terça-feira, 27 de março de 2012

BLOG – Reflexões de Ricardo Noblat

        Para assinalar o oitavo ano do seu blog, atualmente abrigado na versão online do jornal O Globo, o jornalista Ricardo Noblat (foto) republicou terça-feira passada, 20, uma postagem sobre o mito da imparcialidade dos jornalistas. “Republico o que postei aqui, no dia 26 de agosto de 2010. É uma maneira de renovar meu compromisso com o jornalismo tal como o entendo. E com quem me lê”, assinala Noblat, o pioneiro em matéria de blog jornalístico no Brasil.
        Um dos mais talentosos e respeitados jornalistas da sua geração, Noblat rejeita, peremptoriamente, o jornalismo bajulativo. Tanto quanto rejeita a interferência estatal na imprensa, a pretexto de um tal de “controle social da informação”, que fatalmente soa a eufemismo para sinalizar a censura, deletada pela Constituição Federal. “Jornalista é um incômodo. E é assim que deve ser. Se não for não é jornalista", arremata.
        Na postagem subseqüente a esta transcrevo o texto de Noblat, sobre a pretendida imparcialidade dos jornalistas, em matéria que pode ser acessada pelo endereço eletrônico abaixo.


Nenhum comentário :