segunda-feira, 26 de setembro de 2011

APINAGÉS – Um movimento apartidário

O blog divulga, porque esclarecedor em torno do tema, o comentário de Graça Brasil a propósito da mobilização para devolver, via projeto do vereador Carlos Augusto (DEM), o nome original da travessa Jerônimo Rodrigues, assim denominada em ato ilegal da Câmara Municipal de Belém, em lugar de travessa Apinagés.
Pela sua importância, inclusive por acentuar o caráter apartidário do movimento, transcrevo, abaixo, o comentário de Graça Brasil.

“Para comentar neste espaço, é importante me identificar. Me chamo Graça Brasil e faço parte da Comissão que iniciou o Movimento denominado SempreApinagés cujo objetivo é trazer de volta o nome da rua, retirado por ato ilegal da CMB (Câmara Municipal de Belém).
“Ressalto que embora a maioria dos edis tenha votado a favor da mudança, nosso movimento, antes de adentrar nos átrios da justiça, criará oportunidade para que seja reparado o referido ATO que nasceu viciado, contaminado por ilegalidades.
“O requerimento que contém o abaixo assinado, pleiteia o retorno do nome da rua através da simples aprovação de um Projeto do vereador Carlos Augusto que aguarda pauta para votação. Essa forma, quase que administrativa, seria ao nosso ver a ideal tanto pela celeridade quanto pela minimização dos desgastes advindos do excesso de comentários.
“Aprovando esse requerimento nossos vereadores poderão "consertar" a falha cometida sem maiores repercussões.
“Cabe resaltar que nossa luta que é popular e apartidária e que contamos desde o primeiro momento com o apoio do Ver. Carlos Augusto que tem comparecido a todas as ações e vem tomando assinaturas pessoalmente. Contamos também com apoio dos vereadores Vandick, Abel Loureiro, Fernando Dourado, Sahid Xerfan e do presidente da Casa, Dr. Castro. Outros tantos já declararam apoio mas de forma menos contundente e por isso não tiveram seus nomes divulgados. Aguardaremos por uma nova conversa para então publicarmos seus nomes.
“Para que fique claro, nosso movimento é popular e tem o objetivo de resgatar a identidade urbanística de nossa rua. Aqueles que quiserem somar serão muito bem recebidos. Nossa fanpage é :

“facebook.com.br/sempreapinages
“Nosso twitter é @sempreapinages”

19 comentários :

Anônimo disse...

E que tal começarmos a fazer a campanha: ninguém compra nos supermercados Líder enquanto não devolverem o nome da rua Apinagés? aposto que logo os familiares do patricar Jerônimo Rodrigues irão pedir para a Câmara trocar o nome da rua. Tá dada a dica, eu, particularmente, enquanto não trocarem o nome da rua não irei comprar qualquer produto que seja nos Supermecados LIDER!!!

Anônimo disse...

barata como cidadão vou acompanhar a sugestão de não compra mercadoria do LIDER, e espero que os moradores do bairro acompanhe esta luta.

Anônimo disse...

barata como cidadão vou acompanhar a sugestão de não compra mercadoria do LIDER, e espero que os moradores do bairro acompanhe esta luta.

José Carlos Lima disse...

Os vereadores precisam respeitar a sociedade belemense. A mudança do nome de rua sem consultar os moradorers é só mais uma das atitudes esquisitas desses edis.
Hoje, por exemplo, estarão votando a privatização do lixo e dos serviços de esgotos, sem antes aprovar o plano municipal de resíduos sólidos, onde estariam as regras balisadoras para contratação dos serviços.

Anônimo disse...

Realmente estes "nossos vereadores" fazem o que bem entendem, sem consultar a população que os elegeu. Vide o caso da 25 de Setembro que querem nos fazer engolir como Av. Romulo Maiorana, que só quem fala são as próprias ORM, pra nós moradores vai ser sempre a 25 de setembro. Chega de políticos safados!!!

Anônimo disse...

QUE A RUA romulo maiorana VOLTE PARA O NOME ORIGINAL 25 DE SETEMBRO

Anônimo disse...

URGENTE!!!!
O grupo de cirurgioes gerais do Hosp Metropolitano vai entregar amanha um documento ao diretor Pedro anaisse Solicitando Demissao coletiva devido as péssimas condicoes de trabalho e salarios oferecidas pelo hospital !!

Anônimo disse...

Quer dizer que basta ter status e dinheiro, ser empresário de ponta para ter o nome dos familiares nas ruas de Belém, pouco importando o patrimônio histórico e cultural como bens imaterias da sociedade, esse vereadores são um lixo mesmo!!

Anônimo disse...

Acho que deveria ser proibido por lei a mudança do nome de qualquer rua. Hábito idiota dos políticos inúteis que não tem outra coisa pra fazer a não ser projeto de lei pra alguma dia comemorativo ou a mudança do nome de rua.

Anônimo disse...

Caro Barata, eu já não compro o jornal O liberal em quanto não o nome da 25 de setembro, e agora já não compro no lider , se a Apinajés não voltar a ser chamada de Apinajés.

Anônimo disse...

Não entendo porque esses politicos tiram um nome histórico da av. 25 de setembro, para colocarem o de um contraventor, contrabandista Romulo Maiorana. O autor do projeto deve ter ganhado uma grana da ORM para propor isso e os que votaram a favor também.Um bando de pipiras!

Anônimo disse...

Aderi ao boicote do Liberal aliás o jornal esta uma enganação. não se dão ao trabalho nem de mudar os textos estão so no copiar e colar.Será que estão tão ruins de grana? Economia vergonhosa heim? Mais respeito com os leitores é bom e todo mundo gosta. Se continuar assim vai perder os poucos leitores que lhe restam.

Anônimo disse...

Ao invés desse pateta ter mudado o nome da Apinagés, poderia ter reinvidicado a melhoria da iluminação pública daquela via, que é precária, sem contar os inúmeros buracos e bocas de fumos que ali existem.

Anônimo disse...

Hei, d.Graça então fica esperando pelo apoio do dr. Castro, tá bom?

Raul disse...

Sou morador da Tv. Apinagés e todas as reuniões que participei foi com a presença do Ver. Marquinho que estranhamente não foi citado pela Graça.

Unknown disse...

25 sempre vai ser 25. idem para a Apinagés. O que este mao de vaca do Lider fez pela Rua, pelo bairro?? e pela Cidade???
A campanha tem te ser essa mesma..Nao aos mercadinhos dessa turma.

graca brasil disse...

Caro Raul,
Apenas hoje li seu comentário. Esclareço que o Ver. Marquinho do PT não foi citado porque embora tenha vindo a duas ou três reuniões em minha casa,em momento algum ele participou de qualquer ação promovida pelo movimento SEMPREAPINAGÉS. Detalhe é que foi chamado todas as vezes e simplesmente deixou de atender telefonemas. Digo e REPITO: Ver Marquinho participou de reuniões em minha casa e nunca se fez presente nas AÇÕES QUE FIZEMOS NAS RUAS. Ele tentou na verdade criar um movimento paralelo para competir (imagina uma cisão?)para apadrinhar e isso pra nós é simplesmente inaceitável. Evitei tratar disso mas como você queria a citação, pronto: está feita.

Anônimo disse...

Acho ingraçado essa potoca dessa rua "Apinagés, Jerônimo RODRIGUES"
Várias ruas de nossa que retratavam fatos históricos de nossa cidade trocaram o nome ex. esse transloucado prefeito obrida as pessoas que alugam a Aldeia Cabana char de Aldeia Amazonia e não fizemos nada. sou afavor de lei que proiba politico trocar nome de rua quem quizer inaurar rua que faça uma nova.

Anônimo disse...

Adorei o argumento em defesa do projeto:
http://www.youtube.com/all_comments?v=v15KvUtLtMM

Parabéns "nobre" vereador