sábado, 16 de julho de 2011

IURD – Nem criança escapa do bispo Macedo

A denúncia, veiculada pela Folha de S. Paulo, é ilustrativa dos despautérios patrocinados pela IURD, a Igreja Universal do Reino de Deus, cuja disseminação coincide com a súbita e suspeita evolução patrimonial do autoproclamado bispo Edir Macedo (foto), proprietário da Rede Record de Televisão.
A matéria relata o episódio envolvendo uma criança de nove anos que é incentivada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar.
Segue, abaixo, a transcrição da matéria, na íntegra.

16/07/2011 - 06h00

Bispo da Universal incentiva criança a dar brinquedo à igreja

AGUIRRE TALENTO
DE SÃO PAULO

Uma criança de nove anos é incentivada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar.
A cena ocorreu em culto da Universal em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e está sendo exibida em vídeo no blog do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.
A Universal foi procurada ontem para comentar o vídeo, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.
No vídeo, o menino conta ao bispo Guaracy Santos que seus pais têm brigado com frequência. O bispo pergunta que sacrifício ele fará pelos pais. "Eu vou dar tudo que eu tenho", responde a criança. Guaracy devolve: "E o que é tudo que você tem?". "Brinquedo", diz o menino.
O bispo insiste: "Você vai vender?". A criança diz que sim, e Guaracy pergunta, referindo-se ao dinheiro: "Pra colocar onde?" "No altar", promete a criança.
Em seguida, sua mãe aparece em crises de convulsão, sendo segurada por um obreiro da Universal. O bispo diz que ela tem "o demônio" e "uma praga". Depois, incentiva a criança a se aproximar. "Vai lá perto e fala: acabou pra você, diabo."
E conclui: "Seja fiel, vende o que você tem. Tem fé pra isso? Vai na tua fé".
Especialistas disseram à Folha que, embora não haja um artigo que trate explicitamente do caso, o vídeo fere os princípios do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao expor o menino a possíveis constrangimentos, mesmo com o rosto borrado.

DIREITO DA CRIANÇA

Ricardo Cabezón, presidente da Comissão de Direitos Infanto-Juvenis da OAB-SP, diz que o recurso não impede que o menino seja identificado por conhecidos.
"A criança deve ser poupada. Se a própria mãe está numa situação de incapacitada, nas mãos de outra pessoa, não se pode pegar uma criança para que ela explique o que está se passando."
A advogada Roberta Densa, que dá aulas sobre o ECA, avalia que o bispo se aproveita da condição "vulnerável" da criança. "É uma situação de manipulação."
Para João Santo Carcan, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o papel da igreja, ao tomar conhecimento de um problema desses, seria entrar em contato com os órgãos públicos de assistência social. "Ali tratam a criança como instrumento de receita", diz.
O vídeo foi postado no YouTube e noticiado ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo. Até ontem tinha 571 comentários no blog de Macedo, a maioria de fiéis da Universal. Muitos elogiam a "valentia" do garoto.

7 comentários :

Anônimo disse...

a mãe, o bispo e a igreja deveria ser responsabilizada por isso.É claramente uma armação.

Anônimo disse...

vergonha,esse homem ainda se diz um homem de deus,ele e um anticristo filho demonio

Anônimo disse...

Barata.
A lei diz que extorsão é crime, a quanto tempo esse povo da universal vem tomando dinheiro dos coitados mal informados, e o ministerio publico, OAB niguem toma providencia, fica esse mercenario Edir Macedo com a pratica delituosa, nas barbas dos poderes e fica por isso mesmo. Paciencia.

Anônimo disse...

Tenho uma colega de trabalho que vive toda endividada para poder doar seu dinheiro para essa Igreja a título de dízimo e participação numa tal fogueira santa de Israel.

Anônimo disse...

isso é uma mentira contra o bispo macedo um homem de deus eu nunca vou entra em concordancia com essas calunia.

Anônimo disse...

primeiro leiam a biblia na biblia diz sobre o dizimo, segundo ninguem faz nada obrigado dentro da igreja, tem igreja que passa a cestinha e niguem fala nada e tem uma ajuda do governo pra continuar de portas abertas agente não então nos os fieis ajudamos sim, ve se na igreja temcaso de pedofelia discuntam isso.

Karla disse...

Infelismente ainda existem pessoas ignorantes que acham que sabem o que estão falando mas não sabem! Se vocês não acreditam problema de vocês! Uma criança de nove anos pode matar, roubar e está sendo influenciada por quem?
Passou da fase que uma criança de 9 anos era inocente a ponto de se deixar influenciar por alguma coisa. E a Igreja não obriga ninguem a nada, a pessoa faz se quizer ninguem é débil mental de se deixar influenciar por palavras de alguem sem que esteja de total acordo!