segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ALEPA – Efeito Nelson Medrado

A propósito da denúncia oferecida pela deputada Simone Morgado (foto, à dir., com Márcia Leite Mendes Cavalcante) (PMDB), sobre falcatruas na administração do deputado Manoel Pioneiro (PSDB) como presidente da Alepa, essa mesma advogada, que é fonte do blog, faz uma leitura muito particular do imbróglio. Independentemente da denúncia contemplar, ou não, eventuais conveniências político-eleitorais da parlamentar, a postura da deputada resultaria, por assim dizer, do efeito Nelson Medrado, o promotor de Justiça que investiga as falcatruas no Palácio Cabanagem, juntamente com Arnaldo Azevedo, também promotor de Justiça. Ao ajuizar ação civil pública por improbidade administrativa contra o senador tucano Mário Couto, diante da pilhagem ao erário em sua gestão como presidente da Alepa, sem poupar o deputado Haroldo Martins (DEM), na época 1º secretário, Medrado teria estabelecido novos paradigmas em matéria de apuração de falcatruas, sem perder de vista a responsabilidade solidária. O que fatalmente deixa na linha de tiro Simone Morgado, 1ª secretária da Alepa, cargo que já foi de Haroldo Martins.
“A inclusão de Haroldo Martins na ação civil pública por improbidade administrativa, pelas suas responsabilidades como 1º secretário da Alepa na época da gestão Mário Couto, evidencia que nada blinda ninguém, para os promotores de Justiça que investigam as falcatruas na Assembléia Legislativa”, analisa a advogada. “E isso a deputada Simone Morgado já sabe, porque também responde a uma ação civil pública por improbidade administrativa, por ter apadrinhado a jovem advogada Ana Mayra Mendes Leite Cavalcante, a fantasminha que embolsava o vencimento de um cargo comissionado na Alepa, enquanto fazia mestrado em Portugal”, assina a fonte do blog. “Logo, se ela coonestar eventuais deslizes do Pioneiro, fatalmente também vai responder por eles”, conclui.
A ação civil pública, por improbidade administrativa, ajuizada pelo promotor de Justiça Nelson Medrado, tem como réus, além de Simone Morgado e Ana Mayra Mendes Leite Cavalcante, a mãe desta, Márcia Mendes Leite Cavalcante, cúmplice no golpe que beneficiou a filha.

9 comentários :

Anônimo disse...

Barata,

Mais uma vez você acertou. Hoje, no jornal Diário do Pará a Deputada Simone Morgado, admite que está mais atenta às suas responsabilidade como 1º Secretária para não se ver na mesma situação do ex-deputado Haroldo Martins que hoje responde por Improbidade em razão de ter sido 1º Secretário na gestão do hoje senador Mário Couto e ter se omitido naquela gestão recheada de fraudes. Se o então 1º Secretário, Deputado Haroldo Martins, tivesse agido como a Deputada Simone Morgado, com certeza, ele não estaria no polo passivo da ação de improbidade ajuizada na semana passada e estaria de cabeça fria.

Anônimo disse...

Valeu Baratão. Valeu.

Anônimo disse...

Voce acertou em cheio. Na verdade a Simone que é auditora da Sefa está temerosa com os rumos das irregularidades e quer prtoteger-se. Não é uma briga PMDBxPSDB , mas sim entre o Presidente e sua 1a. Secretária. 10 para sua análise.
Vamos aguardar oque vem por ai no aspecto administrativo, porque politicamente, as duas agremiações estão no mesmobarco. alguém duvida disso?

Anônimo disse...

Será que a dep. Simone Morgado, com esta nova denúncia, não quer amenizar as penas que certamente virão para elano caso de ter mantido sua protegida na folha de pagamento da ALEPA, enquanto ela fazia mestrado em Portugal?

Anônimo disse...

Sabe anonimos, se não fosse essas denuncias pelo Blog, que os jornalões não publicam, em virtude de propaganda governamental: "Tudo como dantes no quartel d'Abrantes"

Por isso, existe o RI de todos órgãos que representam uma classe. Um fiscaliza o outro.

Era o que não existia mais na ALEPA. Só o Presidente mandava, não é e nunca foi assim. Perguntem ou o blog faz uma entrevista com a Baiana? A indicação do diretor administrativo sempre foi da 1ª Secretária, uma regra não que fosse lei.

Mas um politico cartorário começou dar uns pitacos na tal frase constitucional "preferencialmente não quer dizer que seja" aí a vaca foi pro brejo, depois que o Senador do Governador foi o Presidente dessa desarrumada Casa de Leis.

Deveria levantar desde a sua ascenção, como Presidente, no Poder Legislativo que voces veriam a onde ia parar esses desvios com o dinheiro do povo.

Mas uma vez a Moscovita iria reponder a Justiça, mas.... Secretário Legislativo passou a ser bedel de Presidente, ou melhor, Calango de Parede.

PS. Quero ver qdo. passarem a investigar os CONVENIOS feito pela ALEPA, que é um verdadeiro caixa dois, onde o TCE faz de conta que fiscaliza. E haja deputado mandar abrir ONGs em nome de terceiros.
Uma Casa criada para fiscalizar e elaborar leis, passou a distribuir dinheiro do povo,devido uma brecha na Constiuição, que não me convense e nunca arguiram a inconstitucionalidades desses CONVENIOS, nem o Ministério Publico. Daí a ALEPA passou a ser comadre dos pobres, é o tal do DEBES e o CAC fazendo favores aos eleitores, já até suspenderam os encaminhamentos através de bilhetinho timbrado do Poder. Agora um aspone é que leva o cidadão as divisões da ALEPA para serem atendidos. Segundo a Rádio Cipó tem um funcionário que guarda tudo em filmes esses atendimentos da ALEPA, tudo filmado.

Um verdadeiro desvio de função o caso acima relatado, ou se põe ordem nesse Legislativo ou é a derrocada da moralidade no ambito administrativo estadual.

Precisamos muito dessas intervenções do "Parquet" e de homens comprometidos com a legalidade constitucional, ja que a Justiça Comum esta em Xeque.

O Estado esta um verdadeiro toma lá, dá cá de favores...............

Se fosse no Faroeste já tinha dado uma bala pra cada ator.

Minha, somente minha indiguinação como servidor publico não janelado.

Patrícia Pinheiro disse...

Creio no poder das investigações e espero que algo seja feito! Até agora o senador Mário Couto já tem duas graves acusações em seu nome, e agora é a vez do deputado e presidente da Alepa, Manoel Pioneiro. Isso pq ele está querendo pleitear a prefeitura de Ananindeua. Pelo que está sendo publicado eu me pergunto: se ele não conseguiu administrar de forma íntegra a Alepa, imagina oq pode acontecer se assumir mais uma vez o cargo de prefeito de Ananindeua. Salve-se quem puder!

Anônimo disse...

Essa jogada é prá barbalhizarem no Detran. Alguém duvida?

Anônimo disse...

Creio que a atitude da deputada Simone Morgado, seja efeito Barbalho com olhos no futuro,a dose foi cavalar, que leva naturalmente à morte, e não ao objetivo da cura. É preciso que sejamos maduros o suficiente para entendermos que tal atitude foi a demonstração do lider do pmdb no Pará, para a presidente Dilma, de que ele está chegando ao senado federal merecedor de plena confiança. Com um só golpe no queixo, estabelece o rompimento e desestabiliza o governo tucano,demarcando seu territorio e projetando o futuro cenario politico para as eleições de 2014 de presidente da republica e governadores de estados, na grande aliança PT-PMDB.Resta saber se o Jatene tem queixo de vidro,que o levará ao nocalte,tendo que colocar a cela no cavalo da historia, que levará Helder Barbalho ao gonerno do estado do Pará.As irregularidades que a deputada detectou poderiam ser resolvidas com os afagos da cumplicidade que protegem os politicos quando estão satisfeitos em suas alianças,tal fato,ainda não era objeto de investigação do ministerio publico. Coisas que ocorrem no mundo da politica do Brasil e do mundo.Este filme, está apenas começando,mas já imagino o FIM.

Anônimo disse...

concordo com o comentario feito, que a atitude da deputada foi efeito Barbalho.No PMDB do Pará ninguem toma uma atitude dessa sem o consentimento ou orientação do Dr. Jader,principalmente causando possivel rompimento com aliados,isso foi um puxão de orelha no governador, cobrando o compromisso da prefeitura de Belém com o Priante, e uma detonação no Pioneiro que é pré-candidato à prefeitura de Anannideua,municipio da região metropolitana, que o PMDB está planejando lançar a Elcione,naturalmente com a renuncia de Helder no periodo eleitoral.Aguardem!