quarta-feira, 21 de março de 2012

CELPA – O calote dos barões da comunicação

        Habitualmente intransigentes com os deslizes éticos na esfera pública, pelo menos quando assim lhes é conveniente, também no Pará os barões da comunicação costumam ser condescendentes com seus próprios tropeços na matéria. Esta é a inevitável conclusão na qual se desemboca, se confirmada a denúncia feita ao Blog do Barata sobre o ranking dos principais devedores da Rede Celpa, liderado pelos dois maiores grupos de comunicação do Estado, de propriedade das famílias Maiorana e Barbalho, cuja disputa comercial se estende à política, o que acabou por torná-las inimigas figadais uma da outra. O elenco de inadimplentes da Rede Celpa inclui da Delta Publicidade S/A, que edita os dois principais jornais dos Maiorana, O Liberal e o Amazônia Jornal, e o Diário do Pará Ltda, razão social do Diário do Pará, o jornal dos Barbalho. E passa pela Televisão Liberal Ltda, a razão social da TV Liberal, dos Maiorana, afiliada da Rede Globo, e pela Rede Brasil Amazônia de Televisão Ltda, a TV RBA, dos Barbalho, afiliada da Rede Bandeirantes.
        A relação dos principais inadimplentes da Rede Celpa – cujos débitos somados chegam a R$ 16.463.918,70 - surpreendentemente ainda inclui, porque nominalmente, como pessoa física, Romulo Maiorana Júnior (foto), o Rominho, presidente executivo das ORM, Organizações Romulo Maiorana, o grupo de comunicação dos Maiorana. Pessoalmente rico, como permite entrever sua faraônica mansão no Lago Azul, Rominho é, hoje, um inimigo implacável do senador e ex-governador Jader Barbalho, o patriarca da nova geração dos Barbalho e o morubixaba do PMDB no Pará. A mais longeva liderança política da história do Estado, Jader carrega o estigma de político corrupto, no rastro de uma inexplicável evolução patrimonial, que fez dele um homem subitamente rico, mácula sempre recordada pelos Maiorana nos seus entreveros com os Barbalho. Rominho, além de responder na Justiça a acusação de ter sido beneficiário de falcatruas na Sudam, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, vive sob o espectro do passado, como contrabandista, do pai, o jornalista e empresário Romulo Maiorana, já falecido, antes de tornar-se um próspero comerciante do ramo de vestuário, com a cadeia de lojas RM Modas, e posteriormente um bem-sucedido empresário da comunicação, com o grupo Liberal, hoje ORM. Essa passagem nada lisonjeira da biografia do patriarca dos Maiorana é frequentemente evocada pelo Diário do Pará, dos Barbalho, nas eventuais trocas de insultos com Rominho, sempre que este achincalha Jader, valendo-se da força de O Liberal,
        A hostilidade mútua entre os Maiorana e os Barbalho recrudesceu, inclusive com trocas de insultos através dos respectivos jornais, depois do ressurgimento político de Jader, responsável pela engenharia política que defenestrou o PSDB do governo na sucessão estadual de 2006, quando a ex-governadora petista Ana Júlia Carepa derrotou o ex-governador Almir Gabriel. Um condimento a mais, na disputa entre as duas famílias, foi o Diário do Pará, o jornal dos Barbalho, superar, em vendagem, O Liberal, o principal diário dos Maiorana. É também obviamente incômodo aos Maiorana em geral, e a Rominho em particular, a composição política entre o governador tucano Simão Jatene, que hoje lidera o PSDB no Pará, e Jader Barbalho, contemplado com um expressivo quinhão de secretarias no atual governo. De resto, o presidente executivo das ORM se ressente, mas sem poder esbravejar, como é do seu temperamento, do grupo de comunicação dos Maiorana não mais ser privilegiado com a fatia do leão na partilha da verbas publicitária neste segundo mandato do governador Simão Jatene, tal qual ocorreu nos 12 anos de sucessivos governos do PSDB, entre 1995 a 2006. Esse período de 12 anos corresponde aos dois mandatos consecutivos do ex-governador Almir Gabriel, de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002, e ao primeiro mandato do governador Simão Jatene, que vai de 2003 a 2006. Neste seu segundo mandato como governador, a ser cumprido de 2011 a 2014, Jatene – por implicações políticas, que passam por sua aliança com Jader Barbalho – se viu compelido a promover uma divisão mais equânime da verba publicitária do governo.

20 comentários :

Anônimo disse...

É público e notório que os Maioranas não pagam ninguém e que ninguém se atreve a cobrá-los por motivos obvios.

Anônimo disse...

Barata;

Como se vê, os problemas da CELPA não são somente com os "gatos", mas com alguns "ratos" também.

Anônimo disse...

O pior é que eles usam o jornaleco deles para cobrar moralidade dos outros,especialmente dos inimigos.Com relação ao pagamento de dívidas melhor esquecer.Só quem vê a cor do dinheiro deles são os cassinos de Miami.

Anônimo disse...

Quero ver se nessa recuperação judicial, já homologada pelo Poder Judiciário, com um administrador do grupo do Jatene, Maioranas e Barbalho vão pagar o que devem a Celpa, ou será que vai sobrar para a população que efetivamente paga seu consumo de energia mensalmente, acrescido da alta alíquota tributária.

O problema da Celpa não são apenas aqueles que mesmo possuindo o benefício concedido da baixa renda fazem gatos, são os grandes espertalhões que pensam que tudo podem.

Também, se as autoridades que deveriam ficar distantes desses grupos para poder ter isenção de ânimos quando tenham que julgá-los se dessem ao respeito, certamente muitas irregularidades deixariam de ser perpetradas no Estado por aqueles.

Mas quando vejo na televisão a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado,(eles se aproveitam para demonstrar de forma massificada durante os intervalos das programações, principalmente, no horário nobre) entregando prêmios em eventos promovidos pelo grupo maiorana fico desacreditada da justiça local.

Tudo soa como um grande comprometimento! Parece que não temos para onde correr, a degradação dos gestores públicos, salvo raríssima exceção, é patente, desestimula, desacredita......

Anônimo disse...

Barata tu sabias que o Rominho almoça e janta de graça em todo lugar onde vai, quem me falou isso foi o Alipio Martins do la pome dor, ele chega se serve e sai sem pagar, mais assim Papai!

Anônimo disse...

O controle da Midia Social no Para esta nas mãos dos Maioranas, isso e grave porque alem de manipularem as informações, e usarem as emissoras para fins políticos, eles interferem ate no Judiciário.
Prova disso esse escândalo do calote na Celpa, e ninguém divulga nada nos meios de comunicação.
Ate quando viveremos um Estado em forma de Província?. Sr consultar os Contratos que os Maioranas tem com a Infraero, também estão inadiplentes.

Anônimo disse...

Jornalista Barata,

Não sei o porque de os comerciantes da terra se quedarem inertes a esse tipo de estelionato praticado pelo grupo maiorana. Será medo de retaliações, do que eles possam publicar contra essas pessoas?

Se o Poder Judiciário e o Ministério Público não prestassem continências para os componentes desse grupo, certamente a sociedade local teria mais respaldo e segurança para denunciar essa prática imoral do calote.

Como se já não bastasse termos que lutar contra os políticos malfeitores e gestores públicos corruptíveis, ainda temos que protestar contra grandes grupo pertencente a mídia.

Só JESUS nas nossas vidas!

Anônimo disse...

Barata:
Que decepção!
Enviei um comentário sobre o registro de uma Associação, mas você não publicou.
Está com medo dos menoramas?
Isso é covardia, rapaz.

Anônimo disse...

A CELPA é realmente uma empresa privada, muito PRIVADA! Por que não cobrar dos caloteiros? Égua da empresa vagabunda!

REGARCIA disse...

Barata, infelizmente no Pará impera a política do toma lá da cá, a celpa não cobra a conta de luz dos maioranas e dos barbalhos, em contra partidas os mesmos não publicam e nem noticiam nada que venha de encontro aos interesses do grupo rede energia. há pouco tempo, a mais ou menos duas semanas, tanto liberal quanto rba, soltavam noticias ruins diariamente sobre a celpa, mas parece que as partes já se entenderam, pois os funcionários da celpa estão fazendo uma paralização de 72h em protesto a situação atual e nada que venha a ser negativo contra o grupo rede energia é divulgado na imprensa...ISSO É UMA VERGONHA! IMPRENSA QUE SE VENDE NÃO MERECE SER LEVADA A SÉRIO.

Anônimo disse...

Gente nojenta!O maior castigo que poderiam sofrer seria a perda da concessão da Globo.Aí sim eles iriam ver se lhes sobraria algum amigo que topasse lhes dar um copo d'água de graça!

Anônimo disse...

O Ministério Público assinou convênio com a SEFA, para cobrar impostos, nem sei se isso seria necessário.

Quando o grupo maiorana e outros deixam de pagar vultuosas somas de consumo de energia elétrica, automaticamente deixam de pagar o imposto do ICMS. Isso vai ficar assim? O Ministério Público Estadual junto a SEFA terá coragem de cobrar a dívida? o calote não é apenas em relação a Celpa, é também contra os cofres públicos!

Marco Antonio disse...

Parabéns pela coragem em publicar denúncias como essa, que em nossa nação corrupta virá comentário. Estendo os parabéns a Lúcio Flávio Pinto. Grandes democratas!!!

Anônimo disse...

Pelo visto a dívida com o ICMS é maior do que a da energia. Por isso vivem elogiando o Secretário da Fazenda que lhes dá guarida. Os Maioranas não pagam ninguém e quando cobrados oferecem a troca em publicidade.O problema é do nosso Estado que não progride em virtude dos ratos que dominam os meios de comunicação.

Anônimo disse...

Por isso que está chovendo comercial da CELPA na Liberal. Será que é para pagar a dívida?Mas e os funcionários não vão receber nada?

Anônimo disse...

E todos eles, Barbalhos e Maioranas, posando de arautos da moralidade. Mas e os que sonegam tributos federais, estaduais e municipais? Onde estão?

Anônimo disse...

Pois é,os Maioranas tentam negociar todas as suas dívidas com propaganda em seus órgãos de comunicação.Mas o condomínio Lago Azul vai fazer propaganda do que?

Anônimo disse...

Tal Pai tal Filho. Que Estado,que Governo. Os paraenses não merecem isto que está ai.

Anônimo disse...

E o Gov. Jatene(PSDB) que não cobra o repasse de ICMS da Celpa. Em 01.04.12, Marabá-PA.

Anônimo disse...

GENTE.Ë TÃO SIMPLES:QUEM DEVE TEM QUE PAGAR.PERGUNTO AO LEITOR:NOSSA SANTA MAEZINHA CASO DEIXE DE PAGAR ALGUMA FATURA NÃO É PLENAMENTE INCOMODADA POR "CREDORES'?