sábado, 22 de outubro de 2011

TCE – Denúncia envolve Cipriano Sabino

Os eventuais suspeitos certamente merecem ser contemplados com o instituto da inocência presumida, mas pela sua gravidade é impossível esquecer, desconhecer e enterrar como indigente a denúncia sobre uma suposta teia de corrupção que vicejaria no TCE, o Tribunal de Contas do Estado do Pará. A denúncia envolve diretamente o atual presidente do TCE, o ex-deputado Cipriano Sabino de Oliveira Júnior (foto, entre Luis Cunha e Ivan Barbosa Cunha), acusado de não apenas patrocinar o nepotismo, mas deste se valer para mascarar uma suposta teia de corrupção, articulada com o auxílio de um dos seus assessores, Cláudio Pontes. Para tanto, o atual presidente do TCE teria introduzido no tribunal um séquito de servidores fantasmas, muitos parentes de Cláudio Pontes, e que teria pendurado na folha de pagamento da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, quando deputado. A suspeita, embutida na denúncia, é de que esses servidores fantasmas sirvam como álibi para o desvio de recursos públicos, que alimentariam o caixa de campanha dos Sabino de Oliveira.
O patriarca dos Sabino de Oliveira, Cipriano Sabino de Oliveira, é um próspero armador. A família está hoje representada na Alepa por Celso Sabino de Oliveira, servidor concursado da Sefa, a Secretaria de Estado da Fazenda, da qual é auditor fiscal. Irmão do ex-deputado Cipriano Sabino de Oliveira Júnior, o atual presidente do TCE, Celso Sabino de Oliveira acabou como suplente de deputado nas eleições de 2010, que disputou pelo PR, o Partido da República, uma espécie de genérico do PT. Na esteira de uma composição política, com o aval do próprio governador tucano Simão Jatene, ele assumiu a vaga aberta na Alepa com a nomeação do deputado Júnior Hage, também do PR, como secretário estadual de Trabalho, Emprego e Renda. Nos bastidores a versão corrente é que Celso Sabino de Oliveira teria sido beneficiário, ainda que em menor escala, de uma das fontes de recursos que turbinaram a eleição, para a Câmara Federal, do iracundo Cláudio Puty, do PT, que foi o todo-poderoso e desastrado chefe da Casa Civil do governo da petista Ana Júlia Carepa, para cuja derrota em 2010 muito contribuiu. Um poste eleitoral, desprovido de carisma e pródigo em empáfia, Puty teve sua campanha eleitoral pontuada por recorrentes denúncias de acintosa utilização da máquina administrativa estadual, inclusive em detrimento das chances dos demais candidatos petistas, deixados à míngua pelo Palácio dos Despachos.

26 comentários :

Anônimo disse...

A culpa da derrota deve também ser creditada em parte ao Luís "esperteza" Cunha, que colocou debaixo do debaixo do braço a candidata do PT a prefeito de Augusto Corrêa. Romana Reis, abriu caminho dentro do governo, e com a ajuda do Cláudio Puty, tomou os cargos de DAS da Dep. Simone Morgado no presídio de Bragança, o que provocou a ira de Jáder Barbalho, com quem se comenta, a Deputada mantém um suposto affaire. Ressalte-se, que atualmente, além de manter o irmão Antonio da Cunha Teixeira, emplacou ainda outro irmão, Paulo Cunha Teixeira, no cargo de Chefe de Segurança, e os sobrinhos agentes prisionais contratados Willis Alves da Costa, Tamíres Teixeira e Maria Regina Gonçalves da Cunha, cujo marido, exonerado do cargo de vice-diretor do presídio de Bragança, foi imediatamente agraciado com um alto DAS no TCE, cargo aliás, incompatível com sua formação. Como diz a graciosa propaganda daquela "alta" casa de côrte: É da sua conta. Paga Pará.

Anônimo disse...

Tem que investigar e punir os culpados, e providenciar a devolução de cada centavos ao erário. Chega! Ao servidor público não basta ser honesto tem que demonstrar e comprovar.

Anônimo disse...

Finalmente Barata, alguém precisava expor isto ao público. Ufa!

Anônimo disse...

Barata, baratinha verifique um funcionário de nome Anastácio que ele entrou como datilografo e hoje ocupa cargo de nível superior com a ajuda do Nelson e do Sebastião

Anônimo disse...

O Diário Oficial do dia 22.09.11,publicou a Lei 7.558 de 21 de setembro de 2011 que Dispõe sobre as adequações na estrutura organofuncional da Coordenadoria Geral de Arrecadação e demais setores em face da implementação do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Pará.Lá no art. 4º desta lei está escrito o seguinte:Ficam criados trinta cargos de Assistente de Desembargador ,padrão CJI,para os gabinetes dos Desembargadores do TJE.Tais cargos certamente serão ocupados por apaniguados de suas Exas.os Deputados Estaduais que tiveram a generosidade de aprovar tal lei.O Celso Sabino já emplacou o sobrinho dele que vem a ser filho de seu mano Cipriano.Portanto minha gente,não se iludam, ninguém vai ser punido nesta terra por corrupção.As relações entre ALEPA,TCE,TCM e Poder Judiciário são prá lá de amistosas.Vide o caso Seffer

Anônimo disse...

Próspero? Que eu saiba decadente, como muitos outros da elite paraense, que se metem na política pra roubar.

Anônimo disse...

O MP tambem tem que investigar pois como ja foi denunciado neste blog o nada simpatico Italo Mácola que nem se que se elegueu para deputado mas não perde a pose de ser pois colocou toda sua turma da alegria, para se dar bem começando pelo tal de Renato que e seu advogado particular para coordenar a comissão de controle interno da ALEPA essa pessoa não conhece nem como funciona a casa toda ou seja e para continuar tendo controle sobre tudo vcs não acham? e ainda colocou toda sua turma em comissão isso e verdadeiro meus colegas e so o MP investigar.

Anônimo disse...

Vamos semhores Promotores tem mas investigação a ser feita.
mas a obra.

Anônimo disse...

É barata pelo que estou lendo sobre essas mezelas (TCM, TCE E ALEPA) só mesmos as piabinhas do Poder Legislativo vão pagar o pato, como se diz aqui pelas minha bandas (interior do Pará).

Anônimo disse...

No TCM tem até uma emprea do chefe de gabinete servindo de fachada para a admissão de funcionários mediante uma licitação pra inglês ver, ou melhor, pro TCE ver e aprender como se mascara toda essa safadeza...

Anônimo disse...

Quase 95% das empresas de Belém tiveram origem no dinheiro Público, esse nobre senhor proprietário de uma grande empresa não tem e não teria necessidade de ainda desviar dinheiro, mas como a natureza dessas pessoas é totalmente corrupta, há desvios...só um comentário Doutores assassinos, pois quando voces desviam milhões de reais, vocês matam milhares de pessoas, vocês são assassinos e como tal deveriam ser tratados. Um dia a morte chegará pra vocês, pensem nisso!!!

Anônimo disse...

18:53, vc está muito bonzinho com o pessoal da ALEPRA. Piabinha não, laranjas, laranjões levados para dividir o roubo. Se você leu a parcial que o promotor deu em números (liberal de domingo) que até agora foi contabilizado por esse assalto aos cofres da ALEPRA, vc verá que são tubarões e não piabinhas.

Anônimo disse...

Será que o CLAUDIO PUTY agora sem a máquina do governo se elegerá em 2014?
Será que a ANA JÚLIA se, por acaso, hipoteticamente, viesse a ser novamente governadora, convidaria CLAUDIO PUTY para ser seu CHEFE DA CASA CIVIL?
Uma coisa seria quase certo: RAIMUNDO BENASSULI voltaria a ser DELEGADO-Geral, mesmo que ele dissesse que a garota presa em ABAETETUBA fosse doida, louca, maluca e lesa.

Anônimo disse...

A informação dada pelo anônimo das 10:14 do dia 23.09 é um balde de água fria na cabeça de quem como eu tá torcendo pra ver os corruptos da ALEPA atrás das grades.Lamentável!

Anônimo disse...

anonimo das 10:14 estou triste com estas informações. É lamentável que a nossa justiça esteja nesse nível, só mesmo a JUSTIÇA DE DEUS para nós confortar.

Anônimo disse...

Ei Barata, como o seu blog desperta interesse público, esperamos que alguém do Ministério Público do Estado leia e apure para denunciar criminalmente os malfeitores do dinheiro público. Esses conselheiros desde a época do Lauro "Tucano" Sabbá, Elias Naif e cia., vem aprontando com o dinheiro do povo que vai para o TCE. Agora é a vez do Cipriano "Sabido" de Oliveira, Luiz "tartaruga" Cuinha, Nelson "Esperto" Chaves, Ivan "Grosso" Cunha e Lourdes" "Bobinha" Lima. Se, tirando o Cipriano os outros não desviam dinheirto público, existe a cumplicidade da omissão e quem cala permite e deve ser culpado.

Anônimo disse...

O anonimo do dia 23 de outubro, as 20:40 fala sobre o chefe de gabinete do TCM (que acredito deve ser do gabinete do presidente, Zeca Araujo. Pois bem, o chefe gabinete do Zeca Araujo, é, pasme-se, genro do nosso governador, o Simão Jatene.
E agora José?

Anônimo disse...

Extinção desses dois órgãos inúteis já. O orçamento milionário dessas porcarias deveriam ir prá outras áreas que estão caindo aos pedaços. Me recuso a ser mais um otário prá ligar a televisão e ver aquela propaganda idiota dizendo: É da sua Conta. Paga Pará.

Bonanza - O colírio pra cegos disse...

Esse negócio de TCE e TCM, etc., são sumidouros do dinheiro público a verba que é gasta com esses parasitas, deveria ir pra educação que tá falida e pra saúde.

Anônimo disse...

A gente se matando pra passar num concurso público e suas Exas.Desembargadores e Deputados Estaduais se aliando para nos passar a perna,de acordo com a denúncia do anônimo das 10:14 do dia 23.09.Valei-nos N.Sra.de Nazaré!

Anônimo disse...

Quem olha prá essa turma aí da foto, e infelizmente ainda não acessou este blog, fica de boca aberta com essas cabeças coroadas, salários estratoféricos, mulher, irmãos, amigos, tudo a custa do nosso dinheiro. Cambada de inúteis, corruptos. Seus filhos devem se orgulhar do modo como conseguem sustentar suas mordomias. O tempo de vocês começou regredir com as informações deste blog. Tenham vergonha na cara, pois são mais de DOIS MILHÕES de paraenses que já sabem a imundície que se esconde atrás dessas togas. Migalha de dinheiro prá reajustar salário de professor nem pensar. Que nojo.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando é que algum governante vai ter a coragem de propor a extinção desses órgãos inúteis. Essas porcarias tce/tcm são verdadeiras bandeiras da corrupção e nepotismo, com parentes apaniguados políticos agraciados com DAS no executivo, legislativo e etc..., não tem moral prá fiscalizar nem as contas de um traficante, sinal verde prá cambada de políticos corruptos aloprarem e aleprarem. É uma bandalheira sem fim.

Anônimo disse...

Pode-se fazer o que fizer, enquanto não mudarem a forma de ingresso em órgãos como tce, tcm, stf, etc... a corrupção, nepotismo, venda de sentenças e etc... e tudo o mais que não presta e típico do político brasileiro.

Anônimo disse...

A noticia é antiga, mas continua bem atual, visto q a família Sabino continua com sua pratica nepótica, este ano o orgão vitimado é a JUCEPA, onde Cilene Sabino é presidente e está enchendo aquele orgão arrecadador com parentes seus e outros cupixas. Olho neles!

Anônimo disse...

Pior ainda é utilizar dos órgãos para fazer o seu comitê eleitoral, colocou na Diretoria Financeira da Cohab um egresso do TCE, Carlos Mello, e nas pontas a sua irmã Cynthia Sabino na liberação do cheque moradia, juntamente com o seu esposo o Engenheiro Civil Pedro Simões em prol da candidatura do Celso Sabino, alguma dúvida que ele será eleito??? E que as irregularidades ocorridas nessa gestão serão abafadas.

Anônimo disse...

Olho neles!