sábado, 7 de janeiro de 2012

CRIME - A escalada do trabalho escravo

A "lista suja" do trabalho escravo, cadastro de empregadores pegos em flagrante na exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão, nunca teve tantos nomes. Atualizada nesta semana, a relação cresceu com a entrada de 52 novos registros e chegou ao recorde de 294 nomes. Entre os que entraram estão alguns dos principais grupos usineiros do país, madeireiras, empresários e até uma empreiteira envolvida na construção da usina hidrelétrica de Jirau. A lista – na qual pontificam o Pará e Mato Grosso - inclui ainda médicos, políticos, famílias poderosas e casos de exploração de trabalho infantil e de trabalho escravo urbano.
A revelação é da agência de notícias Repórter Brasil, em matéria assinada por Bianca Pyl, Daniel Santini e Maurício Hashizume. As fotos que ilustram a reportagem falam por si mesmas. A exemplo da foto que ilustra essa postagem, mostrando rãs nadando na água servida aos trabalhadores libertados. A matéria pode pode ser acessada também pelo endereço eletrônico abaixo:


A denúncia esclarece que, após serem flagrados explorando mão-de-obra escrava, todas as pessoas e empresas tiveram chance de defesa em processos administrativos. Somente depois de esgotados todos os recursos, foram incluídas no cadastro. Entre os novos registros, há casos como o de Lidenor de Freitas Façanha Júnior, cujos trabalhadores, sem opções, bebiam água infestada com rãs (foto acima), e o do fazendeiro Wilson Zemann, que explorava crianças e adolescentes no cultivo de fumo, acrescenta a denúncia.


25 comentários :

Anônimo disse...

Sobre a possível greve da PM.

Fora o sindicato dos professores, que minguaram até serem ameaçdos pelo Estado em conluio com essa imprensa marqueteira, por míseros R$ 60,00, os demais servem de bucha de ganhão para os estorvos dos políticos paraenses, que ao contrário dos servidores concursados que carregam esse fardo chamado Pará nas costas, estão provavelmente tomando seu drink tranquilamente de frente para alguma praia do nordeste, de férias, porque nem por aqui gostam de ficar.

Anônimo disse...

Saúde Pública no Pará: não há dinheiro para quem trabalha, só para quem é do partido.

A diretora-presidente da Fundação Santa Casa - provavelmente no estrito cumprimento de ordens superiores, comunicou aos servidores do órgão que a GDI (gratificação de produtividade) percebida trimestralmente não mais será paga em decorrência da suspensão do "repasse de verbas municipais".

Pode até ser verdade, porém corre sério risco de não ser, uma vez que tornou-se público na blogosfera local a farra de compras superfaturadas na SESPA e o escandaloso orçamento de 2.012 em cuja rubrica "eventos" estão previstos gastos de quase 15 milhões de reais, muito além do que o órgão gasta na atenção a saúde; o que nos leva a achar que esteja em curso um grande "acúmulo de energias financeiras" (desvio de verbas em caixa-2) para a campanha do PPS em 2.012.

Será que o Jordy (PPS) ainda se olha no espelho e enxerga um deputado-ficha-limpa desta terra?

Anônimo disse...

se jordy fosse ficha limpa ele não colocariam tantos temporários na sespa

pois a sespa esta super lotada de temporarios enquanto os concursados tem suas nomenações proteladas
exemplo disse éa luta dos assistentes sociais por nomeação
barata por favor continue dando seu apoio a luta dos assistentes socias pois seu apoio é de fundamental importância para nós asssistentes sociais lutarmos por nomeação

o concurso c 153 da sespa tem seu prazo de validade encerrado em 22/04/2012,por isso temos que pressionar esse governo para que esses assistentes sociais sejam nomeados !!!

Anônimo disse...

O que acontece na SESPA supera o governo petista, Hélio Franco do Jordy tem outras preocupações que passam longe da saúde pública do estado.Nós,servidores estáveis da SESPA e que não participamos disso, trabalhamos desiludidos e enojados com tanto nepotismo e uso partidário da secretaria.

Anônimo disse...

Barata,no blog da Franssinete noticia que a cozinha do novo HOSPITAL JEAN BITAR não é dimensionada para poder preparar alimentação para os funcionários.Como???? por cerca de 43 milhões que custou a desapropriação e que servia quando funcionava a Maternidade do Bebe,agora não dá mais? Surreal.

Anônimo disse...

Barata o trabalho escravo no Pará não e nem uma novidade, mais gostaria de saber das autoridades onde esta a lista dos envolvidos na exploração do trabalho escravo na Capital Paulista, pois a publico e notório o trabalho que são submetidos os imigrantes bolivianos, peruanos e colombianos nos porões dos prédios antigos da capital paulista, mais as autoridades nada fazem para coibir, mas direcionam a mazela para o estado do norte.

Anônimo disse...

O posto de saúde da Pedreira está entregue as baratas, a diretora só comparece de manhãzinha e depois bate a porta da chefia, entregando a unidade nas mãos de uma despreparada que se esconde toda vez que os usuários começam afazer barulho cobrando a presença de médicos e curativos.

Anônimo disse...

O que estão fazendo na SESPA é um escândalo.Para fazerem seu caixa para o PPS os servidores são penalizados. Queremos a GDI que merecemos ,já que o hospital não parou e estamos tendo de aceitar essa direção que o secretário, sua vice e o governador impuseram.Eles que tratem de receber do municipio que é seu trabalho, o nosso está sendo feito.

Anônimo disse...

Na SESPA Hélio Franco e sua equipe só são eficientes para trabalhar para a próxima eleição para prefeitos.Nem no governo PT havia tanto aparelhamento partidário da secretaria porque o vice vigiava.Como a vice de agora quer mais é empregar os familiares e amigos,o PPS detona em favor próprio.

Anônimo disse...

barata é uma vergonha o nepotismo na SESPA,por isso te pedimos que não nós abandone e continue publicando em seu blog as denuncias contra a sespa de arnaldo jordy e helio franco
os concursados estão sendo penalizados em prol da contratações de temporarios tudo em nome da jogatina politica do governo com o pps
sou assistente social e tb fui aprovado no concurso da sespa e vejo a cada dia se distanciar mais minha nomeação....tudo em nome dessa jogatina e acordos entre governo e arnaldo jordy

Anônimo disse...

jordy manda deixar os concursados no segundo plano pois em primeiro lugar vem sua campanha pra prefeito,mas ele esquece que concursado tem familia e todos são eleitores e pelo visto ninguém votara em arnaldo jordy
sou a favor de uma CPI NA SESPA
ai sim as mascaras iriam cair e ficha limpa se tornaria suja....

Anônimo disse...

barata,os concursados da sespa vivem uma situação muito dificil de angustia,tristeza e indignação
pois estudamos,gastamos e fomos aprovados em concurso publico mas não somos nomeados,enquanto isso assistimos a contratação de temporários para os mesmos cargos onde fomos aprovados
isso gera uma revolta muito grande em todos nos que ainda aguardamos por uma convocação
pois não é certo o que a sespa esta fazendo com os concursados

pq contratar temporários para cargos onde existem concursados aguardando convocações??!essa atitude da sespa é injustificavel
só cabe a nós concursados culparmos o sr arnaldo jordy por essa situação uma vez que ele éo chefão da sespa por trás de helio franco,helio éo secretario de fachada pois quem manda na sespa é arnaldo jordy
por isso estamos tão revoltados e indignados e descrentes com jordy !!

Anônimo disse...

ano novo mas nada de novo na SESPA,pois o governador simão preguiça teima em manter helio franco como secretario de saúde
tudo isso por conta da parceria politica com o PPS E ARNALDO JORDY
governador isso vai fazer o sr perder muitos votos nas proximas eleições,alias ja vamos ver isso nas eleições para prefeito pois concursado não vota nem em jordy nem em ninguém que o governador apoiar!!!!
a resposta dos concursados vai ser nas urnas,não tem nomeação de concursados então não tem voto em candidato apoiado pelo governo

Anônimo disse...

barata,quero so saber se o governador vai ter a cara de pau não prorrogar a validade do concurso c 153 da sespa ,que tem seu vencimento em 22/04/2012!!!
quero só ver como vai ser isso!!!

Anônimo disse...

barata quero lhe parabenizar por denunciar as irregularidades da secretaria de saúde pois a sespa é um antro de irregularidades,nepotismo e conchavos politicos
jordy usa a sespa como seu trampolim politico para prefeitura de belém e para isso prejudica os concursados

barata continue a denunciar essas contratações temporarias,pois vc presta um relevante serviço para o bem da sociedade e moralização do estado

Anônimo disse...

Como disse o governador no ano passado,ninguem é obrigado a ser servidor público.Nós ,concursados,queremos e por isso estudamos e realizamos concurso.Agora ficam contratando parentes e apadrinhados e quando perguntamos no RH da SESPA não sabem informar.Falta de respeito por nós e pela legalidade em nome de acertos políticos de Jordy.

Anônimo disse...

Essa jogatina com cargos e verbas da saude pública mostra o caráter do secretário Hélio Franco,do Jordy e do governador omisso que traiu seu compromisso declarado na campanha.Aí tem de gastar em propaganda para iludir a população.

Anônimo disse...

barata os assistentes sociais continuam contando com seu apoio por favor continue apoiando nossa luta por nomeação
essa espera por nomeação esta acabando com os nervos dos concursados enquanto os dirigentes da sespa estão muito bem obrigada!
por favor pedimos que vc continue denunciando essas contratações temporarias na sespa
nós assistentes sociais contamos com seu apoio!!!

Anônimo disse...

Caro augusto barata,
aproveitamos seu blog para desabafar tudo oque estamos passando por sermos concursados da sespa.
em 2010 prestamos concurso para a secretaria de saúde publica-SESPA(concurso c-153)
para o cargo de assistente social
foram aprovados no referido certame
exatamente 105 aprovados,desses 105 apenas 20 foram nomeados,restando 85 assistentes sociais que ainda guardam por nomeação, já se passaram quase 2 anos pois esse certame tem seu vencimento em 22/04/2012,e durante esses quase 2 anos somente oque vemos é sucederem-se contratações temporárias para nosso cargo.
Como já deve ser de conhecimento publico somente no ano de 2011 foram contratados mais de 30temporarios para o cargo no qual fomos aprovados fora as prorrogações de contratos temporarios
Resaltando que todas essas contratações e prorrogações temporárias podem ser facilmente comprovadas através da publicação no diario oficial do esta do Pará
ao procurar a SESPA para solicitar informações sobre convocações assim como sobre o numero de temporarios na secretaria,somos tratados de forma rispida e indiferente como se estivessemos cometendo um crime por perguntar informações sobre o concurso no qual fomos aprovados,além de que recebemos apenas respostas vagas sempre pautadas no fato de que o governo do Estado não tem orçamento disponivel para nomear concursados,mas ora se o governo tem contratado temporários para ocupar os mesmo cargos e com o mesmo salário que deveria ser pago aos concursados é pq tem sim orçamento para nos nomear
Diante do exposto nós assistentes sociais pedimos encarecidamente que poste esse desabafo,pois estamos passando por privações materias por conta de muitos estarem desempregados

fomos aprovados e temos o direito legal de ser nomeado,ea sespa encabeçada por Arnaldo jordy e helio franco com a anuência do governador simão jatene e zenaldo coutinho ficam protelando nossas convocaçoes em beneficio da contratação de temporarios
barata não estamos mais suportando essa situação esdruxula no qual fomos colocados pela SESPA,E PEDIMOS SEU APOIO PARA DENUNCIAR E REINVINDICAR NOSSAS NOMEAÇÕES

Anônimo disse...

O GOVERNO ESTÁ GASTANDO UM ABSURDO EM PROPAGANDA PRA DIZER QUE JÁ NOMEOU 5 MIL CONCURSADOS
PENSAM QUE O POVO É BOBO E IGNORANTE!!!

Anônimo disse...

jordy chega de lotar a sespa de apadrinhados,correligionarios politicos
se tem vaga essas vagas são por direito dos concursados mas jordy ao invés de nomear concursado ele lota a sespa de temporários
por isso a sespa ea cara da desmoralização do serviço publico no estado
tudo culpa de zenaldo coutinho,arnaldo jordy e helio franco onde este tem uma atuação mediocre como secretario de saúde tudo com o aval do governador jatene

Anônimo disse...

Quero viver para ver o Jordy lançar a candidatura dele a prefeitura de Belém. Vou juntar dinheiro para mandar imprimir 5 mil cópias de um documento com todas estas falcatruas da SESPA. Quem diria esse cara que subiu em carro-som tantas vezes para denunciar a roubalheira das elites no poder e pregar a renovação pelas forças democráticas e socialistas, agora virou um coronelzinho que não respeita nem a constituição federal e trapaçeia os concursados botando na marra os seus apaniguados políticos.

Jordy tu estás chafurdado na mesma lama da corrupção em que vivem aqueles que tu condenavas no passado; Estás a braços dados com os que promovem o maior escândalo da história recente da saúde pública desse estado.

És um corrupto;
És um mentiroso;
És um falso;
Não tens moral para auto-entitular o deputado ficha limpa!

Anônimo disse...

parece que a campnha para a prefeitura ja começou..

Anônimo disse...

ATENÇÃO pessoal, ao final da página cliquem em POSTAGENS MAIS ANTIGAS. tem mais denuncias. É que essa página ficou extensa.

Anônimo disse...

jordy é um verdadeiro ficha suja éo grande responsavel pela não nomeação dos concursados da sespa!!!