domingo, 1 de julho de 2012

TCE – Portfolio do patrimonialismo

A fonte entrevistada pelo Blog do Barata salienta que no relatório de servidores ativos do TCE observa-se servidores identificados como temporários, porém o documento não informa a data de ingresso desses servidores no tribunal. “E nem poderia ser diferente, porque se constassem as datas de ingresso desses servidores, o TCE, com certeza, teria problemas para explicar ao Ministério Público Estadual, porque tem servidor que deveria ser temporário e, no entanto, se tornou ‘perpétuo’”, denuncia, citando exemplos de beneficiários desse tipo de tramóia.
A própria fonte do blog se encarrega de fornecer o perfil dos nomes citados como exemplo da prática do tráfico de influência e/ou do patrimonialismo, sob o qual floresce a promiscuidade entre público e o privado, sempre com prejuízos para o erário.

LÚCIO MAURO MOUTINHO BARBALHO - Analista auxiliar de controle externo (ati-406) – Lotado no gabinete da presidência. contratado como temporário em março de 2003, ou seja, há mais de nove anos. É filho de Lucival Barbalho, ex-deputado e conselheiro aposentado do TCE. É primo do senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará.

LIONEL FONTINELLE BARBALHO JR - Analista de controle externo (atns-603) – Lotado no departamento de controle externo. contratado como temporário em abril de 2004, ou seja, há mais de olito anos. Sobrinho do Lucival Barbalho, tio de Jader Barbalho.

ROBERTO TEIXEIRA FIRMINO - Assessor técnico de controle externo (atns-601) – Lotado na consultoria jurídica. contratado como temporário em maio de 2007, ou seja, há mais de cinco anos. Irmão da procuradora junto ao Tribunal de Contas, Iracema Braga, que é casada com o conselheiro Erlindo Braga. É, portanto, cunhado do conselheiro aposentado Erlindo Braga, que estava na ativa quando Roberto Teixeira Firmino foi admitido no TCE, sem concurso público, o que evidencia o status de beneficiário do nepotismo. Em uma espécie de efeito cascata do nepotismo, a irmã de Roberto Teixeira Firmino, Ivone Teixeira Firmino, também ingressou no TCE sem concurso público, em abril de 1991, há mais de 20 anos, portanto. Foi abrigada estava no quadro suplementar.

MACELE KYVIA ARAUJO BUHRNHEIM - Analista auxiliar de controle externo (ati-406) – Lotada na 3ª controladoria de controle externo. contratada como temporária em outubro de 2003, ou seja, há mais de oito anos. É cunhada da juíza Danielle de Cássia Silveira Buhrnheim.

ANA CLAUDIA CARMONA RODRIGUES - Analista de controle externo (atns-603) – Lotada no gabinete da presidência. Contratada como temporária em julho de 1999, ou seja, há mais de 12 anos. É parente do deputado Martinho Carmona, ex-PSDB, ex-PDT, atualmente PMDB, que é também pastor evangélico e cuja colossal evolução patrimonial coincide com a disseminação da Igreja do Evangelho Quadrangular do Pará. Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Carmona é réu em ação civil pública, por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual.

CARMEN COELI BARGE SERRANO - Analista de controle externo (atns-603) –Lotada na seção capacitação de pessoal. Contratada como temporária em setembro de 2007, ou seja, há cinco anos. É irmã da Rosa Hage, conselheira do TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, outro valhacouto do nepotismo e do tráfico de influência.

SHIRLEY VIANA MARQUES - Analista de controle externo (atns-603) – Lotada na 3ª controladoria de controle externo. Contratada como temporária em julho de 1999, ou seja, há mais de 12 anos. Ligada a um parente do Sebastião Santana.

ANTONIO SABÁ GUIMARÃES FILHO - Analista auxiliar de controle externo (ati-406) – Lotado na 6ª controladoria de controle externo. Contratado como temporário em setembro de 2003, ou seja, há mais de oito anos. Primo de Lauro Sabá, ex-deputado e conselheiro aposentado do TCE.

VERA LUCIA COSTA DE SOUSA - Analista de controle externo (atns-603) – Lotada na 4ª controladoria de controle externo. Contratada como temporária em outubro de 2009, ou seja, há mais de dois anos. Cunhada de José Raimundo Barreto Trindade, secretário estadual da Fazenda no governo da petista Ana Júlia Carepa. Vera Lúcia Costa de Sousa foi chefe de gabinete na Sefa, a Secretaria de Estado da Fazenda, na gestão do cunhadinho. Defenestrada da Sefa, por conta do nepotismo, migrou, mais depressa que rapidamente, para o TCE, quando o José Raimundo Barreto Trindade ainda era secretário estadual da Fazenda.

CASSIO PARRY ACATAUASSU - Analista de controle externo (atns-603) – Lotado na seção cadastro contr.pagamento. Contratado como temporário em outubro de 2007, ou seja, há mais de quatro anos.

MAURICIO VEIGA CHAVES - Analista de controle externo (atns-603) – Lotado na divisao material e patrimoônio. Contratado como temporário em abril de 2001, ou seja, há mais de 11 anos. É ex-marido da procuradora Maria Helena Loureiro.

PAULO SERGIO PAIVA REGO - Analista de controle externo (atns-603) – Lotado na consultoria jurídica. Contratado como temporário em agosto de 2009. Afilhado do senador tucano Fernando Flexa Ribeiro.

2 comentários :

Anônimo disse...

Infelizmente, a falta de educação do povo paraense, provocada por essa roubalheira desses bandidos, é a verdadeira culpada de toda essa onda de corrupção que assola o Pará. Foram eleitos três, e dois já foram algemados por roubalheira, e o terceiro, foi denunciado por improbidade administrativa juntamente com a filha, em decorrência de roubo na Alepra.

Anônimo disse...

Tem tanta gente ligada aos Barbalho . Gente que sustenta uma poupuda "pensão " por ter filho de Barbalho .