quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FÁBRICA ESPERANÇA – Estultícia e má-fé

A explosiva soma da estultícia com a má-fé. Assim pode ser resumido o discurso de Fabricio Gama (foto, à dir., em pé), o novo diretor geral da Fábrica Esperança, a organização social encarregada da reinserção dos egressos do sistema penal e dos familiares destes. Vinculada a Susipe, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará, a Fábrica Esperança chegou a servir de referência nacional em termos de política de reinserção social, no governo Ana Júlia Carepa, menos pelo empenho da administração petista e mais pela competência de seus técnicos, alguns dos quais defenestrados ainda na gestão dos petralhas. O que ainda sobreviveu ao caos petista sucumbiu, irremediavelmente, diante da razia promovida pela tucanalha, que tomou de assalto a organização social, com o governo de Simão Jatene, o Simão Preguiça. As demissões indiscriminadas de funcionários remanescentes do governo Ana Júlia Carepa - não necessariamente petistas - foram sucedidas por um aparelhamento sem precedentes e à margem de qualquer critério técnicos, com a Fábrica Esperança transformada em uma valhacouto de cabos eleitorais e apaniguados da tucanalha. A política da terra arrasada é patrocinada, desde então, por um certo Alírio Sabbá, um obscuro advogado, com supostas pretensões políticas, que seria, por assim dizer, uma espécie de boy qualificado de Izabela Jatene, a primeira-filha e uma das desastradas eminências pardas da tucanalha. O ex-diretor geral, Hugo Cintra, sempre foi identificado como um preposto de Alírio Sabbá e caiu em desgraça, segundo a versão corrente, quando pretendeu dispor de uma autonomia não prevista no script da sinhazinha tucana, aquela que se julga uma cidadã incomum, como deixou claro na entrevista ao Bom Dia Pará, o programa da TV Liberal levado ao ar na segunda-feira, 17.
No governo Simão Jatene, a política de reinserção social dos egresso do sistema penal e seus familiares tornou-se secundária. Além do aparelhamento sem precedentes da organização social, que se renova agora, com a recente troca de guarda, a prioridade, em verdade uma obsessão, passou a ser o restaurante popular, inspirada não por preocupações sociais, mas por pavimentar o atalho para um colossal caixa dois, tanto mais atrativo às vésperas das eleições municipais de 2012. Sob esse cenário é emblemática a nomeação, como diretor geral da Fábrica Esperança, de Fabricio Gama, cujo discurso, para o conjunto de funcionários da Fábrica Esperança, foi revelador. Na possível pretensão de contrapor uma postura liberal diante do perfil castrense do antecessor, o novo diretor geral simplesmente trombeteou, entre outras pérolas, que, a partir de agora, os egressos do sistema penal passariam a dispor de mais tolerância a quando de faltas e atrasos, algo extremamente perigoso e danoso, em se tratando de pessoas que precisam interiorizar, prioritariamente, as noções básicas de cidadania, o que inclui não só direitos, mas também obrigações. O respeito a lei e a hierarquia, combinação que exclui a submissão quase incondicional própria do regime castrense, que por razões muito específicas só cabe neste, é o pressuposto básico do exercício pleno da cidadania, condição sine qua non para a reinserção social dos egressos do sistema penal.

25 comentários :

Anônimo disse...

Alem da Regina Barata e sua fiél escudeira que continua com um DAS na SEDES/DISAN a Claudia que utiliza os carros da secretaria para serviços particulares como buscar seus filhos na escola e ainda PETISTA, juntamente com os PETRALHAS Monteiros que ninguem sabe onde se esconderam, foram os responsaveis pela decadencia da Fabrica Esperança.

Anônimo disse...

O fabrício devastou até a casa noturna que ele tinha na Doca. Não durou nem 6 meses, imagina a Fábrica Esperança, tá louco meu!

jose alyrio wanzeler sabba disse...

Meu caro Barata, em inúmeras postagens você me atinge com impropérios e palavras de baixo calão, sem sequer me conhecer. Como no presente texto, (De resto, o novo preposto do inefável Alírio Sabbá foi presidente da Ceasa. A política da terra arrasada é patrocinada, desde então, por um certo Alírio Sabbá, um obscuro advogado, com supostas pretensões políticas, que seria, por assim dizer, uma espécie de boy qualificado de Izabela Jatene, a primeira-filha e uma das desastradas eminências pardas da tucanalha. O ex-diretor geral, Hugo Cintra, sempre foi identificado como um preposto de Alírio Sabbá e caiu.)
Pela primeira vez reporto-me a você, para lhe informar que não sou obscuro advogado, sou advogado atuante com inscrição na OAB/PA sob o No. 6012 e não tenho preposto na Fábrica esperança, não indiquei o Senhor Fabrício Gama para a Fábrica Esperança, não tenho pretensões políticas, fui candidato nas eleições passadas onde obtive 12.000 votos e não sou, muito menos boy qualificado de Izabela Jatene. A fábrica esperança foi idéia minha no primeiro governo do Jatene, eu implantei e fiz funcionar, é um projeto ousado, pena que não deram prioridade e nem valor. Foi o projeto mais elogiado em relação à prevenção ao crime e redução de criminalidade, eu lamento igual você o que lá acontece. Eu realmente fui convidado para prestar assessoria para o seu ressurgimento no atual governo. Entretanto por falta de apoio, desisti. Você, enquanto jornalista deveria primar pelo respeito para com as pessoas pelo principio da dignidade humana e não escrever o que lhe vem na mente, debater com você é pura perda de tempo, você já tem juízo de valor que todo mundo não presta. A justiça de Deus tarda mais não falha e a dos homens, infelizmente temos que procurar. José Alyrio wanzeler sabbá

Anônimo disse...

Aqui o povo tá se defendendo atacando quem saiu, é uma eterna disputa do menos pior.

Anônimo disse...

Boa essa do Alyrio aí em cima. Barata, quando tuas acusações são precedidas de bom jornalismo investigativo, tens prestado brilhante serviços à sociedade e ao Pará.Mas quando te aproveitas deste espaço apenas pra agressões gratuitas, tornas este espaço indigno e abres a guarda apenas para alguns frustrados que desaguam sua mediocridade na forma de comentários anônimos tão cheios de nada, apenas agressões e sem sentido.

Anônimo disse...

Barata, gostei de ver você publicar as palavras de alyrio sabba, um cara que veste calça de homem e entregou todos seu espaço no governo que não era pequeno, por falta de apoio e de comprometimento do governador com a fabrica esperança, então você deveria consutalo, sobre os preceitos que lhe levou a isso.

Governo ta uma mer....

Anônimo disse...

Dr. Alyrio!

O Sr. tem todo meu apoio e solidariedade, tinha que fazer isso mesmo.
Um governo que engana, desrespeita, humilha e se aproveita do ser-humano não merece a menor consideração.
São só esses quatro anos Sr. Governador, acabouuuuuuuuuuuuu!
Palmas pro Dr. Alyrio, que teve a coragem de vir até aqui e se defender das acusações.
E Vc Barata, precisa conhecer e respeitar mais as pessoas, colocando verdades e não ofensas em seus Blog.
O Sr. Fabricio Gago, digo Gama, chegoou com todo rompante na FE se dizendo amigo pessoal do preguicinha, e seu amigo não lhe arrumou dinheiro até agora pra pagar as dívidas das rescisões? Falar é fácil, fazer é que é difícil.
Mas espere Sr. Fabricio cacuete do preguicinha, o Sr. não se elege nem a síndico, quanto mais a vereador.
Abra os olhos preguicinha!

Anônimo disse...

Dr. Alyrio!

O Sr. tem todo meu apoio e solidariedade, tinha que fazer isso mesmo.
Um governo que engana, desrespeita, humilha e se aproveita do ser-humano não merece a menor consideração.
São só esses quatro anos Sr. Governador, acabouuuuuuuuuuuuu!
Palmas pro Dr. Alyrio, que teve a coragem de vir até aqui e se defender das acusações.
E Vc Barata, precisa conhecer e respeitar mais as pessoas, colocando verdades e não ofensas em seus Blog.
O Sr. Fabricio Gago, digo Gama, chegoou com todo rompante na FE se dizendo amigo pessoal do preguicinha, e seu amigo não lhe arrumou dinheiro até agora pra pagar as dívidas das rescisões? Falar é fácil, fazer é que é difícil.
Mas espere Sr. Fabricio cacuete do preguicinha, o Sr. não se elege nem a síndico, quanto mais a vereador.
Abra os olhos preguicinha!

Anônimo disse...

Por isso que a maioria dos egressos do sistema penal voltam ao mundo do crime, devido a falência de programas e projetos como esse que pouco ressocializam, apenas os utilizam como mão-de-obra precária e descartável.

Anônimo disse...

e a inrresponsabilidade do governo jatene quanto ao sistema penal não para, buscando atenter suas demandas políticas tem feito demissões em massa de agentes prisionais de forma indiscriminada, criando situações absurdas: no dia 16\10 uma interna se passando por visitante saiu pelo portão da frente do CRF, as agentes novas e despreparadas não reconheceram a interna. Absurdo!!

Anônimo disse...

Bonito prá tua cara Barata, vê se passa a respeitar mais as pessoas.
Valeu "cachimbinho", vc faz jús a calça que veste.

Anônimo disse...

Barata, pergunta pro Alyrio Babá sobre as falcatruas detectadas nas prestações de contas dele pela Auditoria Geral da União, onde o custo da construção de vários presídios foram superfaturados em até 300%. Aliás, estas falcatruas seriam enviadas prá Alepra, para providências. Tendo em vista que vários fantasmas assombram aquela casa, já dá prá imaginar o que deve ter acontecido.

Anônimo disse...

Barata o Alyrio Sabá passou doze anos no governo tucano, e além de ter suas contas barradas pela Auditoria Geral da União, porque ele que se acha o tal, e se tivesse moral, não emplacou de novo na Susipe, que era o sonho dele. Será que foi por causa do superfaturamento em até 300% de presídios naquela época?

Anônimo disse...

Barata, porque será que o Alyrio Sabbá que diz que fez um excelente trabalho na Susipe, não emplacou de novo? Será que o motivo foi que a Auditoria Geral da União detectou várias irregularidades na prestação de contas dele, nos doze anos dos tucanos que passou a frente da Susipe, inclusive com superfaturamento de 300% na construção de presídios?

Anônimo disse...

Barata, parte desses 12.000 mil votos que o Alyrio Babá diz ter recebido, devem ter sido do povo de Mocajuba, terra dele, pois quase toda a população de lá foi empregados na Susipe, até a empregada dele.

Anônimo disse...

Quanta Baixaria, ignorância e covardia! Esse anônimo que já nem dorme mais pois vive de postar tais comentários, deveria arregaçar as mangas, somar com a atual diretoria e demais colaboradores, contribuindo assim para o resgate da credibilidade da Fábrica através dos programas e ações que se vc utilizasse mais o seu tempo lendo jornais,assistindo tv e acessando o site da Fábrica estaria a par. Assim meu caro, vc estaria demonstrando a sua preocupação, respeito e apreço principalmente pelos egressos que apesar de vc não falar a verdade, acreditam sim que tudo dará certo pois estão vivenciando uma nova fase que se iniciou a apenas 1 mês mas já está mostrando com muita determinação a que veio. Então,engula o seu veneno que com trabalho sério problemas serão sanados e muitas conquistas virão!

Anônimo disse...

Barata o que está acontecendo mesmo é "o projeto não está andando" o que está acontecendo é que só estão admitindos técnicos amigos do fábricio...o resto está tudo parado, quanto ao dr alyrio, a gestão dele não fez nada pq o senhor jatene não deu condições para trabalharem, sempre alegando não ter dinheiro...o restaurante está parado, forçaram a abertura da padaria, mas contratar egresso nada, só é técnico trabalhando, os egressos que estão lá já trabalham a tempos na fábrica...o que falar mais, o jeito é esperar...e ficar sem fazer nada, que não deixa de ser ruim...

Anônimo disse...

Para quem se dizia filho do jatene, fabricio tem penado com recursos, ainda não arrumou nem os valores das recisões e logo-logo deve ganhar processos contra a fabrica que ruin para imagem de um governo, mais é isso ai, cada um faz que acha certo, e o jatene ta fazendo a parte dele e vai afundar a fabrica, porisso que o alyrio saiu fora.

Anônimo disse...

O Fabricio irá dá os tranquilizantes em saquinho para os egressos ?
Meu Deus .....

Anônimo disse...

RECEITA PARA LEVANTAR A FÁBRICA ESPERANÇA:
1. Uma boa dose de bom senso (principalmente ao governador) para escolher gestores comprometidos com a causa e qualificados tecnicamente;
2. Não inchar a Fábrica de parentes, aderentes e apaniguados;
3. Diminuir imediatamente os quadros de pessoal administrativo potencializando funções ja existentes;
4. Estudo sério de viabilidade social - apoiando e fortalecendo os tecnicos do psicossocial;
5. O gestor escolhido nao pode ser ligado a nenhum partido ou tendencia dentro do PSDB - é preciso independencia do mesmo para cobrar diuturnamente todos os orgãos governamentais que devem sistematicamente á Fábrica;
6. Prestação de contas, conforme a legislação e em dias - transparencia nas contas é importante;
7. O gestores devem articular politicas publicas transversais;
8. Ter uma gestão comercial competente e com experiencia em vendas para os clientes governamentais e da iniciativa privada;
9. Solicitar ao governo a priorização na liberação de recursos financeiros do contrato de gestão em dia para evitar o atraso de salários dos egressos, principalmente;
10. Ser os gestores, éticos, probos, competentes, independentes e compromissados e principalmente APAIXONADOS PELO PROJETO.
É tão dificil assim?

Anônimo disse...

realmente tem gente que está perdendo o seu sono de tanta preocupação com a fábrica... Não se preocupe pois ela está em excelente mãos. Aguarde e verá!

Anônimo disse...

Resposta ao comentario:
25 de outubro de 2011 21:45 !

Fico feliz que a fábrica esteje em execelente mãos. então quando vcs vão pagar as pessoas(34 demitidos) que sairam rescentemente ?

Anônimo disse...

É uma pena a estagnação que se encontra a fábrica esperança hoje, não se tem projetos concretos para os egressos. Não podemos pensar que o fato do egresso esta empregado na fábrica já se resolve o problema da violência, tem pessoas com trabalhando com pena de mais de oito anos dentro da fábrica, esse tempo todo ele ficará na fábrica? O que faremos com os outros que aguardam a oportunidade?
Se esse projeto fosse importante para quem esta no poder, deveria pensar em enxugar a folha do administrativo, pois é inadmissível termos tanto cacique para pouco índio, ou será que o projeto é para os caciques?
Quando os funcionários do administrativo da fábrica são cobrados de horário integral de trabalho eles dizem que o acordo político com o Sr. Fulano de tal.... Não foi para trabalhar 8 horas por dia. Será que existe dois contratos de trabalho na fábrica, o normal com jornada de 44 horas semanais e o do político que o indicou? Infelizmente é esse o retrato da classe política no Brasil, se você que ficar empregado, ganhando muito e trabalhando pouco é só escolher o político que tenha maior probabilidade de ganhar eleições ficar batendo bandeira para ele na eleição e pronto, há, nem precisa ter competência para nada e só cobrar um emprego é determinar o horário que quer trabalhar.

Anônimo disse...

senhor governador chame o seu pupilo fabricio gama para uma conversa desse jeito que ta essa fabrica vai pro fundo ou melhor continua no fundo tem gente que trabalha muito pra outros tantos ou a maioria nao trabalhar nada segue alguns exemplos na producao so os egressos e a producao mesmo porque o resto é só conversa e cafezinho e piadinha o administrativo esse e pior ninguem trabalha o diretor e so papo furado chama todos de burros odeia o diretor quebrado financeiro a vice diretora é gama e das mais influente o comercial como ja havia dito todo mundo dorme nao tem o que fazer porque nao funciona a reinsercao tem toda administraçao passada a diretora é uma boneca de pano o financeiro esse ai barata é o poder total homem de toda confiança do d.geral só todos já descubrimos é um falido decadente quebrado que vive ameacando sair da fabrica pra deixar o diretor nervoso porque o diretor nao entende de nada mesmo grita com todos nao respeita ninguem se acha o poderoso no restaurante tem um que trabalha e o resto que olha no almoxarifado quer uma noticia vai la é só fofoca o dia todo no compras ninguem se entende tem uma fofoqueira das piores enfim amigo barata essa fabrica ta uma torre de babel espero que nosso governador tome uma providencia poque muitos seram prejudicados e precisamos de nossos empregos

EXONERAR disse...

O GOVERNADOR VAI MANDAR UMA NOVA EQUIPE AGUARDEM....