quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SAUDADES - A dolorosa cerimônia do adeus

6 comentários :

Anônimo disse...

Bom dia!

Desculpe utilizar seu blog para isso, mas preciso mandar uma carta para o Governador URGENTE, com os anseios dos funcionários da COSANPA, pois assim como sequer consigo falar com o Presidente Antônio Braga, que está de “recesso para as festas de fim de ano”, também não consigo falar com o Governador Jatene.


Senhor Governador,

Nós, funcionários da Cosanpa, votamos com muita esperança nas mudanças e em suas promessas feitas na campanha eleitoral de 2010. Em todos os debates assistíamos o senhor dizer que a questão da Cosanpa passava longe da privatização, e em seu discurso na posse do Presidente da Cosanpa Antônio Braga, presenciamos novamente esta afirmação e um compromisso da parte daquele Presidente de que assumiria para fazer uma gestão valorizando o funcionalismo (empregados) da Cosanpa e gestão empresarial. Como na gestão anterior a Cosanpa foi “usada e abusada” pelo corpo gerencial e comissionados, esperávamos uma gestão totalmente diferente. Pois bem, 365 dias de seu primeiro governo já se foram, e a Cosanpa não mudou nada, mesmos gestores, mesmos comissionados, mesmos vícios, a única coisa que mudou é que o Presidente acrescentou mais comissionados (mas não destituiu nenhum anterior), e o compromisso de valorizar funcionários nunca aconteceu, pelo contrário, nesta gestão o Presidente sequer atende o Sindicato dos Urbanitários, que reflete o anseio da grande maioria dos Cosanpeanos, e, muito menos algum funcionário, repressão total. Ano passado conseguimos um pífio reajuste salarial de 6,30% (O MENOR DOS ÚLTIMOS 12 ANOS), entendi e concordei, até mesmo como uma maneira de colaborar com a melhoria da Cosanpa, pois tenho consciência do déficit da Companhia, achei até mesmo que isso já seria o reflexo de uma gestão consciente, porém fui surpreendido e fiquei muito decepcionado quando vi que no mesmo mês de nosso pífio reajuste, foi reajustado “por detrás das cortinas” um aumento de 73,30% no salário do Presidente e dos Diretores. Aí o que adiantou eu entender a situação da Cosanpa, se o Conselho de Administração e a Diretoria estão contribuindo para que esta Companhia vá para o ralo??? Como pode um aumento de tal proporção para a Diretoria e tão ínfimo para todo corpo funcional? Será que não foi injusto? Será que não seria mais justo se o Governo rateiasse o acréscimo na folha de pagamento com todos os funcionários e não só com os 4 diretores e 1 Presidente? Foi o primeiro grande golpe na Cosanpa. Agora, no mês de Dezembro de 2011, estamos passando por mais uma grande catástrofe: o Projeto das Parcerias Público Privadas no Saneamento do Pará está para “votação” na ALEPA. No início acreditei no que alguns poucos correligionários do senhor que restaram na Cosanpa falou, talvez apenas por fidelidade ou inocência, mas também estão no mesmo buraco que eu:”isso é apenas uma maneira de garantir investimentos, a COSANPA vai permanecer nossa, do povo do Pará”. E me despreocupei, pois essa pessoa emana confiança, e, como o senhor, tem a arte de falar bem e encantar muitas pessoas aqui. Mais um ledo engano, para desespero de todos nós. O Sitiupa e os Deputados do PT e PSOL nos mostraram a proposta do Projeto e sua redação é TOTALMENTE CLARA E TRANSPARENTE: DELEGAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DO SANEAMENTO DO PARÁ ÀS PPP’S.
MEU DEUS! Continua no próximo post

Anônimo disse...

E isso não é privatização “disfarçada”? Só mudou o nome, mas as conseqüências são
as mesmas. E se esta tal de privatização fosse boa, a Rede Celpa seria atualmente excelente, posto este que só consegue na falsa publicidade. Pergunte quantas vezes falta energia nos bairros de Belém e qual o tempo de espera para a solução. Eles brincam com nossa paciência. E os reajustes tarifários absurdos todo ano, quando não é duas vezes ao ano. Melhorou o quê e pra quem? Em meio a toda essa desgraça que está acontecendo na Cosanpa, as retaliações à funcionários efetivos existem com força total, contrastando com as regalias dos comissionados (muitos em situação de nepotismo e até acúmulo de função pública, facilidade esta principalmente nos setores do interior do estado, mas na capital também é terrível). No último acordo coletivo, demitiram alguns funcionários concursados por estarem grevando, quando a greve foi julgada PROCEDENTE. Em compensação, muitos comissionados só aparecem se quiserem trabalhar, fora os contratados por um Projeto que já nem existe há anos, o PROIESA, que é cabide de empregos. Novamente me pergunto: cadê a justiça? A assessora do Presidente tirou folga, autorizada por ele mesmo, para compensar nas férias que a mesma sequer ainda não conquistou tal direito. E, quando quisemos ir na ALEPA tentar lutar contra este Projeto de Privatização (que chamam PPP), queriam nos barrar, ameaçando-nos por insubordinação, que não estávamos de férias para folgar e ir a qualquer ato público para reinvindicar o que é nosso por direito. Graças a Deus fomos instruídos pelo Sitiupa a utilizar do mesmo subterfúgio que o Presidente Braga utilizou com sua assessora: vamos compensar nas férias, e aí dele que não o faça, afinal os direitos são iguais para todos: assessore, encanadores, agenopes, etc., não é mesmo? Ou então vão ter que fazer um inquérito administrativo para mais de 90% dos funcionários da COSANPA. Ainda tem mais: o Presidente e a Diretora Financeira, em meio a todos esse acontecimentos, também ainda sem direito à férias, estão viajando desde antes do Natal e só voltarão dia 04 de janeiro de 2012. Acrescente-se que a atual diretoria só tomou posse em março de 2011, não tem direito ainda a férias. Logo, não pode nos julgar se fizermos o mesmo. Das duas uma: ou o que foi prometido em campanha era falso ou o Presidente está agindo sem que o senhor Governador tenha conhecimento de tais atos. Portanto, Governador, como presente de Ano Novo lhe suplico, converse com ele. Ele nos deve esclarecimentos e respeito, mas já que não conseguimos ter nem uma coisa nem outra dele, pedimos que já que o senhor é o chefe do executivo deste Estado do Pará, cobre dele atitudes coerentes com o pacto que o senhor tanto pregava. E ao senhor pessoalmente, peço, que pense naquela proposta que o senhor cantava em prosa e verso de diminuir as desigualdades sociais no nosso estado e de seu comprometimento em NÃO PRIVATIZAR a COSANPA, e retire este Projeto de Privatização da Cosanpa de pauta na ALEPA. Pois com toda a certeza temos consciência que uma empresa privada não terá interesse financeiro em levar uma rede de abastecimento de água ou esgoto para alguma comunidade que viva na miséria e seja longínqua, pois o investimento será alto e o retorno será igual o reajuste do salários dos funcionários da COSANPA:bem pequenininho. CONTINUA NO PRÓXIMO POST

Anônimo disse...

Eles só vão querem investir onde der lucro, no mínimo do tamanho do reajuste dos diretores e presidente da COSANPA, aí os pobres ficarão sem nenhuma expectativa de melhoria ou acesso a tais benefícios, que devem ser COMPROMISSOS DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, através de nossa amada e até o momento pública COSANPA. Desculpe recorrer a blogs e outros para tentar chegar ao seu conhecimento tais fatos, mas tentei seu site de governo no @governopararesponde e até hoje minha mensagem não foi respondida, logo, quem sabe se algum blog publicar a sua assessoria responde né? Afinal a gente sempre inicia o ano novo cheio de esperanças e fé na realização de nossos sonhos, e eu não sou diferente. Governador, por favor responda, realize meu 2012 já bem mais feliz. Quero voltar a crer no senhor e na sua gestão. Pois nos últimos 4 anos da gestão anterior o quadro era igual ao atual, não mudou nada, a não ser o intuito de privatizar a cosanpa, e isso o povo do Pará não quer, nem eu. Ah! Não quis me alongar muito mas, saiba que aqui só estão algumas informações da COSANPA, mas a gestão está ainda pior do que pintei, esses só são os últimos fatos para não tomar muito seu tempo.
Aguardo sua resposta confiante na sua coerência e em suas promessas de Campanha. E se não for pedir muito, peço que na reformulação do secretariado troque o Presidente Antônio Braga, pois está tudo igual ao período 2007-2010, não preciso detalhar muitas coisas não é? Anteriormente já lhe dei uma palhinha do que está acontecendo. Desde a gestão do Dr. Frederico Andrade não vemos seriedade por aqui.

Anônimo disse...

Na missa de setimo dia de um amigo meu soube que este cidadão Presidente da Cosanpa foi indicação de um cara com um nome esquisito(Wilmos) e que o mesmo estava conhecendo pela primeira vez a Disneylandia, coisa que só depois de ser Presidente da COsanpa o dinheiro deu.

Anônimo disse...

Como o seu blog a cada dia se firma como um meio da população se manifestar,já que a imprensa parece retratar um outro governo estadual, peço aqui também encarecidamente que o governador se dedique a pesquisar o que ocorre na SESPA.Votei no PSDB esperançosa de que haveria a mudança dos absurdos do PT,entretanto mudaram os atores mas o cenário é o mesmo.Hélio Franco não é gestor,seja por despreparo ou má intenção a saúde está ficando cada vez pior,troque de secretário governador, a saúde da população não é moeda ou palanque do PPS e Jordy.

João Henrique disse...

ESTOU SOFRENDO AVISOS DE CUIDADO E AMEAÇAS!!!!!
GOSTARIA DE COMPARTILHAR ESSA SITUAÇÃO MAIS UMA VEZ COM OS MEMBROS DO GRUPO.
DE UNS DOIS MESES PRA CÁ TENHO RECEBIDO AVISOS DE TOMAR CUIDADO, POIS ESTARIAM FAZENDO UMA CASINHA PARA ME PEGAR (ME QUEBRAR NA PORRADA E ATÉ MESMO ME MATAR). O MOTIVO DISSO TUDO É QUE ESTOU SENDO ACUSADO DE SER O DONO DO BLOG DO PARENTE (www.blogdoparente.blogspot.com).
NÃO PRECISO ME ESCONDER ATRÁS DE UM FAKE PARA EXPRESSAR MINHA OPINIÃO, NÃO TENHO MEDO DE NENHUM VAGABUNDO, CORRUPTO E COVARDE, QUE FICA FALANDO NA MINHA COSTA NA PREFEITURA E NA CÂMARA. NÃO SOU O DONO DO BLOG DO PARENTE, MAS DESDE QUANDO SOUBE QUE ESSE BLOG EXISTE, SOU DURAMENTE ACUSADO, EMBORA SEMPRE TENHA LEVADO NA BRINCADEIRA.
NÃO SOU CONTRA O CONTEÚDO DO BLOG, ENTRETANTO, O DONO DEVERIA APARECER, ATÉ PORQUE EM CAMETÁ EXISTEM MUITOS COVARDES QUE PODEM FAZER ALGUMA COISA PARA PESSOAS INOCENTES. O PARENTE VEIO DENUNCIAR MUITOS CASOS DE CORRUPÇÃO EM NOSSO MUNICÍPIO COM PROVAS CONTUNDENTES. ISSO É MÉRITO DELE.
NÃO TENHO MEDO DE FALAR O QUE PENSO, NO QUE ACREDITO E PRINCIPALMENTE NOS MEUS SONHOS. SOU UM CAMETAENSE PREOCUPADO COM OS CAMETAENSES, SEMPRE DENUNCIEI AQUI NO GRUPO OS ERROS MOSTRANDO MINHA CARA, E TIVE A HUMILDADE DE RECONHECER OS ACERTOS.
AGORA, ME ACUSAR, ME AMEAÇANDO, QUE SOU O PARENTE, SEM PROVAS, NÃO DÁ... MOSTREM AS PROVAS, MOSTREM SUAS CARAS, VÃO NO FÓRUM ME PROCESSAR, A JUSTIÇA EXISTE PARA ISSO. DEIXO O MEU COMPUTADOR A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER TIPO DE INVESTIGAÇÃO.
GOSTARIA DE PEDIR PERMISSÃO A UM AMIGO QUE FALOU O SEGUINTE: "SE TEM ALGUÉM LESADO QUE FOI DENUNCIADO PELO BLOG DO PARENTE COM CORRUPÇÃO OU ALGO PARECIDO, POR QUE NÃO CRIA UM BLOG PARA COMPROVAR QUE É MENTIRA O QUE O PARENTE FALA, ASSIM DESMASCARA E DESMORALIZA O PARENTE?” AGORA, NÃO SE FIQUE PERSEGUINDO PESSOAS, COMO TERRORISTA: ACUSANDO PESSOAS SEM PROVAS PARA TENTAR ACHAR UM SUPOSTO PARENTE, É MUITA COVARDIA.
SE ACONTECER ALGUMA COISA COM A MINHA INTEGRIDADE FÍSICA É SIMPLISMENTE POR ESSE FATO, E EU SEI DE ONDE É QUE VEM . QUANTO A ISSO JÁ ESTOU PROVIDENCIANDO A MINHA DEFESA, JÁ ESTOU ACIONANDO A POLÍCIA E A JUSIÇA.

NÃO TENHO MEDO E CONTINUO ACREDITANDO QUE LUGAR DE BANDIDO E DE POLÍTICO CORRUPTO É NA CADEIA!!!!
Blog do Parente de Cametá
blogdoparente.blogspot.com