quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OAB – Do Carmo, o jabuti de Ophirzinho

Em uma tirada célebre, que serve para designar a ascensão de quem não tem méritos para pavimentá-la por conta própria, diz-se que se trata de um caso clássico de jabuti na árvore. Como jabuti não escala árvore, se ele aparecer em algum galho desta é sinal que alguém o colocou lá.
Este chiste serve para explicar o porquê da eleição de Jarbas Vasconcelos do Carmo, o Do Carmo, para presidente da OAB/PA. Sem cacife para tanto, Do Carmo foi o jabuti de Ophir Cavalcante Júnior, o Ophirzinho (foto), ex-presidente da OAB/PA e hoje presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, cargo também ocupado pelo seu pai, Ophir Cavalcante, em meados dos anos 80 do século XX. Nas costuras políticas para tornar-se presidente nacional da OAB, talvez mirando em uma chapa única, como demonstração de forças, Ophirzinho articulou uma composição com a oposição, algo tanto mais surpreendente porque esta não dispunha de candidatos com inserção suficiente para bater chapa, com um mínimo de chances de vitória sobre a situação. Foi sob esse cenário que emergiu, novamente, a candidatura de Do Carmo, que em 1990, quando ainda era um advogado gordo e modesto, amargou uma derrota acachapante para Ophirzinho. De lá para cá, Do Carmo tornou-se um homem rico, em uma prosperidade que não derivou de uma carreira profícua e exitosa, mas do imponderável da vida. Advogando os urbanitários, que cobravam na Justiça a reposição das perdas salariais provocadas por sucessivos planos econômicos, ele foi beneficiado com a sentença favorável à categoria, tornando-se assim próspero, em um abrir e fechar de olhos. Uma versão, não confirmada, atribui a um então amigo de Do Carmo, hoje magistrado, a redação da petição inicial da ação que pavimentou seu caminho para a prosperidade, sob a promessa - que dizem jamais cumprida - de participação nos honorários advocatícios.
Com o deslumbramento próprio de novo-rico, Do Carmo emagreceu, o que é atribuído a uma suposta cirurgia bariátrica, sofisticou o guarda-roupa, passou a exibir ostensivamente sinais exteriores de riqueza e a cultivar a obsessão de tornar-se presidente da OAB/PA. A prosperidade potencializou sua natural arrogância e alimentou suas veleidades intelectuais, exercitadas ao pontificar diante de jovens advogados, alguns ainda imberbes, embora tenha a profundidade intelectual de um livro de auto-ajuda, de acordo com alguns de seus contemporâneos. A indigência intelectual de Do Carmo, diga-se, está refletida, de forma límpida, no nível de suas declarações, ao vociferar contra a decisão do Conselho Federal da OAB de intervir na seccional do Pará. A indignação simulada por Do Carmo faz lembrar, inevitavelmente, a desfaçatez dos punguistas, que mesmo quando flagrados batendo carteira juram inocência.

14 comentários :

Anônimo disse...

saiu na Globo News.Uma noticia boa sobre o Pará, pelo amor de de Deus!

Anônimo disse...

Só não sai na GROBO o roubo trilhardário da ALEPA. PQ será?
Saiu até o Açai contaminado.
Vamos twitar sobre a ALEPRA.

Anônimo disse...

Foi denunciar desmando e descasos dos togados e promover passeata contra a corrupção ao lado dos Maioranas, irritou o JB. Aí está o resultado.

Anônimo disse...

Que loucura cometeu o Jarbas Vasconcelos. Participar de passeata contra a corrupção junto dos Maioranas, logo aqui, Estado que é berço do maior corrupto, o JB e seus asseclas.

Anônimo disse...

egua baratinha, por que não colocas os meus comentarios sobre o lindinho do ophirzinho? deves ter muita inveja dele não é? ele é lindinho e educado, coisas que te incomodam.

Anônimo disse...

O JARBAS VASCONCELOS DEVERIA ESTAR EM AMERICANO, POIS LÁ É O LUGAR ADEQUADO PARA PESSOAS DE SUA ESTIRPE. ELE TEVE O QUE MERECIA.AS PROVAS SÃO CLARAS E NÂO ADIANTE FALAR MAL DO JADER BARBALHO E DO OPHIRZINHO.

Anônimo disse...

Essa familia Vasconcelos da nojo!!! Aqui em Monte Alegre, o irmão dele, Jardel, faz o que quer. Cadê o Ministério Público????????

Anônimo disse...

E a denuncia que o Deusdedith Brasil faz conta o Ophir Jr e o Raimundo Canto ( o vice da intervenção) no blog da Perereca ????

Anônimo disse...

Quem fez pior: o Jarbas Vasconcelos que tentou vender um terreno e que acabou sendo desfeito o negócio ou o CIPRIANO SABINO que deixa um assessor empregar toda a família num exemplo clássico de execrável nepotismo?

Quem fez pior: o Jarbas Vasconcelos que tentou vender um terreno e que acabou sendo desfeito o negócio ou o pessoal do MENSALÃO (Delúbio, Direcei & Cia.) e que não vai dar em nada?

Quem fez pior: o Jarbas Vasconcelos que tentou vender um terreno e que acabou sendo desfeito o negócio ou o DUDU NEFASTO que está sendo processado na Justiça Eleitoral à passos de cágado, quer privatizar a coleta de lixo e outras maracutaias?

Quem fez pior: o Jarbas Vasconcelos que tentou vender um terreno e que acabou sendo desfeito o negócio ou o banqueiro DANIEL DANTAS cujos processos vão ser todos arquivados por formalismos processuais?

Quem fez pior: o Jarbas Vasconcelos que tentou vender um terreno e que acabou sendo desfeito o negócio ou o DOMINGOS JUVENIL, na dilapidação de milhões do povo e tá aí imexível?

Quem fez pior: o Jarbas Vasconcelos que tentou vender um terreno e que acabou sendo desfeito o negócio ou cinco dos seis ministros da DILMA que foram demitidos e vão ficar tripudiando do povo?

Barata, será que tu publicas essa? Hem?

Anônimo disse...

bobagem! apenas mais uma bobagem desse blog.

Anônimo disse...

31 de outubro de 2011 00:02

É anônimo, o probelma em nosso país é que alguns probleminhas são analisados com lente de telescópio.
E os mega-problemas, aqueles que influem no oferecimento de serviços indispensáveis (saúde, educação e segurança) são vistos com lentes microscópicas.
É o caso do ladrão de galinha na cadeia e o ladrão de milhões da merenda escolar flanando, sendo eleito, reeleito, com os Tribunais de Contas (tipo o do Sabino) fazendo de conta que fiscalizam.
Fico p da vida, porque isso acontece aqui em nosso Estado. E porque o seu Jarbas é baixin, fein, pretin e veio lá do interior.
Puro preconceito paroquial.

EDUCOM - Aprenda a Ler a Mídia disse...

Já não basta o Pará estar tão desacreditado e ainda temos que aturar o jacobino Ophir, Ophir
Cavalcante, o paraense atual presidente da OAB nacional. Ophir devia saber que luta contra a corrupção é uma bandeira genérica que permite toda sorte de oportunismo político travestido de boas intenções. Afinal, quem pode ser a favor da corrupção?

Em nome dela, atropelam-se princípios básicos do direito: como presunção da inocência,
direito de defesa de acusados. Em vez de se jogar para a Justiça, joga-se para a mídia: denuncia-se e condena-se sem direito a apelação por alguns minutos de exposição. E quando essas práticas são adotadas por órgãos representativos de advogados – como a OAB – tornam-se mais daninhas ainda. Em sua função, o presidente da OAB nacional Ophir Cavalcante recorreu a todo repertório de aberrações contra os direitos individuais – dos quais a OAB deveria ser a guardiã. Julgou sem ouvir as partes, condenou sem direito à defesa, comportou-se como um Catão falando exclusivamente para a mídia, oportunisticamente para a mídia. Ele sabe bem o que significa aparecer na Veja.

Tome-se o caso Orlando Silva, apontado por Luis Nassif. No dia 19 de outubro passado, com o Ministro sob uma saraivada de acusações falsas e difamatórias – como as de ter recebido dinheiro na garagem do Ministério – Ophir foi implacável:


Da Folha de São Paulo
"O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, afirmou nesta quarta-feira que o ministro do Esporte, Orlando Silva, deveria renunciar ou pedir licença
do cargo para se defender das acusações de corrupção. Para o advogado Ophir, Orlando Silva
está usando o "escudo" do cargo para se defender. 'O ministro está desfocado, neste momento já perdeu a credibilidade junto à sociedade e isto, certamente, vai afetar o próprio a governo Dilma', afirmou. O PCdoB entrou em contato tentando convencê-lo da arbitrariedade
do pedido. Na mesma hora os telefonemas viravam notas nos blogs da Veja, divulgados pelo
mesmo Ophir:

20:34 - horário de Brasília - PCdoB vai à OAB defender Orlando
"Logo após Ophir Cavalcante ter defendido a saída de Orlando Silva (leia mais em Pedindo a cabeça, no blog do Nassif), os telefones da OAB não pararam de tocar. Foi a cúpula do PCdoB que, saindo em defesa de Orlando, pediu uma audiência com Ophir. O encontro será amanhã (20/10) a portas abertas."

Como fica agora? Se responder à ação dos advogados - que o acusam de ter se licenciado durante anos do cargo de procurador do estado do Pará, sem abrir mão dos vencimentos - permanecendo no cargo, Ophir estará utilizando a presidência da OAB como "escudo" para se defender.

Refazendo agora as palavras de Ophir:

"O Ministro (ou, o presidente da OAB) está desfocado, neste momento já perdeu sua credibilidade junto à sociedade e isto, certamente, vai afetar o próprio governo Dilma (ou, a própria OAB)."

Concluiu Nassif: - Não pretendo julgar o procurador licenciado do estado do Pará. Apenas analisar o Catão Ophir.

Anônimo disse...

esta na hora de provar a sua etica dr ofhir cavalcante como todos sabem, a sua amizade com o escritorio miléo que montou um conluio no tribunal para fins de proveito em explorar cliente por sinal idosos vamos ver se a influençia
vai prevaleçer mais uma vez com o amigo que todos saben que o estima e tem ligaçaõ

Anônimo disse...

so faltava os miléo ir para a passeata com o jarbas vasconcelos,estarian todos em casa, faltando o roberio sabdon