terça-feira, 1 de novembro de 2011

CORRUPÇÃO – Minas, Maranhão e Pará no topo

Minas Gerais, Maranhão e Pará são os líderes do ranking de risco de corrupção, segundo estudo feito pelo Centro de Estudos da Opinião Pública, da Unicamp, a pedido do Instituto Ethos, segundo revela matéria de O Estado de S. Paulo, o Estadão, em matéria assinada por Daniel Bramatti. Os três Estados tiveram registro de "alto risco" em quatro dos oito indicadores sobre sistemas de controle da corrupção avaliados pelos cientistas políticos Bruno Speck e Valeriano Mendes Ferreira, autores do estudo.
A matéria do Estadão assinala que uma das áreas avaliadas foi o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas dos Estados, cuja composição é marcada pelo alinhamento com os grupos políticos dominantes em cada Estado. "’O processo de nomeação (pelo governador ou pela Assembleia) influencia profundamente o comportamento dos conselheiros. Os oriundos do meio político são usualmente indicados no final da carreira, levando para o cargo os laços políticos que construíram durante uma vida’, afirmam os autores no texto, que será publicado no final do ano’, acentua a reportagem, acrescentando: “Há uma norma constitucional que garantiria um mínimo rigor técnico na composição dos TCEs: duas das vagas de conselheiros deveriam ser ocupadas por procuradores e auditores do próprio tribunal. Mas em apenas 13 Estados essa regra é cumprida - há conflitos de interpretação da norma e tribunais nos quais inexistem as carreiras de auditor e procurador.”
A reportagem, reproduzida integralmente na postagem subseqüente, pode ser acessada pelo ling abaixo:


17 comentários :

Anônimo disse...

A SUSIPE, que não respeita minimamente seus funcionários, está cheia de policiais militares nos gabinetes, todos fazendo política de custódia.Na falta de policiameento ostensivo nas ruas a população tem que se defender dos miliantes na base do porrete, e o secretário de segurança faz piada, mostrando númerosa pra lá de suspeitos, na Colônia agrícola em Americano tudo está como dantes, presos no comando...até o Deputado João Salame, do partido ficha limpa, já empregou vereador não eleito em Santa Isabel para cargo de vice-diretor.Na SUSIPE todos merecem cem anos de perdão!

Anônimo disse...

Viram!A nossa felicidade é que tem estado pior do que aqui!

Anônimo disse...

Uma das principais causas a serem atacadas nesses órgãos que não tem moral prá fiscalizar nada, é acabando com o nepotismo, pois estão todos comprometidos até o pescoço. Por exemplo: alguém acredita que o vice-presidente do tce, que tem entre outros parentes, a mulher rosimeire teixeira nomeada na Asipag, os irmãos Antonio da Cunha Teixeira e Paulo Cunha Teixeira nomeados nos cargos de vice-diretor e chefe de segurança no presídio de Bragança, além dos sobrinhos agentes prisionais contratados Willis Alves da Costa, Tamíres Teixeira e Maria Regina Gonçalves da Cunha, esta, mulher de Benedito do Carmo de Sousa Melo, exonerado acerca de sete meses do cargo de vice-diretor do presídio de Bragança, e imediatamente agraciado com um alto DAS no TCE, vai contrariar o executivo? Fim do nepotismo é a solução.

Anônimo disse...

as pessoas aqui ja se deram conta da gravidade? e perceberam que esse blog, censurado, processado, odiado, amado, lido e admirado por muitos vem batendo nessa tecla sem feito nenhuma pesquisa? o que o Barata denuncia aqui há cinco anos, ta tudo na pesquisa? e o pesquisador nem conhece o Barata...ou terá sido plagio? brincadeirinha...

Anônimo disse...

leiam o JP dessa quinzena. JUnta com o blog do \Barata, é nitroglicerina pura.
Ah, essa pesquisa saiu nos jornais "oficiais" daqui?

Anônimo disse...

Vira e mexe o governo tem porrada no governo para indicar políticos em fim de carreira pra ocuparem cargos vitalícios com ricos vencimentos é mais uma prática herdada da época do Brasil colônia. O compadrio e as trocas permanentes e descaradas de favores maculam o caráter fiscalizador e de controle desses tribunais. Tais vagas deveriam ser ocupadas por servidores auditores de carreira para atuarem de forma isenta, aliás, todos os cargos deveriam ser providos através de concursos público, o que leva à denuncias de nepotismo e de interferências políticas transformando esses órgão em verdadeiros cabides de emprego e ineficientes. E aí, a corrupção corre no frouxo.

Anônimo disse...

O mais interessante é que todo mundo sabe quem são os maiores chefões e chefinhos das bandas podres dos poderes que por sua vez, são as maiores responsáveis por mais esse podium conquistado pelo Pará, e não se toma as devidas providências. Dizem que existem órgãos capazes, atuantes e independentes para dar um basta na patifaria, como o MP, a PF, o CNJ, e sei lá quem mais, no entanto, não sei não... As organizações ditas populares, os estudantes, que poderiam tomar a frente em grandes manifestações para dar um chega prá lá nesses mafiosos, na verdade são uma grande piada.
Até agora tudo indica que na apuração do próximo ranking chegaremos ao primeiro lugar.

Anônimo disse...

enquanto isso ocorre, nós somos levados a ficar ocupados com o pensamento do divide ou nao. Imagine criar mais dois tcm e mais dois tce.Sopa no mel.

Anônimo disse...

Esse governo de faz de conta vai completar um ano e nao relizou nenhum concurso publico. Nem o tao propalado concurso das policias civil e militar. E manda ver no nepotismo e nos temporários.

Anônimo disse...

Já imaginaram quantos milhões deixariam de ser gastos prá sustentar órgãos inúteis como o tce/tcm? Salários estratoféricos de seus conselheiros, parentes, apaniguados políticos, decisões que precisam ser aprovadas pela Assembléia, que vive assombrada por fantasmas, de onde são oriundos seus conselheiros. Afinal de contas, prá que servem esses, além das bandalheiras acima, corrupção, nepotismo direto, indireto, cruzado etc...?

Anônimo disse...

Ora quando o Tribunal de Contas do Estado a quem cabe fiscalizar os corruptos, sofre uma série de ações saneadoras do Ministério Público, vamos apelar para quem?

Anônimo disse...

Esse câncer da administração pública que é o tce/tcm, devem ser extintos imediatamente, tendo em vista que além de arcaicos e inoperantes, não produzem nada de positivo para a sociedade. Com essa cambada de salafrários que posam de arautos da moralidade, essas imundícies servem apenas de balcão de negócios prá empregar parentes e apaniguados politicos. Na verdade, são verdadeiros incentivadores da corrupção, haja vista que a certeza da impunidade, leva políticos a usarem e abusarem de atos ilícito.

Anônimo disse...

Por falar em corrupção , bARATA, vC teria coragem de comentar sobre a falta de lisura no último concurso da PGE?

Anônimo disse...

Até entendo que o ministério público diga que vai investigar o tce. São muitas as denúncias veiculadas neste blog, e todas baseadas em fatos: inoperancia, inutilidade, nepotismo, cruzado, direto etc..., e foram publicadas em jornais de outro estado. Mas o lamentável, é que não tocaram no ponto principal, e que é o maior incentivador da corrupção neste estado: NEPOTISMO.

Anônimo disse...

Parece que já esqueceram dos escândalos da Alepra. Todos, inclusive os deputados que defendiam a instalação da CPI. Será que se uniram prá abafar o caso?

Anônimo disse...

Quando penso que ainda querem criar mais dois governos, duas alepras, dois judiciários, dois MPs, dois tce/tcm, fico imaginando quanto vai ser nossa conta tributária, pois esses bandidos terão que ser sustentados por nós contribuintes, pois como eles dizem, É da sua conta Pará.

Anônimo disse...

Atenção!!! Polícia Federal prendeu presidente da Assembléia legislativa de Rondônia. E olha que o rombo é de 15 milhões, aqui, já passa dos 30. Aló Polícia Federal, venham pro Pará, prá Alepra, pros Tribunais de Contas, pro Judiciário, pro MP ......É a única salvação deste Estado.