quarta-feira, 30 de maio de 2012

NOVELINO – Sefa rastreia sonegação fiscal

        Adiel Fernandes Luna, que durante 27 anos serviu à família Novelino, mantendo estreitos laços com o ex-deputado estadual Alessandro Novelino (foto), do PSC, também empresário e recentemente falecido em desastre aéreo, foi finalmente ouvido pela Sefa, a Secretaria de Estado da Fazenda, diante das denúncias de sonegação fiscal. As denúncias que ele fez ao Ministério Público Estadual, inclusive documentais, valendo-se da delação premiada, e que comprometiam Alessandro Novelino, serão arquivadas, diante da morte do parlamentar. Mas perduram válidas no que se referem às empresas da família Novelino, cuja prosperidade é habitualmente associada a ilícitos.
        Um desses ilícitos aos quais costuma ser relacionada a prosperidade dos Novelino é a agiotagem. Assumida, pública e impunemente, por Alessandro Novelino, em entrevista a O Liberal, a quando do assassinato de dois dos seus irmão, Uraquitã e Ubiraci, em 25 de abril de 2007, a mando empresário João Batista Ferreira Bastos, conhecido como Chico Ferreira. O crime é atribuído a uma dívida de Chico Ferreira com os Novelino que chegaria, com os juros, a R$ 4 milhões.
        Nos bastidores fala-se, em uma versão nunca confirmada, que o assassinato dos irmãos Uraquitã e Ubiraci teria sido precipitado pelo suposto espancamento da mulher de Chico Ferreira e da suposta ameaça do mesmo ocorrer com a filha do ex-empresário. Da mesma forma como a eficiência revelada pela polícia, nas investigações, teria sido turbinada pelo pródigo financiamento patrocinado pelo patriarca dos Novelino, Ubiratan Novelino, mais conhecido como Bira Novelino, habitualmente descrito como “um homem perigosamente truculento”.

6 comentários :

Anônimo disse...

Parabéns Barata, como sempre, você é show de bola e é o único que tem coragem de escancarar os porões das falcatruas das elites poderosas.

Anônimo disse...

A SEFA deveria trabalhar junto com o MP.

Anônimo disse...

Parece que algo de muito podre perpassa por essa família. Não me estranha que apareça carregar algum tipo de maldição.

Anônimo disse...

Sorte da viúva que ficou com toda riqueza do Novelino.

Anônimo disse...

Sim, Ele morreu, mas a riqueza não. Que seja dada continuidade nas investigações e se comprovadaos os ilicitos que sejam bloqueados os bens e sequestrados.

Anônimo disse...

A SEFA precisa rastrear também, de onde vem as tentativas de intimidação e supostas ameaças ao presidente do SINDIFISCO Charles Alcântara, pela sua luta e coragem em enfrentar os já institucionalizados DESVIOS DE FUNÇÃO dentro da Secretaria.