sábado, 18 de agosto de 2012

BARROS BARRETO – Intervenção do MEC

        Se confirmada a mais nova denúncia feita ao Blog do Barata, a situação do Hospital Universitário João de Barros Barreto é de virtual colapso.
        De acordo com a denúncia, em comunicado feito na tarde desta última sexta-feira, 17, a residência médica do hospital permanecerá por 180 dias sob intervenção do MEC, o Ministério da Educação, “próximo do descredenciamento definitivo”. A intervenção, ainda segunda a revelação, foi provocada pelas denúncias feitas ao ministério pela comissão de residência médica do Barros Barreto, que comprometeriam não só o diretor do hospital, o médico Eduardo Leitão Maia da Silva, mas também seu avalista, o professor Carlos Maneschy (foto), reitor da UFPA, a Universidade Federal do Pará, a qual pertence a instituição.
        A versão oferecida ao Blog do Barata relata que, diante das denúncias da comissão de residência médica, o MEC promoveu uma fiscalização no hospital, “detectando graves problemas administrativos e de gestão, com sérios prejuízos para a assistência aos pacientes”. A consequência imediata da intervenção não poderia ser mais grave. Com esta decisão do MEC, o Barros Barreto fica descredenciado e impedido de realizar provas para residência em 2013, “até que consiga, se conseguir, consertar o estrago”.

16 comentários :

Anônimo disse...

E... ao contrário do que dizia certo sociólouco, a sucessão na reitoria não começou nada calma.

Anônimo disse...

Mais uma perda no estado. Como pode chegar a esse fundo de poço um hospital que formou tantos excelentes especialistas? Na semana passada a direção da Santa Casa, outro centro formador,divulgou que irá fazer uma parceria com Ananindeua para que os residentes do hospital irem fazer pr´natal e outros atendimentos por lá.Como se já não houvesse programação a ser seguida e que fora aprovada pelo MEC e Comissão Nacional de Residência Médica. Que tipo de dirigentes estão colocando nos hospitais públicos?

ANA BARRACO disse...

Cara,procura apurar melhor tuas
denuncias,afinal como tu mesmo
dizes "já não tenho mais idade
para brincadeiras de mau gosto".

No momento no Barros Barreto,a unica
coisa que deve ser descredenciado
é este teu Blog bundão que facilmente
se afeiçoa ao denuncismo.

Cuidado camarada,do jeito que estas de saúde,já já,podes precisar de um
Barros Barreto da vida e com certeza,ele vai estar lá para
atender moribundo deu tipo.

Anônimo disse...

O populismo sempre descamba para a mediocridade e esta para casos como o do Barros Barreto e Santa Casa. Aí nossos médicos tem 2 opções, ir para os centros mais adiantados completar sua formação ou se tornarem a mão de obra barata que os demagogos desejam (para os outros é claro).

Anônimo disse...

O populismo sempre descamba para a mediocridade e esta para casos como o do Barros Barreto e Santa Casa. Aí nossos médicos tem 2 opções, ir para os centros mais adiantados completar sua formação ou se tornarem a mão de obra barata que os demagogos desejam (para os outros é claro).

Anônimo disse...

Anonimo das 14:09, na verdade a poblema com falta de medico e a formacao elista deste em nosso estado. Os medicos geralmente vem de familia rica e nao querem trabalhar nos interiores do estado. A municipio querendo pagar uma fortina ainda assim nao ha medicos disponiveis. Se o estado aceitasse os medicos formados em outros paises, estaria soluciondo o problema.

Anônimo disse...

Os prefeitos do interior até anunciam pagamento alto,só pagam alguns meses e utilizam o registro do médico para o PSF e projetos junto ao MS. Aí aplicam o calote, por isso os médicos mais qualificados não caem mais nessa.Se nem o secretário estadual de saúde honra os compromissos, imagina a maioria dos secretários municipais.

Anônimo disse...

esse golpe. 13:50, acontece com outros profissionais.esse pessoal nao repeita ninguem, nao.

Anônimo disse...

acontece que est~]ao privatizando a saude bem ambaixo de nosso nariz.

Anônimo disse...

Do jeito que a saúde pública é conduzida pelo governo estadual e maioria dos municipais,principalmente Belém,seria até bom que fosse privatizada sob o contrôle do Ministério da Saúde.Não contratam concursados em número suficiente,enchem os serviços de parentes e aderentes como temporários,pagam muito mal os técnicos que atendem diretamente os pacientes e ainda temos de aguentar ser dirigidos por imcompetentes e aproveitadores.

Anônimo disse...

No Barros Barreto só tem residente patricinha (Filhinha de papai mesmo), a grande maioria vem pro Hospital de carrão que o papai deu de presente, e elas por algum motivo (provavelmente pessoal) ficam inventando que o Hospital vai fechar, que não tem nada, que não tem papel higiênico... Problemas existem em todos os HUs do Brasil! Feio mesmo é ficar inventando papo furado para não trabalhar, ficar fofocando o tempo todo e ainda perdendo tempo no Facebook para falar mal do "João", codenome utilizado pelas patricinhas desocupadas no Facebook para inventar mentiras sobre o Hospital Barros Barreto. Ass: Funcionário do Hospital que trabalha, que não fica fofocando pelos cantos procurando motivos para não trabalhar...

Anônimo disse...

Que estudante de medicina é tudo filho de rico todos sabem, que a saúde no Brasil está indo pro brejo todos sabem, que nosso reitor não faz nada também todos sabem. Me contem uma novidade...

Anônimo disse...

Me poupem, agora a culpa é dos residentes? Os médicos precisam de condições de aprendizado e trabalho ,independentemente de sua condição financeira.

Anônimo disse...

É caro servidor....Nem bem começou a funcionar o serviço de radioterapia do HUJBB ( UNACON) e já está parado com problema. Os pacientes estão fazendo as sessões no Hospital Ofir Loiola. Pode!!!!

Anônimo disse...

Caro anônimo anterior, o Ministério Público está no pé do hospital pelo não funcionamento da radioterapia, onde está o diretor do mesmo para se pronunciar, assim como o reitor? Falta de respeito com o povo paraense, que necessita de tratamento e saúde, esses dois são picaretas, incompetentes e o pior de tudo, continuam nos cargos fazendo besteiras atrás de besteiras, poderiam aproveitar a equipe disponível nesse setor, alavancar e dar prosseguimento no atendimento, vocês lidam com vida de pessoas, seus trouxas desumanos e incompetentes.

Anônimo disse...

A intervenção ao Hospital foi causada exclusivamente pelos inconformados com a atual direção do HUJBB. Que perderam o poder de manipular as pessoas e as contas do Barros. Que foram chamados de incompetentes pelo Fiuza de Mello por terem perdido a eleição dentro do Hospital. Que hoje estão na COREME(Luiz Moraes)e Comissão Estadual de Residência Médica(Rita Medeiros). Os quais, diga-se de passagem já passaram pela Direção como Diretor e Coordenadora Acadêmica e nada fizeram pelos residentes. Como o Diretor era autoritário, ficavam de boca calada só faziam o que ele mandava. Como ficam agora cobrando da atual direção condições melhores para os residentes, se eles mesmos nunca fizeram nada.