quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SAÚDE – A omissão criminosa do governador

Tão ou mais repulsiva que a ignominiosa indiferença dos médicos diante do drama dos pais dos bebês mortos, sem que a mãe das crianças fosse atendida, é a omissão criminosa do governador tucano Simão Jatene, ao reprisar, neste seu segundo mandato, o imobilismo que marcou seu primeiro mandato. No seu primeiro mandato Jatene administrou um Estado com as finanças em colapso, o preço que todos nós, paraenses, pagamos, para o ex-governador Almir Gabriel conseguir fazer seu sucessor aquele que, por sua inocultável indolência, acabaria por ficar conhecido como Simão Preguiça. Por uma lealdade de ética duvidosa, que mais se assemelha a uma omertà, em seu primeiro mandato como governador Jatene guardou uma espécie de silêncio obsequioso, concentrando suas preocupações sociais na própria família e nas famílias Cunha e Silva. Cunha é a família da primeira-dama, Ana Maria Cunha Jatene; e Silva da ex-mulher, que é também a mãe de seus filhos, Heliana Silva Jatene. Já no desfecho do seu primeiro governo, ele inaugurou, a toque de caixa, os hospitais regionais, alguns funcionando precariamente e pelo menos um, o de Santarém, sem estar sequer equipado para funcionar, à espera de recursos do governo estadual. Recursos que prometeu repassar até o final do seu mandato à prefeita petista Maria do Carmo Martins, em um compromisso que jamais honrou. Sem sequer oferecer alguma justificativa a Maria do Carmo, o que é ilustrativo do seu caráter. Ou da falta deste.
Como agora a “herança maldita” foi legada pela ex-governadora petista Ana Júlia Carepa, sua adversária política, Jatene sente-se à vontade para atribuir seu imobilismo aos desmandos dos petralhas. Aparentemente as dificuldades são muitas, nada, porém, capaz de inibir a farra de contratação de temporários, em detrimento dos concursados à espera de nomeação, e a avalancha de nomeações, como comissionados, dos apaniguados da tucanalha e afins. Dentre os aquinhoados com cargos DAS figuram nomes ilustres, ainda que de méritos profissionais discutíveis, como Romulo Maiorana Prantera e Fernando de Souza Flexa Ribeiro Filho. Romulo Maiorana Prantera é o neto mais velho de dona Lucidéa Batista Maiorana, viúva do jornalista e empresário Romulo Maiorana, fundador das ORM, as Organizações Romulo Maiorana, o conglomerado de empresas da família Maiorana. Dona Déa é presidente das ORM, que têm como presidente executivo Romulo Maiorana Júnior, o Rominho. Fernando de Souza Flexa Ribeiro Filho vem a ser o ilustre rebento do senador tucano Fernando Flexa Ribeiro, um empresário falido, que tomou gosto pela política após ser, por anos a fio, o caixa de campanha do PSDB no Pará.

14 comentários :

Anônimo disse...

È muito pouco tempo para tantas cabeçadas. Lembro da frase professoral do entao candiato Jatene dizia: " não ha possibilidade de errar desta vez".

Isso é só o começo de uns longos anos do governo do PSDB.
Só Jesus salva!!!!

Anônimo disse...

É um verdadeiro acinte,um tapa na cara do povo que trabalha duro para ganhar um salário no final do mes que mal dá para comprar comida,ver um monte de socialite,filhinhos de papai,ganharem de presente um cargo de assessor de governador,com salários altissimos,sem que tenham qualquer qualificação para exercer o cargo e sem que precisem comparecer ao seu local de trabalho,pura e simplesmente porque seus papaizinhos são puxa-sacos de carteirinha do chefe do executivo.

Anônimo disse...

Causa repulsa ver essas pessoas serem nomeadas como assessores do governador e serem pagos com o nosso dinheiro,sem que precisem disso e sem contrapartida alguma para o povo.Tenham vergonha e procurem trabalhar nas empresas das famílias de vocês ao invés de saquear os cofres públicos.E o senhor governador cínico que finge preocupação com o povo e tira dinheiro do bolso do pobre para encher ainda mais as carteiras dos ricos,qual é a sua justificativa?

Anônimo disse...

Causa repulsa ver essas pessoas serem nomeadas como assessores do governador e serem pagos com o nosso dinheiro,sem que precisem disso e sem contrapartida alguma para o povo.Tenham vergonha e procurem trabalhar nas empresas das famílias de vocês ao invés de saquear os cofres públicos.E o senhor governador cínico que finge preocupação com o povo e tira dinheiro do bolso do pobre para encher ainda mais as carteiras dos ricos,qual é a sua justificativa?

Anônimo disse...

Por que o Rominho não dá um emprego para esse inútil do sobrinho dele?Será que os boatos a respeito da péssima situação financeira das empresas do grupo Maiorana são verdadeiras?

Anônimo disse...

Criminosa mesmo. Não adianta "maquiar" a situação. não adianta! vergonha zé mané! Até parece que afastando a presidenta, a diretora e acusando a médica vocês irão enganar a população! Só enganam pessoas que dependem dos seus DAS ou o bando de papagaio de pirata puxa saco do governo, ninguém acredita neste papo de carochinha. Balela!

Guto Lobato disse...

Vou me dar ao trabalho de responder aos colegas que desqualificam minha mãe, ex-presidente da Santa Casa (democracia é isso, e toda opinião é bem vinda):

Primeiro, um papo técnico, uma coisa muito importante: triagem não significa fechar as portas - e sim orientar casos mais graves a procurarem um hospital em que haja estrutura. Partos normais e a termo estavam sendo feitos normalmente. Foi esta a orientação da direção - que nada tem de incorreta. Ah: vale frisar que a dra. Maria do Carmo só orientou a realização de triagem porque, desde 8 de agosto, vinha comunicando a superlotação ao governo (leia-se, a Helio Franco e Jatene), sem receber resposta ALGUMA.

Vocês, que vociferam loucamente sob o anonimato, numa atitude digna de pré-adolescente ou petista que ficou com raiva de largar a teta do Estado, possuem alguma palavra ou informação que possa, objetivamente, desqualificar minha mãe? Pois o que tenho, de fatos reais e objetivos, são as seguintes coisas, que só a engradecem:

- Na época em que ela e a dra. Rosemary Goes (atual adjunta de Saúde) administratam o Hospital de Clínicas, ele recebeu a Acreditação Hospitalar - primeira na região Norte -, um selo de qualidade que pouquíssimos hospitais têm no País. (Detalhe: a Acreditação foi PERDIDA no governo do PT)

- Como gestora do Hospital Metropolitano, ela resolveu o problema histórico do setor de Pronto-Atendimento, bem como o relacionamento entre o hospital e a classe dos traumato-ortopedistas. E até hoje é elogiada pelo trabalho que teve ali, de onde foi demitida por denunciar um calote de seis meses do PT ao hospital, em entrevista ao jornal O Liberal.

- Foi a ÚNICA representante no Brasil a participar da experiência de dois meses no Japão em 1998, como parte de sua pós-graduação em administração hospitalar. A seleção foi feita com base em seu currículo e em sua experiência na saúde pública do Pará.

- Já presidiu o CONSELHO DE ÉTICA do CRM, além de ser membro efetivo do Conselho há décadas.

No mais, tenho informações de caráter qualitativo beeeeeeem diferentes das suas - e as obtive não entre amigos, mas entre matérias, opiniões em redes sociais de dezenas de médicos, estudantes e profissionais de saúde.

Vocês, certamente, não devem é passar de DASs ou petistas ressentidos, desses que vivem de mamar nas tetas do Estado e desqualificar pessoas com o currículo, a experiência e o comprometimento de minha mãe.

Infelizmente, ela é uma pessoa ingênua, romântica, não vê maldade nas pessoas e não vai perder o tempo dela respondendo a tantas ofensas pessoais. Ela enxergou este governo como oportunidade de fazer pela Santa Casa o que ela e seus colegas diretores, bem como a dra. Rosemary, fizeram pelo Hospital de Clínicas; infelizmente, estava errada e foi sumariamente IGNORADA quando denunciou a situação crítica do hospital via ofício. Foi usada pelo poder público (e que poder!) para justificar o descaso, a omissão, o erro e - aí sim - a ARROGÂNCIA e PREPOTÊNCIA deste secretário de saúde e deste governador, que a convidaram PESSOALMENTE para assumir a presidência da Fundação e agora lhe apunhalharam pelas costas.

Digo e repito: vou defender minha mãe contra qualquer tipo de difamação. Ela já foi demitida por critérios políticos e, acredite, deixou muita saudade no HMUE. Vai acontecer o mesmo - já aconteceu - na Santa Casa, e a verdade vai surgir e provar quem estava certo.

Anônimo disse...

Mas Guto,quem jogou sua mãe as feras foi justamente o Governador Simão Jatene e o tão bondoso Dr.Hélio Franco.

Anônimo disse...

Prezado Gutinho Lobatinho, se tua mãe está sendo tão injustiçada e é mártir do caos da saúde pública no Pará, por que ela não vai à imprensa e denuncia toda a corja (governador, secretário, IML, etc.)...ou ela está esperando a contrapartida do jatene, depois que a poeira sentar?
Quero que vc responda por que ela não vai hj mesmo à imprensa denunciar???

Anônimo disse...

Acho louvável a atitude do Guto Lobato em defender sua mãe.Só não consigo entender porque ele acusa petistas ressentidos pelo que aconteceu com ela.Ora,se ele mesmo conta que a Dra.Maria do Carmo,já vinha alertando o Governador e o Secretário de Saúde sobre a situação crítica que a Santa Casa enfrentava e não recebeu de nenhum deles o apoio necessário.Depois quando a tragédia dos bebês aconteceu os dois se apressaram em encontar os "únicos" culpados:Dra Maria do Carmo e Dra. Cinthia

Anônimo disse...

Acho muito divertido ler comentários assim.. política e futebol são sempre comparáveis... tem um monte de palhaço que se acha tecnico.... se degladeia em nome de um valor.. sustenta bandeiras rechaçando o outro "time" .. mas nem se dá conta que nos bastidores eles transitam sem memórias tórridas, dividem seus "dividendos" com coligações explicitas ou não... os ignorantes que se "matam" e criam inimigos mortais.. perdendo tempo importante que poderia ser utilizado para algo valoroso... fazendo birrinha para massagear seus próprios EGOS... No futebol.. os passes são vendidos.. e o heroi de um time.. simplesmente transita para o outro.. na politica .. não é tão diferente... Se o time vai ganhar ou não.. só os CARTOLAS saberão de antemão.. pq torcida e comentarista politico... são mera massa manipulavel... ACORDA!!!!

Anônimo disse...

Deselegancia e descortesia é pouco pela saída da dra Maria do Carmo. Com a palavra as suas excelências Jatene, Zenaldo e Hélio.

Anônimo disse...

Amigos, temos que parar com essa história de herança maldita. e lembrar, que o Jatene, está no poder a mais de 13 anos,foi o supersecretario do Governo do Almir gabriel, e depois Governador, e esse, Estado, é essa merda na área de Saúde. O resto é desculpa.

Anônimo disse...

Boa anônimo das 22:25,o PSDB passou 12 anos no poder e quer responsabilizar os 4 do PT,por todas as desgraças que acontecem no Estado.