quarta-feira, 30 de maio de 2012

APEP – Abandono ameaça acervo histórico

        Esta confirmada para a manhã desta quinta-feira, 31, a partir das 9h30, em frente ao APEP, o Arquivo Público do Estado do Pará (foto da fachada do prédio histórico), um ato público em defesa deste e do acervo histórico que abriga, dolosamente ignorados, ao longo de décadas, pelos eventuais inquilinos do poder, independentemente de legendas. Na ocasião será realizada a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado cobrando providências diante das precárias condições em que se encontra o APEP. A manifestará terá a participação de um vasto leque de entidades e setores da sociedade civil.
        O ato público em defesa do APEP está a uma distância abissal de um factóide articulado por diletantes. O sucateamento do Arquivo Público é acintosamente inocultável e suscita o temor de uma tragédia anunciada, prestes a ser materializada. Na madrugada de 18 de maio, um curto-circuito ameaçou tornar cinzas mais de quatrocentos anos de memória da Amazônia. O prédio que hoje abriga o Arquivo Público foi construído em 1858 para ser a sede do Banco Comercial do Pará, constituindo-se em um importante monumento arquitetônico do estado. A função do APEP é a guarda de documentos produzidos pelo antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão e, posteriormente, Estado do Grão-Pará e Rio Negro, data de 1894. Em 1901 foi criada a Biblioteca e Arquivo Público do Pará. Em 1986 a biblioteca e o arquivo se separaram, constituindo-se desde então em unidades autônomas.

2 comentários :

Anônimo disse...

o triste é saber que temos potencial para sermos moradores de uma das cidades mais históricas do Brasil, mas os empresarios, o poder público e até mesmo os belenenses não se importam com isso. pPor isso os turistas preferem o sudeste e o nordeste. estamos perdendo dinheiro e a dignidade, além, claro, de perdermos nossa historia.

Anônimo disse...

Agora até 2014, foi feito alguma coisa?
Esse feirante continua vendendo alimentos em frente o Arquivo?