domingo, 19 de junho de 2011

SAÚDE – O caos e seus responsáveis

Luiz Otavio Montenegro Jorge *

Diariamente se vê na imprensa, inclusive nacional, o caos que se abateu sobre a saúde pública no Pará, principalmente na capital. Há poucos dias vi matéria em O Liberal, segundo a qual de 24 novos leitos disponibilizados no PSM da 14 de março, o Pronto-Socorro Municipal, 22 estavam ocupados por pessoas vindas dointerior do Estado. E é ai que reside a grande questão. Os repasses da saúde são feitos com base na população. E o repasse ocorre religiosamente, e o que acontece é que grande parte dos prefeitos dos municípios paraenses apresentam a aquisição de ambulâncias apenas como seu grande investimento em saúde pública. Claro. É mais barato do que contratar médicos e comprar medicamentos. Adoeceu? Manda pra Belém. Até os índices de óbitos em certos municípios são mentirosos, pois os doentes são exportados para morrer na capital. Em grande parte dos municípios você vai no hospital não tem médico e quando tem medico não tem medicamento. O médico dá a receita e até parece que o doente fará chá da mesma e com isso estará curado.

Acredito que os grandes responsáveis por esse caos é o Ministério Público, que cala, e do Poder Judiciário, que quando acionado não responde. Os escândalos de notas frias para aquisição de medicamentos e contratações irregulares de serviços médicos são enormes. Fosse o Ministério Público mais presente e seu representante saberia o que se passa na cidade. Aqui em Pirabas, por exemplo, o promotor de Justiça fica em Capanema. Como é que ele vai acompanhar o que se passa na cidade. Três vereadores fizeram uma denuncia ao Ministério Publico e ao TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, sobre desvios de dinheiro na saúde e outras áreas no município e decorrido quase um ano nenhuma providência foi tomada. O que mudou no atendimento ao Publico? Nada! O hospital continua sem medico e as ambulâncias não param levando doentes para Salinas, ou Capanema, ou Belém.

A CGU, a Controladoria Geral da União, aparentemente tornou-se um órgão de atuação secreta. Recentemente esteve em Pirabas às escondidas e só soubemos que seus técnicos se encontravam no município na sexta feira, quando já estavam de partida. Ora, quem sabe o que se passa no município são seus moradores. Olhar apenas papel é se enganar com seus olhos, pois ali pode estar exatamente o que eles querem ver. E as notas frias? E as obras fantasmas? E as compras que não chegam ao município?

O Ministério Público em cada município tem que acionar o prefeito, cobrar em que ele está gastando o dinheiro da saúde, pois seu desvio provoca desgraça nas famílias, enlutando os lares e disseminando a viuvez e a orfandade. A inoperância e/ou conivência da Câmara Municipal é marcante. O prefeito fica despreocupado quando tem mais de 2/3 de seus membros do seu lado É inadmissível que em pleno século XXI ainda se tenha noticia de mulheres que morrem de parto por falta de assistência. Desvio de dinheiro da saúde deveria ser classificado como crime hediondo, pois é a forma mais cruel de abater o ser humano indefeso, sem lhe dar a menor chance de defesa: deixá-lo abandonado, sem médico e sem remédio para sua cura, ou para amenizar a sua dor. É um verdadeiro massacre o que se faz contra indefesos cidadãos quando adoecem em muitos municípios desse Estado. O cidadão está abandonado. O Ministério Público não age e os desmandos de muitos prefeitos correm solto. Até quando?

* Luiz Otavio Montenegro Jorge é de São João de Pirabas (PA) e cursa o oitavo semestre do curso de direito na Faculdade de Belém. - Email: luizotaviomontenegrojorge@gmail.com .

12 comentários :

Anônimo disse...

Luiz Otávio;

A saúde pública padece de um elenco de mazelas - mesmo quando se vê o problema neste aspecto específico de demanda de pacientes oriundos do interior.

Se você andar nos gabinetes dos deputados estaduais e vereadores de Belém, vai encontrar por lá umas pessoas a quem chamo "despachantes da saúde", as quais servem aos políticos conseguindo extrair, de um universo cada vez mais restrito, vagas para atender a este ou aquele correligionário. Quem não conta com um bom pistolão, não tem acesso. Tem médico trabalhando em prefeitura do interior, mas que atende é na capital, reservando vagas para o fluxo de pacientes do esquema ao qual trabalha. Ou seja: nem todo paciente do interior vem para a capital o faz por absoluta falta de condições de ser atendido no interior.

EDINALDO OLIVEIRA REIS disse...

Boa noite Barata, Anônimos e ao Sr. Montenegro, sou um dos Vereadores que Denunciou aos Órgãos Competentes do Estado e da União, como TCM, MP, MPF, PF e outros as Falcatruas do atual Gestor, Claudio Barroso/PMDB, mas até hoje não temos uma Providência Eficaz, pois como frizou o Sr. Luiz Otavio, que o CGU esteve secretamente aqui, pois eles vem e não procuram as Pessoas que Denunciam ou as que sabe de alguma coisa que ocorre aqui em Pirabas, acompanhei o TCM dia 13/04/2011, porque moradores me avisaram, a Situação esta tão feia que a Auditora ainda não fez o Relatorio final, após 2 meses de Inspeção, estamos no aguardo, bom outro problema que enfrentamos é a mudança "Brusca" dos Processo do MP e FORUM de Capanema para o Forum da Cidade de Santarém Novo, nada contra, mas perderemos mais alguns Meses, enquanto isso o Povo continua sofrendo, recentemente três ex-futuras Mamães perderam seus filhos ainda no Ventre, pois receberam altas dosagens do Medicamento Dipirona no Hospital Municipal, após piorar o Quadro Clinico elas foram transferidas e internadas na Santa Casa em Belém. É lamentavel e a quem Recorrer?. No entanto assistimos todos os Dias os mandos e desmandos do Gestor e o que é pior com o Aval da maioria dos Vereadores que tem Vinculos ou se Favorecem do Poder Executivo, a Câmara esta Inerte e Omissa com Irregularidades Identicas da ALEPA, pois também Denunciada ao MP, pela Vice-Prefeita, por uma Cidadã e confirmada por ex-Funcionários da CASA de LEIS, que vai desde Alteração de Contra-Cheque, Contratação de Funcionarios Fantasmas e tem Vereadores envolvidos que hoje "Arrotam" Moralidade. Vale ressaltar que Graças a Deus temos ainda Cidadãos que primam pela Moral e Bons Costumes e preocupados com o Desvio do Erário Público Denunciam, EU estou apenas fazendo minha parte, Obrigação de Vereador Dever de Cidadão, agradeço atenção.

Atenciosamente.
Edinaldo Oliveira Reis
Vereador do PMN
e-mail = edreis2007@oi.com.br

Aflalo disse...

De fato em Belém a saúde é um desastre. Dados oficiais apontam que de 2004 pra cá, pelo menos mais de 220 pessoas morreram por falta de assistencia do serviço público de saúde na capital. Inclusive uma pessoa em frente às câmeras de TV.

Anônimo disse...

Barata,

Como se constata são denúncias graves por que padece o povo do Pará, enquanto isso, uma comissionada, que sequer passou pelo crivo do concurso público, se beneficiou por ter pais influentes no serviço público, ganhando excelente salário estudando/morando no exterior, paga com o dinheiro do povo que morre nas filas de postos de saúde e hospitais sem atendimento e medicação.

O caso é gravíssimo, a Deputada Simone Morgado e outros deputados que praticaram as mesmas fraudes devem perder o cargo.

Ministério Público, movimentos sociais quem vai se mobilizar pela moralidade????

PACIENTE DESESPERADO disse...

Estava semana passada na fila de espera da URE DIPE esperando uma médicca que nunca chegava, quando passou por mim uma funcionário aos berros com todo mundo. PErguntei quem era e me disseram se tratar de Ana Hilda e para minha surpresa é da Ouvidoria da unidade. PODEEEEEEEEEEEEEEE?

Anônimo disse...

interessante a observação do Luis Otavio. Realmente não tem diferença sacar um revolver e dar um tiro numa pessoa ou deixar que ela morra numa cama de hospital entregue a propria sorte. Aqui em Pirabas o que o prefeito sabe fazer é favorecer seus parentes. O Cunhado dele NIL tem camionete nova, moto para fazer trilha, voadeira e, interessante, não tem nenhyuma renda. So sendo milagre.

Anônimo disse...

Ana Hilda gritando? isso e só uma merenda. O pior é hipocrita do Lago e a deslumbrada da Luzenira, que nem servidora é (pegou um DAS) para fazer festinhas na URE DIPE. essa é a cara do Hélio Franco e do Governo JAtene.

Anônimo disse...

fico revoltada ao constatar que nosso municipio tornou-se noticia internacional. Sou professora e não posso me identificar pois o que o prefeito Claudio mais sabe fazer é ameaçar, perseguir, intimidar. Para isto ele tem a seu soldo o revolver e a truculencia do cabo PM EDSON DO CARMO, de seu cunhado Jiboião que é um desocupado que anda armado de 7,65 ameaçando as pessoas e do Cabeludo que quando é preciso vem a Pirabas. São verdades que doem mas que se houvesse a presença do MP com certeza nossa realidade seria diferente. Agora mesmo na contra mão da logica nossa comarca passou para Santarem Novo. Um equivoco da Direção do TJE. Isso afastou a justiça do cidadão.

marcia cristina disse...

somentee um insensivel como o prefeito Claudio Barroso pode deixar que a popualção de Pirabas morra aos poucos sem a assistencia a saude, para o que ele recebe religiosamente os repasses do governo federal. mas ele que se prepare, pois O liberal de hoje publica materia em que a policia federal esta ultimando os relatorios sobre fraude em prefeituras do nordeste do estado para desvio de recursos da saude. Ele deve estar de orelha em pe.

Anônimo disse...

O PROBLEMA DE ASSISTENCIA A SAUDE NESTE ESTADO É MUITO SERIO. ACHO QUE SE CORTAQSSEM OS PLANOS DE SAUDE DE JUIZES E PROMOTORES TALVEZ A COISA ANDASSE MELHOR POIS ELES IRIAM SENTIR NA PRPRIA PELE O QUE É AMANHECER EM UMA FILA DE HOSPITAL E VIR UM PETULANTE SERVIDOR PUBLICO ANUNCIAR QUE NÃO TEM FICHA. NO POSTO DA PEDREIRA EXISTE UMA MEDICA ELISABETE SADALA QUE É UZEIRA EM FALTAR AO TRABALHO.

Anônimo disse...

Acredito que esse problema que enfretamos na saúde pública do Pará e em especial de Pirabas, é a falta de uma educação de qualidade, pois cidadãos educados saberiam cobrar de maneira segura os seus direitos e deveres daqueles em se intitulam representantes do povo.

Anônimo disse...

FINALMENTE PARECE QUE O MP ACORDOU. DIZEM OS JORNAIS: DIZEM, QUE O PARQUET VAI INVESTIGAR OS GASTOS DE SAUDE NOS MUNICIPIOS, POIS ESTES RECEBEM RELIGIOSAMENTE OS RECURSOS E NÃO SE SABE EM QUE OS PREFEITOS GASTAM. OU O MP TOMA UMA PROVIDENCIA OU VAMOS CONTINUAR A VER INOCENTES MORRENDO A MINGUA. AQUI EM PIRABAS SOMENTE EM DOIS QUADRIMESTRES APARECE GASTOS COM COMPRA DE MEDICAMENTOS DE AUQSE MEIO MILHÃO DE REAIS E NÃO SE VIU MEDICAMENTO NOS POSTOS DE SAUDE. O NOME DA EMPRESA VENDEDORA EU DIGO E O TCM SABE: FRAMED. O DONO FOI CANDIDATO A PREFEITO EM TERRA ALTA PELO PMDB.