quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

BELO MONTE – TV Globo destaca entrevero

Ganhou destaque no Jornal Nacional da TV Globo, nesta quarta-feira, 28, a decisão do governo do Pará em retirar o incentivo fiscal de consórcio que constrói Belo Monte (na foto, o canteiro de obras), em conseqüência de uma quebra de contrato, depois que os construtores da hidrelétrica compraram 118 caminhões em São Paulo. No acordo assinado em outubro, entre governo do Pará e a construtora, o ICMS cairia de 17% para 10% , desde que o consórcio comprasse as máquinas no Pará, acrescentou a notícia veiculada pela TV Globo.
Segue, abaixo, a transcrição da notícia no Jornal Nacional.

Pará retira incentivo fiscal de consórcio que constrói Belo Monte

Impasse começou depois que consórcio comprou 118 caminhões em SP. Acordo previa que o consórcio comprasse máquinas no Pará.

Mais uma confusão na construção da hidrelétrica de Belo Monte. O governo do Pará retirou um incentivo fiscal porque os construtores foram comprar caminhões em outro estado.
O impasse começou depois que o consórcio comprou 118 caminhões para as obras da hidrelétrica de Belo Monte de uma empresa de São Paulo. Essa transação foi uma quebra de contrato. No acordo assinado em outubro, entre governo do Pará e a construtora, o ICMS cairia de 17% para 10% , desde que o consórcio comprasse as máquinas no Pará.
“Quando um projeto se implanta numa região, lhe proporciona um círculo virtuoso. Como é que isso se dá: ele compra de uma empresa local que vai necessitar contratar mão de obra local, que vai demandar outros fornecedores locais. A comunidade ganha, as entidades de classe ganham, as instituições de ensino ganham; ou seja, o ambiente de negócios favorece a todos que estão inseridos nele”, diz o coordenador da rede de desenvolvimento da Federação das Indústria do Pará, Luiz Pinto Júnior.
Mas, como o acordo foi desrespeitado, esse efeito cascata positivo não aconteceu. E o governo decidiu: assim que os caminhões e outras máquinas compradas fora do estado chegarem ao Pará terão que pagar a diferença de aliquota. E à vista
“Vai acabar saindo mais caro para empresa, porque se ela vai trazer de São Paulo ou da região Sul e Sudeste, que venha com 7% de lá, ao atravessar a fronteira vai pagar o diferencial de aliquota para completar os 17%”, diz o economista José Egypto.
O consórcio reconhece que fez uma ação equivocada e busca alternativas para reparar as consequências.

11 comentários :

Anônimo disse...

isso é só o começo...do fim.

Anônimo disse...

O Sr governador ajudaria muito Altamira se alem de exigir o cumprimento dos acordos por parte do CCBM convencesse a Prefeita Odileida, sua companheira de partido a administrar a cidade e principalmente aplicar la o dinheiro publico que esta indo pelo ralo.É vergonhoso o que acontece na prefeitura.

Anônimo disse...

Belo Monte é o berço explendido para os corruptos de plantão. Mal começa a obra, ja começa os arcordos escusos com servidores corruptos, com politicos negligentes e omissos.belo Monte ainda terá mais a nos oferecer de escandalos.Por que? facil.Não temos um gestor de fato interessado.Este mesmo gestor que faltou a uma importante reunião sobre a lewi Kandir.O mesmo gestor que nunca se posiciona.Belo Monte é uma realidade hoje por causa da irresponsabilidade dos muitos que ja passaram pelo palacio dos despechos.
Esta roubalheira é so o pequeno arsenal de outras que estão por vir.Uma empresa que compra proteção, oferece propina e engana desse modo, tem costas quentes, ah, tem!

Anônimo disse...

o anonimo das 00:21 deu a exata noção do maior problema desse estado: a má administração das prefeituras.Se Altamira é do mesmo do governador, nao faz nada, os outros, com a desculpa do abandono, o que fazem? Belem é uma, não tem prefeito. Emporcalhou as praças com enfeites natalinos.é so olhar para o chão e ver:Tudo está do mesmo jeito ,ou seja imundo! Em Benevides e benfica, o prefeito não cosntroi creches como manda a lei da municipalização da educação ate o fundamental, mas tem coragem de cobrar 5 reais para a ver a ilha da fantasi dele em forma de enfeites natalinos. Aqui, na esquina da dr Morais com a conselheiro tem uma quantidade de lixo impressionante, lixo de construção que parece fazer parte da paisagem ja faz um tempo. Caro 00:21, o famoso ralo do dinheiro público ta encanado por todo o estado, salvo as excessões, que no nosso caso,infelizmente sao poucas.Bem poucas.
Que venha 2012.

Anônimo disse...

Nao conheço um prefeito que tenha prejudicado mais uma cidade do que Duciomar Costa.Homem extremamente perigoso, pois embora possa estar em vias de ser cassado, a justiça protela a decisao final. Cínico e macunaímico, tem o descaramento proprio dos batedores de carteira.Não se intimida com nada.Vive da ingnorancia do povo.Governa contra esse mesmo povo.É so ver os varios embargos da obra interminavel da bernardo sayao.So isso ja teria sido motivo dessa criatura ser afastada do nosso dinheiro.Mas continua como se nada o atingisse.Mas algo maior o alcançará.Sempre alcança e com Esse ele nao tem armas nem coluiados para proteger.Será papo reto!

Anônimo disse...

Barata, esta historia de isenta as empresas de belo monte na diferença de ICMS nas compras feita no estado, deve ser investigado pois cheira a falcatrua contra o povo e as empresas paraense que paga imposto com base no icms de 17%, que motivação teria o estado para reduzir a aliquota, já que quase nava vai ficar no Pará. O governo deveria brigar junto ao Governo Federal vantagens financeiras como faz o Rio no caso do petroleo. Acorda JATENE.

Anônimo disse...

Barata começou a extorsão. Em ano eleitoral vão bater na empresa até esta abrir a bolsa para os críticos e para o governo estadual. Depois que isso acontecer fica tudo na mesma. Quem ganha vai continuar a ganhar e o povo, o povo é que se exploda........

Anônimo disse...

Belém fede!

Anônimo disse...

O anonimo de 30/8.54 nao viu altamira a 8 anos atras, acho que Dudu e Odileida sao pareo duro Altamira parou no tempo nao recebeu uma melhoria por parte da prefeitura que so se preocupou em pintar os predios construidos na gestao anterior nas cores escolhidas para marcar a administracao da prefeita atual. Alguns diga-se sem amenor necessidade pois eram pastilhados e pintaram apenas para mudar de cor. Um disperdicio de dinheiro publico e ninguem toma providencia.A escola D.Clemente de 3 andares construida na gestao anterior foi "reformada" e a"reforma" que foi a destruicao de uma rampa para deficientes para colocacao de um elevador e a pintura de todo o predio inclusive das pastilhas para mudar a cor custou o preco da construcao. E ninguem ve isso. Ate quando esses desmando vao continuar.Tenho certeza que a Prefeita Odileida o marido Tarcisio o amigo Epitacio ea mulher dele vereadora Merces ,nao resistem a uma investigacao do fisco.

Anônimo disse...

por que naõ se fala do arquiteto de toda essa tramoia que fica pelos bastidores com vergonha de mostra a cara que ja ´marcada por cicatrizes de prova de inresponsabilidade. o secretaria especial de energia nicias ribeiro

denis dias disse...

precisa se falar a verdade e informar o povo paraenase quem saõ os mascarado da politica que se aproveita das pessoas desenformada e usam como marionetes para enriquecimento ilicito casos como jader que usa como para choque hoje de ferro o cumpadre dele nicias ribeiro para cuidar do senador flexa ribeiro que serve de amparo para os dois estando no meio do compadre que briga com a cumadre e o povo naõ tem como escolher estando na maõ do cumpadre jader e da cumadre nicias ribeiro e o povo do nosso estado e um pequeno detalhe