quarta-feira, 27 de julho de 2011

OAB – O epitáfio da decência

De tudo que já foi dito e escrito sobre o imbróglio da OAB/Pará, a Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Pará, conclui-se que estamos diante do epitáfio da decência, naquele que imaginávamos ser um dos derradeiros abrigos do culto ao compromisso com a moralidade pública e as liberdades democráticas. Da defesa do presidente, Jarbas Vasconcelos do Carmo, o Do Carmo, através de seus prepostos,  sobressai, tristemente, a lógica do malfeitor, quando alega-se precedentes, para justificar ilícitos e desqualificar o vice-presidente, Evaldo Pinto.
Em realidade, mesmo abstraindo-se os aspectos mais graves do imbróglio – como o desrespeito ao rito processual, com a transparência que a situação exigia -, impressiona que Do Carmo e seus cúmplices pretendam passar ao largo de um aspecto que não pode e não deve ser menosprezado, porque atropela a ética. Trata-se de tratar como periférico, prosaico, a negociata abortada, com a frustrada venda do terreno de Altamira por R$ 301 mil, envolver um conselheiro da OAB, Robério Abdon D’Oliveira. Com o agravante deste ser intimo do presidente da OAB/PA, além de com ele militar há muitos anos na pretensa oposição.
Para quem não vislumbra impedimento éticos, permitindo-se tomar como prosaico a promiscuidade entre o público e o privado, o que se segue é previsível, como as justificativas permeadas pelo cinismo e as retaliações e tentativas de intimidação. Lamentavelmente previsíveis em personagens como Do Carmo e seus iguais. Afinal, o melhor jamais sai do pior.


44 comentários :

Anônimo disse...

O Duda Klautau é que tem razão. Ele está dizendo há anos, publicamente (só não entende quem não quer), que a pretensão pessoal do Ophirzinho de ser Presidente Nacional estava fazendo muito mal para à Ordem...virou jogo do "vale-tudo". E taí no que deu, entregaram a OAB/Pa de bandeja para essa "trupe".
E tem mais, a OAB Nacional nunca esteve tão apagada. Ruim para os advogados do Brasil e pior para os do Pará.
Eles agora que dêem um jeito, Ophirzinho, Ângela, Frededrico Coelho, Ophirzão e etc....
E por sinal cadê os Natos!? Bastiões da MORALIDADE, que toparam o joguete do "vale-tudo", se duvidar ganharam uns carguinhos e agora estão mudos. E aí doutores Joaquim, Francisco, Edilson e Ophirzão. Que falta fazem o velho Otávio, o Baim, o Egídio, o Paulo, gente séria que não tinha medo de dizer as coisas.
A Ângela já ia ter levado um esbrega violento do Egidio. Honra o teu pai menina e põe a boca no trombone.

Anônimo disse...

BARATA, o Do Carmo, mais uma vez disparatadamente e ao total arrepio do Regimento Interno da OAB, destituiu dois presidentes de comissões por eles terem assinado o manifesto em favor do afastamento da Diretoria. Esse "projeto" de Ditador acha que é o dono da Ordem, pois não ouviu o Conselho Seccional que deveria ter sido ouvido para assim destituir o Raphael e o Leonardo Pinheiro, conforme preconiza o Regimento interno.

Anônimo disse...

ADVOGADOS, AGORA É VALENDO!
BOICOTE AO PAGAMENTO DA ANUIDADE DA OAB-PA ENQUANTO JARBAS VASCONCELOS ESTIVER LÁ.
NO MEU DINHEIRO ESSE ELEMENTO NÃO TOCA.
E VAMOS LAVAR A ROUPA NO TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA...

Anônimo disse...

Baratinha, olha, o Jarbas vai acionar as Juízas que te censuraram. Cuidado! Ele quer até censura dos pobres anônimos...

Anônimo disse...

O JV E SUA TURMA NÃO SABEM NEM O QUE SIGNIFICA ESSA PALAVRA: DECÊNCIA! E TB. NÃO SABEM O QUE SIGNIFICA CARA-DE-PAU! CONTINUAM DEFENDENDO A INDECENCIA NA MAIOR CARA DURA. E AMANHÃ VÃO CONTINUAR NA CARA DURA COM A CORREGEDORA!

Anônimo disse...

Barata, o Jarbas só tem medo de uma pessoa: a que sabe da sociedade em Altamira, no escritório ao lado da Justiça do Trabalho. ELE SABE QUE ISSO PODE EXPLODIR A QQ MOMENTO NA IMPRENSA.

Anônimo disse...

PÔ BARATA, NÃO FAZ ISSO COM JARBINHA...
ELE SÓ TEVE A BOA INTENÇÃO DE AJUDAR UM AMIGO, NADA DEMAIS. SE ELE SOUBESSE QUE ISSO ERA IMORAL, NÃO TERIA FEITO...

Anônimo disse...

Os conselheiros que estavam ao lado do Jarbas já estão começando a repensar. Os familiares e advogados tão pressionando e ninguém quer se sujar, só os muuuuuito apegados ao cargo.

Anônimo disse...

BOICOTE AO PAGAMENTO DA ANUIDADE JÁ!

Anônimo disse...

Os Presidentes destituídos devem estar aliviados. Não precisaram renunciar e ainda provaram como o rapaz e ditador e vingativo!

Anônimo disse...

A OAB TÁ PARADA, GENTE!!!!
NINGUÉM TRABALHA MAIS POR LÁ, É SÓ APAGAR INCENDIO E PUBLICAR NOTINHAS COM O DINHEIRINHO DE NOSSA ANUIDADE.

Anônimo disse...

Gente, o Alberto Campos confessou a um amigo que tá difícil suportar tanta pressão. Ele só não larga tudo porque Jarbas pediu, para não ficar sozinho. Mas ele já sabe que seu sonho de Presidencia JÁ ERA!

Anônimo disse...

Daquela Diretoria, eu só confiava no EVALDO, mais ninguém. Ainda bem que ele não me decepcionou, muito pelo contrário.

Anônimo disse...

O DO CARMO enlouqueceu de vez: agora foi pedir apoio a alguns advogados do interior. Mal ele sabe que todos apoiam os colegas de Altamira. Eu não sei como ele aguentar ouvir tanto NÃO de advogados.

Anônimo disse...

Concordo com o boicote ao pg. da anuidade! Ele que pague a defesa dele com recursos próprios! O meu ele não leva mais.

Anônimo disse...

Uma advogada amiga dessa turma deixou escapar que eles não pensam em se defender. Só pensam em atacar quem estiver contra eles. Se eles atacam até promotores e procuradores sem provas, coitados dos advogados! VAMOS REAGIR, GENTE!

Anônimo disse...

Alguns blogs estão mudos no escandalo da OAB, inclusive blogs de advogados. Eu hein, todo mundo tem medo desse tirano????

Anônimo disse...

os ex-presidentes doentes eu até perdôo pelo silêncio. mas cadê os mais jovens que não reagem? Já que os conselheiros federais não podem votar na sindicância, por que não pedem logo a saída de toda a Diretoria durante as investigações????

Anônimo disse...

Gente, o DO CARMO é burro ou se faz? Como ele pode ele se suicidar politicamente dessa forma???? Atacar o Conselho Federal como ele fez, só por que tá com raiva de Ophir???? Ele esquece que o CF tem 81 conselheiros que vão decidir a intervenção???? TO começando a achar que ele é burro mesmo, além de indecente.

Anônimo disse...

Baratinha, uma sugestão pra ti: entrevista os ex-presidentes todos, o que achas????
Teu blog vai bombar!!!!

Anônimo disse...

Não acho legal simplesmente deixar de pagar a Ordem. Parece oportunismo de mal pagador. O que acho que deve ser feito é todos depositarem os valores em Juízo...o que vcs acham?

Anônimo disse...

A "Lady Kate" teve um ataque e retirou Raphael e Leonardo das comissões... ohohohoh tô morrendo de medo!!!
Joga purpurina nela, joga!!!!

Anônimo disse...

A Angela está sob pressão dos advogados; todos querem que ela fale e nada; alguém tem que dar o exemplo, mas todos morrem de medo do jarbinha, até ela.

Anônimo disse...

É por essas e outras que a tartaruga de terno se ferra...quem mandou perseguir os outros?

Anônimo disse...

Realmente a OAB foi entregue de bandeja ao Jarbas. Até o irmão dele diz isso pra todo mundo. Se não fosse Angela e OPhir, ele não sairia de onde deveria estar.

Anônimo disse...

OS CARA-PINTADAS ESTÃO CHEGANDO HEIN!

Anônimo disse...

Baratinha, teu moderador tá muito lento, cara. Ficamos muitas horas sem atualização. Lembra que vários advogados são teus leitores.

Anônimo disse...

BARATA, O JARBAS JÁ COMEÇOU A TE AMEAÇAR ENTRE AMIGOS. CUIDADO VIU? O HOMEM É UMA FERA.

Anônimo disse...

O Rominho já confidenciou a amigos que tá difícil segurar a onda do Jarbas. Os jornalistas estão estarrecidos com a postura do LIBERAL, e Rominho não tá vendo mais nenhum interesse em abraçar afogado corrupto.

Anônimo disse...

O DO CARMO TÁ PERDENDO APOIOS QUE JÁ TEVE. COM ESSA POSTURA ENFURECIDA E TIRANA, ATÉ AFASTANDO ATÉ AMIGOS.

Anônimo disse...

Barata, que mal existe em vender um terreno a um amigo? Tu não tens amigo não? kakakakakak

Anônimo disse...

Os advogados já estão começando a ficar com raiva dos conselheiros bobões. Tirando aqueles 9, todos estão sendo considerados idiotas. Até o Iraclides Holanda tá achando tudo normal, eu hein... Ô RAÇA.

Anônimo disse...

É ÂNGELA, HONRA O TEU PAI E PÕE A BOCA NO TROMBONE!

Anônimo disse...

Duvido que mais alguém tenha coragem de peitar o Jarbas. Só mesmo aqueles 9 conselheiros corajosos! Aplausos para eles, que sabem representar a vontade da classe.

JORGE TANGERINO disse...

caro jornalista, a pergunta e simples,porque os colegas ao fazerem comentarios sobre o fato que esta acontecendo na OAB do Pará, não usa o seu nome?.Isto e tipico de pessoas covardes que tem medo de mostrar sua verdadeira identidade, e como acreditar neste profissional que se esconde atras de uma mascara para ofender a imagem dos colegas sem lhe dar o direito de resposta. JORGE TANGERINO

Anônimo disse...

O evaldo nao cansa de repetir as mesmas postagens. Barata abre o olho, o numero de acessos n e tudo. Parabens pelo blog.

Anônimo disse...

Já disse e repito....problema do Presidente é não ter nome e sobrenome da alta sociedade da cidade.

Anônimo disse...

Jarbas está só.
É impessionante a cara de paisagem que Jarbas faz sobre o caso, e que que mais chama atenção é que a defesa apresentada, confeccionada com Robério de Oliveira é igual a de todos os envolvidos em fraudes dessa natureza. Impressiona, também, que aquele ser que esbraveja pela ética na política, no Judiciário, no Ministério Público, na imprensa, não teve ética para com seus próprios colegas e para com sua instituição.
O não afastamento do Presiente da Ordem Jarbas Vasconcelos do Carmo e seus conselehiros, desmoraliza e inviabiliza, daqui por diante, qualquer prentensa denúncia da OAB contra qualquer integrante dos Órgão da Justiça. É de conhecimento de todos, que o presidente Jarbas Vasconcelos está intimidando colegas e funcinários da OAB. Quem vai falar a verdade diante desse quadro?
Quero ver agora Jarbas Vascocelos do Carmo tu teres fundilho para chamar algum juiz de TQQ. kkkkkkk
Pelo jeito vaão sair demoralizados o Conselho Seccional e o Federal.

Anônimo disse...

TODOS QUE FICAREM AO LADO DOS TIRANOS VÃO SAIR DESMORALIZADOS, ELES NÃO EXERGAM ISSO. CONCORDO COM O COLEGA QUE PROPOS DEPOSITO DAS ANUIDADES EM JUÍZO, ENQUANTO DURAREM AS INVESTIGAÇÕES.

Anônimo disse...

eu nao posso crer que iraclides holanda esteja ao lado dessa quadrilha. será? vamos ver o voto dele e dos outros no dia 2

Anônimo disse...

Barata, teve um conselheiro da oab, que chegou hoje as 8 horas junto com a reportagem de uma emissora de tv deu entrevista na porta da ordem e foi embora. Adivinha qual era a tv? Muita cara de pau.

Anônimo disse...

NOticias do site da OAB/PA
Belém (PA), 14/03/2011 - O presidente da Seccional do Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos protocolou hoje (14) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedido de abertura de sindicância para apuração de denúncias de nepotismo direto e nepotismo cruzado envolvendo o governo do Estado do Pará e o Poder Judiciário paraense, sobre contratação de parentes até o 3ª grau de integrantes do Poder Judiciário Estadual, prática que colide com o teor da Súmula 13 do STF.
E a amiga dele Ana Júlia o que ele fez? PEDIU PARA NOMEAR O JK COMO ASSESSOR DELA!!!
QUE MORAL!!!

Anônimo disse...

Quem? O Conselheiro pop star!

Anônimo disse...

O JARBAS É PATÉTICO!
PEDIU APOIO À CUT? QUE RIDÍCULO! A CUT É HOJE MAIS DESMORALIZADA DO QUE ELE. E O QUE A CUT ENTENDE DE OAB E DE PROFISSIONAIS LIBERAIS?