sábado, 13 de agosto de 2011

HOMOFOBIA – O belo exemplo do Café com Arte

Merece não só registro, mas elogios, pelo belo exemplo de respeito a cidadania que oferece aos demais empresários da noite de Belém, a postura do proprietário do pub Café com Arte (foto), point da juventude classe média de Belém, localizado na travessa Rui Barbosa, 1437, entre as avenidas Nazaré e Brás de Aguiar.
Diante da repulsiva truculência de um jovem cliente, já bêbado e que em uma deplorável manifestação de homofobia tentou agredir gratuitamente outro jovem, pelo simples motivo da sua quase vítima exibir trejeitos próprios de quem é gay, o proprietário do Café com Arte não contemporizou. Não só determinou que o truculento cliente fosse discretamente retirado do pub, como mandou fotografá-lo, para impedir seu acesso ao Café com Arte.
Mas não só isso. Um dos seguranças do pub foi encarregado de, civilizadamente, sem nenhuma violência, acompanhar o jovem homofóbico até um táxi, para conduzi-lo de volta para sua casa.
É um alento, para nós, pais e mães, sabermos que nossos filhos não só se divertem em segurança, mas também são estimulados, por pessoas como o proprietário do Café com Arte, a aprender a conviver com as diferenças. É esse tipo de postura que vai prepará-los para a vida, para o mundo e, particularmente, para a democracia.

18 comentários :

Anônimo disse...

O melhor é saber que ninguém saiu machucado.
Atitude corretíssima!
Porque se não sabe brincar, não desça pro play!

Frederico Costa disse...

Fiquei feliz e orgulhoso desse Café. Parabéns!

Anônimo disse...

eu ja vi o dono mandando um cara se retirar de dentro do Café porque tava fumando um troço.Ele disse que se quisesse ficar, tinha que apagar.O que ele fez, mas foi embora.Isso sem discussão, na mais perfeita paz.

Almir Barra disse...

Um exemplo de civilidade e respeito as individualidades.Passa a ser um exemplo multiplicador o gesto deste estabelecimento que lida com todos o s segmentos e, a tranguilidade para os pais que convivem com esta preocupação.

Anônimo disse...

Qual o nome do proprietário do Café com Arte?
Merece aplausos!

Anônimo disse...

ah, gente o Café é so diversão! quem chega la querendo outra coisa, nem fica.

Anônimo disse...

Roberto Figueiredo é o nome do cabra.

Anônimo disse...

Tudo bem, não toleramos homofobia mas se eu estiver em um lugar público com meu filho e tiver um casal gay aos beijos com certeza serei presa e processada por homofobia pois acho que ficar se agarrando em público não é legal nem pra homos nem pra heteros e vou pedir que respeitem lugares públicos e as pessoas. Aprendi que o direito de um termina quando começa o do outro. Eles tem direito de se agarrar e eu tenho direito de não querer presenciar, muito menos com meu filho. Ensino a ele que deve respeitar as pessaos sem distinção mas algumas coisas ele escolherá quando crescer. Por enquanto escolho o que acho certo.

Anônimo disse...

O Café com Arte só tem que dar um jeito na saída dos clientes que fazem da frente do Banco do Brasil um banheiro público a céu aberto.

Anônimo disse...

16:47 se não estou enganado, tem idade mínima para frequentar bar. Eu concordo com vc em parte, é que eu acho muito pior para a formação dos meus filhos a violência tipo bate boca, empurrão, safanão, palavrão, ameaças, etc., etc.,.....

Amanda disse...

Blog divulgando informação sem nenhuma fonte confiavél dá nisso, o jovem que foi expulso tbm é gay, e longe de ser homofobico, a briga realmente foi besta e desnecessária, porém não por motivos de homofobia. e ele não foi acompanhado até um taxi. Sei pois conheço tanto o agressor como o agredido, e essa briga é antiga.

Anônimo disse...

Bem, eu estava lá e posso esclarecer algumas coisas:
1- Os 2 jovens envolvidos na briga eram gays. Portanto o motivo não foi homofobia, e sim pendências pessoais.
2 - Segurança algum o escoltou até um taxi para leva-lo em casa. Apenas o botaram pra fora do estabelecimento.

No mais, o estabelecimento retirou o agressor sem exercer violência e com rapidez, e portanto, de maneira muito adequada.

Anônimo disse...

qual o nome do proprietario do cafe com arte? merece um trofeu Fernanda Montenegro por ajudar a fantasiar tudo isso aqui que esta escrito.

Anônimo disse...

Diante das versões, posso dizer que o proprietário é civilizado. Mesmo não simpatizando com os excesso dos gays. Porque eles praticam o exagêro. Ninguém é obrigado a assitir penas voando, mas, usar de violência, também não.

Amanda disse...

Não é o dono do café que está errado, ele fez o que tinha que fazer, errado é o dono do blog que está publicando uma informação completamente falsa. ESSE SIM MERECE O TROFÉU.

Jéssica disse...

Amanda, entenda, o caso da homofobia não caracteriza um ato praticado somente por heterossexuais, pois há também a homofobia interna, entre os próprios homossexuais.

Amanda disse...

Entendo sim Jéssica, mas para ser caracterizado a tal homofobia é necessário a intolerância e a discriminação pelo simples fato dele ser gay, e agressão não foi por esse motivo, mesmo que o agredido fosse hétero, aconteceria o mesmo, a briga é resultado de ofensas de ambas as partes, mas nenhuma relacionada a opção sexual. Vc ainda acha que se trata de homofobia?

Anônimo disse...

Bem, qualquer atitude, em excesso tem de ser moderada por alguma outra atitude. Não acho correto uns tentarem influir nas decisões pessoais dos outros, em quaisquer sentidos. E por este motivo, desculpem-me os gays, deixo claro a minha posição contra os mais diversos movimentos gays. Não por julgá-los, apenas por uma posição pessoal minha. Nem por isto, digo estarem errados e acredito que o importante é seguirmos nossas escolhas e deixarmos aos outros a sua própria escolha, apenas. Certo ou errado, divino ou carnal, não importa, sempre importa a cada um as suas próprias escolhas e, por elas a causa de todas as conseqüências. É a lei do livre arbríteo.