quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PARÁ – Não à divisão

Colaboração do internauta Aguinaldo Soares.

72 comentários :

Anônimo disse...

Já na CCJ da ALEPA,e aprovado, o PL do Executivo que aumenta o tempo de contratação de temporários de 6 para 12 meses, renovado por mais 12. O contrato com pessoas que no minimo deveriam ter o ensino Medio completo vai deixar a máquina publica estatal aboletado de pessoas não qualificadas, pois politicamente é sabido que todos são apadrinhados de Parlamentares. Esse PL vai de encontro a CF e ação na Justiça poderá prosperar.
A Lei do serviço temporáriio foi estabelecida para encher a lacuna da excepcionalidade (IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;) e promoverá o concurso publico, o mais rapido possivel. E os governantes por politicalha não o fazem. Daí gerando um problema social como aconteceu com os temporarios do primeiro governo barbalhista até os dias atuais.

Anônimo disse...

Hoje dia 11 ao ligar a televisão assisti ao noticiario: Comunidade Carioca vai as ruas contra a divisão de suas riquesas.Na passeata estavam desde os moradores de rua até a maior autoridade do Estado do Rio de Janeiro O sr. Governador. Não Muito diferente do que acontece no Rio de Jeneiro aqui no Pará, estão querendo tirar a riquesa do Estado para poder ao mesmo tempo deixar o povo mais pobre e levar tudo o que aqui existe para outros Estados. Mas a uma diferença os moradores de rua estes paraenses não estão conseguindo reagir a tal ataque mas os seus politicos desde os vereadores até o Sr. Governador pouco estão se preocupando com a população e com este Estado Maravilhoso. Vamos reagir Povo Paraense vamos diser NÃO a estes politicos oportunista agora e nas próximas eleições, vamos sair nas ruas como no CIRIO colocar um rio de gente nas ruas para mostrar que os Paraenses também quer que suas riquesas fiquem no estado que beneficie a população local então vamos marcar uma caminhada Em BELEM vamos utilizar nos meios de comunicação ao qual temos acesso as imagem dos cariocas dizendo não ao compartilhamento para que a população também se empogue O PARÁ é do povo PARAENSE, diga não a DIVISÃO E A ESTES POPITICOS E EMPRESARIOS MALFEITORES.

Anônimo disse...

Jornalista Barata,

Acabei de assistir na Televisão programa político do Sim a Divisão, chama atenção o rostinho bonito da moça que apresenta o programa, que contrasta com as imagens de exclusão social de parte da população.

Essa situação de marginalização não é culpa da extensão territorial do PARÁ ou da população de Belém, ao contrário, nada mais é que um diagnóstico do descaso dos Políticos, de todos, inclusive, desses estão apoiando a divisão.

No mês de outubro o Político interessado na DIVISÃO DO PARÁ, GIOVANE QUEIROZ, em programa partidário, indicava que 44% da população do Pará estaria vivendo abaixo da linha de pobreza, mas Sua Excelência não indicou, durante os vários anos que o Povo o banca financeiramente para "representá-lo", qualquer ato político concreto para erradicar ou minimizar as desigualdades sociais!!!!

São muito caras de Pau!!!!!

NÃO AOS POLÍTICOS OPORTUNISTAS, NÃO A CORRUPÇÃO, NÃO A DIVISÃO DO PARÁ!!!!

Anônimo disse...

Alguém já viu tucano sair do muro?

Anônimo disse...

Dia desses um jogador de futebol foi embora do Pará, por ter dito palavras que desagradaram o povo.Até a camara dos vereadores votou que a partir daquele momento este seria uma pessoa não grata no estado.
O que vamos fazer então com estas pessoas que estão apoiando a divisão do Pará, inclusive falando muito mal do estado pois não se sentem paraense.
Vamos a rua como fez o Rio de Janeiro dizer não a divisão pois as riquesas pertence ao povo paraense.

Anônimo disse...

Quero meu Pará grande,NÃO E NÃO,sou contra a divisão,vai melhorar o que com essa divisão?
Na verdade eu creio que piore ainda mais!

Anônimo disse...

No Jornal Liberal de hoje além de pesquisa demonstrar que 58% dos pesquisados é contra a divisão do estado,há um dado importante que pouco foi discutido:67% da população considera péssimos os hospitais e saúde pública.Isso sinaliza um problema de gestão da SESPA,cujo secretário tão elogiado quando no inicio de governo ,não correspondeu ao desafio de implantar melhorias no SUS.Imaginem se saúde não fosse propalado como prioridade do governo Jatene!!!

Anônimo disse...

O que deveria acontecer no Pará, seria a divisão de responsabilidades e nao de sua geografia privilegiada em relação ao restante do mundo. Cada pedacinho do PARá É COBIÇADO. Cada árvore, animais, plantas e PRICIPALMENTE A ÁGUA. Dividir responsabilidades é mais dificl, não é? sempre escolhe-se o meio mais fácil de resolver as coisas que nossa incompetencia não consegue alcançar. A trasnzamazônica continua sendo um risco num mapa inexistente.Ja nos perguntamos por que? onde estão os defensores do desenvolvimento daquela região? o que fizeram? eu morei la, eu sei o que é aquilo! e nem por isso concordo com a divisão.Porque não concordo? porque nos quatro anos que morei lá, meu encantamento se misturava às dificuldades de acesso a quase tudo.A beleza da região amazonica é tão escandalosa, tão deslumbrante que minha indiginação é ver pessoas de bem, achando que dividir, retalhar um estado(não é qualquer estado!) tão potencialmente rico, é a melhor solução. O Pará precisa de um plano, grande plano, com envolvimento de todos, seja de fora, seja daqui, seja de marte.Um plano que tenha dia para começar. Como no Japão que fazem plano e colocam em ação de imediato.Contando que sejam de fato honestos. Nao sejamos ingenuos, existem interesses bem maiores de personalidades que levam alguns a pensarem que abrir mão do estado mais cobiçado do mundo, vai, como num passe de mágica resolver todos os problemas. A questão não é geográfica, é de gestão ética e comprometida.O tamanho do Pará está diretamente relacionado com a solução que está bem à nossa frente: Um estado que, indivisivel, pode sobrepor-se á cobiça e começar olhar para dentro.O Pará é uma marca que somente os paraenses parece não se darem conta do tamanho do seu significado.Vamos entregar a fórmula da nossa coca cola para estranhos?
Dividido, fica fragil, não porque ficou menor, mas porque nao existe sinceridade e compromisso dos que promovem seu retalhamento.Sabemos da extrema pobreza de boa parte da população, mas quem a reproduz? quem se alia à pobreza como massa de manobra? quem lembra da pobreza extrema? o objetivo de quem está pagando a conta da campanha nunca foi diminuir a pobreza e sim aumentar a sua propria riqueza

Eduardo Costa disse...

Prezados, compartilho as duas últimas Crônicas sobre o Separatismo escritas. A sétima discute a capacidade de implementação de políticas públicas dos novos estados e a oitava a conto do FPE. Ou seja, desconstrói e mostra que os dados divulgados pelos separatistas sobre o FPE são infundados.

Os links seguem logo a seguir. Os artigos também seguem em anexo no formato PDF. Temos de compartilhar ao máximo estas informações.

http://eduardojmcosta.blogspot.com/2011/11/cronicas-sobre-o-separatismo-parte-8-o.html

http://eduardojmcosta.blogspot.com/2011/11/cronicas-sobre-o-separatismo-parte-7.html


Para ver todas as Crônicas: http://eduardojmcosta.blogspot.com/search/label/Cr%C3%B4nicas%20sobre%20o%20Separatismo

Anônimo disse...

depois desse plebiscito ninguém une mais o Para , sai separado por região ou por população pra mim foi o maior crime já concebido por políticos sabedores da discórdia eterna que criaria esse ato irresponsável, loucura essa é a palavra correta para descrever o que vai acontecer amanhã nem sim nem não vai adiantar

Anônimo disse...

Barata;

Claro que eu votarei SIM e NÃO. Sou morador de Belém e tenho certeza de que o estado do Tapajós será aquinhoado com verbas federais que - mesmo que venham ser assaltadas como sempre foram pelos políticos corruptos do nosso estado - sobrará dinheiro que será revertido em melhorias para a gente daquela região. Parto do princípio de que todos os municípios desmembrados no Pará estão em situação bem melhor do que eram quando não passavam de distritos - só os icoaracienses não refletiram a tempo sobre isso.
Sou contra a criação do estado do carajás. Acho prematuro decidir isso.

Anônimo disse...

O geovane Queiroz e do pdf, mesmo partido do ministro do trabalho Carlos lupi, pergunta pro deputado o que ele conseguiu na área do Trav. lho para a região de carajás? Nada. Esse deputado e muita cara de pau, para querer a divisão do estado.

Anônimo disse...

Bem que o Mineiro latifundiário Geonani Queiros poderia angariar junto aos seus amigos e ricos fazendeiros uns bois e vacas para doar ao povo que passa fome em sua região.

Anônimo disse...

Anônimo de 13 de novembro de 2011 04:34, você está totalmente equivocado, passe a analisar bem os debates, acho que você não é nem de Belém e nem do Pará.

O Problema de todos os Estados do pais reside na corrupção, principalmente, DOS CHEFES DO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE VIVEM SURRUPIANDO AS VERBAS DESTINADAS À SAÚDE E EDUCAÇÃO, PROCURE SABER QUANTO É REPASSADO PELA UNIÃO A CADA MUNICÍPIO PARAENSE, AI VOCÊ VAI VER QUE O PROBLEMA NÃO É A EXTENSÃO DO NOSSO RICO PARÁ.

NA PROPAGANDA DOS QUE QUEREM SIM ESTÃO APELANDO COLOCANDO UMA PESSOA COM CARACTERÍSTICAS BEM HUMILDE IMPLORANDO POR DIREITO À SAÚDE E À EDUCAÇÃO, o problema é a corrupção, prova disso é o escândalo que envolve os Ministros de Estado e as ONG's.

O BRASIL, O PARÁ SÃO RICOS, O PROBLEMA SÃO OS POLÍTICOS.

VAMOS DAR O EXEMPLO AO RIO DE JANEIRO E AOS DEMAIS ESTADOS DIZENDO NÃO AOS POLÍTICOS SAFADOS, BASTA DELES NOS ENGANAR DURANTE A PROPAGANDA POLÍTICA DIZENDO QUE VÃO NOS "REPRESENTAR NO PARLAMENTO".

ELES ESTÃO SUBESTIMANDO A NOSSA INTELIGÊNCIA!!!!!!

NÃO A DIVISÃO DO PARÁ!!!! A RIQUEZA É DE TODOS OS PARAENSES E NÃO PODE SER DIVIDIDA PARA ATENDER INTERESSES ESCUSOS DESSES LADRÕES!!!!

Anônimo disse...

Jornalista Barata,

O grande problema enfrentado pelo povo do Pará, pela falta de educação de qualidade (inclusive no que tange a qualificação técnica), péssimo atendimento na área da saúde (isso quando é conseguido)falta de investimento no turismo etc. é por negligência: 1) do TCM que não fiscaliza com seriedade as contas dos Prefeitos, é um tal de aprovo com ressalva, quando na verdade há verdadeiros desvios de verbas públicas, costumeiramente, via licitações pífias ou na dispensa de licitações criminosas.
2) do TCE que não fiscaliza com seriedade as contas do Governo do Estado e dos demais órgãos da administração pública estadual, quando de sua competência - PROVA DISSO SÃO AS FALCATRUAS, VERDADEIRO SAQUES ILÍCITOS DOS COFRES PÚBLICOS QUEM OCORRENDO HÁ ANOS NA ALEPA.
3) do Ministério Público (Estadual e Federal) que não fiscaliza o envio, a destinação e a aplicação das verbas públicas, bem como a prestação de contas aprovadas pelos TCE e TCM, já que são sabedores do comprometimento político dos gestores - Tráfico de influência e/ou desvio de verbas públicas para patrimônio de particulares, familiares ou de terceiros conhecidos laranjas.
4) do Poder Judiciário que não julga os processos quando o Ministério Público ingressa com as ações contra os fraudadores, fato concreto se vê com as ações movidas contra INTEGRANTES DE QUADRILHA que se instalou na ALEPA, o PJ Arnaldo disse ao jornal O Liberal (13.11.2011) que está preocupado com a grande quantidade de juízes que se declararam suspeitos. JÁ ESTÁ PRECISANDO SER INVESTIGADO PELA CORREGEDORIA DO CNJ.

Esse é o problema do PARÁ não a sua extensão!!!!

Anônimo disse...

Barata poste esses vídeos no seu blog. Eles mostram a propaganda do governo do Pará para promover o Simão Lorota, tudo pago com dinheiro público. O meu, o seu, o nosso pobre dinheirinho que deveria ser investido em saúde e educação sendo usado pra pagar promoção pessoal do Lorota. Assim não dá.

http://www.youtube.com/watch?v=c-3sdXoJJ2w&feature=player_profilepage

http://www.youtube.com/watch?v=HYT3v4NHwFE&feature=player_profilepage

Anônimo disse...

Jornalista Barata,

O povo precisa acordar, ao invés da articulação para dividir o Pará deveríamos nos articular para por fim a gastança de dinheiro público em ações de interesses pessoais de políticos raposas velhas.

Diz o jornal O Liberal em 13/11/2011, CADERNO PODER, p. 11 (DINHEIRO DA CÂMARA USADO EM CAMPANHA) que esse tal de Giovanni Queiroz já gastou esse ano R$ 41.075,00 com pagamento de táxi aéreo, contra R$ 23.950,00 do ano passado (2010)de verbas indenizatórias da Câmara de Deputados, ele diz que não é por conta da campanha em prol da divisão do Pará em favor do Estado do Carajás, sim, o que pretende abocanhar 25% da área do Estado.

Diz que só andou um pouquinho de avião, e que vai continuar gastando (com táxi aéreo) porque é permitido fazer.

Lira Maia favorável a criação do Estado do Tapajós já gastou R$ 29.500,00, com aluguel de carro e táxi aéreo. A Tropical Rent a Car, empresa do município de Santarém, já faturou R$ 17.500,00 pelo aluguel de veículos.

O Ministério Público deveria investigar essa empresa.

Como se vê uma dinheirama saída dos bolsos dos contribuintes para viabilizar interesses pessoais de políticos que já demonstraram ser nada confiáveis.

VAMOS DIZER SIM A DIMINUIÇÃO E AO CONTROLE DE VERBAS PÚBLICAS GASTAS PELOS PARLAMENTARES!!!!

O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA PRECISA INVESTIGAR ISSO!!!!!

CHEGA DE IMPUNIDADE DESSES POLÍTICOS QUE RESPONDEM A PROCESSOS POR DIVERSOS ILÍCITOS MAS QUE ATÉ AGORA NÃO FORAM PUNIDOS.

Assina um cidadão que não aguenta mais ficar silente ao saber dessas barbáries com o dinheiro público, perpetrada por esses "políticos" que deveriam representar o interesse da população no parlamento e não a interesses próprios.

Obrigado por esse espaço Jornalista Barata.

NÃO A DIVISÃO DO RICO ESTADO DO PARÁ, NÃO A GIOVANNI QUEIROZ, NÃO A LIRA MAIA, NÃO A CORRUPÇÃO, NÃO AO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA, NÃO A ROUBALHEIRA DO DINHEIRO PÚBLICO, NÃO A INÉRCIA DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES, NÃO AOS ÓRGÃOS JULGADORES....... VOCÊS PRECISAM TER VERGONHA NA CARA.

POVÃO VAMOS DIZER NÃO A ESSES SUJEITOS, TEMOS NA MÃO, PELO PODER DO VOTO, A DIREÇÃO DO NOSSO FUTURO, VAMOS MOSTRAR PRA ELES QUE NÃO PODEMOS SER MANOBRADOS.

CHEGA DE SOFRIMENTO ENQUANTO ELES ANDAM PRA CIMA E PRA BAIXO DE JATINHO E CARROS ALUGADOS, ALÉM DE OUTRAS REGALIAS, TUDO A CUSTA DO NOSSO DINHEIRO, O QUAL CONTRIBUÍMOS COM OS NOSSOS IMPOSTOS,QUANDO COMPRAMOS UM SIMPLES KILO DE FEIJÃO OU ARROZ PARA SUSTENTO PRÓPRIO E DE NOSSOS FAMILIARES.

Anônimo disse...

Jornalista Investigativo Barata,

Consultei o http://eduardojmcosta.blogspot.com/2011/11/cronicas-sobre-o-separatismo-parte-8-o.html

(...)
A campanha na televisão começou como havia previsto. Programas bem elaborados. Dignos de um marqueteiro experiente e que elaborou a campanha vitoriosa para a presidência da república. Contudo, começou divulgando que a divisão do estado do Pará será positiva na medida em que irá aumentar os recursos do FPE para os três novos estados. A lógica divulgada é a de que o atual estado do Pará tem uma fatia do bolo. Com a divisão os três novos estados terão direito, em vez de uma fatia, a três. Informação interessante, se não fosse falsa, enganosa!
O FPE, por determinação constitucional, transfere aos estados 21,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com base em cotas fixas. O critério de repartição do Fundo foi definido pela Lei Complementar n.º 62, de 28 de dezembro de 1989, e destinou com base em critérios como território, Renda per capita e população, cotas fixas para cada estado. O Anexo Único da Lei Complementar n.º 62/89 define o percentual fixo para cada estado, estando à cota do Pará fixada em 6,11%.
Com base no que afirma a legislação a informação de que a divisão do estado aumentaria o montante dos recursos do FPE para as três unidades federativas originárias do atual estado do Pará é inverídica. Como há uma lei que fixa o montante destinado a cada estado, se não houver alteração na legislação vigente, as três unidades federativas, caso haja a divisão, Pará, Carajás e Tapajós, terão de dividir a mesma fatia de 6,11%. Ou seja, o que é atualmente destinado a um estado, o Pará atual, deverá ser dividido pelos três novos estados. Contudo, o custeio da máquina pública não será de um único estado, mas sim de três. Deduz-se daí que os recursos destinados a população minguarão e serão quase todos consumidos para custear as novas estruturas burocráticas a serem criada e os novos cargos políticos. Estão tentando “aplicar” na população do Pará o conto do FPE manipulando e falseando informações com o intuito de ludibriar a opinião pública.
Confesso que já queimei muitos neurônios tentando entender a origem dos R$ 5,9 bilhões que os separatistas estão divulgando na campanha eleitoral. A única informação que obtive – apesar de alegarem que o dado é oficial, sem, entretanto, apresentarem a fonte – é a informação da Folha de São Paulo de que o dado foi calculado pelo economista goiano Célio Costa que está subsidiando a campanha pró-divisão do estado. (...)

NÃO ENTENDO PORQUE OS CONTRÁRIOS A DIVISÃO DO PARÁ NÃO ACABAM LOGO COM ESSA FALSA PROPAGANDA DOS SEPARATISTAS.

Anônimo disse...

11:49 - Usar letras maiúsculas em blog (isso é proibido em alguns), é o mesmo que querer "ganhar no grito".

Não, eu não estou equivocado mesmo. Quando eu afirmo que o estado de Tapajós é uma demanda justa, me baseio nas tradições culturais daquela bela região, que convenhamos, há muito é esquecida dos governantes. Já em relação ao estado de Carajás, sou contra até o presente momento, em parte por achar que a área do Pará ficaria reduzida demais, depois disso, não existe uma tradição cultural que justifique o pleito; isso sem contar que a região é mais próxima, está mais integrada a Belém. Mas existem também motivos para se votar no sim para Carajás e sem dúvida o principal deles é que a região virou um "Far West" do latifúndio e da pistolagem impune, com total indiferença dos governantes situados em Belém.
Portanto:
[SIM]Tapajós
[NÃO]Carajás

Anônimo disse...

Caro Barata e leitores deste blog, sou de Castanhal e até pouco tempo atrás eu também era contra a divisão do Pará, pois entendia que isso era um projeto meramente político e que só traria prejuízos para o restante do Pará, porém, depois que fiz uma viagem pelo interior do Estado, mudei minha opinião ao conhecer a dura realidade em que vive a população da maioria das cidades que poderão compor os dois novos estados (Carajás e Tapajós). Além da distância geográfica em relação à nossa capital, também percebi a distância com relação a políticas públicas, praticamente inexistentes. Em praticamente todas as cidades a saúde pública, a educação, o transporte a moradia e o saneamento básico não existem. E foi conhecendo essa realidade que decidi, eu e minha esposa (Solange Eli Corrêa) mudar nossa opinião sobre a questão da divisão do Pará. É verdade que nós amamos nosso estado, porém, não podemos fechar os olhos para a situação de penúria que vive o povo do interior. Entendo que manter um estado com dimenssões gigantescas e uma população pobre e sem perspectica é no mínimo desumano e de um orgulho ignóbio sem tamanho. Como ser humano, pai de família e cristão, não posso compactuar com tamanho descaso governamental com milhares de pessoas que vivem no interior do Pará. Hoje, caro Barata e leitores, minha decisão é votar Sim no plebiscito, mesmo que isso cause o retalhamento do meu amado estado. Penso que é mais importante salvar vidas que manter um estado gigantesco com um povo miserável. Sei que nbão vai ser a divisão que vai savá-los, porém, com um governo mais próximo deles, o acesso às políticas públicas se tornarão mais visíveis. Que me perdoem os defensores do não, mas eu e minha família vamos votar SIM.

Obrigado.


João Damasceno Corrêa.

Anônimo disse...

O baiano Duda Mendonça comandou a campanha contra a divisão da Bahia; agora comanda a campanha pela Divisão do Pará. Segundo diz o próprio Duda (entrevista Diário do Pará, dia 13 deste mês, "o Pará já está dividido"), logo, pra quais saqueadores dividir novamente ?

Anônimo disse...

O famigerado DL.1164/71, expropiou "manu militari" terras públicas do Estado do Pará ao longo das rodovias federais, sob a então dominante ideologia da Segurança Nacional. As áreas "confiscadas" foram "devolvidas" em 1987, no governo Sarney, num verdadeiro exercício de "mise-en-scène" (vitória de Pirro, ou seja, "ganhou mas não levou").Agora, querem levar a melhor fatia do que nos resta e, também, por isso, Não à Divisão !

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Prezado Jornalista Jorge:
CONCURSO COM CARTAS MARCADAS
SAIRAM OS EDITAIS DO TCE NO SITE DA AOCP.
INFORMO A TODOS QUE TENHO NOTÍCIAS DE QUE OS CONSELHEIROS DO TCE QUEREM QUE AS VAGAS SEJAM PREENCHIDAS PELOS SEUS "APADRINHADOS" QUE JÁ TRABALHAM NO TCE COMO ASSESSORES OU OUTRO CARGO.
TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO.
UMA DAS PROVAS É QUE ELES SE NEGAM, A TODO CUSTO, DE INFORMAR A BIBLIOGRAFIA DAS DISCIPLINAS. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESTÁ PROPOSITADAMENTE CONFUSO.
DEVEMOS EXIGIR, S.M.J., QUE PUBLIQUEM URGENTEMENTE A BIBLIOGRAFIA QUE SERÁ EXIGIDA NO CONCURSO.
CUIDADO! ESSA TURMA - OS CONSELHEIROS - ESTÁ CRIANDO AS MAIORES BARREIRAS E DIFICULDADES PARA OS CANDIDATOS QUE NÃO SÃO DO TCE. QUEM VIVER VERÁ!
JORNALISTA JORGE, SUA AJUDA, SEMPRE ATENDIDA, É IMPRESCINDÍVEL.
Caso isto se confirme, lá vem mais trabalho para o Procurador Firmino Matos

Anônimo disse...

Acho que o governo deve se manifestar sobre a greve questão da divisão e não ficar em cima do muro.

Anônimo disse...

Ei Barata, o das 04:34 e o voto do Dep. Megale

Anônimo disse...

ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!

Caros blogueiros ,

Chamo a atenção para matéria publicada no Diário do Pará, de segunda 14,
sobre o Marajó, pg A8, intitulada “Posse do arquipélago – Estado e União disputam Marajó” da agência O Globo; pelo que entendi o governo de Simão Jatene quer vender de forma definitiva o Marajó para os latifundiários, com a desculpa de favorecer os micros agricultores (era só o que nos faltava) , daí pedir atenção de todos para possamos juntos entender melhor o imbróglio – escândalo(?)

A matéria informa que o Iterpa (governo do estado) disputa a posse do arquipélago com a União, em meio à defesa pela Associação dos Municípios da região –AMAM de federalização capaz de resolver as mazelas seculares da população com benefícios de infra estrutura(todos os membros ou a maioria latifundiários fazendeiros ). Do outro lado, o Ministério do Planejamento insiste que de acordo com a CF de 88 as ilhas são de posse da União; ao que CARLOS LAMARÃO (atentem)presidente do Iterpa (governo do estado) rebate que as mesmas não estão em áreas de fronteiras,que foram incorporadas ao estado , com exceção de Chaves por ser município sede.

Em seguida o presidente do Iterpa, Carlos Lamarão, demonstra total desinformação geo política do estado a que serve – e para isso é pago - ao se referir ao plebiscito da divisão e à federalização do Marajó com a seguinte pérola ”... Se for aprovado, e o Pará ainda ficar sem as ilhas do Marajó, só restará um terço do território original ”, ora, somente a proposta do plebiscito reduz o estado a 17% do território original, só Lamarão não sabe disso.

Ao final, a matéria revela somente parte da perversidade escondida, sem atentar p ara o mais grave, com a discussão sobre a federalização, os atuais ocupantes dos latifúndios marajoaras, que transformam o arquipélago em um dos maiores índices mundiais de concentração de terra , onde o índice de Gini é quase 1, querem ter garantido em definitivo as terras que consideram propriedades particulares, vale lembrar que somente a fazenda Cachoeira da família Chermont ocupa cerca de um terço do arquipélago, finaliza a matéria

“...Por trás desse conflito está o interesse do Pará em aumentar a arrecadação dos seus cofres. Nas ilhas em disputa o INCRA faz assentamentos de reforma agrária. O Incra concede títulos de uso da terra a famílias sem dar a propriedade definitiva. “Queremos é regularizar a posse e cobrar um valor correspondente a essas terras” explica Lamarão” . Sem constrangimentos, acrescentamos nós daqui.

Anônimo disse...

a t e n ç ã o !!!

Caros blogueiros ,

Chamo a atenção para matéria publicada no Diário do Pará, de segunda 14,
sobre o Marajó, pg A8, intitulada “Posse do arquipélago – Estado e União disputam Marajó” da agência O Globo; pelo que entendi o governo de Simão Jatene quer vender de forma definitiva o Marajó para os latifundiários, com a desculpa de favorecer os micros agricultores (era só o que nos faltava) , daí pedir atenção de todos para possamos juntos entender melhor o imbróglio – escândalo(?)

A matéria informa que o Iterpa (governo do estado) disputa a posse do arquipélago com a União, em meio à defesa pela Associação dos Municípios da região –AMAM de federalização capaz de resolver as mazelas seculares da população com benefícios de infra estrutura(todos os membros ou a maioria latifundiários fazendeiros ). Do outro lado, o Ministério do Planejamento insiste que de acordo com a CF de 88 as ilhas são de posse da União; ao que CARLOS LAMARÃO (atentem)presidente do Iterpa (governo do estado) rebate que as mesmas não estão em áreas de fronteiras,que foram incorporadas ao estado , com exceção de Chaves por ser município sede.

Em seguida o presidente do Iterpa, Carlos Lamarão, demonstra total desinformação geo política do estado a que serve – e para isso é pago - ao se referir ao plebiscito da divisão e à federalização do Marajó com a seguinte pérola ”... Se for aprovado, e o Pará ainda ficar sem as ilhas do Marajó, só restará um terço do território original ”, ora, somente a proposta do plebiscito reduz o estado a 17% do território original, só Lamarão não sabe disso.

Ao final, a matéria revela somente parte da perversidade escondida, sem atentar p ara o mais grave, com a discussão sobre a federalização, os atuais ocupantes dos latifúndios marajoaras, que transformam o arquipélago em um dos maiores índices mundiais de concentração de terra , onde o índice de Gini é quase 1, querem ter garantido em definitivo as terras que consideram propriedades particulares, vale lembrar que somente a fazenda Cachoeira da família Chermont ocupa cerca de um terço do arquipélago, finaliza a matéria

“...Por trás desse conflito está o interesse do Pará em aumentar a arrecadação dos seus cofres. Nas ilhas em disputa o INCRA faz assentamentos de reforma agrária. O Incra concede títulos de uso da terra a famílias sem dar a propriedade definitiva. “Queremos é regularizar a posse e cobrar um valor correspondente a essas terras” explica Lamarão” . Sem constrangimentos, acrescentamos nós daqui.

Anônimo disse...

Não me interessa o choro dos que dizem sim. Não a Giovani Queiróz, não a Salame, não a todos os políticos que queriam que o Pará fosse dividido. O não já venceu, o Pará já venceu.

Anônimo disse...

Anônimo de 13 de novembro de 2011 11:35 esses políticos latifundiários não tiram nada do bolso.

Corre por ai o comentário de que um grupo de comerciantes Pró divisão teriam colaborado e arrecadado cinco milhões de reais, para ajudar na campanha em prol da divisão do Pará, mas cometeram um grande erro entregaram esse valor nas mãos de políticos favoráveis a divisão, adivinhem o que aconteceu - O DINHEIRO SUMIU - o que teria deixado os empresários muito aborrecidos, por ai se vê que a coisa não é seria.

NÃO A DIVISÃO DO PARÁ

Anônimo disse...

Barata, onde está você? precisamos muito do seu apoio!

Veio a público denúncia de que o atual Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, mesmo afastado para servir a rica classe dos Advogados, ganha há mais de 20 anos dos cofres públicos, salário mensal, que hoje é de R$ 20.000,00 soou como uma notícia estarrecedora.

Porém, não mais estarrecedora que outra denúncia há muito tempo vem sendo feita aqui no Blog do Barata.

Vejamos, aqui, já foi colocado muitas vezes o caso da também consultora jurídica do Estado, Ana Maria Rodrigues Barata, mas nada foi investigado pelos Promotores de Justiça Nelson Medrado e Firmino Araujo, quanto à imoralidade da cessão dessa consultora jurídica, desde 1995, ou seja, mais 16 anos ao Ministério Público Estadual.

Se Ophir ganha R$ 20.000,00 e Ana Barata recebe 80% de seus proventos da Defensoria Pública, isso, significa que ela recebe nada menos de R$16.000,00 dos recursos públicos destinados à Defensoria Pública, porém presta "trabalho" somente no MPE no horário de 8 às 14 horas. Uma imoralidade e desrespeito com os contribuintes que mantém a máquina pública.

Não bastasse, a consultora além dos R$ 16.000,00 recebe ainda a gratificação do cargo comissionado no MPE de Assessora jurídica que é de R$ 17.000,00, somados chega-se a cifra R$ 33.000,00, o que ultrapassam em muito o teto constitucional. A consultora jurídica ganha mais que um Procurador de Justiça, para "trabalhar" como antes dito, somente no MPE e no horário de 8 às 14 horas.

Portanto, essa indignação dos Advogados e da Sociedade não é cometida somente pelo Ophir Cavalcante tem outros consultores jurídicos igual ou em situação mais imoral.

Anônimo disse...

Com a divisão o Pará sairá da segunda posição para a 16ª entre os maiores estados do Brasil.

Seremos o Parazinho, o Pará Mirim, o Parazito...

1 - Amazonas: 1.559.161,682
2 - Mato Grosso: 903.329,700
3 - Tocantins: 903.329,700
4 - Tapajós: 732.358,000
5 - Minas Gerais: 586.509,500
6 - Bahia: 564.830,859
7 - Mato Grosso do Sul: 357.145,836
8 - Goiás: 340.103,467
9 - Maranhão: 331.935,507
10 - Carajás: 296.664,100
11 - Rio Grande do Sul: 268.781,896
12 - Piauí: 251.576,644
13 - São Paulo: 248.196,960
14 - Rondônia: 237.590,864
15 - Roraima: 224.301,040
16 - Pará: 218.776,400
17 - Paraná: 199.316,694
18 - Acre: 164.122,280
19 - Ceará: 148.920,538
20 - Amapá: 142.827,897
21 - Pernambuco: 98.146,315
22 - Santa Catarina: 95.703,487
23 - Paraíba: 56.469,466
24 - Rio Grande do Norte: 52.810,699
25 - Espírito Santo: 46.098,571
26 - Rio de Janeiro: 43.780,157
27 - Alagoas: 27.779,343
28 - Sergipe: 21.918,354
29 - Distrito Federal: 5.787,784

Anônimo disse...

MUITA CONVERSA E SÓ CONVERSA UM DIZ SOU CONTRA A CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS, O OUTRO FALA SOU A FAVOR DA DIVISÃO!

MANOS SAIAM DO DISCURSO E PARTAM PARA A AÇÃO , DEIXEM DE TRABALHAR, DEIXEM DE ESTUDAR E SAIAM DE PORTA EM PORTA PREGANDO SUAS POSIÇÕES, CONQUISTEM O VOTO DE SEUS PARENTES E ADERENTES, DOS SEUS VIZINHOS!

FAMOS FAZER CAMPANHA PARA O QUE ACHAMOS SER O CORRETO, NÃO VAMOS PERDER TEMPO, VAMOS FAZER O ESTADO PARAR ATÉ O DIA DO PLEBISCITO , O TEMPO URGE POIS FALTA MENOS DE UM MÊS DEPOIS SERA TARDE !

Tai desse jeito da para se ter uma real noção do que seria esse tal de plebiscito se houvesse engajamento ou ao menos interesse da maioria da população do estado, um verdadeiro caos , como não existe essa sede por separação ou essa luta por manutenção posições que são apregoadas na propaganda POLITICA é onde vemos o verdadeiro intuito dele , nada de totalidade, nada de hora da verdade, nada de grande interesse!

O pior dessa historia é que o político independente do lado identificou as necessidades e disponibilizou soluções avalizadas , PASMEM , avalizadas por suas respectivas CREDIBILIDADE!

Fé não falta ,dou apenas um exemplo de tal safadeza para não me alongar , MANEJO FLORESTAL , será que no Parazinho, Tapajós ou Carajás nem um político podia ter AO MENOS TENTADO criar uma LEI reduzindo o tempo de RESPOSTA aos projetos de manejo florestal para um MÊS contado da data que foi dado entrada no órgão competente e em caso de resposta negativa APONTAR como fazer as CORREÇÕES PARA APROVAÇÃO!

Mas será ninguém lembra que em Altamira foi perdido um viveiro com mais de 100 mil mudas porque na hora de serem replantadas não havia em TODO estado atual UM único projeto aprovado dos mais de 400 em tramitação, da criminalidade em Itupiranga e Tailândia originada pelo desemprego no setor madeireiro por falta dessa madeira legal ou das falências na grande Belém dos que utilizaram as cartas de credito e não tiveram como entregar a madeira vendida!

Amanhã será como hoje onde futebol e novela são temas principais de conversas na hora do lazer ou do trabalho dado ao grau de crível do proposto!

Assinei acima porem:

“Que façam bom uso de seu Salame o Carajás tendo o cuidado de não sentar em cima , que o Tapajós leia a bíblia para saber que os acordes do paraíso não são executados por Lira e sim por Harpa, que os da região metropolitana continuem sendo Zé ostentando a grandeza do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe pois mesmo tendo ele falecido no inicio de 1800 seu personagem Fausto ainda hoje faz escola auxiliado por um cavalo cuja cor precisa não sei , apenas sei ele se restringe as cores Branca, Vermelha ou Preta por se tratar de um Sabino!”

Posso me passar por tolo porem jamais escreverei tal atitude e assinarei embaixo

Anônimo disse...

O jornalista Paulo Henrique Amorim ,que gostaria de ter sido o Paulo Francis, apareceu como pau-mandado do baiano Duda Mendonça e
vomitou argumentos inverídicos para justificar a ânsia dos "separatistas".Voltou bater na tecla de que a criação dos novos Estados aumentará o repasse do Fundo de Participação. Mentira deslavada. Sai fora, Pinnochio anão !

Anônimo disse...

Prefeitos da regi�o atolados em a��es na Justi�a Federal
Levantamento feito pela Reportagem do CT junto à Justiça Federal revela que nada menos que 57 ações tramitam contra prefeitos e ex-prefeitos de 36 municípios desta região por crimes cometidos na esfera federal.
A lista traz 17 gestores que respondem a ação na Justiça Federal, mas poderia ser dobrado se envolvesse os gestores que estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União (CGU). Sem o cargo público, esses políticos deixam de ter a prerrogativa de foro.
O campeão de ações é o prefeito de São Félix do Xingu, Antonio Paulino da Silva, que tem em suas costas nada menos que 14 ações na Justiça Federal e outras duas na Justiça Estadual. Elas variam entre ações de improbidade administrativa (quatro), ações penais, e de execução de título extrajudicial (a grande maioria).
Cláudio Furman, ex-prefeito de Tucuruí, é o segundo colocado com um rosário de ações impetradas contra ele na Justiça Federal pelo MPF. Adécimo Gomes, ex-prefeito de Itupiranga, também é vice-campeão de processos na Justiça Federal, com nada menos que seis representações, ao lado de Furman.
Manoel Soares da Costa, o Manelão, de São Geraldo do Araguaia, e Marisvaldo Pereira Campos, de São João, estão empatados com cinco professores, cada, na Justiça Federal.
O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima, também figura entre os prefeitos enquadrados com ação na Justiça Federal pelo Ministério Público. Em três anos de mandato ele já é detentor de nada menos que duas ações, sendo uma por causa da terceirização polêmica da merenda escolar e outra apresentada diretamente pela Fazenda Nacional, com uma Execução Fiscal por problemas na dívida ativa. Esta ação foi dada entrada no dia 25 de outubro último e o processo está sob a tutela do juiz federal João César Otoni de Matos, da 1ª Vara Federal de Marabá.

Além da Justiça Federal, Maurino Magalhães é alvo de outras quatro ações na Justiça Estadual. O contrato com a empresa Leão Ambiental também está sendo alvo de investigação do Ministério Público Estadual, que promete ingressar com ação contra o gestor.
O ex-prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, também não está a salvo das garras da Justiça Federal, onde responde uma ação e outra situação na área de educação está sendo analisada e poderá gerar um outro procedimento. Tião também responde a dois processos na Justiça Comum.
José Antônio Lima Ferreira, ex-prefeito de Brejo Grande do Araguaia, responde a nove ações, sendo cinco na justiça comum e quatro na federal.
Sebastião Curió Rodrigues de Moura, ex-prefeito de Curionópolis, acumula quatro processos na Justiça Federal e mais um na justiça comum.
Quem responde a três processos na Justiça Federal é Olávio Rocha, prefeito cassado de Rondon do Pará. Os detentores de dois processos são José Pereira de Almeida (Zezão), de Nova Ipixuna; e Romildo Veloso e Silva, atual prefeito de Ourilândia do Norte. Com um processo federal figuram Anuar Alves da Silva, de Canaã dos Carajás; Jaime Modesto da Silva, de São Domingos; e Jorge Barros de Alencar, de São Geraldo do Araguaia.
O procurador da República em Marabá, André Casa Grande Raupp, recebeu a Reportagem do CT para comentar o grande volume de ações contra prefeitos e ex-prefeitos desta região. Ele disse que cerca de 50% são de caráter civil e a outra metade criminal, a maioria por acusação de desvio de recursos, utilização indevida e omissão na prestação de contas. Na próxima semana, Itamar Cardoso do Nascimento, de Goianésia, será alvo de uma ação pela má prestação de serviços para o transporte escolar daquele município. Recentemente, uma prefeita da região, que ele não soube precisar o nome nem o município, foi condenada a prestar serviços comunitários em um hospital após ser condenada em uma ação.
Na Justiça estadual as ações também “pipocam” contra os ex-prefeitos. Ao todo, 15 gestores respondem a 33 ações pelos mais variados motivos. (Ulisses Pompeu)

Anônimo disse...

Jornalista Investigativo Barata, que bom tê-lo de volta, DEUS TE ABENÇOE, precisamos nos posicionar.

Está caindo por terra o FPE dos separatistas, agora, está melhorando a propaganda do NÃO à divisão, nesse aspecto que estava confundido e levando a erro a população, ficou claro que esse valor decorre de Lei e que não vai aumentar.

Outra cara de pau dos separatistas é dizer que as superlotações dos hospitais públicos no Parazinho, como eles querem transformar, iria acabar, TUDO ENGODO, eles esquecem que hoje recebemos pessoas vindas do MARANHÃO, PIAUI e outros Estados são atendidas aqui no PARÁ, para tratamento e atendimento médico.

Quanto os piores índices na educação e em outros setores da sociedade quero ver a resposta do Jatene.

Quanto ao fato de não poder sediar jogos da copa a culpa foi da Ana Julia, mas já demos a resposta a ela nas urnas, da mesma forma que iremos dar em relação aos políticos separatista - OS forasteiros e DETENTORES De FICHA CORRIDAS.

Não a divisão!

Anônimo disse...

Os separatistas no programa político estão detonando o governo Jatene.

Reaja Governador o Senhor está passando por desqualificado, despreparado etc.

Não foi por falta de aviso aqui no Blog sobre os rumos desastrosos que o atual secretário de educação, Nilson Pinto, vem impondo ao Estado.

A morte de bebês na Santa Casa também está sendo explorado.

Quando o Jornalista Barata alerta o faz com propriedade e com fatos concretos, portanto, tem que ser creditado, ouvido, respeitado, não é leviano.

Anônimo disse...

Tá bom gente, mas vc não vão contestar a pesquisa do IBGE que mostra o Pará em 26º lugar dos estados brasileiros? Assim fica difícil votar no Não.

Anônimo disse...

É anônimo 16 de novembro de 2011 19:18, o problema dos municípios do Pará é culpa dos Prefeitos que desviam as verbas públicas.

Esse sim é o problema do PARÁ e do Brasil - CORRUPÇÃO!

Anônimo disse...

Anônimo de 13 de novembro de 2011 19:57,

Vc esqueceu na sua lista os chefes do Poder Executivo (do Estado e dos Municípios). Realmente, antes de termos qualquer discussão mais séria acerca da divisão do nosso Pará, precisamos mesmo é combater a praga da corrupção, dos desmandos, do nepotismo, do uso da máquina em favorecimento próprio e dos apaniguados. Dividir o estado na condição atual só servirá para triplicar as mazelas já conhecidas por todos.

Anônimo disse...

No blog do Ze Carlos do PV li o post "traficantes nas festas de aparelhagens", que faz uma grave denúncia sobre essa relação perigosa e que não é nova.
O opiácio das festas de aparelhagens são sistematicamente massificadas todos os dias em chamadas publicitárias num canal de tv local, pertencente a um grupo liderado pelo filho de um velho cacique político do estado.Isso, contraditoriamente nos intervalos de dois programas policiais (no horário sagrado do almoço), que fazem o maior estardalhaço com imagens de boqueiros presos com algumas petecas de pó ou nóia, quando não de defuntos ensanguentados perfurados a bala, seja da policia, seja de soldados do tráfico.
Penso que a combinação das festas de aparelhagens e o tráfico seja um dos fatores que entorpecem e deformam do caráter cidadão de nossa juventude, que já sofre com o falido sistema de educação, com falta de perspectiva de emprego e renda, não tenha alternativa se não de ter viver acomodada, violentada e, inevitavelmente, se transformar em presa fácil dessa estupidez humana.

Anônimo disse...

VEJAM QUE TAMBEM FOMOS ENGANADOS EM OUTRA LINGUA. DIVIDIR ESTE ESTADO OU NÃO DIVIDI-LO, NÃO É ALGO TÃO SIMPLES.ESTA PRESSA PODE CUSTAR UM PREÇO MUITO ALTO, TANTO PARA O NÃO QUANTO PARA O SIM.ACREDITO MAIS AINDA QUE NOS PREGARAM UMA ESPECIE DE PEGADINHA DO FAUSTÃO:RÍDICULA E SEM GRAÇA.

Materia de LUcio Flavio no yahoo:

O monstro amazônico
Em 1980 a Companhia Vale do Rio Doce ainda era estatal (foi privatizada por FHC em 1997). Seu patrão era o governo federal, controlado pelo último general do ciclo de presidentes do regime militar, iniciado em 1964, com a deposição do presidente constitucional, João Goulart.

A CVRD estava a meio caminho de colocar em produção a melhor jazida de minério de ferro do planeta, na serra dos Carajás, 550 quilômetros ao sul de Belém, no Pará. A entrada desse excepcionalmente rico minério – o mais usado pela indústria – no mercado, em 1984, revolucionou a siderurgia mundial.

Dentre outros motivos, por desbancar alguns gigantes industriais, como a americana United States Steel (que foi dona exclusiva de Carajás de 1967 a 1969, quando os militares a obrigaram a se associar à CVRD), a 1ª do ranking nessa época; e favorecer a ascensão das empresas japonesas, chinesas e coreanas. Uma história ainda inédita, como quase tudo na Amazônia recente.

Com Carajás, a Vale consolidou sua posição de maior produtora de minério de ferro do mundo, abriu para si o mercado asiático, galopou para o topo das mineradoras, tornou-se a maior empresa brasileira e a maior exportadora do país. Não era pouco poder. Mas a Vale queria mais. Em 1980 ela entregou ao governo um estudo que encomendara. O título estava em inglês: Metal Amazon. O texto, também. O documento nunca precisou ser traduzido para atingir seus objetivos: ampliar ainda mais o domínio da mineradora sobre um território muito maior.

Anônimo disse...

Eu fiquei bege quando conversando com um senhor taxista, ele me disse que na periferia de Belém só não tem festa de todo tipo na 4ª feira. Não vou questionar o direito de ir e vir, mas fiquei pensando como esses jovens possuem dinheiro para pagar ingressos, se locomover, se vestir e mais o da bebidinha. Podemos até passar o Reino Unido e ocupar o 6º lugar dos países mais desenvolvidos, mas que continuamos poooooobres isso é fato. Dei uma olhada na pesquisa do IBGE e fiquei horrorizada em saber que no Norte CAIU o número de residências com esgoto. Tá feia a coisa.

Anônimo disse...

Defensoria Pública do Estado do Pará mantém Defensora Pública com licença a quase um ano. Dizem nos bastidores que estão contratando os caça-fantasmas para resolver este caso.

Anônimo disse...

ANÔNIMO DE 14 de novembro de 2011 07:13 VOLTO A DIZER VOCÊ ESTÁ EQUIVOCADO!

PROCURE SABER COMO OS PREFEITOS DESSA REGIÃO ESTÃO UTILIZANDO O DINHEIRO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO ETC.

NÃO ADIANTA RESPONSABILIZAR SOMENTE O GOVERNADOR, CLARO QUE ELE TEM SUA PARCELA DE RESPONSABILIDADE, MAS NOSSO MAIOR PROBLEMA É A CORRUPÇÃO DOS PREFEITOS!!!

iiiiiiiiiiii, O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO, VOCÊ GRAFOU EM CAIXA ALTA. KKKKKKKKKKKKK

[NÃO]Tapajós
[NÃO]Carajás

Anônimo disse...

Esclarecimento ao anônimo de 15 de novembro de 2011 15:34:

A Lei nº 5.020 de 05 de abril de 1982, do Estado do Pará prevê no seu art. 8º:

Art. 8° - É facultado ao servidor do Serviço Público Civil do Estado do Pará, investido em cargo em comissão, optar pela remuneração de seu cargo de origem, acrescida de 80% (oitenta por cento) da remuneração do cargo em comissão, a título de representação.

Essa Lei é anterior a CF/88, claramente se vê que não foi recepcionada pela CF, já pelo texto constitucional, salvo raras exceções, não permitem acumular vencimentos de cargos públicos. E, ainda, é visivelmente inconstitucional. Não bastasse o texto constitucional, há outras normas de mesma importância, bem como interpretações dos Tribunais Brasileiros que não deixam dúvidas quanto ao afronta da Lei 5.020, de 05 de abril de 1992.
XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
“O dispositivo impugnado, ao estabelecer indistintamente que os proventos da inatividade não serão considerados para efeito de acumulação de cargos, afronta o art. 37, XVI, da CF, na medida em que amplia o rol das exceções à regra da não cumulatividade de proventos e vencimentos, já expressamente previstas no texto constitucional. Impossiblidade de acumulação de proventos com vencimentos quando envolvidos cargos inacumuláveis na atividade.” (ADI 1.328, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 12-5-2004, Plenário, DJ de 18-6-2004.) No mesmo sentido: RE 415.974-AgR, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 1º-2-2011, Primeira Turma, DJEde 23-2-2011.
"Acórdão que concedeu mandado de segurança contra ato administrativo que afirmou a inviabilidade de tríplice acúmulo no serviço público. Alegação de ofensa ao art. 37, XVI e XVII, da CF/1988, e art. 99, § 2º, da CF pretérita. A acumulação de proventos e vencimentos somente é permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos acumuláveis na atividade, na forma permitida pela Constituição. Precedente do Plenário RE 163.204. Entendimento equivocado no sentido de, na proibição de não acumular, não se incluem os proventos." (RE 141.376, Rel. Min. Néri da Silveira, julgamento em 2-10-2001, Segunda Turma, DJ de 22-2-2002.)
Lei 8.112/90 diz:
Art. 9o A nomeação far-se-á:
I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;
II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
PROCESSO Nº 23104.009244/2005-16
INTERESSADOS : Glândio Xavier e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG

ASSUNTO: Vedação de percepção simultânea de remuneração pelo exercício de cargo, emprego ou função pública com proventos de aposentadoria. Exceção: cargos acumuláveis na atividade, cargos eletivos e cargos em comissão (CF, art. 37, § 10). Cargos acumuláveis na atividade: exigência de compatibilidade de horários (CF, art. 37, XVI). Servidor aposentado em um dos cargos: não incidência desse requisito específico em relação ao outro cargo. Desnecessidade de opção pela remuneração ou pelos proventos. Precedentes do STF e do TCU. Revisão parcial do Parecer nº AGU/GQ 145.

Onde andam os fiscais da Lei que não verificam as irregularidades que acontecem na própria casa?

Como pode a Consultora jurídica Ana Barata se beneficiar financeiramente, de uma lei claramente inconstitucional e imoral.

Anônimo disse...

Demos que ser contra o Falta de estrada e saude e educacao que adianda ser rico viver num solo rico ao mesmo tempo pobre em desenvolvimento Humano, Venha conhecer o Sul do Pará e veja a realidade sem futuro: Sou filho do Pará, mas não tenho orgulho de ser do Pará. Diga Sim

Anônimo disse...

Nao a Probreza do Pará,Nao a desigualdade,nao fechar os olhos para realidade. DEPOIS NAO RECLAMA

Anônimo disse...

O PARÁ E BOM EM QUE NO QUE REFEFE AO DESENVOLVIMENTO DA POPULAÇAO?

Anônimo disse...

O escritor ALONSO ROCHA, Presidente da Academia Paraense de Letras-APL,falecido em 22 de fevereiro deste ano, nos deixou o seguinte legado poético,aqui reproduzido:

NÃO ! À DIVISÃO

Políticos e empresários
de outras terras imigrados
com argumentos primários
e alvos inconfessados,
buscando tirar proveito
dos novos cargos criados,
com falácia e desrespeito
querem retalhar o Estado,
trainso a história e o trabalho
de um povo nobre e educado
que lhes deu pão e agasalho.

Na fala mandos cordeiros
encobertos na ardileza;
em suma: lobos inteiros
provocam cisma e conflito
ao tentar roubar, sem grito,
a imensurável riqueza
e o patrimônio infinito
de um território sagrado
com sangue e suor conquistado.

Bravos e firmes lutemos
com a garra dos cabanos
e com vigot rejeitmos,
nativos e soberanos.
essa torpe divisão.
E a luta trinunfará
se unidos pelo Pará
nós todos dissermos: NÃO!

Anônimo disse...

Anônimos de 18 de novembro de 2011 15:17, 18 de novembro de 2011 15:18 e 18 de novembro de 2011 15:19, o qual parece ser o mesmo, essa falta de estrutura que você diz é sentida por todos, e a culpa, eu, você e toda a população do Pará sabemos quem são os responsáveis, para você entender, se é que não sabe, devo lhe dizer que esse seu discurso é esvaziado e não convence para o SIM que você e alguns aproveitadores pretendem (MAIS UM GOLPE CONTRA O POVO DO PARÁ), então, vou enumerar algumas situações lógicas e concretas, que se revertida, ai, sim, o Pará poderá se desenvolver:
1) Punir os Políticos (incluídos os Prefeitos e Vereadores eleitos nas regiões que se fala em separação, os quais foram eleitos pelos munícipes.)

2) Punição aos Conselheiros dos Tribunais de Contas dos Municípios que não julgam com lisura e a tempo as contas dos gestores municipais

3) Do Ministério Público (Estadual, Procuradoria Regional da República e Ministério Público do Trabalho), por não fiscalizar os valores destinados aos municípios e seu uso com probidade e, o mais importante, promover efetivamente o ressarcimento dos valores desviados dos cofres públicos, para o patrimônio pessoal de terceiros ou do próprio gestor; as contratações de servidores temporários e DAS's para gerir a coisa pública (nepotismo e tráfico de influência, essas pessoas apadrinhadas não têm compromisso com o povo, mas tão-somente com os gestores que lhes dão emprego, burlando o concurso público, por isso a bandalheira corre solta).

3) Do Poder Judiciário que não julga os corruptos que ROUBAM VERBAS PÚBLICAS.

4) Falta de compromisso dos Políticos eleitos Deputados Federais e Senadores que não lutam com afinco em prol dos interesses do Estado do Pará (do povo) lá em Brasília. Você já viu algum político fazer greve de fome ou ir à mídia televisionada brigar pelo royalty do minério (os minérios do Pará mantém estável a balança comercial do Brasil) ou outros benefícios de forma igualitária com os Estados do Centro-Sul? Ao contrário Eles mostram dia-a-dia que só pensam nos interesses próprios, de seus familiares e de seus correligionários, infelizmente.

Pois é Anônimos resolvendo esses problemas o Pará estaria na mesma condição de igualdade das grandes Cidades desenvolvidas. Então separar não é a solução.

Quer ver um exemplo claro, aqui em Belém, deixando a inércia do Ministério Público Eleitoral e TRE/PA (excetuado o sério juiz de 1º grau, Dr. Sérgio, que cassou o nefasto DUDU), nós do povão somos os culpados de ter uma cidade imunda, o Prefeito DUCIOMAR COSTA não lança uma campanha na mídia para educar o povo mal educado que joga lixo nas ruas (Só gasta rios de dinheiro fazendo propaganda pessoal de obrinhas construídas - PRA QUE GASTAR DINHEIRO COM ISSO, TOTALMENTE DESNECESSÁRIO, O POVO ESTÁ VENDO O QUE É FEITO, A MELHOR PROPAGANDA É O DA BOCA-A-BOCA), não multa os empresários da formalidade e os da informalidade por jogar lixo nas ruas e manter suja as portas e locais onde desenvolvem suas atividades comerciais, e, o mais grave, não recolhe o lixo das ruas.

Vivemos em uma cidade suja, muito imunda, mas parece que ele já deu um jeitinho (com a ajuda dos probos Vereadores, os que votaram favoráveis e os que sumiram) de privatizar o lixo, resta saber qual será a empresa que vai se sagrar vencedora? Quem será o (s) felizardo (s)? E se o povo vai aceitar mais esse encargo, para beneficiar sabe quem?

Como se pode ver, nós o povo, o Ministério público e o judiciário somos os culpados pela cidade de Belém ser IMUNDA. Portanto, a divisão do PARÁ não vai resolver os nossos problemas da Capital e nem os de vocês do restante do Pará, pois os políticos e os representantes das instituições públicas são os únicos culpados pelas mazelas da sociedade paraense. E o pior ganham fortunas pela prevaricação e/ou desídia.

Anônimo disse...

Continuando.

A solução não é a divisão do RICO PARÁ e sim nós aprendermos a votar e dizer, NAS URNAS, basta aos políticos oportunistas que estão ai, vamos mudar nossa realidade, só depende de nós, O POVÃO!

É salutar esse debate, tomar coragem e ir às ruas nas manifestações contra a corrupção, postar nos Blogs, conversar com os amigos, encaminhar e-mail etc., enfim DIZER NÃO AOS POLÍTICOS E GESTORES PÚBLICOS QUE DEMONSTRAM FALTA DE COMPROMISSO E ZELO COM A COISA PÚBLICA.

Temos as redes sociais pra disseminar as informações, cada um de nós deve ter o compromisso de informar com verdade é dizer NÃO ao que nos é prejudicial, principalmente, expurgar da vida pública os aproveitadores.

Vamos lá, somos capazes, vamos dar nossa parcela de colaboração para construir um mundo melhor, um Pará melhor, exigir respeito, dizer NÃO as coisas erradas e propostas mal intencionadas é uma forma de demonstrar inteligência, inteligência qualquer um é dotado, mesmo aqueles que vivem nos mais distantes rincões.

Aqui no Blog do Jornalista Investigativo Barata se discute assuntos sérios e de interesse da sociedade, do POVÃO sofrido!

Obrigado Jornalista Barata!!!!

Anônimo disse...

Das 17 de novembro de 2011 21:01 a Assessora do PGJ, Ana Barata, conhecida no Ministério Público Estadual como Aninha Malvadeza, costuma em seus pareceres esdrúxulos e confusos limitar Direitos dos Membros e dos servidores concursados do MPE, sempre interpretando Leis e resoluções de forma restritivas, em nome do princípio da moralidade, e da probidade administrativa.

Se observa que os princípios acima citados não se aplicam a "Douta administrativista" posto que esta se beneficia há anos de uma lei estadual de 1982 (não recepcionada pela Carta de 88), para acumular vencimentos - Defensoria Pública do Estado, servidora estável e do Ministério Público Estadual, servidora comissionada.

O Dr. Alexandre Couto precisa retornar urgentemente para as Promotorias de Justiça de Improbidade e Moralidade Administrativa!!!

Assina um âncora no serviço público do Jornalista Barata!!!

Anônimo disse...

É Barata como disse alguns Anônimos, se Dividir vão ROUBAR, e se não dividir vão continuar ROUBANDO do mesmo jeito, bom a minha OPINIÃO seria antes de se fazer o Plebiscito que fosse feito Primeiramente a Investigação e a Apuração das Denuncias que envolve os Políticos dos Municípios e do Estado que se Ligam com o Único Objetivo o de Roubar o Erário Publico e o POVO que se f....

E os Denunciantes de cada Município sofrem em dobro, foi o que aconteceu recentemente com o Vereador Naldo em São joão de Pirabas, onde tem o Prefeito Claudio Barroso do PMDB, apadrinhado pelo Jader e Simone Morgado, Ele "Reina" como se fosse o Dono da Cidade, crente na Impunidade que os próprios Órgãos (TCM, MP, TJE, MPF e PF) oferecem, pois demora-se Anos para se fazer uma Lauda para um Processo e o que é pior quando Eles atuam (EQUIPE) só olham papel e são tratados como "REIS", caso dos Funcionários da CGU e do TCM.

Anônimo disse...

No repórte Diário de hoje (19) uma matéria de revoltar. O Presidente da ALEPA DOOU 100 mil reais ao Paissandu. Diz a nota que deve ter sido influenciado por Carmona e deve ter pensado "O estado sou eu". Se até o Diário cutuca o Carmona, imagine a minha indignação mesmo sendo torcedor doente do Papão? O pau torrando na ALEPA e Pioneiro dando grana atoa. Carmona deveria ter dado dinheiro do seu bolso. O que representa 100 mil para ele? Nadica de nada.

Neide disse...

Li todos os comentários e vi que várias pessoas ainda falam sobre as tais riquezas do Pará.

Bem, todo mundo sabe que o minério pertence à União e não aos Estados e que a Vale não recolhe ICMS porque tudo se destina à exportação.Sabemos também que 77% ds royaltes da mineração fica para os municípios e para a União.

O mesmo ocorre com a Energia Elétrica de Tucuruí, já que o ICMS é recolhido no estado consumidor e, assim como ocorre com o minério, a maior parte dos royaltes fica com o município.

Então, gostaria de saber o quanto o minério e as hidrelétricas rendem efetivamente para o Estado.
Se rendem pouco ou quase nada, como apurei até agora, gostaria de saber de onde vão sair os recursos para melhorar os índices do Pará no que respeita à qualidade de vida, que realmente são vergonhosos.

Sabendo o que estaríamos perdendo e quais as alternativas que temos para desenvolver o Estado como um todo, acho que vai ficar mais fácil decidir.

Neide disse...

Li todos os comentários e vi que várias pessoas ainda falam sobre as tais riquezas do Pará.

Bem, todo mundo sabe que o minério pertence à União e não aos Estados e que a Vale não recolhe ICMS porque tudo se destina à exportação.Sabemos também que 77% ds royaltes da mineração fica para os municípios e para a União.

O mesmo ocorre com a Energia Elétrica de Tucuruí, já que o ICMS é recolhido no estado consumidor e, assim como ocorre com o minério, a maior parte dos royaltes fica com o município.

Então, gostaria de saber o quanto o minério e as hidrelétricas rendem efetivamente para o Estado.
Se rendem pouco ou quase nada, como apurei até agora, gostaria de saber de onde vão sair os recursos para melhorar os índices do Pará no que respeita à qualidade de vida, que realmente são vergonhosos.

Sabendo o que estaríamos perdendo e quais as alternativas que temos para desenvolver o Estado como um todo, acho que vai ficar mais fácil decidir.

Anônimo disse...

Oque o Pará precisa é de governos sérios e competentes,além de honestos.Com governadores como Ana Julia e Jatene nunca sairemos desse atraso,que envergonha os paraenses de verdade.

Anônimo disse...

Neide disse...


Cara Neide, com a devida venia, você fala sem conhecimento de causa, procure saber quais os Estados que a hidrelétrica de Tucurui abastece e quem lucra com o ICMS cobrado, se é o Estado produtor, no caso o Pará, ou se é o Estado Consumidor, TE RESPONDO O ESTADO CONSUMIDOR, PORTANTO NÃO É O PARÁ! A CULPA É DOS POLÍTICOS, POR ISSO NÃO A DIVISÃO CHEGA DE GOLPE AO POVO PARAENSE SOFRIDOS PELOS POLÍTICOS INESCRUPULOSOS.

Você já viu falar na Lei Kandir segue trecho extraído do comentário de Murilo Rodrigues da Cunha Soares em http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1441/lei_kandir_soares.pdf?sequence=1


"Não obstante a conclusão exposta no item anterior, concordamos com
Kume & Piane (1997, p. 17) em relação a um segundo aspecto fiscal adverso da “Lei Kandir”. É
que alguns Estados eram fortemente dependentes das receitas de ICMS sobre as exportações de
produtos primários e semi-elaborados, destacando-se entre eles Pará (14,4% da receita de ICMS),
Amapá (9,5%), Maranhão (7,8%), Pernambuco (7,7%) e Espírito Santo (7,2%).

(...)

Vale notar que esse é um problema da sistemática de cobrança do
próprio imposto, e não da “Lei Kandir”, que apenas agravou o problema ao desonerar a
exportação de um leque maior de produtos. Mas, de toda forma, o ônus da Lei não é suportado
de maneira uniforme entre os Estados, sobrecarregando alguns deles, exatamente aqueles que
mais exportam.

Como colocado exportamos energia elétrica (a custa de um passivo ambiental e social muito grande) e ao final, ainda saímos no prejuízo.

Por isso seguimentos do Ministério Público Federal - com destaque ao Dr. Felício Pontes - e Juízes Federais inteligentes se posicionam contrários a construção da hidrelétrica de BELO MONTE.

Lembrando se criado o Estado do Tapajós a criação desta e de outras hidrelétricas serão certas.

O Centro-Sul na hora de barganhar melhorias no Congresso Nacional não pensa duas vezes em prejudicar Estados como PARÁ, MARANHÃO, AMAPÁ etc. porque então teríamos que nos sacrificar para melhoria deles, se estes só fazem nos FERRAR, afinal nossos "representantes" políticos no Congresso Nacional são todos muito "fracos", para não dizer.....

Os que postam no Blog do Jornalista Barata são politizados e rebatem informações deturpadas, com o intuito de confundir e ludibriar, não adianta vir com manobras ardilosas.

NÃO A DIVISÃO DO PARÁ!

Anônimo disse...

Anônimo das 10:01, de 19 de novembro de 2011:

"Cani dare paleas asino, ossa": Ao cão se dá palha e ao asno, osso.

A Assembleia Legislativa atravessa o maior escândalo de corrupção da sua história.

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO tem sido implacável na apuração dos fatos e os Promotores de Justiça NELSON MEDRADO; ARNALDO AZEVEDO e FIRMINO ARAÚJO DE MATOS têm honrado a missão institucional do PARQUET, com a perseverança e eminência das suas firmes, tenazes e persistentes atuações na perscrutação dos atos nocivos aos cofres públicos e na responsabilização dos seus perpetradores, que desonram a história daquele Parlamento Estadual.

Com tudo isso, os Doutores NELSON MEDRADO; ARNALDO AZEVEDO e FIRMINO ARAÚJO DE MATOS até parece que estão pondo água em um saco furado, isto é, até parece que executam um trabalho inútil, que representa o interesse da sociedade no resguardo das verbas públicas, num Estado de poucos recursos públicos e de uma perversa dívida social, vez que a atual gestão da ALEPA, ao contrário de se otimizar a eficácia da gestão, festeja a doação de dinheiro público pra um clube de futebol do Pará, além de acenar com outras doações pra dois outros clubes do futebol paraense, num absurdo desvio de dinheiro público praticado com o mais absoluto destemor e com a mais convicta certeza da impunidade, em detrimento da moral pública e em favor da politicalha patrocinada com verbas públicas.

Basta acessar o BLOG do Manoel Pioneiro, Presidente daquele Poder, que se constata tal censurável geração de despesas espúrias ao erário, que transfere para o contribuinte o ônus da brutal incompetência da gestão do futebol paraense.

A desfaçatez e a corrupção alimentam esses abutres, nos quais votamos, elegemos e lhes investimos no poder, que usam pra saquear o erário com espúrias concessões de privilégios e benesses em detrimento do interesse público, da honestidade, da ética e da moral pública.

Anônimo disse...

Barata,

uma pequena colaboração, uma Lei sancionada pela Presidenta Dilma, Lei nº 12.527, de 18/11/2011 da acesso aos cidadãos às informações públicas sobre Órgãos da União, Estados e Municípios,

É com desconfiança que recebo essa noticia, pois o Órgão(CGU) quando vem é por sorteio ou uma Denuncia muito séria.

Aqui em São João de Pirabas, temos o Prefeito(REI de Província), Claudio Barroso do PMDB, apadrinhado de Jader Barbalho e Simone Morgado, que entrou na Prefeitura só para Prevaricar juntamente com alguns Vereadores e Secretários.

As Denuncias foram feitas para vários Órgãos, mas até hoje nenhuma providência foi tomada, até a Imprensa tem sido Omissa. No entanto vale ressaltar que o CGU esteve na Cidade por duas vezes, por Denuncia, mas inexplicavelmente na Segunda vez que vieram foi em segredo e até o presente momento não mandaram o Relatório.

O MP, hoje responde por Pirabas a Promotora Erika Almeida, tem vários Procedimentos e Processos, mas até agora nada. Vale ressaltar que tem uma Ação Civil (Nº201010010796)de 15/09/2010.

O TCM também ainda não produziu o Relatório e já se foram 7 meses de sua vinda aqui.

O MPF, Senhores, Bruno Valente e José Potiguar, ainda não concluíram um Processo de Julho de 2010 e Janeiro de 2011, por ainda não ter resposta do Delegado da Receita Federal Senhor Armando Farhat , solicitado em Fevereiro de 2011 (OF. 0711/2011), por isso acho difícil no SITE estar toda a Informação.

Bom tudo já aconteceu em Pirabas inclusive tentaram matar a Esposa do Vereador Naldo, agrediram sua Filha e o Cassaram recentemente, mas graças a Deus Ele retornou para em conjunto conosco fazermos as Denuncias necessárias aos Órgãos do Estado e da União e até mesmo a Imprensa vir a dar mais Cobertura aos Casos de Pirabas.

Anônimo disse...

Barata,

Após as Denuncias serem entregues aos Órgãos mencionados no seu Blog, os mesmos já tiveram tempo suficiente para se pronunciar ou até mesmo enquadrar o Prefeito(REI de Província), Claudio Barroso do PMDB, apadrinhado de Jader Barbalho e Simone Morgado, que entrou na Prefeitura somente para Prevaricar e R........ juntamente com alguns Vereadores e Secretários.

As Denuncias foram feitas para vários Órgãos, mas até hoje nenhuma providência foi tomada, até a Imprensa tem sido Omissa, não é o seu caso. No entanto vale ressaltar que o CGU esteve na Cidade por duas vezes, por Denuncia, mas inexplicavelmente na Segunda vez que vieram foi em segredo e até o presente momento não mandaram o Relatório.

O MP, hoje responde por Pirabas a Promotora Erika Almeida, tem vários Procedimentos e Processos, mas até agora nada. Vale ressaltar que tem uma Ação Civil (Nº201010010796)de 15/09/2010, e uma outra Ref.. PAP 02/2010/MP/SP da Ex-Promotora Dra. Adriana Passos encaminhado ainda ao Fórum de Capanema.

O MP (Senhor Claudio Mello) tem o Dossiê e outros Documentos, os mesmos Divulgados em seu Blog, mas até hoje também não se pronunciou.

O TCM também ainda não produziu o Relatório e já se foram 7 meses de sua vinda aqui, inclusive surgiu o Comentário na Cidade de que a Equipe, foi muito bem "Recepcionada" pelo Prefeito Claudio Barroso do PMDB e o Funcionário do TCM Senhor ANAZILDO MORAES, que presta "Serviço" a Prefeitura de Pirabas.

O MPF, Senhores, Bruno Valente e José Potiguar, ainda não concluíram um Processo de Julho de 2010 e Janeiro de 2011, por ainda não ter resposta do Delegado da Receita Federal Senhor Armando Farhat , solicitado em Fevereiro de 2011, através de oficio Nº.0711/2011), por isso acho difícil no SITE dos Órgãos estarem todas as Informaçõs.

Bom tudo já aconteceu em Pirabas do Nepotismo ao Enriquecimento Ilícito, Abuso de Poder Arbitrário e Econômico, Intimidações e Ameaças aos Cidadãos e inclusive tentaram matar a Esposa do Vereador Naldo, agrediram sua Filha e o Cassaram recentemente, mas graças a Deus Ele retornou para em conjunto conosco fazermos as Denuncias necessárias aos Órgãos do Estado e da União e até mesmo a Imprensa vir a dar mais Cobertura aos Casos de Pirabas e Instigar Jornalistas, Policiais, Advogados, Promotores, Juízes e até mesmo o Governador (Senhor JATENE).

Porque se algo vir a acontecer hoje ou amanhã (2012) com o Único VEREADOR que se propôs a defender os Interesse do POVO, a Culpa será Unica e Exclusiva dos Órgãos e Autoridades supra citados.

Anônimo disse...

Um lado positivo dessas campanhas de “sim” ou “não” são os números estatísticos (IBGE, IPEA) que revelam a crescente miséria humana e econômica que coroem o Pará e o coloca entre os quatro piores federações em desenvolvimento humano. Números que vieram a tona desmascarando outras estatísticas manipuladas e mentirosas, que mostravam um Pará estável e ordeiro. Por outro lado, o que indigna é o tamanho do cinismo de políticos manjados e canalhas que se revezam no poder há anos e que agora, na maior cara de pau, usam o caos institucionalizado pra apontar soluções e mudanças, que nunca acontecerão enquanto eles, e seus financiadores, estiverem no poder. E por falar em números (maquiados ou não), muito me incomoda é saber da escalada endêmica da violência neste estado, já que os números exibidos pelo governador mostram que a violência diminuiu, mesmo que a população viva a beira da barbárie. Como exemplo disso são os assassinatos de jovens que acontecem quase todos os dias, agravado pelo trafico, educação falida e desemprego, a exemplo do ocorrido ontem em Icoaraci, quando seis meninos foram brutalmente mortos por pistoleiros.

Anônimo disse...

Miséria é o que tão fazendo essa maldita classe política que estão 97% em cima do muro, sem se declarar a favor ou contra para não perder o teu o meu o nosso voto, os menos pilantras são os que pelo se posicionaram , porem são apenas menos salafrarios que os outros , essa corja utiliza na calada da noite fatos para esconder suas atuações como parlamentares e ainda tem a cara de pau de querer consenso em suas patifarias, enquanto a população esta nessa de Remo , Paysandu e Tuna coisas da serie C para baixo tem político paraense patrocinando clube do Sul dado sua atenção que tem conosco que ficamos brigando por eles!

Os políticos inimigos de ontem são os aliados de hoje e serão os amigos de amanhã, e nos “ O “ deixem de ser besta esse plebiscito já nasceu morto , enquanto estamos preocupados com ele, enquanto ele é o foco das atenções ,ninguém se preocupa em corrigir o que esta errado bem como ninguém cobra essas correções tudo por causa que todos tem é que decidir se vão continuar enganados ou se serão enganados.

Manos se é para morrer tanto faz afogado como atropelado o plebiscito que pode mudar alguma coisa é o “devo continuar votando na corja que esta ai ou mudar meu voto para pessoas serias”

Sim ou não ora me venham com outra que essa é mais tola que português colocar lápis atrás da orelha para fazer conta de cabeça!

Só queria ver em 2012 a cara encostada no travesseiro de quem hoje briga por essa merda!

Anônimo disse...

O que vai acontecer é que o "não" vencerá, o Jatene vai se reeleger, o povo religioso e sem consciência crítica continuará na merda, os mafiosos mais ricos, o Pará continuará mantendo seus índices africanos de desenvolvimento e a impunidade reinará neste Pará das contradições.

Anônimo disse...

De 21 de novembro de 2011 14:33 o Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP aceita denúncia anônima envie todos os documentos comprobatório da inércia do Ministério Público do Pará.

Quanto a segurança pessoal e da família do Vereador este deve formular a Delegacia de Polícia e a Organismos Internacional de combate a corrupção e de garantia de direitos humanos.

Cadê os Direitos Humanos? será que é verdade só serve para bandidos?

Anônimo disse...

Enquanto existir órgãos como tce/tcm, que além de inúteis, que só servem de cabide de emprego prá parentes e apaniguados políticos, além é claro dos salários altíssimos e inconstitucionais pagos aos demagogos conselheiros, são verdadeiros incentivadores da corrupção, pois fingem que fiscalizam, e é o sinal verde prós politicos meterem a mão no dinheiro público, e ao final, tem suas conts "aprovadas", ainda que "com ressalvas". Pronto, o circo está armado eos palhaços, que somos nós, ainda temos que ver e ouvir aquela propaganda cheia de demagogia: É da sua conta Pará. Paguemos, palhaços.

Anônimo disse...

" (...)

Com tudo isso, os Doutores NELSON MEDRADO; ARNALDO AZEVEDO e FIRMINO ARAÚJO DE MATOS até parece que estão pondo água em um saco furado, isto é, até parece que executam um trabalho inútil, que representa o interesse da sociedade no resguardo das verbas públicas, num Estado de poucos recursos públicos e de uma perversa dívida social, vez que a atual gestão da ALEPA, ao contrário de se otimizar a eficácia da gestão, festeja a doação de dinheiro público pra um clube de futebol do Pará, além de acenar com outras doações pra dois outros clubes do futebol paraense, num absurdo desvio de dinheiro público praticado com o mais absoluto destemor e com a mais convicta certeza da impunidade, em detrimento da moral pública e em favor da politicalha patrocinada com verbas públicas.

(...)

A desfaçatez e a corrupção alimentam esses abutres, nos quais votamos, elegemos e lhes investimos no poder, que usam pra saquear o erário com espúrias concessões de privilégios e benesses em detrimento do interesse público, da honestidade, da ética e da moral pública."

(TRECHOS DO COMENTÁRIO EDITADO ÀS 16:31 DO DIA 20 de novembro de 2011).

Do texto, outro importante trecho:

"O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO tem sido implacável na apuração dos fatos e os Promotores de Justiça NELSON MEDRADO; ARNALDO AZEVEDO e FIRMINO ARAÚJO DE MATOS têm honrado a missão institucional do PARQUET, com a perseverança e eminência das suas firmes, tenazes e persistentes atuações na perscrutação dos atos nocivos aos cofres públicos e na responsabilização dos seus perpetradores, que desonram a história daquele Parlamento Estadual."


A "DOAÇÃO DE 100 MIL REAIS PRA CLUBE DE FUTEBOL", efetivada pela ALEPA, caracteriza despesa sem amparo legal e lesiva aos princípios da atividade financeira e orçamentária a que devem ser vinculados os atos econômico-financeiros daquela Casa, além da violação ao princípio da finalidade, pois não se pode imaginar - tão-pouco conceber - qualquer interesse público na realização de tal despesa, bem como, tal despesa se configura contrária ao princípio constitucional da moralidade administrativa, além de se constituir indiferente à situação do erário e à escassez de recursos públicos.

Manifestação do Deputado Parsifal Pontes, editada no seu BLOG em 18 de novembro de 2011, em comentário lavrado no Post: "O Oriente Médio é na Praça da Trindade":


"Parsifal Pontes disse...

09:56:00,

Sou totalmente contra o repasse de dinheiro público para associações privadas, que não visem prestar serviços à comunidade.
Neste caso, não enxergo a presença de elementos para justificar o repasse: o clube em tela não presta serviço comunitário algum e não é uma instituição de caridade.
Além disto é um clube de futebol profissional, que cobra de seus torcedores o ingresso.
Portanto, não se justificaria a doação pura e simples. Doações, neste caso, se houvesse conveniência de realizar, deveriam ser onerosas, ou seja, o donatário teria que oferecer contra partida correspondente.

20/11/2011 12:16:00."


A QUESTÃO É:

FICARÁ POR ISSO MESMO o tal nocivo desvio de recursos incompatível com o interesse público e com o princípio da finalidade; com o princípio da atividade financeira e orçamentária e com os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade administrativa, aos quais está vinculada a administração pública?

COMO FICARÃO O RESGUARDO E A RECOMPOSIÇÃO DO ERÁRIO?

Arpia disse...

Quando assisto aos programas políticos “gratuitos” como esses do “sim” ou “não”, lembro-me da música “Televisão”, dos Titãs.
Mesmo que mais uma vez sejam comoventes os números e imagens horrendas da miséria humana expostos, como carne crua, pela campanha do "sim”, apesar da caquética indiferença ou do vil entorpecimento a que cada um de nós está acometido.
Mas curiosamente parece haver um proposital escamoteamento dos verdadeiros culpados por esses flagelos de dimensões continentais.
Pois então de quem é a culpa da negligencia fiscal, que culmina na sonegação e concentração de renda nas mãos de poucos?! Quem será responsabilizado por omissão ao calote da famigerada lei Kandir, que engambelou mais de R$ 21 bilhões dos cofres estaduais?!
E os rios de dinheiro ganhos pela Rede Celpa, usurpados de pobres consumidores de bicos de luz?! E quem pagará as centenas de milhões reais surrupiados da Alepa e das inúmeras licitações superfaturadas do estado e das prefeituras? Quem aprovam as contas de um orçamento tacanho que nunca fecham?!
E por que a postura silente diante a semideusa Vale? Aquele mega conglomerado que ganha toneladas de dólares com a exploração do nosso minério, inversamente proporcional ao aprofundamento dos buracos e a pobreza deixados em nosso solo. Qual a fórmula de cálculo dos valores dos royalties deixados nos municípios paraenses?
Será que mais uma vez foi estabelecido o pacto da mediocridade?! Anuviando o franco e aberto debate sobre as reais causas e consequências que nos tornaram, ao mesmo tempo, uma federação socialmente esquálida e um vital almoxarifado a disposição dos interesses capitais do sudeste brasileiro.
Quem foram e quem são os promotores da histórica indigência a qual foi submetido o povo paraense. Por que até agora só parlamentares de outros estados foram abominados nas campanhas do “não”?!
Quem sabe, nesses nebulosos debates, tais sujeitos ainda sejam considerados admiráveis feitores de uma epopéia.
Ainda falta muito para que cheguem os primeiros raios solares para um debate verdadeiro e conscientizador.

Anônimo disse...

Quero ver os promotores denunciarem a Ana Maria Barata e fazerem ela devolver o que recebeu.

GUSTAVO disse...

SIM 77!! QUERO O PARÁ GRANDE! NUNCA VI UMA IDIOTICE TÃO GRANDE, O QUE ADIANTA TER UM ESTADO GRANDE SE NÃO É BEM ADMINISTRADO!! VE SE DEIXA PASSAR MEU COMENTARIO!!

Anônimo disse...

barata,por favor apoie a luta dos assistentes sociais aprovados no concurso 153 da sespa e que ainda aguardam por nomeaçoes
pois enquanto aguardamos por nomeações que nunca saem, oque vemos ea sespa contratando temporarios pra trabalharem nas vagas que sao por direito dos concursados.
somente no mês de novembro houve 8 contratações temporarias pro cargo de assitente social(todas devidamente publicadas no diario oficial do estado
por isso jornalista barata pedimos seu apoio a nossa tão sofrida luta por nomeação!!!!

Anônimo disse...

Ainda nao vi o MP apresentar denuncia sobre Ana Maria Barata nem li uma so linha de noticia em o liberal. Estranho nao acham!?