quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CAOS – Ônibus altera itinerário por conta própria



Se as próprias autoridades não estimulam o respeito às leis, como convencer o cidadão comum a assim fazer?
Esta é a pergunta que fatalmente emerge, diante do despautério registrado pelas fotos acima, feitas na manhã desta última quarta-feira, 18, que registram um ônibus Sacramenta-Humaitá, linha 227, placa JUY-0403, lotado, cujo motorista alterou o itinerário por conta própria, trafegando pela rua 15 de Novembro, ao invés de seguir pela Boulevard Castilhos França.
O flagrante do absurdo foi feito por Ana Paula Gaia, que registrou o despautério com as fotos acima, feitas do seu celular. E que ainda se viu compelida a passar pelo constrangimento de uma tentativa de intimidação, emblemática da atmosfera de impunidade sob a qual operam os empresários dos transportes coletivos, sob a gestão do prefeito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu. “Após tirar três fotos do meu celular, com o carro parado, obviamente, já que só quem passa por lá, às 8hs da manhã, sabe como fica aquela rua, e parar no sinal mais uma vez, qual não foi minha surpresa, quando fui surpreendida com um senhor batendo no vidro do meu carro e questionando o motivo das fotos”, conta.Tratava-se, é claro, do motorista infrator, mas tão certo da impunidade - diante da leniência da CTBel, a Companhia de Transportes do Município de Belém – que ainda pretendeu intimidá-la. Felizmente sem resultado.
“Eu calmamente respondi que o motivo das fotos foi porque ele estava trafegando por um lugar que não fazia parte do itinerário da linha, diante do que ele alegou que estava com o ônibus batido. Eu acrescentei que mesmo assim ele não deveria estar circulando por aquela rua”, conta Ana Paula, em tom de inocultável e justa indignação. Ela ainda relata, na sua denúncia, que o motorista infrator, aparentemente tão certo da impunidade, ainda fez uma parada, no início da 15 de Novembro, para pegar mais passageiros, a despeito do ônibus seguir lotado.
Os motoristas da linha Sacramenta-Humaitá, diga-se, tem todo um histórico de desrespeito aos passageiros. Há um ano atrás, mais ou menos, uma mãe de família, ao reclamar porque um motorista da linha queimara uma parada, foi por ele insultada com palavras chulas. Com a placa do coletivo anotada, ela registrou queixa em um posto policial e, após a identificação do motorista, o acionou judicialmente. A juíza a qual coube o contencioso, condenou o motorista, com a concordância da vítima, a doar R$ 200,00, em lençóis, para uma instituição de caridade. A empresa concessionária da linha, porém, ficou impune. Não há registro, sequer, de uma miséria advertência da CTBel, o máximo que esta se permite, na administração do nefasto Dudu, sempre que as queixas envolvem empresários de ônibus, historicamente pródigos doadores em épocas de campanhas eleitorais.

4 comentários :

Anônimo disse...

esta linha é famosa em desrespeitar tudo e todos. Costuma ter motoristas grosseiros e andam em alta velocidade em plena avenida.

Anônimo disse...

Barata, isso não é nada. Problema é o que passam os sofridos moradores da Passagem Samaritana, na Marambaia. A via, estreita e que mal comporta dois carros de passeio lado a lado, serve de "escoadouro" do constante engarrafamento no entroncamento, ou seja, é invadida por dezenas de ônibus que desviam sua rota tentando alcançar a Augusto Montenegro pela Rua da Marinha, ou que vem de lá para chegar na P. A. Cabral. É um inferno que se repete dia sim dia não. Até briga já ouve entre motoristas pelo "direito" de passar com seu coletivo. Os moradores que tem carro não conseguem nem colocar os veículos nas garagens pois fica impossível manobrar na rua e os carros tem que ficar fora de casa até altas horas da noite. CTBEL? Ela ainda não sabe que isso acontece. Aliás, o que faz mesmo a CTBEL?

Anônimo disse...

Até os postes da cidade sabem que empresas de ônibus não pagam multas. O motivo é simples, contribuem para eleições dos políticos "probos" e por aí vai. Sabe quem também dribla a CTEBEL, são aquelas Kombis infectas com chapa de outros estados. Eu ouvi um camarada dizendo que nunca pagou uma multa, elas não chegam em sua residência. Pelo número de infrações que cometem e pela imundice com que trafegam, é de se admirar que não sejam multadas.

FLAVIO disse...

Não devemos nos sentir intimidados por ninguém ! Façamos a nossa parte, como fez aí com propriedade e justiça a amiga. Vamos estimular este tipo de denúncia pelos meios que nos dispuser, quem sabe assim, fazendo cada um nossa parte, algo não melhore neste trânsito infernal de gente que faz e fica impune !
PARABÉNS AO BLOG !