sábado, 21 de janeiro de 2012

AFRONTA – A face escravocrata do Grupo Líder

A juíza federal do Trabalho, Maria Zuila Lima Dutra, concedeu tutela antecipada em favor dos empregados da rede de supermercados Líder (que inclui o Líder Doca, da foto), que punir todos os seus funcionários que tiverem falta no mês - ainda que justificada com atestado médico – suspendendo o pagamento da quinzena do trabalhador que faltar, por qualquer motivo, além do desconto em folha do dia com ponto cortado. Na sentença, a juíza federal do Trabalho Maria Zuila Lima Dutra determina “que o requerido se abstenha de suspender o adiantamento salarial quinzenal de todos os seus empregados, bem como de adotar os atos noticiados no Informativo de 20/10/2011 (fl.54), sob pena de multa/mês no valor de R$ 100.000,00, a reverter-se em favor do requerente.
A revelação é do jornalista Roberto Barbosa, da Assessoria de Comunicação da UGT, a União Geral dos Trabalhadores, de acordo com o qual o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Supermercadista, por entender que houve quebra contratual, uma afronta à CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, recorreu à Justiça com pedido de tutela antecipada, que foi concedida favoravelmente ao sindicato e seus filiados, na tarde de sexta-feira, 20. A magistrada entendeu, segundo o jornalista, que houve abuso e arbitrariedade contra todos os funcionários que dependem dos 40% iniciais de seus salários para poderem manter em dias seus compromissos, inclusive com a própria alimentação e de suas famílias.

27 comentários :

Anônimo disse...

Mas não foi o dono da cadeia líder que disse em entrevista ao Bona que seus empregados eram os mais felizes de Belém, haja vista, ter todos os seus direitos trabalhistas resguardados. Mas que mentiroso, heim!

Anônimo disse...

Informações de bastidores indicam o Grupo Lider como sonegador contumaz.A conferir.
Mas o choreme que escorre do seu depósito de lixo na loja de Canudos, pela Rua Francisco Monteiro,está lá pra todo mundo ver.

Anônimo disse...

Por isso sempre digo aos meus sobrinho que estudem e tenham formação profissional na vida para que não se tornem mão-de-obra desqualificada e sejam escravizados nessas redes de supermercados de Belém, pois neles convivem lado a lado o conforto, os atrativos do consumo, a ilusão de bem estar, a exploração e a desconfiança desses pobres funcionários que, após serem sugados como se fossem laranjas, são jogados fora no primeiro vacilo.
É revoltante ver meninos e meninas em pé e sem descanso embalando compras, quando poderiam estar na sala de aula estudando para ingressar numa universidade, o que raramente virá acontecer graças a esse esquema brutal que envolve governos omissos e os "empreendedores supermercadistas".

Anônimo disse...

Excelente! Gostei. Devia aplicar outra multa pesada em cima do YDelicia, que é um escravocrata que explora empregados sem dar folga e depois despede todo mundo antes que complete dois anos - sem motivo nenhum. A última lambança dessa rede de lanches foi acusar funcionários de roubar açúcar, obrigando a todos os clientes a tomarem suco azedo adoçado na matriz.

Anônimo disse...

Por que não se investiga da onde veio o financeiro do grupo líder,pois é muito patrimônio pra a dita origem humilde dessa família,e pra não dizer entre outros:barbalhos,maioranas e etc...será que não foi muito contrabando,entre outros...

KB disse...

No reveillon, os empregados do Lider tiveram suas "merecidas folgas". Na virada do ano eles folgaram das 23:00 do dia 31, até as 01:00 da manha do dia 1º de janeiro. Não sei o que é pior o sindicato ou o judiciario trabalhista que permite um absurdo desses.

Anônimo disse...

as atrocidades cometidas por estes donos de supermecados é muito mais assustadora que se pode imaginar. O pior é que eles nao se sentem cometendo atrocidades.O Yamada plaza suspendeu por uma SEMANNA um funcionario porque ele foi acessar o caixa eletronico QUE FICA DENTRO DA EWMPRESA, durante o expediente.UMA SEMANA? eles fazem o que querem porque sabem que estes jovens tem poucas opções de trabalho.O yamada que trabalha 24 horas nao se impoprta com seu funcionario que sai de madrugada para pegar ônibus.Nao tem creches para os filhos das funcionarias, quando é obrigatorio por causa do quantitativo de mulhesres.
Por que isso aocntece? porque as leis nao sao aplicadas, nem fiscalização.
AS MENINAS DO LIDER SAO TAO MAL HUMORADAS...explicado.

Anônimo disse...

é escravidao institucioinalizada, onde o lucro supera a moral,enterra qualquer direito de viver com qualidade de vida e forma uma multidão de reservas de trabalho barato.É como as empresas que vao buscar força de trabalho na India.Paga-se pouco e ganha-se muito.Aqui a facilidade é a ausencia de outras formas de trabalho digno.

Anônimo disse...

É verdade. Dificilmente se vê as moças, dos caixas, sorrindo. Ao contrário, vivem aborrecidas, mas contidas, para manter seus empregos. Também qual o motivo para ficarem felizes? Se ganham mal, são super exploradas, assediadas por capatazes puxa-saco... Outro dia ao passar mercadorias num caixa do sup. Nazaré da São Francisco, a moça rapidamente retirou debaixo da balcão uma pequena garrafa d'água e tomou um gole. Disse que não teria coragem de beber a água de um bebedouro servida no supermercado aos funcionários, por isso costumava levar de casa.

Anônimo disse...

Isso mesmo! As funcionárias do Lider só vivem de cara azeda.

Aproveitando... E o INSS de Nazaré! Os atendentes nem perdem pra cavalo. O tratamento é só na cavalhice.

Anônimo disse...

O grupo Líder é um poluidor ambiental que não respeita vizinhos e não respeita seus empregados. Em qualquer Estado sério da Federação esse estabelecimento já teria se adequado ou fechado.

Anônimo disse...

Quem faz uma caminhada matinal ou quem sai do trabalho e resolve ir ao Líder da foto pode constatar o estado físico de seus caixas, de seus gerentes com os olhos vermelhos e a situação dos que fazem o trabalho de limpeza e reposição, tudo isso custando apenas R$ 5,00 (cinco reais ) ao trabalho noturno, quem se não fosse obrigado pela direção faria este trabalho tendo esta remuneração?

Se na loja da foto tida como a melhor da rede você encontra filé arroxeado sendo vendido , iogurtes com a validade faltando um dia para vencer, frutas embaladas nas bandejas de isopor com a parte danificada escondida, farinha sendo manuseada por clientes sem os devidos cuidados higiênicos bem como caldos e sopas expostos para consumo na sua praça de alimentação tendo seu volume aumentado com o adicionamento de água quente sempre que o nível chega ao meio!

Quem quiser comprar básicos produtos para um café da manhã como , manteiga , pão e café terá que encara duas filas enormes (por falta de atendentes) e ainda recorrer a uma prateleira!

Não é piada mas existe uma placa na rampa dos cadeirantes para que eles não utilizem o acesso que é de uso exclusivo dos carrinhos de super mercado , uma escada rolante que passa semanas funcionando só para entrada e desligada para saída, as vagas para idosos e deficientes foram deslocadas para locais mais afastados dando lugar para uma banca de revista e uma loteria, alem do ato HOMOFOBICO de fechar quando existe parada gay, também não é raro madames e idosos serem assaltadas por menores no estacionamento, sua maneira de dizer que lei é potoca esta na vitrine que faz ao colocar os taxis estacionados na calçada!

A maior cara de pau é colocar para VENDA sacolas ecológicas com sua logomarca para fazer propaganda com lucro!

Quem fizer uma pesquisa no pequenas causas vera que seus advogados não perdem uma, o porque é uma verdade notória mas por hora inquestionável.

Quanto aos impostos esses eu tenho duvidas, afinal os caixas praticamente obrigam os clientes a receberem sua nota de compra como se quisessem demonstrar recolhimento com este ato.

Uma pergunta displicente , será que as outras redes que atuam no Brasil não acham que nosso dinheiro tem validade , que temos poder de compra ou será que uma ameaça cartelada ao médios e pequenos fornecedores fazem elas desistirem?

“Não existe perda maior do que se apoderar do suor de quem lhe ajuda” filosofia de um empresário bem sucedido!

Arminio Cunha disse...

A PMB através da Secretaria de Saúde contratou 20% dos concursados Agentes de Endemias que cumprem uma carga horaria de 8h diária o que estabelece a Lei 11.350.Deixou os 80% de temporários e efetivos que executam as mesmas funções mas só cumprem apenas 6h diária.O MPT bem que poderia fiscalizar essa deso-nomia no trabalho da SESMA.

Arminio Cunha disse...

A PMB através da Secretaria de Saúde contratou 20% dos concursados Agentes de Endemias que cumprem uma carga horaria de 8h diária o que estabelece a Lei 11.350.Deixou os 80% de temporários e efetivos que executam as mesmas funções mas só cumprem apenas 6h diária.O MPT bem que poderia fiscalizar essa deso-nomia no trabalho da SESMA.

Anônimo disse...

Canalhas!!! chegar a esse ponto contra os trabalhadores.

Anônimo disse...

na verdade, as meninas do Lider são infelizes.Elas trabalham la por falta de opção.No Yamada é a mesma coisa.Ouvi, ninguem me contou, a seguinte conversa de dois colegas num caixa:
-foi, fulano, por aqui? nao estas de ferias?
-estou sim estou adorando ficar longe dessa empresa.me sinto livre,So quando a gente entra de ferias é que percebe que é escravo desse imundicie!
-eheheheh!!! pois é.Disse a colega passando compras do cliente.
-Choro so de pensar que vou trer que voltar! mas um dia me liberto!voltou a dizer o rapaz.

Essa conversa rápida demonstra o quanto a empresa perde em ser tão mesquinha e usuraria! fazem "vistas grossas" para as gorjetas, que teoricamente é proibida, mas pune um funcionario ao exagero.Ainda ganham premio de marketing!

Anônimo disse...

Sou funcionário do grupo Líder. O Oscar Rodrigues não pagou a quinzena de todos os funcionários que tiveram falta justificada com atestado médico. O Sindicato dos comerciários faz acordos sem consultar a classe trabalhadora. Esse mesmo sindicato aceitou o acordo em que os funcionários do Líder têm que trabalhar domingos e feriados, inclusive nos dias 25 e 31 de dezembro. Todos os funcionários são 100% contra este acordo.

No dia 25 de dezembro alguns trabalharam até as 22 horas e outros a noite toda, com o supermercado fechando de 23:00 as 01:00 h. Os farmacêuticos da noite trabalham todos os dias de 22:00 as 07:00 da manhã com apenas um dia de descanso, quando deveriam trabalhar pelo ao menos um dia sim e outro não. Farmacêutico do Líder trabalha de domingo a domingo, com direito a apenas uma folga, que pode cair em qualquer dia da semana e ainda são obrigados a vender como se fossem balconistas.

No Líder da Independência uma funcionária estava chorando por que contava com o dinheiro da quinzena para poder alimentar seus dois filhos; os funcionários se reuniram, fizeram uma coleta e arrecadaram duzentos reais para que a pobre funcionária pudesse comprar a janta de seus filhos.

Clientes tenham dó dos funcionários que ganham um salário mínimo não podem comprar lanche no próprio supermercado e ainda são cobrados por superiores que na maioria das vezes não tem nem formação profissional. Na farmácia a maioria dos encarregados são ex-embaladores que, por terem bastante tempo de serviço querem “mandar” nos farmacêuticos que tem nível superior, especialização e mestrado.

Anônimo disse...

Barata, há rumores de perigo de desabamento de toda a lage do estacionamento do Lider Doca. O IML Renato Chaves sabe disso e nada faz.

Anônimo disse...

Isso é um absurdo que o grupo líder faz com seus funcionários e um abuso de poder os funcionários trabalha sobre forte pressão. Quando já contando com sua quinzena se depara com essa situação eu sendo funcionaria do grupo líder me sinto frustrada eu me sinto desestimulada ao meu oficio, e outra situação que indigna á todos os funcionários e a questão da demissão todos são demitidos com justa causa nunca o grupo entra em acordo com o seu funcionário que passa anos e anos prestando serviço para o grupo e no final das contas a direção nem leva em consideração esse ponto todos nós como funcionários estamos revoltados com essa situação queremos uma resposta urgente das autoridades competentes que veja a nossa situação como funcionário e não somente da empresa jurídica.
Aqui fica o desabafo de uma funcionaria que á anos trabalha nesse grupo.

Anônimo disse...

trabalho em um supermercado localizado na são francisco com veiga cabral e acreditem, passamos fome aos domingos e feriados, pois a empresa cortou os nossos lanches e pra completar ninguem pode ficar feliz dentro da empresa, pq eles alegam que esta tendo conversa entre os funcionários e dão advertência ou suspensão de dois dias. ja pensei em denunciar...

Anônimo disse...

Trabalho no Magazan da Doca, sou fiscal de loja. Há poucos dias atrás houve um encontro de fornecedores do grupo Líder, onde o dono Oscar Rodrigues deu uma super festa a seus fornecedores, coisa que não faz com seus funcionários escravizados, o Oscar simplesmente maquiou toda a loja da doca pra mostrar algo que não existe aos fornecedores, colocou bebedouro no deposito, um dia antes desse encontro não existia bebedouro para mostras que os funcionarios são bem tratados e um dia depois do encontro o bebedouro voltou a não existir mais, mandou esconder todos fios eletricos que estavam expostos, mandou todas as funcionárias usarem maquiagem pra mostrar boa aparencia, foi o único dia em que vi gerente, sub-gerentes e encaregados trabalhando na loja, que deixaram apenas de dar ordens em seus funcionários, quiseram mobilizar toda a loja pra mostrar algo que não é verdade aos fornecedores.
Alguns funcionários são obrigados a cumprir outras tarefas que não são as suas, ocorrendo o desvio de função sem receber nas a mais por isso, mas os funcionários tem que cumprir pq precisam do emprego. Também somos obrigados a trabalhar 3 domingos consecutivos, e o correto são apenas 2 domingos, sendo que no terceiro domingo eles pedem para nós não batermos o cartão pra não constar no ponto, e quando o funcionário esquece e acaba batendo o ponto, há uma ordem para as secretárias modificarem a frequencia do ponto retirando o terceiro domingo pra não constar em nenhum documento.

Anônimo disse...

Gente,eu estou surpreso por tudo o que eu acabei de ler agora.Eu também sou um funcionário do Grupo Líder.
Cara, tudo o que estão falando aí não chega nem aos pés da realidade, é pior do que isso.
A situação da empresa tá um caos com os funcionários.
Ainda hoje entramos de greve. Não aguentamos mais esse descaso que a empresa tem com relação aos funcionários.
Na loja onde eu trabalho todo mundo tá revoltado. O elevador de carga já está a quase duas semanas quebrado. A água que eles dispõem para o funcionário é de péssima qualidade. O café da manhã é horrível.
Eu não aconselho ninguém entrar nessa empresa.
Se eu fosse falar tudo o que eu tenho vontade dessa empresa, acho que não terminaria hoje. Indignado!!!!!!!!

Anônimo disse...

Quem nao lembra quando a policia federal fechou a loja Lider Doca,por sonegaçao fiscal!!!todos os caixas estavam com o chip que registra as compras alterado...assim é facil ficar rico e montar uma loja no "rabo" da outra

Unknown disse...

Meus sentimentos aos funcionarios do GRUPO LIDER!

Anônimo disse...

Isso é que é!!! Quando precisam de emprego, topam qualquer coisa. Depois que estão empregados, reclamam... Infelizmente, quem não tem qualificação suficiente, tem que se submeter mesmo!!!! Ou entao, estudar , ainda é a melhor

Anônimo disse...

Vc ainda nao viram nada,eu trabalho na big benn como fiscal de loja.Vc entra Como fiscal e logo ver o burro de carga que eles lhe transformam.São uns verdadeiros sangue suga.Sem falar no nosso sindicato que so serve Pra comer parte do nosso dinheiro sao uns verdadeiros vagabundos que jogam juntos com OS empresarios.

Anônimo disse...

As lojas do grupo Lider são cheias de câmeras de segurança e devem registrar muitas irregularidades. Não seria possivel publicar as imagens como denuncia? Com certeza a equipe que monitora as câmeras deve ver todo tipo de abuso, já que ficam vigiando toda a movimentação das lojas.