, ADVOGADOS!
“Em discurso proferido pelo Mestre Aldebaro Klautau, como presidente da OAB/PA em 1957, o 'ELOGIO DA BECA' é um marco histórico da advocacia paraense, que nos remete a grandeza e responsabilidade em sermos ADVOGADOS.
        “Conteúdo, verdade, coragem, independência, representatividade, honradez, dignidade..., eram virtudes imediatamente associadas ao ADVOGADO.
        “E hoje?... Que virtudes são a nós associadas!!??
        “Vimos nossa Instituição, pouco a pouco, ser relegada ao limbo da credibilidade e da representatividade. Nossa causa e a defesa de nossa profissão foram desvirtuadas.
“A postura individualista, a falta de transparência e de priorização às conveniências e pretensões pessoais, permitiram transformar a Ordem em instrumento para satisfação de interesses umbilicais.

                                       “BASTA!!!

        “Chega de grupos sectários, compadrio e partidarização! Essa não é a Ordem que nos espelha.
        “A honradez de nossa profissão reclama uma OAB + Ética, + Coletiva e + Interativa. É chegada a hora em que até os calmos precisam se envolver na reconstrução do que é nosso e inerente a cidadania brasileira.
“Somos ADVOGADOS, merecemos RESPEITO!
        “É nesse contexto que convocamos todos os ADVOGADOS a participarem desse movimento de resgate da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL e do justo orgulho de ser ADVOGADO, elevando-nos, novamente, ao patamar de:

 “NINGUÉM NESTE MUNDO MAIOR DO QUE NÓS!”

4 comentários :

IURE disse...

A relação entre uma OAB mal intencionada e a JUSTIÇA é como a relação entre Cesar e Brutus. Num Estado desesperançoso como o PARÁ, em que o judiciário, legislativo e executivo se unem cada vez mais para defenderem interesses particulares, montando verdadeiras REDES DE TRAFICO, quando a justiça perde a OAB, seu único amigo, SENTE-SE COMO SE TIVESSE COM UMA FACA NAS COSTAS, TIRANDO-LHE - não fosse o Dr.Medrado e Arnaldo - A ULTIMA GOTA DE ESPERANÇA.

a OAB é o PILAR DA JUSTIÇA. Mas se abalado estiver o pilar, então decerto a justiça perde sustentação.

Allan Jr disse...

O manifesto em "defesa da beca" é muito pomposo, bizarro até. O "ninguém neste mundo maior do que nós" é manifestação de realeza absolutista, de Luís XIV, "L'État c'est moi"!

Tito Klautau disse...

Prezado Barata, como claboração à correta informação, faço uma retificação ao manifesto:"O discurso foi proferido por Aldebaro Klautau como representante da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados do Pará, em sessão solene, realizada no Teatro da Paz em 1° de março de 1952, comemorativa do cinquentenário da Faculdade de Direito do Pará".
Este discurso está, na íntegra, no livro escrito por Aldebaro Klautau, denominado "O quase nada que fiz ante o muito que eu poderia ter realizado", publicado pelo Instituto de Criminologia do Pará-ICRIP, em 1979.
O livro foi em comemoração aos "50 anos de serviço ao Direito" prestados por Aldebaro Klautau.
Um abraço do Tito Klautau.

Anônimo disse...

Concordo com o Allan Jr quanto a pompa e bizarrice contida nesse manifesto, embora eu tenha um grande apreço pela família Klautau. No entanto, sendo por uma boa causa, que a OAB seja conduzida de volta a sua verdadeira origem.
Que esse manifesto de "realeza absolutista" não dê com os burros n'água, como acontece com a maioria dos juízes e desembargadores que se acham os semideuses do pedaço, cada um acreditando que é a oitava maravilha do mundo, mas na verdade, são exatamente esses os membros da banda podre do judiciário.
Fernando.