sexta-feira, 25 de maio de 2012

(IN)SEGURANÇA – Um eloqüente desabafo

        Mais do que qualquer editorial que possa ser escrito a respeito, vem do comovente desabafo de um pai de família, Paulo Fadul, um eloquente depoimento da escalada da criminalidade no Pará, potencializada pelo sucateamento da segurança pública, diante da indiferença dos inquilinos do poder. Em tom de previsível indignação, permeada de ironia, ele relata ao governador tucano Simão Jatene, com riqueza de detalhes, os momentos de terror que viveu, juntamente com a filha, de apenas 11 anos, e duas de suas coleguinhas, sob a mira da arma de jovens delinqüentes. Eles foram rendidos na esquina da avenida Governador José Malcher com a travessa Quintino Bocaiúva, a poucos metros do feioso prédio do TCE, o Tribunal de Contas do Estado do Pará, sempre zelosamente protegido por uma guarnição da PM, “que até hoje ainda não descobri  se fica ali parado para evitar a entrada de bandidos no Tribunal, ou suas saídas”, como observa, devastadoramente cáustico, Fadul, no desabafo que circula na blogosfera e que chegou a mim pelas mãos da minha mulher, obviamente impactada, como mãe e cidadã.
        “Estou escrevendo para agradecer-lhe a oportunidade que o senhor me brindou neste fim de semana, em ter assuntos para conversar com meus amigos. Eu estava me sentindo excluído do grupo, pois era um dos poucos que ainda não havia sofrido um sequestro relâmpago. Mas finalmente meu dia chegou, e agora eu quero relatar como foi esse aprazível episódio. O senhor tem um tempinho?”, ironiza Fadul, dirigindo-se ao governador, em sua justa indignação. E na mesma toada, ainda dirigindo-se a Simão Jatene, acrescenta: “Quero aproveitar e recomendar ao senhor essa fantástica experiência, e sugerir que dê uma volta de carro com sua família por Belém ou outro município do Pará, de dia ou de noite. Tenho certeza que vai adorar a emoção de encontrar tão amáveis ‘manos’ pelo seu caminho. Mas tem que ir só. Não vale levar batedores, combinado?”

5 comentários :

Anônimo disse...

Senhores, o Secretário da Insegurança é muito bom para criar DAS e mais nada. Falam que o mesmo é queridinho de Jatene para ser seu substituto,mesmo depois de ter injetado 3,5 milhões na DELTA, em abril passado, em pleno escândalo do Cachoeira, nós policiais do Pará estamos rezando para que esse infeliz vazeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

Anônimo disse...

O Secretário da Insegurança do Pará já acabou com a Polícia Civil, está programando também acabar com a PM. Vão em uma delegcia à noite em Belém, qualquer uma seja seccional ou delegacia, não tem Delegado, não tem escrivão, não tem ninguém é um verdadeiro caos, só o imbecil do jatene acredita no imbecil do Luis Fernandes

Anônimo disse...

De Tanto perseguir Policiais Civis, o Luis Fernandes está abrigando todo mundo a entrar de licença médica na PC e além de tudo, esqueceu da gestão daSegurança Pública, é um verdadeiro idiota, pior é o governador que acredita nele.

Anônimo disse...

O governador não só acredita mas lidera a turma. E segue cantando e pescando.Isso é Pará.

Anônimo disse...

pois é, esse fadul somente se preocupou agora quando viu o fogo no rabo, acho que ele não lê jornais, pois na periferia não tem sequestro relâmpago perto do TCE, lá a morte é certa, todos os dias e a polícia não faz absolutamente nada tudo é queima de arquivo ou acerto de contas - espero que o Fadul continue escrevendo cartas ao Governador, muitas eu Fadul - mande seus amigos escreverem também e peça pelos coitados das periferias de Belém, estou solidário à vc! Zé Maria