quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ALEPA – Investigação faz Medrado adiar promoção

Um belo e edificante exemplo de dignidade e dedicação no exercício da sua profissão. Assim pode ser resumida a postura do advogado Nelson Medrado, hoje o mais antigo dos promotores de Justiça do MPE, o Ministério Público Estadual, status que lhe permitiria postular a promoção, por antiguidade, para procurador de Justiça. Uma perspectiva da qual ele abdicou, adiando em pelo menos dois anos, estimativamente, para poder concluir as investigações sobre as falcatruas sistêmicas no Palácio Cabanagem, a sede da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, em uma faxina ética sem precedentes na história do Estado.
“O que começou tem de ser concluído, com os cuidados que a situação exige”, explica Medrado, ao relatar o porquê de adiar a chance de promoção por antiguidade. Sempre elegante, na postura e no trajar, Medrado evita o assunto, mas soa fatalmente inexplicável que um promotor de Justiça do seu nível – de competência, experiência e probidade reconhecidas – fique engessado, à espera de promoção por antiguidade. “Depois de encerrarmos o que nos foi confiado, aí pensarei na promoção”, conclui Medrado.

21 comentários :

ROMULO SILVA disse...

O QUE SERIA DA SOCIEDADE SE NÃO TIVESSEMOS ALGUNS MEDRADO DA VIDA, PARABENS PROMOTOR, FORÇA, QUE DEUS LHE ILUMINHE SEMPRE.

Anônimo disse...

O Promotor de Justiça NELSON MEDRADO é um dos filhos mais honrados do nosso amado Estado do Pará. Homem de bem, cuja dignidade orgulha a todos os paraenses de bem. Méritos os tem aos montes. Um dos mais eminentes Promotores de Justiça de toda a história do Ministério Público do Estado. Grande valor humano e superior quadro profissional. Vai, mais cedo do que se imagina, pro bem do Pará e da moral pública, se tornar, embalado pela mais absoluta meritocracia e reconhecimento das suas qualidades ético-profissionais, não só Procurador de Justiça, mas, o Procurador Geral de Justiça. A CONFERIR!

Anônimo disse...

O Doutor Nelson Medrado, esse possui merecimento pra ser chamado de DOUTOR, é um jurista justo que atua com magnífico bom senso e senso de justiça, porque seu abalizado discernimento ético lhe faz um catedrático da sapiência de saber separar o joio do trigo.

Anônimo disse...

A se tivéssemos no judiciário uma pessoa com essa perseverança, dignidade e ética moral. Estaríamos com meio caminho andado prá reparação da injustiça social e falta de decência nos homens públicos.

Nina disse...

O Promotor Nelson Medrado já conquistou a confiança e o respeito do povo do Pará. Sua postura bem mostra o seu caráter ético e sua honestidade.

Anônimo disse...

Parabens Doutor Nelson Medrado, o senhor é um exemplo para toda a sociedade. Mas acho que o senhor poderia adiar um pouco mais a promoção para procurador de justiça. O senhor merece essa promoção, mas antes não esqueça de entrar no TCE e TCM e naqueles ministerinhos públicos junto aos tribunais de contas. Depois de pegar os malfeitores do dinheiro público o senhor merece é ser procurador geral de justiça como bem disse o anon. das 16:18.

Anônimo disse...

Ave Doutor Medrado, são pessoas dignas como o senhor que nos levam a crer que nem tudo está perdido. Tenho certeza que o seu exemplo deverá ser seguido, mesmo que por poucos, mas que faz a diferença.
Dignidade já!

Anônimo disse...

Nelson Medrado, PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA. Isso é o que se pode chamar de uma honra para o Ministério Público ser comandado por um profissional íntegro, probo, inteligente,competente e um ser humano de primeira qualidade.

Anônimo disse...

Nélson Medrado jamais teve pretensão de ser Procurador e muito menos Procurador Geral de Justiça.Seu compromisso sempre foi com o bom nome da instituição e com este objetivo uma única vez tentou ser Presidente da AMPEP(Associação do Ministério Público).A derrota dele naquela eleição é um dos capítulos mais vergonhosos da história da instituição.Seria muito bom inclusive que você Barata procurasse conhecer esse episódio para poder ter a noção exata das dificuldades que esse homem já enfrentou na vida para poder levar adiante sua missão.Durante anos ele foi considerado maldito pela cúpula a ponto de muitos de seus "amigos" evitarem sua companhia para não desagradar a chefia pois ele jamais se calou diante das coisas que considerava erradas.Felizmente a sociedade hoje sabe quem ele é e valoriza seu trabalho,coisa que os dirigentes da instituição jamais fizeram.

Anônimo disse...

Modesto e simples, o DOUTOR NELSON MEDRADO sobretudo - mais que tudo - faz do decoro e do pudor o pulsar da honra e da dignidade, o pulsar da decência e da honestidade na defesa do interesse público.

UM EXEMPLO DE GRANDE HOMEM, QUE DEVOTA A SUA VIDA A SERVIR AO BEM!

Anônimo disse...

Nelson
Medrado..................................................................................................................................
Parabéns..Promotor...de verdade

Anônimo disse...

Barata,

O Promotor de Justiça Nelson Medrado está tendo esse destaque por ter tido a coragem de denunciar políticos corruptos do alto escalão, pena que os demais Promotores não agem da mesma forma, afinal são muito bem pagos para fiscalizar a coisa pública.

Não é mais que uma obrigação do cargo.

Anônimo disse...

O pior é saber que esta postura do Dr. Medrado sempre incomodou a chefia do MP, preocupada em estar de bem com os chefes dos poderes Executivo,Legislativo e Judiciário.Pra se ter uma idéia até o Martinho Carmona recebeu a mais alta comenda do Ministério Público quando era presidente da ALEPA.

Anônimo disse...

Parabéns Dr.Medrado,o povo paraense vai ficar eternamente grato a você pela coragem de enfrentar um Poder tão nefasto como o Legislativo paraense.Todos os envolvidos em improbidades e ilegalidades devem ser banidos e punidos pelos prjuízos causados aos cofres públicos.

Anônimo disse...

Verdade anônimo de 2 de fevereiro de 2012 08:23, essa postura de execrar um para não parecer mal aos olhos de um determinado grupo é bem peculiar no Ministério Público do Estado, regra que não escapa inclusive os comissionados (os que entraram no ministério público por troca de favores e nepotismo indireto).

Postura de hipócritas!!!!!!

Anônimo disse...

Transcreve-se abaixo notícia veiculada na Coluna "REPÓRTER 70", "EM POUCAS LINHAS", do Jornal "O LIBERAL", edição do dia 04 de novembro de 2011:

"O PROMOTOR FIRMINO ARAÚJO DE MATOS MANDOU OFÍCIO À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DETERMINANDO MEDIDAS, NO PRAZO DE 90 DIAS, CONTRA A EXISTÊNCIA DE SERVIDORES NOMEADOS IRREGULARMENTE."

Expirado o prazo estabelecido pelo Promotor de Justiça FIRMINO ARAÚJO DE MATTOS nada aconteceu: "tudo continua como dantes no quartel de Abrantes."

Transcreve-se abaixo trecho de NOTA À IMPRENSA, da lavra do Presidente da Assembleia Legislativa, com esclarecimentos veiculados em 28 de janeiro de 2012:

"8. Como é do conhecimento público, por orientação de seu presidente, a Alepa tem colaborado estreitamente com o Ministério Público."

Até onde se estende a "estreita colaboração" da ALEPA ao Ministério Público, haja vista que, até a presente data, aquela Casa ignorou o expediente do Promotor de Justiça FIRMINO ARAÚJO DE MATOS, cujo prazo fixado pra providências já se encontra expirado?

Anônimo disse...

O Promotor de Justiça NELSON MEDRADO é pura simpatia, de quem todas as pessoas de bem do Estado do Pará são fãs ardorosos.

Célebre guardião do Estado Democrático de Direito!

Honrado, nobre e destemido defensor do interesse público, da ética e da moral pública no uso que se faz do dinheiro público pelos que estão no exercício da gestão pública.

Anônimo disse...

Desabafo do Promotor de Justiça NELSON MEDRADO diante dos fortíssimos indícios de fraudes na gestão do Deputado MANOEL PIONEIRO, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará:

"É desanimador ver que mesmo com toda a fiscalização, as fraudes continuam";

"Alguém está mantendo o esquema que, diferentemente, do que pensávamos, não foi desarticulado";

"Parece que estão desafiando as instituições e temos que dar uma resposta à altura";

"A sociedade toda está com uma lupa sobre a Assembleia Legislativa e ainda há pessoas cometendo fraudes";

"Alguma coisa está muito errada";

"É assustador"!

"Como pode alguém que sequer tem nota fiscal eletrônica ser incluído em um processo de licitação se só pode vender para órgão público quem tem essa nota eletrônica?";

"Essa é a prova da fraude";

"Tive que mudar os planos. Pela gravidade dos fatos apresentados, primeiro vamos levantar a situação dessas empresas".

"Vou analisar todas as licitações realizadas pela Comissão Permanente de Licitações da atual gestão da Assembleia Legislativa".

Entrevista concedida pelo Promotor de Justiça NELSON MEDRADO à Jornalista Rita Soares do Jornal "DIÁRIO DO PARÁ", publicada na edição de domingo, 05/02/2012, no Caderno "A", página "3", cujo o Título da Manchete destaca: "PROMOTOR CLASSIFICA QUADRO NA AL COMO ASSUSTADOR".

Anônimo disse...

O Promotor Nelson Medrado, através do trabalho sério, construtivo e calçado no espírito público, está sempre atento ao interesse social mas igualmente zeloso em proteger a santidade do direito e de ser, antes de mais nada, um justo, distinguindo através do seu proceder honesto os que agem de boa fé dos que se envenenam pela paixão da má fé. É, notória e reconhecidamente, atento e zeloso ao respeito à dignidade da pessoa humana.

Anônimo disse...

Com tanta roubalheira nesse Estado e os gatunos de gravata ainda se queixam dos bolsões de miséria que o roubo deles causa.

Adoram viajar para países de primeiro mundo, que mesmo em crise continuaram de primeiro mundo.

Vão para Dubai tomar remedinho para esticar a cara e o que mais puderem, tudo com dinheiro desviado das políticas públicas e sociais.

Se acham com "MORAL" para apontar o dedinho podre para quem denuncia suas falcatruas e sempre se escondem em alguma religião para pedir mais dinheiro e a misericórdia de Deus.

Se dizem ungidos pela "sorte" proveniente da fé (só se for na impunidade), mas se observarmos suas vidas glamourosas, acharemos latrinas sujas até a beira e muitos problemas familiares.

Anônimo disse...

A gestão da Assembleia Legislativa há de marchar para um futuro diverso ao dos deslizes éticos e morais, cujo declínio é perseguido pela firme atuação institucional dos Promotores de Justiça Nelson Medrado e Arnaldo Azevedo, para os quais a defesa do interesse público não admite demagogias estéreis e personalismos inúteis, que são fontes de atraso institucional, meio e caminho pra se amealhar fortunas privadas em detrimento do erário, com repulsiva, abominável e criminosa sangria do dinheiro público desviado.

É imprescindível que se expurgue os antigos maus hábitos e se viabilize a concretização do restabelecimento da ética política e administrativa, a fim de se estabilizar a ação política e administrativa, que possibilitem à Assembleia Legislativa acompanhar o povo nos seus anseios, auscultando-lhes as necessidades e tomando as medidas que se revelem mais eficazes à satisfação dos ideais da comunidade.

Não se concebe que as elites dirigentes do Estado se conduzam com o temperamento das paixões de baixo gabarito moral e intelectual, que desvirtuam e conspurcam o interesse público, a ética e a moral pública.

É certo que os homens passam e, no dizer de Hariou, as instituições ficam para sempre. Mas, para que estas não pereçam ou se deteriorem, necessitam da seiva humana, dependem daqueles que a impulsionam e vivificam.

Urge que os dirigentes da Assembleia Legislativa acertem os passos éticos da gestão, dos parlamentares que a integram, dos servidores que compõem os seus quadros, a fim de se restabelecer a segurança da seriedade e credibilidade daquela Casa no desempenho da sua missão institucional.