quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PLEBISCITO – Pompeu e a voracidade separatista

Em seu artigo na mais recente edição da revista Veja, o jornalista Roberto Pompeu de Toledo (foto) ocupa-se da proposta de divisão do Pará, salientando o oportunismo que habitualmente move os políticos mobilizados na defesa de propostas separatistas. “Essa história de criação de novos estados, como você bem sabe, é controvertida. Chovem argumentos por todo lado, todos altamente especulativos e por isso altamente discutíveis. O que escapa à controvérsia é que se trata de ótimo negócio para os políticos, dada a orgia de novas instituições a criar, de novos cargos a preencher e de dinheiro a gastar”, observa, cáustico, o jornalista, antes de se debruçar sobre um personagem emblemático da falácia que se confunde com o oportunismo dos políticos que defendem a divisão do Pará, para a criação dos Estados do Tapajós e de Carajás – Duda Mendonça, o mago da propaganda enganosa.
“O objetivo destas mal traçadas é falar de um personagem que depois de muitas peripécias, Brasil afora, agora aportou por aí, metido na campanha do plebiscito. O nome dele é Duda Mendonça”, assinala o jornalista da Veja. “Gentilmente ele ofereceu seus serviços à causa separatista, ele que, se não vive no estado, pelo menos tem bois que vivem, na fazenda de sua propriedade no território candidato a virar Carajás. Oferta aceita, e ei-lo no comando da campanha do sim”, acrescenta Roberto Pompeu de Toledo, para então se concentrar nas estrepolias de Duda Mendonça, flagrado em um episódio de evasão de divisas, a quando da descoberta do mensalão, o propinoduto que regava – com recursos públicos – os bolsos dos parlamentares alinhados com o Palácio do Planalto, a quando do primeiro mandato do ex-presidente Lula.

2 comentários :

Anônimo disse...

E pensar que esse cidadão quando falaram em dividir o estado dele, s Bahia, fez muito barulho contra. Agora, na maior cara de pau, vem defender a divisão do nosso estado.

Anônimo disse...

Fiquei tranquilo, jornalista Pompeu, o povo paraense já abriu os olhos!!!