quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

TCE – Sabino, Gambôa e a falência do decoro

Cúmplice histórico dos malfeitos dos poderosos de plantão, especialmente aqueles da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, o TCE, o Tribunal de Contas do Estado, encontra-se em uma saia justa, justíssima, para ser mais exato. Primeiramente por se manter silente, diante das falcatruas registradas no Palácio Cabanagem, ao longo das últimas décadas, seja por coonestá-las, seja por ser desidioso em suas fiscalizações na Alepa. O que já era desagradável tornou-se absurdamente insustentável, depois que o atual presidente do TCE, o ex-deputado Cipriano Sabino (foto), arregimentou o advogado Augusto Gambôa, do quadro de procuradores da Alepa – na qual ingressou sem concurso - e mentor da máfia legislativa que comanda a burocracia no Palácio Cabanagem.
Gambôa ganhou visibilidade, para o público externo, depois que as investigações do Ministério Público Estadual revelaram que nenhum dos procuradores da Alepa respeitava o redutor constitucional, valendo-se, para tanto, de fraudes na folha de pagamento, sob a leniência dos presidentes que comandaram, nos últimos anos, a Assembleia Legislativa do Pará. Gambôa, por exemplo, foi flagrado embolsando, em um, determinado mês, quase R$ 85 mil. Pois foi justamente Gambôa que Cipriano Sabino, presidente do TCE, pinçou do Palácio Cabanagem, para torná-lo diretor administrativo do tribunal. Mas não só isso. Nos simulacros das recentes auditorias do TCE na Alepa, elas passaram a ser acompanhadas de perto por Gambôa, em um claro conflito de interesses. O que equivale a escalar a raposa para tomar conta do galinheiro. A inclusão do procurador da Alepa como um dos réus em ação civil pública, por improbidade administrativa, obviamente torna sua situação insustentável no TCE. Trata-se da falência do decoro, algo previsível diante do jaez de gente como Cipriano Sabino e Augusto Gambôa, de parco apreço a preocupações éticas. Ética, para esse tipo de gente, é utensílio de museu.

17 comentários :

Anônimo disse...

Meu caro Barata, a indicação do Gamboa, inicialmente foi feita por Mario Couto para uma das diretorias do Detran.Mais tarde, o Senador que está denunciado pelo Ministério Publico, "negociou" com o Manoel Pioneiro, para indicação do Gamboa para o TCE, presidido pelo ex-deputado Cipriano Sabino.Gamboa é indicação de Mario Couto e Manoel Pioneiro.Enquanto isto foi nomeado para uma das dietorias do Detran, o sr.Marinho, oficial de justiça, filho de ex-desembargadora, com avais de Manoel Pioneiro e Mário Couto.

Anônimo disse...

Enorme promiscuidade institucional.Gamboa, saiu da Assembléia no inicio do ano para assumir uma diretoria no Detran, território comandado por Mário Couto.Logo depois saiu de lá foi para o TCE, presidido por Cipriano Sabino ex-deputado.Em seguida o chefe de gabinete de Manoel Pioneiro,deixa o cargo na Assembléia para exercer diretoria no Detran.Marinho, que estava na Alepa, é oficial de justiça e filho de ex-desembargadora.Proteção nas pontas, melhor que carro blindado.

Anônimo disse...

Proteção divina, corpos fechados contra qualquer investida.Marinho no Detran e Gamboa no TCE.

Anônimo disse...

Gamboa, foi orquestrador das bandas do Zenaldo Coutinho,Martinho Carmona,Mario Couto, Juvenil e Pioneiro.

Anônimo disse...

Esse Tribunal da Corrupção não tem moral nem prá maquiar contas dos corruptos, todas aprovadas e agora tudo descoberto. Essa porcaria não vai ser responsabilizada também? Afinal de contas enganou a todos com informações falsas. E o Luís Cuinha, agora com o rompimento do Pdt com o governo, a mulher rosimeire foi exonerada da Asipag, mas continua com os irmãos antonio da cunha teixeira e paulo cunha teixeira nos cargos de vice-diretor e chefe de segurança no presídio de Bragança. Fim da famigerada vitaliciedade dessa corja.

Anônimo disse...

Que papelão, como um profissional gabaritado se deixa envolver com falcatruas desse nível. Se não fosse procurador e sim ladrão de celular, já estaria na cadeia. Mas como serve aos senhores políticos poderosos e perigosos, pousa de bom moço. Pena que tenha usado a sua inteligência para roubar o erário. Recomendo que esse senhor vá ao espelho e pergunte: o que me fez escolher esse lado podre?

Anônimo disse...

19:33, para a sua pergunta: O que levou Gambôa a escolher esse lado podre? Apresento-lhe a resposta: A CERTEZA DA IMPUNIDADE.
Graças à NOSSA VIRGEM DE NAZARÉ e aos nobres promotores Arnaldo Azevedo e Nelson Medrado, essa certeza da impunidade que incentivava os corruptos agora passou a ser a certeza da sociedade na punição dos corruptos e ladrões do dinheiro público.

"Ó Pará, quanto orgulho ser filho,
De um colosso, tão belo e tão forte;
Juncaremos de flores teu trilho,
Do Brasil, sentinela do Norte.
E a deixar de manter esse brilho,
Preferimos, mil vezes, a morte!"

Anônimo disse...

É necessário acabar com o tce, cabide de emprego de político falido, mas com algum prestígio, então é conduzido para o tce, deve-se criar um órgão externo de controle, assim como acabar com todas as imunidades e prerrogativas dos políticos e membros do judiciário, fontes da impunidade neste país.

Anônimo disse...

Hoje o Tribunal de Contas está composto de 90% de servidores temporários e a cada dia um novo é nomeado, mas ninguem sabe aonde o dito cujo fica lotado. Vide Diário Oficial do Estado gestão Cipriano todo prosa
Agora se sabe que 15% dos nomeados são fantasmas; falam que rola uma divisão financeira dos salários. Seria possível? Acho que não afinal o TCE está sendo dirigido por pessoas probas, honestas e de reputação ilibada. Ou será que estou enganado ou me enganaram?

Anônimo disse...

Com tanta roubalheira nesse país e Os gatunos de gravata ainda se queixam dos bolções de miséria que o roubo deles causa. Adoram viajar para países de primeiro mundo, que mesmo em crise continuaram de primeiro mundo. Vão para Dubai tomar remedinho para esticar a cara e o que mais puderem, tudo com dinheiro desviado das políticas públicas e sociais. Se acham com "MORAL" para apontar o dedinho pobre para quem denuncia suas falcatruas e sempre se escondem em alguma religião para pedir mais dinheiro e a misericórdia de Deus. Se dizem ungidos pela "sorte" proveninete da fé (só se for na impunidade), mas se observarmos suas vidas glamourosas, acharemos latrinas sujas até a beira e muitos problemas familiares.

Anônimo disse...

Gostaria que alguém me explicasse o porquê da vitaliciedade dos conselheiros dos tribunais da corrupção estadual e municipal. Roubo, roubo e mais roubo, não detectam nada, e ainda aprovam tudo. Qual a utilidade dessas imundícies? Negociar cargos prá parentes, acumular salários da Alepra de onde são oriundos, entre outras atividades ilícitas. FIM DESSAS PORCARIAS URGENTE.

Anônimo disse...

Uma improbidade administrativa a menos no TCE, mandaram o consultor jurídico pra fora de lá. Agora vão acbar as poses nas colunas sociais e a Troppo vai perder boas notícias sobre a decoração do apartamento e os filinhos dele vão voltar a andar de ônibus e um carro vai sobrar para transportar os técnicos do tribunal nas inspeções. O diário oficial publicou nesta sexta exoneração do joão jorge hage, o homem do conselho de ética da OAB-pa e protetor da filha do erlindo braga seu colega nesse conselho. acabou a mamata.

Anônimo disse...

BARATA O DEP ZENALDO COUTINHO VAI ESCAPAR DESSA INVESTIGAÇAÕ COM TODA A SUA CUMPLIÇIDADE COM O OFIÇIAL DE JUSTIÇA MARINHO, ESPERAR PARA VER.

Anônimo disse...

com todo esse escandalo aumentando o aglomerado de caçiques ta se vendo que naõ vai da em nada.

Anônimo disse...

tem que cortar a imunidade desses mau servidores da vida publica

Anônimo disse...

Daqui a pouco o cipriano sabido e o luís tartaruga cuinha vão achar um jeito de blindar o gambá com a imoralidade da "vitaliciedade". Aguentem o cheiro.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o porquê da vitaliciedade dessa cambada de bandidos dos tribunais da corrupção estadual e municipal, que não vêem nada, não fiscalizam nada. Só serve prá negociar cargos prá parentes e seus cupinchas.