sexta-feira, 24 de agosto de 2012

AMEAÇA – A inócua tentativa de intimidação

        Inócua, absolutamente inócua, porém reveladora da mais abjeta ausência de qualquer vestígio de escrúpulos por parte da escumalha ensandecida, na tentativa de calar o Blog do Barata. Assim pode ser definida a tentativa de intimidação, claramente extensiva à minha mulher, meus filhos e minhas enteadas, da qual fui alvo sexta-feira da semana passada, dia 17, ao ser destinatário de uma coroa de flores fúnebre (foto), enviada para o meu endereço residencial, por remetente obviamente anônimo.
        O sinistro “presente” foi deixada na portaria do prédio no qual resido, com minha mulher e minhas enteadas, frequentado por meus filhos e netos, na tarde de sexta-feira, 17, às 15h28, segundo o registro da imagem de uma das câmeras de segurança. O “mimo” veio acondicionado em uma caixa de ventilador, embrulhada com papel de presente e transportada em um saco de lixo escuro. O portador foi um homem moreno claro, cabelo acarapinhado, aparentando entre 25 e 30 anos, vestido com uma camisa de malha branca, exibindo uma barba de espessura bem fina. Sugerindo desconhecer o que transportava, ele desembarcou de um táxi, sem nenhuma preocupação em esconder o rosto. Indagado a respeito pelo porteiro, possivelmente instruído a assim agir, limitou-se a dizer que o remetente estaria identificado na caixa contendo a encomenda, uma falsa informação.
        A molecagem seria hilária, não fosse por estender a ignomínia à minha mulher, meus filhos e minhas enteadas. O episódio é revelador do caráter, ou mais exatamente da falta de caráter, daqueles que protagonizaram a sórdida lambança. Depois da tentativa de intimidar-me com comentários anônimos, contendo ameaças veladas aos meus filhos e netos, algo freqüente em situações de ebulição política, agora arriscam amedrontar-me, tentando desestabilizar emocionalmente minha mulher, meus filhos e minhas enteadas e, por via de conseqüência, a mim. Inutilmente, convém sublinhar.
        Jamais fui dado a bravatas e sequer tenho idade para tanto, mas aprendi na prática, que é efetivamente o critério da verdade, que coragem não é ausência de medo, mas a capacidade de superá-lo, sempre que as circunstâncias assim exigem. Embora elogio em boca própria seja vitupério, creio que o Blog do Barata, em respeito aos que prestigiam-no, merece o sacrifício que às vezes significa fazê-lo.
        De resto, esta mais recente tentativa de intimidação, aqui relatada, fatalmente remete à antológica tirada do saudoso jornalista Paulo Maranhão, célebre pelo estilo corrosivo, diante da ameaça de morte vociferada por um de seus desafetos figadais. Impiedoso, na ocasião Paulo Maranhão desdenhou da lambança e disparou, em palavras que faço minhas: quando nasci, já sabia que iria morrer; pouco se me dá se de morte morrida, tiro, facada ou chifrada.

20 comentários :

Anônimo disse...

Barata, que isso ia acontecer já era previsto. O que os corruptos ladrões do dinheiro público, que juntamente com seus rebentos e peruas ainda não tocaram, é que este site está a serviço da população que vive excluída, e que segundo as pesquisas, são a maioria. Portanto, estás respaldado, com apoio do povo. E o que bandidos investidos em cargos públicos também ainda não entenderam, é que a grande mídia vendida e corrupta em suas páginas,onde esses canalhss adoram aparecer, já não produz mais aquele efeito cheio de hipocrisia e demagogia junto a população. E finalmente, esses hipócritas também ainda não entenderam que os índios paraenses, jã não estão tão desinformados como anos atrás, e que a internet já é uma realidade, e que sites como o teu, estão ajudando a desnudar os reis. Vamos em frente Barata, a população tá contigo.

Anônimo disse...

Minha solidariedade Grande Jornalista. O donos do poder ou seja os ladrões / bandidos do dinheiro público, não podem ouvir a verdade. Eles querem viver como Imperadores com o dinheiro ou cargo público. A população está cansada de tanto roubo e injustiça. Siga a sua missão que é tão bem feita em prol de uma sociedade mais justa e humana. Abraços.

Seu seguidor, CA

Anônimo disse...

Barata, procure por impressões digitais! Se fosse nos EUA, em menos de 2h encontrávamos este safado! Infelizmente aqui vivemos na idade da pedra!!!

Anônimo disse...

Nao existe muitas floriculturas na cidade. Entre em contato com elas e podera chegar ao criminoso.

Francisco Sidou disse...

Barata,
Eles, os pequenos títeres, passarão. Você o seu Blog ficarão, pois já conseguiu seu espaço nobre na sociedade paraense, em razão de sua postura independente e livre. Vamos rastrear e conseguir localizar a origem dessa lambança. O povo paraense precisa saber quem são esses canalhas.

Charles Alcantara, disse...

Prezado Barata,
Há meios de identificar o entregador e de se chegar ao autor dessa monstruosidade.
A polícia deve ser acionada e cumprir o papel que lhe cabe.
Siga em frente e conte com minha solidariedade.
Charles Alcantara

Anônimo disse...

ja sei quem foi.Aguarde,Barata.

Anônimo disse...

Barata,tem que ser igual a big ben,tem que ter uma camera que pegue o rosto inteiro de quem chega a portaria,assim ficaria mais fácil.
De essa sugestão ao sindico,e cameras fora também,que pegue a calçada.
Verifique se tem cameras ao redor que contenha imagens da pessoa e do carro.

Anônimo disse...

Avante Barata! Nada mesmo de se intimidar. Pela imprensa livre! Avante!

Anônimo disse...

Baratovisck, seria chifrada ou bicada de tucano?

Anônimo disse...

Baratinha, cachorro que late não morde. Se fosse para te matar não mandariam aviso. São uns covardes com brincadeira de péssimo gosto. São pessoaas sem uma verdadeira família que só pensam em roubar o dinheiro público. Sua espôsa e seus filhos devem sentir orgulho de você que é uma voz incansável em favor deste pobre Estado do Pará.

Anônimo disse...

Minha total solidariedade para você Barata; os corruptos incomodados com a verdade querem se perpetuar contando mentiras para o povo em época de eleição, para depois de eleitos "criarem os seus rebentos e as suas peruas" (como bem frisou o internauta)com os luxos que o dinheiro público pode lhes proporcionar.

Deus lhe dê muita saúde, muitos amigos e o livramento contra a burguesia decadente que não sabe fazer outra coisa senão roubar o dinheiro público para se dar bem e posar de bacana nos ambientes sociais da cidade.

p.s. Acompanho você desde 2006.

Anônimo disse...

A polícia do Pará, quando quer consegue desvendar tudo. Agora sabe-se lá se vão investigar a fundo o caso ou se o mesmo será abafado por ordens do Jatene.

Anônimo disse...

Todo mundo fala que o Barata é o cara, mas ninguém tem coragem de fazer um comentário que não seja anônimo. Tá na roça com estes teus "seguidores" Barata.

Anônimo disse...

Barata, acho que esse anônimo que me antecede nos comentários é um forte suspeito da ameça, se a policia tiver interesse ela chega nele. Mas não se preocupa, eles não são doidos, sabem da repercussão que isso ia ter na mídia nacional.

Anônimo disse...

O anônimo das 10h58 esqueceu que nas postagens em solidariedade ao Barata constam os nomes do jornalista Francisco Sidou e do Charlhes Alcântara, ambos muito conhecidos pela sociedade paraense pela coragem de assumir posições e defender as minorias e os excluídos. Ambos, também por isso, enfrentando as pressões dos poderosos, Sidou com o fechamento arbitrário da Rádio Tabajara FM, a mando de Donana e seu séquito de políticos amadores e Charlhes entregando o lugar de Chefe da Casa Civil, justamente para não compactuar com os desmandos do governo de Donana.

evandro correa disse...

Deixo aqui, mais uma vez, minha solidariedade a vc e a sua família. A cada novo episódio covarde e insano de seus adversários vc passa a ter mais admiradores. No entanto, não deixe q isso passe em brancas nuvens, afinal a investigação, identificação e responsabilização se faz necessária para que possamo continuar trilhando nossa luta em busca de uma sociedade mais igualitária e justa. Aproveito a oportunidade para sugerir q vc inicie um movimento de organização, mobilização e fortalecimento dos blogueiros deste Estado aos quais, numa linha idealista, temos mostrado a triste realidade da sociedade política e jurídica de nosso Estado. Refletindo, recentemente, sobre as vísceras expostas, especialmente, publicadas no anonimato, vejo o quanto podemos contribuir para o debate de uma sociedade minimamente civilidade. As intimidações a vc e a tantos blogueiros, distribuídos pela imensidão territorial do Pará, demonstram o quanto ainda precisamos avançar. Os primeiros passos já foram dados e vc te se mostrado pioneiro nessa caminhada. Um grande abraço.

Professor Walber Wolgrand disse...

Minha solidariedade a você, caro Barata.

Carlos Mendes disse...

Prezado Barata, essa tentativa de intimidação, característica de mafiosos, é caso de polícia. É fácil identificar o autor ou autores a partir da identificação da pessoa que entregou a coroa de flores na portaria do prédio onde moras. Divulga o vídeo pelas redes sociais que os autores serão identificados. A polícia, se quiser, tranquilamente identificará. Repito: basta querer.
Resistir a essa canalhice, é preciso. Força, Barata.

Carlos Mendes

Anônimo disse...

Eu sou o anônimo das 13h14 w poe questão de justiça devo saudar o jornalista Carlos Mendes como um dos paladinos da defesa dos injustiçados e excluídos, ele que, em parceria com o também jornalista Francisco Sidou apresentaram durante dois anos, aos sábados à tarde, o programa jornalístico "JOGO ABERTO" , na Rádio Tabajara FM, praticando o verdadeiro jornalismo, sem balcão e sem patrão, como era o mote do prohrama. Programa que tem feito muita falta no cenário paraense, hoje dominado pela imprensa a favor, desde que regiamente paga pelas verbas publicitárias de governos e de grandes empresas. Uma vergonha, como diria "tio" Boris.Mendes e Sidou, o povo paraense aguarda o retorno da Tabajara e do programa Jogo Aberto. O que está faltando ? Se ajudar poderemos fazer uma campanha pela internet coletando assinatiuras em prol do retorno da Tabajara, empastelada pela truculência totatlitária do governo Ana Júlia. Vamos nessa ?