quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TCE/TCM – Vozes das ruas

Desabafo de um internauta, diante dos recorrentes deslizes do TCE, o Tribunal de Contas do Estado, e TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, ao relacionar a leniência diante dos malfeitos que pontuam a história recente da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará. Exageros à parte, a crítica é para lá de pertinente.

“Essas duas porcarias, TCM (Tribunal da Corrupção Municipal) e TCE (Tribunal da Corrupção Estadual), deveriam ser extintas. São órgãos arcaicos, inúteis, inoperantes e verdadeiros berços corrupção e do nepotismo. Anos de corrupção na Alepra, e nada foi detectado. Também pudera! Seus membros só querem saber de negociar cargos pra parentes e apaniguados políticos, além de tentar esconder seus supersalários, acumulados com os da Alepra. Comprometidos, fingem que fiscalizam. Ao final aprovam ‘com ressalvas’ as contas. É o sinal verde para os ladrões da Alepra aloprarem, pois têm certeza da impunidade.”

17 comentários :

Anônimo disse...

Égua barata, é muita denúncia contra esses órgãos. Pelo que eu tô vendo, esses órgãos não tem o menor sentido de ainda existirem. Deveriam ser extintos. Do jeito que tá mano, não vão fiscalizar nada.

Anônimo disse...

Tudo bem, os TCs são extintos e qual a alternativa?
As Câmaras de Vereadores vão fiscalizar o Executivo Municipal? A polícia e seus honestíssimos delegados e investigadores vão fiscalizar o dinheiro público? O MP que só existe em metade dos 143 municípios (com um único promotor na quase totalidade deles) vai defender o bom gasto do dinheiro do contribuinte? A ALEPA e seus 30 ladrões vão fazer a fiscalização?
A Controladoria Geral da União vai fazer por amostragem de 3 municípios a cada 6 meses? A PF que não tem dinheiro para a gasolina dos carros e diárias dos agentes?
As ONGs estrangeiras suspeitas de tudo? Os centros comunitários currais de velhos políticos?
A corrupção nos TCs não é menor que em outros órgãos públicos e provavelmente não é menos que na imprensa, na OAB, no MP, as ditas palmatórias do mundo.
O Brasil precisa é de educação, educação para a escolha de seus políticos que um dia irão investigar como conselheiros de um Tribunal de Contas. Educação para eleger e prefeitos e governadores que serão investigados como gestores públicos pelo controle externo.
Quem prega a extinção dos TCs está fazendo um grande favor aos corruptos; é um inocente útil.
Acorda bobalhão!

Anônimo disse...

LEIAM a VEJA de domingo passado. Um conselheiro do tce de SP dá um show...de falcatrua...pelo jeito isso é edêmico.

Anônimo disse...

POR FALAR EM TCE, TCM e ALEPA,LEMBREI DO G7, GRUPO DE APOIO AO JUVENIL, CUMPLICES DAS FALCATRUAS DO EX PRESIDENTE, POIS APOIAVAM TODAS AS DECISÕES, CUMPLICES EM TROCA DE FAVORES QUE O JUVENIL DISTRIBUIA A ELES, COMO BENEFICIAR FAMILIARES COM EMPREGOS E OUTROS MIMOS MAIS. UM DOS SETE, O CESAR COLARES QUE HOJE É CONSELHEIRO E CORREGEDOR DO TCM, SE FINGE DE MORTO PRA NÃO SER LEMBRADO, MAS NÓS SABEMOS O QUE ELES FIZERAM NOS VERÕES PASSADOS.QUEM SABE,FOI INSPIRADOR DO LUIS CUNHA, JÁ QEU LEVOU O TADEU TELES, SEU FIEL ESCUDEIRO ASSESSOR E TODA SUA TURMA PRA OCUPAR CARGOS DE CONFIANÇA NO TCM, E AINDA, POSA DE PALADINO DA MORALIDADE, TOMANDO JUNTO COM OS OUTROS CONSELHEIROS, DECISÕES QUE SÓ PREJUDICAM TRABALHADORES HONESTOS QUE TEM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE. ESSAS REDES SÃO FORTES E ESSES TRIBUNAIS SÓ SE TORNARÃO SÉRIOS QUANDO O CONCURSO FOR A ÚNICA FORMA INGRESSO.

Anônimo disse...

Meu amigo, esse é o retrato perfeito desses órgãos que só existem prá incentivar o nepotismo e a corrupção. Gostaria de saber como está a Ação civil pública do ministério público acerca dos super salários dessas cabeças coroadas.

Anônimo disse...

Denúncias, denúncias, denúncias...eo Ministério Público? Pobres professores que grevaram por um mísero reajuste, estão sendo humilhados com depoimentos em delegacias. Enquanto esses salafrários usam e abusam do nepotismo, corrupção e tudo o mais que não presta, simplesmente estão soltos e praticando a mesma bandalheira. Essa é a justiça do pará. Só prá pobres.

Anônimo disse...

Anônimo das 21:20, continuamos com essas duas porcarias, tce e tcm, cujos conselheiros acumulam salários altíssimos, tiram a oportunidade de pessoas preparadas, empregando seus parentes e apaniguados políticos. Está sendo descoberto um roubo de mais de 120 MILHÕES nos últimos cinco anos, e essa imundície não detectou. E ainda vem aquela propaganda idiota dizendo que é da sua conta. Extinção urgente dessas porcarias.

Anônimo disse...

Anônimo das 21:20, quem incentiva a corrupção e o nepotismo são essas duas porcarias, pois todas as contas são aprovadas, ainda que com ressalvas. A existência desses órgãos inúteis não se justificam, a começar com o acúmulo do salário de seus conselheiros, sem falar que quem denunciou o roubo na Alepra, e que deveria ser detectado por esse tal "controle externo", foi a Mônica Pinto, não te esqueces disso. E tu ainda defendes uma imundície dessas? Se achas que é da tua conta, problema teu. Eu não quero pagar. Não é da minha conta.

Anônimo disse...

Anônimo das 21:20, prá que serve essa porcaria, você não justificou a existência delas. Mais de 120 milhões ROUBADOS dos paraenses nos últimos cinco anos. Outra coisa, é ALEPA e seus 30 ladrões e mais os ladrões do Tribunal da Corrupção Estadual. Posso ser um inocente útil, mas tu és um inocente inútil. Acorda palhaço, se achas que é da tua conta, paga. Eu não quero ajudar a pagar um orçamento prá inúteis que é igual ou maior que o do judiciário, que existe em quase todo o estado. Não é da minha conta.

Anônimo disse...

Como acreditar num órgão, que a exemplo do stf, seus membros são indicações políticas? Ou se muda a forma de ingresso nessas instituições, ou então, é melhor extingui-las, pois só agem de acordo com os governantes.

Anônimo disse...

A exemplo do tce/tcm, o stf está cheio de indicações políticas para os cargos, então esperar o que dessas instituições?

Anônimo disse...

Não temos alternativa nenhuma. Continuar com essas inutilidades, é jogar dinheiro fora, pois a "aprovação" das contas é certa, ainda que "com ressalvas". Foram negociadas com empregos de parentes e apaniguados políticos. O vice-presidente do TCE, Luís Cuínha, tem a mulher Rosimeire Teixeira nomeada na Asipag, os irmãos Antonio da Cunha Teixeira e Paulo Cunha Teixeira no presídio de Bragança, além dos sobrinhos Willis Alves da Costa e Tamíres Teixeira. O Paulo Cunha Teixeira, é o presidente da Associação de Augusto Corrêa, apta prá receber verbas públicas, e todas as contas a serem aprovadas no TCE, com o aval do irmão.

Anônimo disse...

Órgãos que são verdadeiros antros de corrupção, nepotismo e negociatas de aprovação de contas, empregos de parentes e apaniguados políticos. Órgãos inúteis.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando é que vai aparecer uma autoridade prá propor o fim da vitaliciedade dos membros dos tribunais da corrupção estadual e municipal. Afinal de contas prá que servem essas imundícies?

Anônimo disse...

Concordo, esses Ts, juntamente com a ALepa são os verdadeiros centros de corrupção.

Anônimo disse...

Leitores do Blog,

A extinção dos Tribunais de Contas não garante a "extinção" de todas as mazelas descritas neste e em outros canais de mídia. As atribuições e competências destas casas teriam que ser, forçosamente, assumidas por outras instituições, que também herdariam as práticas corruptas. O vício não se encontra nas instituições, mas sim nos homens que as compõe.

Penso que a solução é que tais homens, dos mais descarados ao meramente suspeitos, sejam investigados com rigor e seriedade. Nossas instituições precisam é de uma verdadeira faxina ética! A corrupção deve ser punida de forma exemplar, a fim de desencorajar os futuros administradores públicos de sequer pensar em se desviar do caminho da lei, da moral, da ética e do cumprimento do dever.

Ainda tenho esperança de que isto venha a ocorrer neste Estado. vejam notícia sobre o TCE AP:

"STJ afasta conselheiros do Tribunal de Contas do Amapá

Conselheiros são suspeitos de desvio de dinheiro do tribunal.
Medida permanecerá até a apuração das denúncias.

Débora SantosDo G1, em Brasília

O Superior Tribunal de Justiça (STF) determinou nesta segunda-feira (23) o afastamento, por tempo indeterminado, de cinco dos sete conselheiros que compõem o Tribunal de Contas do Estado do Amapá e cinco funcionários, suspeitos de desviar R$ 100 milhões do órgão.

Entre os afastados estão o presidente do TCE, Reginaldo Wanderley Salomão e o corregedor Manoel Antônio Dias. As supostas irregularidades na Corte foram reveladas a partir da Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, deflagrada em 2010.

Durante a operação, foram apreendidos carros de luxo em propriedades do ex-presidente do TCE José Júlio de Miranda Coelho, que chegou a ser preso e afastado do tribunal por 360 dias.

De acordo com o Ministério Público Federal, o desvio do dinheiro era feito por meio de cheques e saques da conta do tribunal diretamente no caixa do banco. Uma nova denúncia contra os supostos envolvidos será apresentada ao STJ pelo MP.

Os conselheiros afastados continuarão recebendo salários até a denúncia ser analisada, mas estão proibidos de entrar no tribunal. A maioria dos ministros da sessão extraordinária do STJ entendeu que o caso revela “desmandos” no estado e tomou a providência para evitar interferência dos suspeitos na investigação.

Os ministros Teori Zavascki e Cesar Asfor Rocha tinham restrições ao afastamento. O primeiro aceitou a medida apenas em relação ao presidente do tribunal e o segundo ministro afirmou que não era necessário afastar os suspeitos uma vez que a fase de coleta de provas já havia se encerrado."

Os mais reticentes podem até dizer que isto não vai dar em nada, e é até possível que de fato ocorra, porém vejo como um sinal de mudança, como uma luz no fim do túnel (ainda que bem fraquinha).

Para concluir, uma reflexão: o que cada um de nós tem feito, como cidadão, para combater, de fato, a corrupção?

Anônimo disse...

Anônimo do dia 24/04/12, das 15:08, você resumiu tudo. Só uma correção ou sugestão: Que a devassa seja feita pelo Ministério Público Federal, porque o Ministério Público Estadual, a exceção dos superpromotores que nos enchem de orgulho, Dr. Nélson Medrado e Arnaldo Azevedo, e talvez mais uns dois que são sérios, estão abarrotados investigando tanta bandalheira por essa cambada de políticos ladrões deste estado, também está comprometido via nomeação de parentes.