quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FILHOS DO AURÁ – Mutirão de solidariedade

Um belo e comovente exemplo de quem efetivamente cultiva a solidariedade, sem intenções escusas, e ao assim fazer cultiva na prática, que é o critério da verdade, o exercício cotidiano de cidadania. Assim pode ser definida a cruzada da solidariedade promovida por Célio Cecim, também conhecido como Romário (foto), que mantém a creche Filhos do Aurá. A creche abriga os filhos dos catadores de lixo do Aurá, mantida com doações por Romário, um motorista de ônibus desempregado, que foi abandonado pela mulher e tem cinco filhos, abandonados pela mãe e que ficaram sob a sua responsabilidade. A despeito do cerco, ele jamais se deixou atrair pelo canto da sereia dos políticos oportunistas, que pretenderam aliciá-lo.
Com a ajuda de uma sobrinha, “seu” Célio colocou no ar o Blog do Romário, que passa a ser mais uma ferramenta para arrecadar doações para manter a creche Filhos do Aurá. O blog pode ser acessado pelo endereço eletrônico abaixo:


Aos que se dispuserem a engrossar o mutirão de solidariedade deflagrado por Romário, ficam os celulares para contato: (91) 8109-7178 e (91) 8847-1358. O e-mail e o MSN são: romario_cecim@hotmail.com

Pelos filhos dos catadores do lixão do Aurá “seu” Célio, o Romário, pede tudo – de comida a remédio, passando por assistência médica. Para quem não o conhece, trata-se de um louco. Mas para quem tem contato com seu trabalho social, é inevitável concluir que se trata de uma santa loucura. “Conheci essa criatura em meados de 2004, no ônibus, no qual ele entrou com uma saca de carne do tipo costela, doada pelo supermercado Cidade, pedindo ajuda para outros ingredientes necessários para fazer um sopão para as crianças da creche”, conta uma das jovens voluntárias. A jovem decidiu conferir por conta própria o relato de “seu” Célio e, após uma visita a creche, tornou-se uma dedicada colaboradora.
Às vésperas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, já definido como o Natal dos paraenses, a lembrança do trabalho desenvolvido por “seu” Célio não poderia ser mais oportuna. Mãos às obras, portanto, para quem não confunde solidariedade com filantropia, por entendê-la como uma premissa básica para o pleno exercício da cidadania. Afinal, elites e massas são duas realidades concomitantes, mas que só se justificam como elites abertas e massas conscientes.

2 comentários :

Anônimo disse...

Barata, quantas pessoas ja se3 manifestaram aqui para ajudar?
ja fiz contato.

Anônimo disse...

Barata, no dia 12 de Outubro, este senhor faz um grandioso trabalho de doação em comemoração ao dia das crianças.
Peço a todas as pessoas que quiserem e tenham condições que o ajude.

Não se "acanhem" e nem desconfiem caso queiram oferecer dinheiro, digo isto porque ele precisa sim de dinheiro, muitos se preocupam em doar alimentos e brinquedos, no entanto, este senhor tem diversas outras despesas que não se sastifazem com este tipo de doação, como por exemplo, manter o veículo que lhe foi doado ou pagar a conta de luz da creche.

Ajudem sem receios, com certeza a doação terá um bom e útil destino!