sábado, 21 de janeiro de 2012

VALE – A líder das piores empresas

Uma das maiores transnacionais brasileiras, a mineradora Vale, presente em 38 países nas Américas, África e Ásia, pode receber, no final de janeiro, um dos principais prêmios internacionais da vergonha corporativa. Escolhida entre dezenas de candidatas, a Vale está entre as seis finalistas do Public Eye Award 2012, que concede anualmente o título de pior empresa do mundo a uma corporação, eleita em concurso internacional por voto popular, durante o Fórum Econômico Mundial na cidade suíça de Davos. Do quinto lugar na primeira semana de votação do premio, lançado em 5 de janeiro, a Vale assumiu a liderança pela primeira vez na tarde desta sexta-feira (20). Clique aqui para acompanhar a votação (em inglês).
A notícia é do site Repórter Brasil, segundo o qual, de acordo com os organizadores do concurso – as ONGs Declaração de Berna e Greenpeace Suíça -, as empresas finalistas são escolhidas em função da gravidade dos impactos e problemas sociais, ambientais e trabalhistas decorrentes de suas atividades. Além da Vale, concorrem este ano a japonesa Tepco, empresa do setor de energia responsável pelo desastre nuclear de Fukushima, a britânica Barklays, complexo bancário envolvido em especulações mundiais sobre preços dos alimentos, a americana Freeport Mcmoran, mineradora com atuação desastrosa em Papua Nova Guiné, a sul-coreana Samsung, multinacional acusada de expor seus trabalhadores a substancias altamente tóxicas, e a suíça Syngenta, produtora de agrotóxicos banidos em muitos países e responsável pela contaminação de centenas de lavouras com espécies transgênicas.
A matéria do site Repórter Brasil pode ser acessa pelo endereço eletrônico abaixo:


3 comentários :

Anônimo disse...

E que palhaça foi aquela que saiu nos jornalões de que a CELPA é a queridinha da população. Quanto ela pagou para "ser eleita" e quanto dispensou dos jornalões em contas ainda não pagas? E o PROCON concorda com isso?

Anônimo disse...

Na semana que passou uma tal de autrabel reuniu meia dúzia associados, sei lá de onde, e resolveram eleger a CELPA como “melhor empresa de serviços público da região metropolitana de Belém”. Jesus - Maria - José! Essa foi o fim da picada! Como uma empresa que vive aviltando os usuários com tarifas que mais parecem um assalto, constantes quedas de energia, uma estrutura sucateada e um sistema de atendimento que faz qualquer “zen” sair do sério, de tão avacalhada, pode ser considerada exemplo de eficiência?! Fala sério! E ainda vem o Diário do Jader soltar notinha paga dessa fuleiragem.
O governo jatene tem de parar com essa ganância de cobrança do ICMS nas contas dos pequenos consumidores, enquanto os mega industriais levam energia de Tucuruí a preço de banana. E o falsário duciomar fazer valer a taxa de iluminação pública cobrada e tirar a cidade da escuridão, pois basta ir lá no bairro da Brasília, no outeiro, pra constatar tal abandono.

Anônimo disse...

Isso é o samba do crioulo doido, toda semana a mídia mostra bairros inteiros sem luz e o prejizo que isso causa aos pequenos comerciantes e à população em geral. Quem tiver dúvida vá ao Procon e constate o número de reclamações dessa porcaria chama CELPA.