segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS – O desafio da paternidade

        Para além da inspiração comercial, o Dia dos Pais, comemorado neste último domingo, 12 de agosto, enseja uma reflexão sobre os desafios da paternidade, o maior dos quais não é criar os filhos, mas educá-los para o mundo, para o futuro e para a democracia. Por isso, a justa reverência aos pais em geral, aos pais que são também mães e às mães que também são pais. E, em particular, a todos aqueles que engrossam as estatísticas dos deserdados, compelidos a priorizar o papel de provedor, ainda assim precariamente desempenhado, vítimas que são da ausência de um mínimo de justiça social, uma carência cujos efeitos perversos acabam por se estender à prole.
        Que o desejo de felicidade, que embala as comemorações pelo Dia dos Pais, nos estimule a não abdicarmos da luta para transformar sonhos em realidade, materializando a justa ambição de construirmos uma sociedade na qual haja um ponto de partida igual para todos, embora a ascensão dependa dos méritos e aptidões de cada um.
        Feliz Dia dos Pais, são os votos do blog. No sincero desejo que essa felicidade extrapole a data e pavimente o devir para uma sociedade mais justa.

Um comentário :

Anônimo disse...

Falou tio. Meu pai diz que não está preocupado com o mundo que vai deixar para os filhos (daremos o nosso jeito de melhorar) mas dos filhos que vai deixar para esse mundo. De gente que não presta o planeta já está mais que lotado.
Parabéns pelo Dia dos Pais.