quinta-feira, 23 de junho de 2011

JATENE – Sinecuras vão custar R$ 5,5 milhões

R$ 5,5 milhões. Segundo revelou O Liberal, o principal jornal do grupo de comunicação da família Maiorna, este será o custo da marmota do governador tucano Simão Jatene (foto), com a lambança da reforma administrativa que ressuscitará as secretarias especiais, embutindo a criação de 966 cargos comissionados, fontes históricas de sinecuras que sangram o erário. O projeto, enviado à Assembléia Legislativa do Pará com pedido de urgência, representa um escárnio aos concursados à espera de nomeação, um contingente estimado em 4.500 pessoas, e ao contribuinte, obrigado a arcar com o ônus da farra de cargos DAS, indispensáveis para saciar o apetite eleitoreiro da tucanalha.
As secretarias especiais, convém lembrar, foram criadas no segundo mandato – de 1999 a 2002 - de Almir Gabriel, então o manda-chuva do PSDB, que tinha como eminência parda justamente Simão Jatene, hoje tratado como inimigo figadal pelo ex-governador, que a ele debita sua derrota na sucessão estadual de 2006. As secretarias especiais perduraram no primeiro mandato como governador, de 2002 a 2006, de Jatene, protagonista de uma administração opaca, apesar da boa imagem junto ao eleitorado, resultado de uma intensa e cara propaganda enganosa, que consolidou a prosperidade da família Maiorana e de Orly Bezerra, o marketeiro-mor da tucanalha. As secretarias especiais foram extintas no governo Ana Júlia Carepa, de 2007 a 2020, embora sem reduzir a elefantíase da máquina administrativa, alimentada, durante o mandato da governadora petista, com a farra dos temporários, na qual se esbaldaram os petralhas. A exemplo do que já fez e volta a fazer agora a tucanalha, hoje dividindo o regabofe do poder com o PMDB do ex-governador Jader Barbalho, o Anhangá do passado, a quem os tucanos satanizavam até passado recente e ao qual tratam, na atualidade, com as honras reservadas a um ilustre comensal.
O mais grave é que toda essa lambança parece condenada a passar incólume pelo Palácio Cabanagem. A despeito de suas desastrosas repercussões, seja para o erário, seja para a política social que cabe ao governo estadual. Afinal, PSDB e PMDB estão juntos na pilhagem aos cofres públicos. Trata-se da vanguarda do atraso.

12 comentários :

Anônimo disse...

Na Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção esqueceram os setores de Indústria, Comércio e Mineração, os quais deveriam ser alocados em secretaria(s) executiva(s). Pode?

Anônimo disse...

Bara, arruma uma chrge com um peixe bem grande - de preferência- pendurado nesse anzol aí que é para o Jatene não ter trabalho de pescar. rsrsrsrs

Anônimo disse...

o que jatene vqai dizer ao MDS? a sedes´não é e nao pode ser executora, é gestora e tem que dar satisfaçoes ao mds.A sedes trabalha com comissoes independentes que nao pode aceitar decisões alheias ao seu principal objetivo.Como pode ter uma secretaria de proteção social para ser a mandataria da secretaria de desenvolvimento social?! como assim?! a sedes nao pode receber ordens, ela é demandataria da assistencia.Jatene, ao sair do governo em 2005 nao conhecia o SUAS.Agora existe um controle social muito maior e o SUAS que acabou de regulamentado e o governador será punido se nao cumprir o que determina esta lei.A sedes nao é uma asipag.O buraco é be4m mais embaixo.

Anônimo disse...

Esse incompetente do Jatene, outro dia, disse, que não tinha dinheiro, para pagar os Delegados da Policia Civil, e agora tem para gastar, com criação de porra de Secretaria Especial.É mita sacanagem.
Pedro Silva

Anônimo disse...

Por falar em Sacanagem eu pergunto: Já começaram a procurar o Muiraquitã que sumiu no governo passado do Jatene? Então tá!

Anônimo disse...

Quem entende muito disso é o PC (Paulo Chaves) ehehehheh

Anônimo disse...

isso parece brincadeira.Comner angu requentado? como é que o governador tem coragem de dizer que isso é um novo modelo de gestão? novo em que?
isso parece um pesadelo... tudo de novo so que velho.Os politicos nao fazem politica para cidadania,fazem politica para si mesmos.E enquanto isso, os concursados hovem a balela de falta de recursos.A Assembleia legislativa esta com uma grande oportunidade de se redimir perante à população.

Anônimo disse...

Caro Barata.
Vale a pena pesquisar, antes de acusar, quantos concursados existiam sem ser nomeados quando a Ana Julia assumiu o governo em 2007. Até onde eu sei nao existia nenhum, e por isso mesmo ela teve que nomear temporarios, mas durante os quatro anos de seu governo, ela realizou inumeros concursos, e nomeou mais de 30.000 dos aprovados, e para isso ela exonerou sim, igusl numeros de temporarios, mas ainda ficaram quase 5.000 para serem noemados nesse ano. Quando o Jatene assumiu esse ano, a situacao era completamente diferente, existiam esses 5.000 que poderiam ser nomeados mas mesmo assim o que ele fez? Nomeou menos de 500 e ja contratou mais de 1.000 apadrinhados, fora mais esses mil que ele esta querendo empurrar nessa " reforma" admi istrativa. Anotem aí, toda essa palhaçada esta sendo encenada ja com vistas as eleições do ano que vem, e sabe quem vai ser o novo super secretário? O proximo candidato a prefeitura de Belém o atual chefe da casa civil, Zenaldo Coutinho.

Anônimo disse...

Alguém diz para o Jatene ir de madrugada na Casa do Trabalhador? Égua, não consigo fixa, não era assim quando aquilo começou eu ia de manha~, detarde e sempre fui atendido agora meu espera e ainda é mal atendido, chefe não tem para a gente fala.Quero trabalha

Anônimo disse...

Pô Jaja, bota gente competente para a SETER, só tem figura com idéia de jerico, a começar pela cúpula, Ho my Good....

Anônimo disse...

Vem cá e o parentesco do Jr. Hage com aquela servidora da Assembléia? Não vão fazer o mesmo que fizeram com a quele do DETRAN não?

Anônimo disse...

Eo conselheiro cara de pau luís cunha com a mulher nomeada na asipag, os irmãos antonio e paulo cunha teixeira, vice-diretor e chefe de segurança no presídio de bragança, além dos sobrinhos agentes prisionais contratados willis alves da costa, tamíres teixeira(lic. maternidade), e maria regina gonçalves da cunha, esta, mulher benedito do carmo de soua melo, exonerado há pouco do cargo de vice-diretor do presídio de bragança, já foi agraciado com um DAS no tce, incompatível com sua formação. Alguém que esses patifes tem moral prá fiscalizar as contas de um boteco de esquina?