quarta-feira, 7 de março de 2012

IMPRENSA – O juiz e a liturgia do cargo

LÚCIA*

        Hoje, após o impacto da leitura de palavras insanas do juiz Amilcar “não sei das quantas”, contra Lúcio Flávio Pinto, RESPEITADO jornalista, paraense, sociólogo e conhecido mundialmente entre os especialistas ambientalistas de varias profissões, decidi procurar algo que pudesse me convencer que não, um juiz  não pode fazer isso,  não deve e não tem como fazer isso sem ficar impune. Então encontrei a Lei Orgânica da Magistratura. Bela Lei Orgânica!
        A referida lei, em seu artigo 35, diz, entre tantos parágrafos que é  dever do magistrado manter conduta irrepreensível na vida pública e particular. Pronto, fiquei mais aliviada, juro, lendo o artigo 35. O juiz decididamente não pode tudo.
        Mais adiante, Na mesma LOM, encontrei a melhor parte, a mais elementar definição do que é correto e do que um juiz não pode fazer:é vedado ao magistrado manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério. Com todo esse aparato legal, acredito (quero muito acreditar) que esse juiz (até essa palavra não parece ser aplicável a este senhor), tem, sim, como sofrer as conseqüências de seus atos e língua solta.
        Complementando minha humilde pesquisa, encontrei o código de ética da magistratura (sim, existe) e vejam só: lendo o artigo 15, descobri que o juiz Amilcar ofendeu todo mundo e mais diretamente a instituição a qual deveria respeitar.”.Art. 15: “A integridade de conduta do magistrado fora do âmbito estrito da atividade jurisdicional contribui para uma fundada confiança dos cidadãos na judicatura.”
        Confiança? Ele foi claro no post do facebook, não confia! Disse isso com todas as letras!
        Então, diante de tantas bobagens ditas por esse senhor, resta-me citar Aristóteles: “O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz”. Prudência, decididamente não faz parte do rol de qualidades desse...como é mesmo o nome dele?

* Lúcia é assistente social e colaboradora anônima do blog.

53 comentários :

Anônimo disse...

Existem provas suficientes para o CNJ afastar o amilcar Guimarães:ele no passado já respondeu procedimento e ficou bastante tempo afastado pelo TJE-PÁ;as declarações que ele postou no Facebook.Agora e apenas uma questão de tempo para que o CNJ o afaste e o EXONERE.

Anônimo disse...

A nível nacional as entidades representativas dos jornalistas devem ir ate a Presidencia e a corregedoria do CNJ.A penalidade ao juiz amilcar Guimarães deve ser exemplar.A magistratura paraense esta envergonhada.

Anônimo disse...

Amilcar Guimarães da primeira vez que foi afastado escapou.Agora existe o CNJ e certamente será punido pois e conhecido por ser debochado irônico e adorar contar as gargalhadas como se expressa nas sentenças.E um mediocre,pobre de espirito e pobre de "berço", se não ganhasse bem , não tinha onde cair morto.

Anônimo disse...

Lucio Flavio merece o respeito da sociedade paraense, que esta perplexa pela ofensa que foi vitima do alucinado juiz amilcar Guimarães.

Anônimo disse...

ATENCAO BLOGUEIROS DE ITAITUBA E DE OUTRAs COMARCAS ONDE ATUOU O JUIZ AMILCAR GUIMARARES, pesquisem e Pu loquem quais os motivos que afastaram pelo TJ esse juiz das suas funções pois a sociedade precisa saber quem ele e , com informações verídicas.

Anônimo disse...

Amilcar Guimarães, seu deboche chegou ao fim, certamente serás punido exemplarmente pelo CNJ e depois a vida ainda lha mostrara que não precisa ser arrogante , irônico e desrespeitador com as pessoas.O INFERNO E AQUI MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Lucio Flavio e um dos homens mais cultos do nosso estado.Merece respeito, talvez o juiz Amilca ahou que o jornalista era apenas mais um que pudesse ofender, mero engano,Agora deve estar pensando como se livrar da punição do CNJ ,talvez utilize o já conhecido argumento de ser depressivo ou de sofrer de algum transtorno.Só se for o moral e ético.

Anônimo disse...

Amilcar Guimarães comece a esvaziar suas gavetas e desocupar o gabinete.Desta vez não haverá milagres,a comunidade jurídica,ate ela,exige a sua punição,que outra não pode ser,senão o seu afastamento e em seguida a sua exoneração.E O JUSTO E O ESPERADO.

Anônimo disse...

A AMEPA em seu site,publicou nota em defesa da sedem segadora Albanira e Edwiges,o mesmo não fazendo com relação ao juiz Amilcar Guimarães.Por que? simplesmente porque não há o que defender.O fato e grave e isso e reconhecido por todos os juízes, que estão preocupados com a proporção que o assunto tomou.

EDUCOM - Aprenda a Ler a Mídia disse...

Se não for pedir muito, por acaso o ilustre presidente da OAB-Nacional, sr. Ophir Cavalcante, já se manifestou sobre esse "lance" do jiz Amilcar?

Anônimo disse...

Pois pasmem,a Corregedoria Geral de Justiça informou a um repórter do jornal "Folha de São Paulo" que as declarações do Juiz foram de cunho pessoal e que portanto não adotaria nenhuma providência contra o mesmo.

Anônimo disse...

Lúcia,

Há um provérbio salomônico que diz:
"às vezes até o indouto quando cala é sábio".
O juiz tropeçou em suas próprias palavras. E o mais elucidativo foi ele dizer que não acredita na justiça.
Como não?
Soube de um caso dele que vou pesquisar e trazer a lume que essa descrença é contraditória.
Aguardem.

Sérgio Couto disse...

Sobre o juiz AMILCAR GUIMARÃES, ainda tenho alguns exemplares da plaquete "RESPOSTA DO ADVOGADO 'NERVOSINHO"AO JUIZINHO "DEBOCHADO", de 2004, por ter me predicado desse jeito e um despacho (repetindo o que sempre fazia com colegas). Foi feita uma sessão de desagravo a mim, pela OAB-Partá, com a presença do então presidente nacional, ROBERTO BUSATO. Foi ajuizada representação contra o mesmo junto a Corregedoria local, por falta de decoro e incontinência pública, que nada fez, como de hábito. As administrações de Ophir e Ângela, na OAB-Pará, preferiram a inércia, para não se indispor, apesar de minha insistência. O resultado deesa conjugação de omissões é o crescimento do monstro que aí está, assacando contra a dignidade da Justiça e da cidadania. Até quando?
Sérgio Couto

Anônimo disse...

Como a corregedoria do TJE não vai fazer nada? O imoral do Amilcar ofendeu o poder judiciário e achincalhou o CNJ. Sergio Couto,PARABÉNS!!, publique tudo o que sabe desse debochado juiz Amilcar , e acione a OAB local e nacional, o fato precisa ser divulgado pois na PRESSÃO as coisas vão andar para expulsarmos esse imoral do TJ -Pá.

Anônimo disse...

O juiz Heyder presidente da AMEPA, esta sempre na imprensa defendendo o juciario. Ate agora não se manifestou publicamente em defesa do judiciário que foi ofendido pelo insurpotavel juiz Amilcar .M ANIFESTE-SE.

Anônimo disse...

BLOGUEIROS de itaituba tenham a coragem do jornalista Augusto Barata e divulguem o que ele fez que motivou o se afastamento pelo TE..Amilcar Guimarães tem que ser PUNIDO.

Anônimo disse...

AMILCAR juiz Insano. Como pessoa? Pior ainda.O teu dia chegou.O inferno e aqui.Começa a pensar o que vai fazer da infeliz vida quando fores aposentado, de preferencia sem receber NADA.

Anônimo disse...

O juiz Amilcar sofre de transtornos sim.MORAL,ÉTICO,ReLIGIOSO dentre outros!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sergio Couto tem razão, esse juiz e um monstro

Anônimo disse...

O Amilcar estava acstumado a debochar de situações e pessoas no exercício de suas funções.Agora a coisa mudou, pois ofendeu conceituado jornalista e debochou do próprio poder judiciário, ativando reações da associação de jornalistas e do CNJ. Vamos,publicar todos os podres dele ate então não divulgados.FIM DE LINHA.

Anônimo disse...

Salve Elaiana Calmon, quando diz que as corregedorias locais não fazem nada!! Spo criam monstros como esse, óbvio que os juizes sérios estão envergonhados da atitude desse senhor que agora em seu perfil no FB faz uma mea culpa, certamente como diz o ditado quem tem.. tem medo!! imaginem o CNJ fazendo uma devassa na vida desse juiz, o que seria descoberto? e os laços de amizade com os advogados que atuam como cuasidicos na vara pela qual o juiz responde e sentencia, deve ser melhor parar por aqui né Dr? ou será que o senhor quer mesmo o CNJ revirando tudo? Talvez o magistrado não esperava a repercussçao tão grande dos seus atos, não é por se tratar apenas do Lucio Flavio Dr. é porque nós nãoaturamos mais pessoas como o senhor, entende? Espero que oCNJ ouça seus apelos, mas antes de aposenta-lo investigue tudo, tudo bem que o senhor pode ter aposentadoria proporcional mas nao deixa de ser vergonhoso pelo menos para quem tem carater, o estigma de ter sido expulso e aposentado por não preencher os requisistos da liturgia do cargo, esse será o pior castigo, olharem o Amilcar Guimarães e dizerem, lebra dele? foi expulso pelo CNJ.. Essa eu queria ver..

Anônimo disse...

Parabéns Sergio Couto,lute pela moralidade,divulgue tudo o que sabe sobre esse indigno juiz.somente com muita divulgação o fato não será esquecido e com muita pressão não ficara impune.

Anônimo disse...

Dr Sergio Couto, parabéns o st.tem moral p/falar do juiz Amilcar, se articule junto aos advogados, encaminha para o CNJ provas do que tem contra ele,pois só assim o TJ tomara providencias.

Anônimo disse...

Qual será o posicionamento da AMEPA diante do caso do juiz Amilcar? O apoiara nas suas aberrações ou defendera o poder JuDiCIARIO? Todo mundo esta aguardando..............

Anônimo disse...

Precisa ser postado os motivos do afastamento de Amilcar e o procedimento que respondeu no TJE.

Anônimo disse...

Aguardem será divulgado o procedimento que o juiz debilóide Amilcar respondeu no TJE-Pá.

Anônimo disse...

Porque o jornal liberal nada publicou sobre o episódio do Amilcar? Certamente estão adorando o que o desequilibrado Amilcar falou ao honrado jornalista Lucio Flavio.Que imprensa e essa????????????????

Anônimo disse...

Amilcar Guimarães postou no Facebook que não acredita na justiça, porém quando foi afastado adorou ter sido absolvido pelo TJE-Pae nesse momento acreditou e muito na justiça.Mau carater

Anônimo disse...

Amilcar acha que e querido pelos servidores do TJE por contadr os seus deboches? Mero engano, essas pessoas lhe detetestam porque tu és intragavel. Queríamos hoje ver a tua tão decantada coragem,será que ela ainda existe? Ou será que já chamastes o teu amigo de grandes causas e compacte do juiz Castelo Branco, o advogado MARCIO VINAGRE para Te defender? Ou será que ele já Te virou as costas diante do problema em que Te metestes????????????

Anônimo disse...

Barata publica os meus comentários que ecoarão pois o teu blog e o mais lido.

Anônimo disse...

Uma revoada de andorinhas da moralidade está querendo ocupar o cenário da luta do Bem e do Mal.Dessa disputa intestina alguém pretende sair santificado!

Anônimo disse...

Sempre existe um discípulo da bandalheira defendendo o Amilcar.

Anônimo disse...

O tribunal deveria dar o mesmo tratamento que deu ao Juiz de Novo Progresso, Dr. Admilson, afastando de suas funções judicantes, pois são pessoas como esta que o Pará não precisa, espero mesmo que a Corregedora da Capital tome serias providencias contra a atitude do Dr. Amilcar.

Anônimo disse...

Todos querem olhar para o Amilcar e dar as meãs gargalhadas que ele da quando faz piadas das pessoas, aí sim vais ver se és debochado quando fores EXONERADO

Anônimo disse...

Aí aí deve ser da mesma banda pobre do Amilcar,não tem jeito, dessa vez não tem mais saída p/juízes da laia do Amilcar, agora existe o CNJ.

Anônimo disse...

Não adianta se desculpar no Facebook Amilcar, deves estar apavorado pois vai perder teu emprego.

Anônimo disse...

Anônimos não santifiquem o assessor comissionado do TCM e advogado Sérgio Couto muitos já tiveram o desabor de conhecer sua falta de educação!!!!!!

E o posicionamento contraditório quando ocupou o Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP (onde não conseguiu recondução, bem que ele queria, mas não deixaram) de que servidor público não poderia advogar, MAS ELE PODE!!!!!!

Sérgio Couto e o Juiz: é o sujo falando do mal lavado!!!!!

Isso não cola aqui no Blog do Jornalista Barata.

Viva a liberdade de expressão

Anônimo disse...

Sérgio Couto, o roto falando esfarrapado!!!!

Anônimo disse...

Que o Sérgio Couto não é flor que se cheire isso todo mundo sabe mas que ele tem razão quando aponta a omissão dos Corregedores do TJ e do Ophir e da Ângela na OAB pelos abusos cometidos pelos Juízes isso ele tem.Ophir jamais se indispôs com qualquer magistrado do Estado.Ele ensaiou uma raivinha quando assumiu a OAB nacional mas todo mundo sabe que foi tudo encenação pois na prática ele não tomou nenhuma atitude contra qualquer um deles mesmo conhecendo os podres de todos eles.

Anônimo disse...

ATENÇÃO gente conheço muito juiz honesto e trabalhador , porem justamente por serem honestos não são conhecidos, pois não interessa a ninguem, do alto poder, divulgar o trabalho por eles desenvolvidos, pois só divulgam o trabalho(KKKKKK) DOS SEUS APADRINHADOS,aqueles se prestam a atender os pedidos e favores da alta cúpula. QUE VERGONHA.

Anônimo disse...

BOMBA, BOMBA, BOMBA, é só entrar no site do TJE jogar o nome dos famosos e ver para quem Amilcar e Castelo Branco sentenciam a favor.Nessas bondades até o BANPARÁ JÁ FOI PREJUDICADO, condenado a pagar indenização altíssima a uma juiza amiga do juiz da vara da fazenda. O BANPARA munido de fotos que compravam a amizade já acionou o CNJ. A BOMBA VAI ESTOURAR.

Anônimo disse...

ESSA FOI DEMAIS, PUBLIQUEM LOGO O NOME DA JUIZA AMIGA DO JUIZ DA VARA DA FAZENDA QUE GANHOU A CAUSA CONTRA O BANPARÁ E RECEBEU GORDA INDENIZAÇÃO.QUEM FOI...

Anônimo disse...

Voce que conhece a ostentação do adv. marcio vinagre um dos enturmados nos gabinetes de alguns juizes do forum cível, os servidores ficam ENOJADOS.Ele faz questão de mostrar a a todos a amizade e intimidade que tem com, alguns desses juizes, não tá nem aí , em desrespeito aos advogados que aguardam horas para serem atendidos.ALÕ ALÕ DR.BUSATO INVESTIGUE ISSO.

Anônimo disse...

TÁ TODO MUNDO ENTRANDO NO SITE DO TJE PARA SABER QUEM SÃO OS AMIGOS BENEFICIADOS COM AS SENTENÇAS DO JUIZ DA VARA DA FAZENDA, AQUELE, O IDI AMIM DA DA , KKKKKKKKK É IGUALZINHO KKKK .

Anônimo disse...

ATENÇÃO DR.CADMO E JORNALISTA BARATA , HISTÓRIA DA CONDENAÇÃO DO BANPARA EM FAVOR DE UMA JUIZA AMIGA DO JUIZ É VERDADEIRA ENTREM NO SITE DO TJ COMPROVEM, É NITROGLICERINA PURA.

Anônimo disse...

MARCIO VINAGE, SORRISO CONGELADO,AGORA O NÉGOCIO PEGOU PRA TI.

Anônimo disse...

O grande problema do judiciário é a tal da promoção por merecimento.O merecimento nada mais é do que a subserviência dos juizes aos desembargadores.Quem mais atender pedidos da cúpula é o promovido por "merecimento".

Anônimo disse...

É verdade, tem muitos juizes honestos tanto no fórum cível como no fórum criminal, juizes trabalhadores que não gostam de mídia e nem de tapinhas nas costas. Na verdade quem gosta de aparecer na mídia são os apadrinhados, justamente os que menos trabalham ou só trabalham quando as causas lhe interessam ou recebem pedidos da turma de cima , e evidentemente acatam.

Anônimo disse...

Ainda há sim no TJE muita gente boa, juizes corretos. Quem labuta nos fóruns cível e criminal sabe muito bem quem são eles, a grande maioria desconhecida da mídia, pois não tem o menor interesse ao estrelato, realizam suas funções e ponto final.

Anônimo disse...

A atitude do juiz Amilcar Guimaraes não pode abalar a credibilidade dos magistrados corretos que merecem nosso respeito, pois são em grande número, apenas não aparecem na grade imprensa pois a eles isso não interessa.

Anônimo disse...

Um juiz é a cara, o corpo, o caráter e a cor do IDI AMIM , e o outro que atualmente ocupa o cenário dos escândalos é todo todo o SANCHO PANÇA. KKKKKKKKKKKK .

Anônimo disse...

Já viram a cara do ADVOGADO AMIGO DOS DOIS JUIZES DO FÓRUM CÍVEL...cara de robô e o sorriso congelado É A CARA DO......CORINGA DO BATMAN....KKKKKKKK.

Anônimo disse...

ATENÇÃO ATENCÃO LEITORES DO BLOG, o IDI AMIM, condenou o BANPARÁ a pagar uma indenização altíssima para uma JUÍZA muito amiga dele, ISSO PODE .....se é AMIGA DELE não era obrigado ele se julgar SUSPEITO......