segunda-feira, 25 de junho de 2012

NEPOTISMO – A praga do patrimonialismo

25 comentários :

Mestre Chico Barão disse...

MAGISTER DIXIT

Muito se tem comentando, repetido, interpretado e difundido a obra poética que se tornou o nepotismo, mas há uma raiz dessa contribuição que precisa ser mais bem analisada, para que se compreenda essa manifestação de amor aos cofres públicos no Pará, esta não dita de forma lírica, mas sua visão aos olhos de um economista sobre os meios de produção no Estado mostra que ela direcionou o Para nessa pratica como alternativa para o desenvolvimento econômico e social que envolve os três poderes!

Nos anos de 1700, quando já se percebia que a riqueza do estado não mais dependia apenas da quantidade de metais e pedras preciosas acumuladas à custa da exploração garimpeira e do extrativismo que faziam um comercio onde qualquer um podia semi ocioso como atravessador viver bem, o mundo se deparava com a Revolução Industrial e o decorrente crescimento na escala de produção onde o que não exportava deveria ser consumido fato que alem deles atravessadores ainda teria que inserir de boa parte da população na condição de consumidores.

Os atravessadores que não tinham mais como conseguir sua subsistência mesmo trabalhando duro, pois a substituição dos braços humanos pelas máquinas para fazer cair os custos reduziam a zero as vagas pra trabalho não especializado como era o caso dessa classe eles ficaram ao Deus dará.

Porem as igrejas que operam milagres não conseguindo arcar com o ônus de sustentar o ócio mesmo com a ajuda da mãe natureza e via perda de dizimo nessa tentativa teve uma brilhante idéia.

Essa idéia era cobrar o dizimo de quem tinha emprego e não estava contribuindo, fazendo uma pesquisa foi constatado que os não contribuintes para o pai celeste e para a nação eram os que estavam lotados, no legislativo, no executivo e no judiciário.

Com os dados nas mãos provando que o legislativo só legislava em causa própria, o executivo cobrava o dizimo e não repassava e o judiciário sempre julgava os outros dois como inocentes os três poderes foram chamados pelos representantes de Deus para darem explicações sobre a não contribuição.

Vendo que não existiria uma saída e que a grana do dizimo teria que sair cada um se comprometeu em dar seu dizimo dizimando parte dos ociosos, para cada poder coube uma fatia de dizimação na casa de 30% sobrando para a religião também 10% que era o suportável pois coincidia com o recebido!

O legislativo criou uma lei para mandar matar quem não trabalhasse. Imaginando que se todos trabalhassem ele estava inseto de dar o seu!

O executivo se preparou para iniciar a execução da tal lei.

O judiciário contudo interpretou vantagens na manutenção do estado de ócio.

Bastava o legislativo mandar os seus 30% para o executivo este mandar os seus para o judiciário e o judiciário mandar os seus para o legislativo, com uma vantagem se os mandados fossem parentes haveria lucro economizando nos gastos com os ditos cujos.

Os três se combinaram a igreja concordou pois apesar de nada ganhar ao menos continuava empatando pois não mexiam nos seus 10%.

Assim caro Barata o nepotismo nasceu no fim da dependência dos metais, pedras preciosas e do extrativismo, o parto do nepotismo direto ocorreu quando vagabundo passou a depender da igreja e a clonagem do nepotismo cruzado na necessidade dos três poderes de transformarem perdas em lucros!

Magister dixit, Amor Vincit Omnia and also the state but I do not!

MCB

Anônimo disse...

Jornalista Barata,

No TCM a situação só se diferencia do TCE com relação à existência de temporários em cargo efetivo.
Não há no TCM temporários, mas um excesso de servidores comissionados, muito além do que fixa a lei de cargos e carreira da instituição. Isso é improbidade administrativa.
90% desses comissionados fazem a função de analista de controle externo, área fim do tribunal. Há também 30 servidores contratados através de uma empresa pertencente ao sr. Ricardo Sousa, genro do governador Jatene e chefe de gabinete da presidência do TCM, e que também atuam na área-fim.
Tudo isso a despeito de haver concursados esperando para serem chamados e por existirem 60 cargos de analista de controle externo sem estarem ocupados, apesar do último concurso de 2009.
Também já se viu servidores comissionados serem aposentados no TCM por conta do absurdo prejulgado n. 16 do TCE.
Há dezenas de comissionados que não estão exercendo função de chefia, coordenação e assessoramento, como ainda é possível segundo a constituição, mas sim atividade nas controladorias, que deveria ser de servidor efetivo após aprovação em concurso.
O problema é que há no TCM um irmão do procurador Nelson Medrado que é comissionado e pelo jeito freia a ação do seu honesto e competente membro do mp.
Apelar a quem, Barata?
Vê se faz a mesma pesquisa do TCE no TCM.

Anônimo disse...

Nepotismo sinönimo Tribunal de Contas do Estado + Minist[erio Público de Contas (Maria Helena Loureiro) kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Barata por favor nos ajude o TCM está de cabeça´pra baixo, esta gestão está piorando o que já era bastante critico, e o pior de tudo é que está sendo ventilado que o nobre conselheiro presidente, continuará por mais 2 anos na gestão do tcm. SOCORRO!

Anônimo disse...

No TCM tem familias lotadas la dentro, uma vergonha.

Anônimo disse...

Tem que haver uma solução legal prá esses desmandos. O que não pode é continuar do jeito que está. Isso incentiva a roubalheira, o nepotismo, compromete o trabalho das instituições, e principalmente partindo de onde se esperava fiscalização. Mas com certeza, as denúncias veiculadas neste e em outros blogs, pela quantidade de acessos e divulgação das pessoas que postam denúncias e comentários, começou a incomodar esses vermes, pois o luís esperteza cuinha, sexta-feira passada, conseguiu a transferência de um dos irmãos, antonio da cunha teixeira, vice-diretor do presídio de Bragança para o CRPP III, em Americano, ficando apenas um, paulo cunha teixeira, atual presidente da Associação de Augusto Corrêa. A gravidade disso tudo, é que ele foi o relator das contas do executivo, e recomendou aprovação de tudo, sem ressalvas. Alguém acredita em imparcialidade numa situação dessas?

IURE disse...

esses BANDIDOS deviam ir pra CADEIA..

Anônimo disse...

OAB-SE vai propor ação judicial contra o Tribunal de Contas de Sergipe
terça-feira, 26 de junho de 2012 às 15h34
Aracaju – O Conselho Seccional da OAB de Sergipe classificou como inconstitucional o quadro de servidores do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e decidiu promover ação na Justiça Federal pedindo a nulidade do quadro atual de servidores, composto por um número de cargos comissionados e servidores requisitados que extrapola os limites da razoabilidade e da proporcionalidade em relação aos servidores efetivos.

“Esse quadro é um quadro abusivo que viola gravemente a Constituição Federal, pois a regra do provimento dos cargos mediante concurso público é uma regra que homenageia os princípios constitucionais da impessoalidade, da imoralidade, da eficiência e, inclusive, o próprio Tribunal de Contas quando julga contas de órgãos públicos fiscaliza a eventual existência desses abusos na composição de quadro de servidores desses órgãos”, afirmou Maurício Gentil, vice-presidente da OAB-SE e relator do processo.

Dos 917 funcionários do órgão, 693 são de cargos requisitados, comissionados ou terceirizados (75,3%), e apenas 224 são efetivos de carreiras (24,7%). “Deve-se, a partir do Tribunal de Contas, dar exemplo, afinal o TC exerce uma função constitucional da maior importância. Manter um quadro de servidores de composição eminentemente técnica, mediante ingresso de concurso público, atende as demandas da sociedade, da fiscalização e da correta aplicação dos recursos públicos”, enfatizou Gentil.

O Conselho Seccional já havia estabelecido contato com o Tribunal para resolver o impasse por vias administrativas, mas até agora nenhuma providência concreta foi tomada. Os concursados aprovados no último concurso público do TC/SE procuraram a Ordem e mostraram documentos comprovando que o percentual de cargos concursados é bem menor que o de cargos comissionados, requisitados e terceirizados. Carlos Augusto Monteiro Nascimento, presidente da OAB/SE, ressaltou que a Ordem, como defensora da Constituição Federal, não pode se omitir diante deste fato.

“Há uma inversão de valores. Tem que ser exatamente o contrário, deve-se privilegiar um maior número de servidores concursados e, consequentemente, um número menor de não concursados. Independentemente da necessidade de imediata investidura dos aprovados no último concurso, o ajuizamento das demandas aprovadas na sessão irá buscar a adequação ao que prevê a Constituição Federal”, explicou o presidente da Seccional Sergipe da OAB. (Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SE)

V

Anônimo disse...

nepotismo éo que ocorre na SESPA,mas a resposta da população vai ser nas urnas.
vamos todos votar no candidato do psol,pois este sim luta pela nomeação dos aprovados no concurso 153 da sespa.
fora jordy,fora zenaldo pois vcs so querem prejudicar os concursados
e aplausos a edmilson rodrigues que luta pelas nomeações dos aprovados da sespa

Anônimo disse...

A INDIGNAÇÃO E SOFRIMENTO DOS ASSISTENTES SOCIAIS APROVADOS NO CONCURSO C 153 DA SESPA
Barata,os anos passam e nada muda na SESPA.
faço parte do grupo de 105 aprovados no concurso da sespa para o cargo de ASSISTENTE SOCIAL(NIVEL CENTRAL)que ainda penam e amarguram a espera de nomeações que nunca saem.já faz mais de 2 anos que o concurso foi homologado a não somos convocados
e enquanto amarguramos,sofremos e nos angustiamos esperando por essas nomeações,oque vemos éo governo na figura de excelentissimo deputado Arnaldo jordy contratar temporarios para assumir cargos que por direito deve ser destinado aos concursados,DE 2011 PRA CÁ JÁ FORAM CONTRATADOS MAIS DE 50 ASSISTENTES SOCIAIS TEMPORARIOS PARA A SESPA,TODAS ESSAS CONTRATAÇÕES PODEM SER COMPROVADAS ATRAVES DA PUBLICAÇÃO NO DIARIO OFICIAL DO ESTADO.
barata nos concursados estudamos,gastamos tempo e dinheiro para conseguir a tão sonhada aprovação no concurso publico e temos que ver nossos sonhos serem desprezados e jogados no ralo por esse governo nepotista.
temos familia,mãe,pai,filhos e muitos depende da gente finaceiramente pra sobreviver...chegamos a passar privações finaceiras e esse governo não nos nomeia

por isso barata lhe peço que continue postando em seu blog nossa luta por nomeação,pois não temos muito com quem contar,mas sabemos que vc é justo e ajuda a dar repercussão a nossa luta.
ass:assistentes sociais aprovados no concurso c 153

Anônimo disse...

Ué, em Sergipe tem família Chaves?

Anônimo disse...

EM Marituba, deu a louca no prefeito Bertoldo Couto, em todas as secretarias tem irmãos, primos, tios, noras, genro. A prefeitura virou cabide de emprego para toda a família Couto. UM exemplo disso é o atual secretario de educação, conhecido como Fernando que tem apenas o nivel médio, e esta fazendo maior besteira na secretariaç.ç

Anônimo disse...

realmente é lamentavel a situação desses assistentes sociais da sespa.o governo deveria tomar vergonha na cara é nomear esses concursados

Anônimo disse...

Como dizem, nossos políticos confundem Governo transparente com governo traz parente.

Anônimo disse...

Esse sujeito reitor da IFPa (CEFET) suga recursos públicos desde 2005 junto com sua família, parentes, parceiros.
Essas famílias de dirigentes “militantes de esquerda” que dominam partidos como o PT, PCdoB, PSB..., que governaram Belém, o Estado e instituições federais, antes apresentavam postura e discurso de honestidade, depois de assumiram o poder se transformaram numa fraude, decepcionando aqueles que acreditaram que um dia a ética na política seria possível. Muitos se transformaram em ditadores e corruptos e mesmo assim impunemente continuam orbitando nos gabinetes. Taí a ex governadora Ana Júlia que atestou sua incompetência como gestora e como prêmio hoje é uma executiva da PREVI, ganhando cerca de 30 mil ao mês, com direito a gabinete, assessores, carro... e mais a participação nos lucros que deve ser uma bolada.

Anônimo disse...

Você de 25 de junho de 2012 19:31 não é só quanto ao TCM que o PJ não investiga.

No MPE tem cada aberração e ele até hoje nada investigou!

Se o PJ nada faz ó resta apelar ao Servidor do MPE de Macapá, que tem provocado investigação nos Conselhos Nacionais.

Anônimo disse...

DEIXA O jORDY QUERER DAR UMA DE VITIMA NA PROPAGANDA ELEITORAL. Não adianta que o povo não é burro, ele e Zenaldo são parte do grupo Jatene, o que não faz nada, só marola pra enganar os poucos trouxas que acreditam nele.

Anônimo disse...

É uma vergonha o que ocorre em Belém, Pará e no Brasil. Na vrdade, não existe Poderes independentes... Como podem ser independentes se quem indica seus membros são os políticos... Acorda Brasil..

Anônimo disse...

Barata, o Pioneiro Mão de Gato aprontou mais uma, ele não paga as obrigações da ALEPA e ainda quer construir uma nova sede para a ALEPA. Sempre pensando é claro no dinheiro que irá desviar para a sua campanha como para o do Jatene... Isso é uma maniçoba...

Anônimo disse...

O Ministério Público não é composto apenas pelo Dr.Medrado,se cada Promotor fizesse um terço do que ele faz a coisa estaria muito melhor.Acontece que além da total falta de estrutura física e de pessoal ainda existe o medo de dar a cara a tapa.Tem Promotor que tem medo até da própria sombra.Lamentável!

Anônimo disse...

De 17:12, sua denúncia então reforça a necessidade de que o servidor do Ministério Público de Amapá tome a iniciativa de encaminhar ao CNMP e ao CNJ as inúmeras denúncias de ilícitos, principalmente de favorecimentos escusos em favor de outras autoridades (empregos de parentes não concursados e cedidos), aqui postadas, ocorridos no âmbito do TCE, TCM e SESPA do PARÁ.

Anônimo disse...

O que fez o Dr. Firmino com o ultimato ao Governador Jatene para que fornecesse os nomes dos parentes de autoridades contratados pelo Estado sem concurso público?

Anônimo disse...

Esses promotores que têm medo da própria sombra o que fazem no Ministério Público Estadual ganhando excelentes salários.

Promotores e Procuradores de Justiça são pagos com dinheiro vindos dos impostos do povo, para defender os interesses indisponíveis da sociedade e não para fazer de conta que trabalham para esse fim.

O CNMP precisa de uma Corregedora Nacional igual a do CNJ, pois a corrupção nas instituições públicas do Estado é denunciada aqui e nada de concreto é feito para por fim.

Anônimo disse...

Nepotismo! acho que essa palavra já perdeu seu significado há tempos, a coisa é tão descarada que nem sei que palavra poderia tomar seu lugar...talvez...SACANAGEM...PATIFARIA....seriam consideradas expressões mais adequadas....no municipio de Belém nessa "Gestão" todas as Secretaria já são da "Grande Familia", no caso da SESMA então... tem Diretora, que tem irmã, filho, namorada do filho, compadre e comadre, amiga de infancia, vizinhas, e talvez até os cachorros estejam trabalhando na zoonoses! o pior é que todos ganham vantagens só faltava uma camera do fantástico em seu gabinete, nos bares de outeiro ou quem sabe numa determinada rua da pedreira! denuncias foram feitas logo no inicio do mandato deste..senhor nefasto..como diz bem o autor do Blog....Mas até agora no final do mandato! NADA ACONTECEU! Porque mesmo hein?

Anônimo disse...

O maior culpado deste nepotismo que assola o serviço público paraense, é o Ministério público Paraense,que somente alardeia e nada faz de concreto p/ coibir tal prática, mesmo porque, também a pratica em seus quadros...