terça-feira, 20 de setembro de 2011

DESGOVERNO – Vá trabalhar, Excelência!

LÚCIA *

O dia 18 de setembro, um domingo, não foi o que governador Simão Jatene sonhou para pescar com tranqüilidade. O caso de abuso sexual de adolescente numa casa penal em Santa Isabel fez o nosso pes..., desculpem, digo o nosso governador trabalhar em pleno domingo. Um sacrilégio. Reeditando com requintes de crueldade o caso de Abaetetuba, este episódio distingue-se do escândalo de 2007 apenas em termos de tempo e lugar . Os personagens são os mesmos: gestores e detentos. Naquele ano, uma menina ficou presa em uma cela com cerca de 30 homens. Agora, na versão 2011 da ignomínia análoga, o cenário foi uma penitenciaria em Santa Isabel. Os resultados serão os mesmos?
Ao saber do fato, o ato do governador tratou de exonerar de imediato o diretor da casa penal e vinte agentes prisionais. Este ato, a principio correto, já começa a ter resultados constrangedores. O ex-diretor, certamente se sentindo injustiçado, apresentou documentos administrativos que comprovam ter advertido aos seus superiores o que estava acontecendo dentro da penitenciaria.
Não menos chocantes são as cartas escritas pelos agentes prisionais. São reveladoras. Escritas à mão, em papel de caderno, os fatos denunciados e o modo como foram apresentadas à imprensa, evidenciam a situação de abandono em que estes profissionais também vivem. Lembrando que muitos são temporários. Todos os dias o governador nomeia centenas deles sem concurso público.Sem treinamento adequado. Fica fácil imaginar como se encontra a estrutura organizacional e administrativa do sistema penitenciário. As rebeliões diárias nas seccionais são fenômenos reveladores disso.
Diante de tão escabroso fato espera-se que o Ministério Público e a Justiça do Estado não se intimidem e apurem com rigor as responsabilidades do secretario de Segurança Pública, do governador e de todos os outros que tinham condições de agir e não o fizeram. Alguns mistérios precisam ser desvendados neste caso, inclusive a descoberta do paradeiro das outras adolescentes. Eram quatro, segundo a revelação feita inicialmente. Onde estão as outras três meninas?
Nesta confusão toda temos muita pirotecnia na mídia, sem que em algum momento alguém se preocupe em esclarecer o destino das demais adolescentes que desapareceram!
O que mais assusta nisso tudo, é ouvir de uma autoridade de Estado que a providencia mais relevante será construir um muro, mas que para isso será necessário um estudo. Um muro e um estudo. Berlim é pouco. O muro que precisa ser construído, ao que parece, é em torno do Palácio dos Despachos. Um muro que nos proteja das “idéias” inacreditáveis que saem das cabeças de alguns gestores. Desprovidos de qualquer vestígio de humildade, estes senhores, que sabiam da ocorrência de prostituição infantil dentro do presídio e mesmo assim arquivaram os documentos que comunicava o fato, não merecem respeito, não merecem credibilidade.
Este governador precisa guardar seus apetrechos de pescaria e tomar atitudes digna de seu cargo. Isto é o mínimo que dele se cobra.
Chega de trololó, governador! Tá mais do que na hora do senhor descer do palanque e começar a trabalhar!!!

* Lúcia é assistente social e colaboradora do blog.

8 comentários :

Barroso disse...

Concordo em gênero, número e grau e vou um pouquinho mais longe: o que se vê é a negativa de tudo o que se quer de transparência, hierarquia e legalidade. os subalternos cumpriram seus papéis avisando e denunciando os superiores cumpriram os seus: exoneraram que denunciou. Não adianta tentar impor qualquer tipo de controle, se não há o menor interesse em fazer o certo, isso em qualquer área da administração.

NÃO TO NA FOLHA DA ALEPA... disse...

NÃO TENHO NADA A ACRESCENTAR, perfeita análise LUCIA. vc está certo Barroso: EXONERARAM QUEM DENUNCIOU, logo...ninguém será PEIXE PRA MORRER PELA BOCA.

Anônimo disse...

a entendida do assunto apareceu arrotando conhecimento, o propaz não é politica de estado.Ela deveria cobrar da SEDES um posicionamento.Esta sim, a secretaria que deveria ser fortalecida para monitorar e cobrar das prefeituras, inclusive a de santa Isabel, as ações de proteção.Onde está a secretaria municipal de Santa isabel,onde está o creas de santa isabel? onde está todo mundo? percando tambem?
A sedes nao tem gente suficiente para fazer o que é de sua competencia.falta psicologos e assitentes sociais, falta sociologos, falta recurso, falta a lei que regulamenta a convocação de mais aprovados.Mas isso ninguem se propoe a fazer logo , dá trabalho?
Se houvesse um trabalho efetivo de proteção esta menina e as outras (de quem ninguem fala), nao teriam ido ate lá. Todos sabiam, incluindo aí os gestores de Santa Isabel e Belem que até agora nao foram importunados.Aos conselheiros tutelares, restou mais uma vez a corda arrebentada, alguns sao despreparados, outros sao burros de carga e outros so se preocupam em lutar por poder.Nao existe uma insitituição desse estado que nao esteja carcomida pelo cupim da arrogancia.

Anônimo disse...

a entendida do assunto apareceu arrotando conhecimento. O propaz não é politica de estado.É apenas o local de atendimento dos casos de violação ja ocorridos.Nao tem autonomia para mais nada porque está alocado na secretaria errada e ja deveria estar de acordo com o SUAS. a MOÇA DEVERIA deveria cobrar da SEDES um posicionamento.Porque so a sejudh foi citada? a sedes, Esta sim, é a secretaria que deveria ser fortalecida para monitorar e cobrar das prefeituras, inclusive a de santa Isabel, as ações de proteção.Onde está a secretaria municipal de Santa isabel,onde está o creas de santa isabel? onde está todo mundo? percando tambem?
A sedes nao tem gente suficiente para fazer o que é de sua competencia.falta psicologos e assitentes sociais, falta sociologos, falta recurso, falta a lei que regulamenta a convocação de mais aprovados.Mas isso ninguem se propoe a fazer logo , dá trabalho? este fato so demonstra que nao existe politicas de assitencia integradas de acordo com a lei.O MDS ja cansou de exigir o cumprimento desta ,mas aqui todo mundo manda e ninguem obedece e pior, nao se entendem.Cada um faz o que quer.
Se houvesse um trabalho efetivo de proteção, estas meninas ja teriam pelo menos um acompanhamento e o corrido poderia ter sido evitado ou pelo menos descoberto a mais tempo. O diretor do presidio que fez a denuncia fez o certo.Mas sozinho ninguem faz nada.Os outros que sabiam, incluindo aí os gestores de Santa Isabel e Belem, até agora nao foram importunados.Aos conselheiros tutelares, restou mais uma vez a corda arrebentada, alguns sao despreparados, outros sao burros de carga e outros so se preocupam em lutar por poder.Nao existe uma insitituição desse estado que nao esteja carcomida pelo cupim da arrogancia.

Anônimo disse...

Jatene,o governador EXONERADOR, não resolve nem demite os secretários responsáveis como o da segurança e o da saude,estes são blindados pelos acordos politicos e atitudes subservientes.O show na imprensa não engana mais governador,trate é de mostrar serviço.

Anônimo disse...

o propaz é um projeto importante, aliás, um projeto de uma técnica.Nao foi uma luz do PSDB. Todo mundo serio sabe dessa historia.
A princezinha do Jatene teve um surto de autoridade que nao lhe compete.È certo que a menina deveria ter ido imediatamente fazer os exames, mas deveria sim, ser ouvida imediatamente.ela nao foi exposta. estava bem protegida na sua identidade.A urgencia de ouvi-la seria para que os culpados nao tivessem tempo de fugir.
A moça do jatene parece que quer mandar na ALEPA. Tudo bem, a Alepa tem sido palco de muitas falcatruas que ja estão sendo apuradas, mas essa propria ALEPA tem um poder que a moça do jatene nao tem, nem se quisesse! entenderam senhores deputados? vistam as calças de homens e as deputadas se pronunciem! mexam-se!
TEM QUE FAZER MUITO BARULHO! É A CHANCE DE RESGATAREM UM POUCO DO RESPEITO DA POPULAÇÃO.

Anônimo disse...

a filha do Jatene mora na frança?
ela sabe como é a vida de um conselheiro tutelar que nao recebe estrutura, nao tem gasolina no carro, nem tem carro, parece que ta sempre pedindo favor.cade o prefeito e o governador?
o propaz nem deveria existir se os governadores fizessme sua parte.se o estado do Pará nao fosse terra de ninguem.Se essas meninas tivessme escola decente, se seus pais tivessem trabalho decente , se tivessem um bairro bem equipado com lazer, esporte, saúde e segurança, elas jamais teriam sido aliciadas com tanta facilidade.

Anônimo disse...

uma menina de 14 anos. deveira estar no ensino medio. Nuam boa escola publica. Com tempo integral.Estudando com todos os seus direitos preservados. O que vão fazer? mais presidios e muros.O que vão gastar com esse muro, serviria para evitar mais tragedias como essas.