quinta-feira, 30 de junho de 2011

ALEPA – Ex-mulher compromete Mário Couto

Depois da descoberta das falcatruas de Daura Irene Xavier Hage, que comandava as tramóias na comissão de licitação do Palácio Cabanagem quando ele era presidente da Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará, nada mais comprometedor para o senador Mário Couto (PSDB/PA) (foto) que a denúncia feita ao Blog do Barata. A denúncia envolve diretamente Zandra Maria Lisboa Couto, ex-mulher do senador tucano e cuja súbita evolução patrimonial, sem nenhuma explicação capaz de justificá-la, sugere que sirva, ou pelo menos já tenha servido, de laranja para o ex-marido e para a filha do casal, Cilene Lisboa Couto Marques, eleita deputada estadual pelo PSDB, nas eleições de 2010. Diante das evidências nesse sentido, soa inevitável a suspeita de enriquecimento ilícito de Mário e Cilene Couto.
Para quem sempre exibiu um perfil opaco, sem deixar entrevista maior qualificação intelectual, Zandra Maria Lisboa Couto protagonizou um surpreendente e colossal milagre da multiplicação e acumulou, até aqui, um respeitável patrimônio em imóveis. Em um único leilão promovido em 2008 pelo Banpará, o Banco do Estado do Pará, por exemplo, ela arrematou quatro apartamentos, todos no edifício Antônio Marques, na rua Arcipreste Manoel Teodoro, 329, no bairro de Batista Campos, um dos metros quadrados mais caros do mercado imobiliário de Belém. O prédio tem piscina e salão de festas e no leilão Zandra arrematou os apartamentos de número 104, 803, 1103 e 1302. Ela ainda tem um outro apartamento, o de nº 303, no mesmo edifício. As suspeitas de que Zandra seja testa-de-ferro do ex-marido e da filha foram anabolizadas quando, na sua declaração de bens ao TRE, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, Cilene Lisboa Couto Marques incluiu os apartamentos de número 104, 803 e 1302 no edifício Antônio Marques, arrematados pela mãe em 2008, no leilão promovido pelo Banpará.
O patrimônio em imóveis da ex-mulher de Mário Couto inclui também um apartamento no edifício Domus, na avenida Conselheiro Furtado, quase esquina com a avenida Alcindo Cacela, bairro da Cremação. A este imóvel se soma outro, um apartamento no edifício Rio Madeira, na rua dos Tupinanbás, no bairro do Jurunas, além de outro apartamento, na travessa Apinagés, em Batista Campos, um dos bairros nobres de Belém. Mas o arraso, mesmo, no leque de imóveis que compõem o patrimônio de Zandra, é o luxuoso apartamento que adquiriu no edifício Simil, na rua Arcipreste Manoel Teodoro, entre as travessas Padre Eutíquio e São Pedro, bairro de Batista Campos. O prédio é constituído por um único apartamento por andar e fica muito próximo do shopping Pátio Belém, o sucedâneo do shopping Iguatemi.

80 comentários :

Anônimo disse...

Com essa palhaçada de Couto no senado,gritando que o PT é partido de corrupto e ladrão,quem tá rindo pra parede é Jader Barbalho,pois com essa TPM de Mario Couto contra o partido de Dilma,O estado do Pará se depender de mario couto,não terá nem água.
Ao contrario de Jader que declarou apoio em DIlma na eleição passada,assim que Jader assumir,será o interlocutor do estado junto ao governo federal,ou seja,terá voz ativa,ou vcs acham que dilma irá escutar Jader ou Couto?É claro que Jader.
E ainda digo mais,tem secretarias que o PMDB ganhou que são fraquissimas,e Jader e Priante estão de olho em outras,como o Detran por exemplo,então é bom a turma de Couto que esta no Detran,ir arrumando as caixinhas,pois brevemente haverá grandes mudanças na autarquia.
E se Jatene querer alguma coisa do governo federal,será bom chamar Jader para uma conversa nessa hora,pois Couto esta queimado com a presidenta.

Anônimo disse...

Caraca Barata, dessa vez não tem pra ninguém e o Prêmio Esso de blogueiro da década é teu. rsrsrsrs

Anônimo disse...

Augusto Barata, cuidado amigo, essa gente se acha acima da lei, são perigosos e acham que com dinheiro (roubado) podem calar qualquer um, inclusive de vez. Sou seu leitor e quero continuar sendo por muitos anos. Você é o unico "cara" neste estado que bate de frente com esses ladrões do dinheiro publico.
EDSON.

Anônimo disse...

Isso sem contar a Casa que o SENADOR mora no CRISTAL VILLE e agora mais 02 casas que ele comprou para Cilene morar e o mariozinho......

Anônimo disse...

Ao Jaderista de cima
O Jader esta muito longe de ter a simpatia da Dilma, ela nao engoliu o apoio dele ao Jatene, entao na verdade, se depender destea dois, estamos fritos!!

Anônimo disse...

Essa ladrazaura está laranjeando a grana roubada do bicheiro que afanou a alepa nos anos que presidiu, estamos diante de coisas serissimas em nosso parlamento, deveriamos pedir o afastamento de todos esses crápulas envolvido nesse esquema que funcionava em cinco setores, presidencia ,setor de obras, informatica, licitaçao e finaceiro. Agora tem que aparecer o nome dos deputados que faziam parte desse esquema que sabemos que são esses que ainda não assinaram essa CPI. É UMA VERGONHA

Anônimo disse...

Barata, com todo o respeito...
Sei que tem gente que passa a vida inteira para pagar um apartamento desses, mas cuidado com o que te informam pois fica parecendo que querem alardear algo que não é assim.
O Couto tem SIM imóveis carésimos e nenhum é nesses edfícios que são classe média baixa...
O Ed Antonio Marques é antigo e decadente, construído pelo engenheiro André Marques há mais de trinta anos...
O Ed. Simel, apesar de amplo , é bem antigo, beira quarenta anos, não tem absolutamente nada de mais...
Portanto, é bobagem achar que o Tapiocouto tenha esses apartamentinhos, não é mesmo?
O negócio dele é Cristal Ville, Águas Cristal e outros. Pra ex ficaram os apartamentinhos...
Isso apenas muda o foco, o buraco é muito maior que se imagina.
Fala sério...Quem imagina a nova madame, que teve aquele festão de casamento na AP, morando em prédio antigo, sem mordomia?

Anônimo disse...

20:26, ô leso acorda, ei,poe a cachola para funcionar!!!!! égua, é isso que achas mesmo? aloooooô?!

Anônimo disse...

Esse Mário Couto é um tremendo "cara de pau".O sujeito com um passado negro como o dele ter a coragem de bradar da tribuna do Senado que quer que vasculhem o passado dele que segundo seu ponto de vista é imaculado!Fala sério.

Anônimo disse...

estou indo morar em são paulo será que a zandra não gostaria de comprar o meu ap.fica no bairro de nazaré,na gentil bittencourt. o prédio só tem dois anos de construido, último andar, piscina, boite ,salão de festa,academia, área de lazer completa,uma vista maravilhosa e totalmente quitado. fica cara a cara com a basílica da nazaré.

Anônimo disse...

Essa tal senhora é uma arrogante, que até sindica do referido prédio já foi. Uma “porta de acapu” de tão incompetente quando o assunto era administrar o condomínio. A precariedade era tanta que nos anos de 2004, 2005, 2006 a sofrível finança do condômino estava a beira da falência. Realmente houve leilões de vários apartamentos pelo banpará, por falta de pagamento dos financiamentos dos imóveis junto ao banco. Surpreende que essa distinta senhora, que não trabalhava, viva desfilando com um cachorrinho de madame e malhando na academia top fit, agora vire especuladora do ramo imobiliário, muito estranho. Agora convenhamos, vindo do clã de contraventores, tudo é possivel.

Anônimo disse...

Tá certo Augusto, você arrebentou. Essa denúncia de aquisição de muuuuuitos imóveis é de 2008 após Tapiocouto ser presidente da ALEPA e se eleger senador.

Anônimo disse...

Temos de nos solidarizar aos promotores que estão investigando este mar de lama, e também ficarmos atentos as pilantragens que estes politicos vão fazer usando as cacas dos dois jornais vendidos do Pará. Temos de lembrarmos destes ladrões quando formos votar e não mais votar nestes ladrões.

Anônimo disse...

Oi anônimo das 17:37. Parece que sua mensagem soa até como uma ameaça. Tenho certeza que não são tão perigosos como cantam. Se fossem perigosos estariam assaltando banco. Ele são mesmos é ordinários, salafrários,vagabundos que devem ser expurgados da política, isso sim. O blogueiro merece Prêmio Esso, com louvor!!!

Anônimo disse...

Oi Barata, cachorro que ladra não morde. O Mário Tapioca disse que iria bradar td que sabia contra o Jáder Barbalho na Tribuna, pois tinha muita coisa guardada no baú. Eu tive que acompanhar a TV Senado, que é uma merda, e ele não disse foi nada. Ficou na ameaça e perdeu, mais uma vez, o pouco que tinha de credibilidade.Portanto, o que ele mais faz na vida é intimidar no grito. Acho que é recaída de seu tempo de bicheiro.

Anônimo disse...

Oi anônimo das 20:26, pode ser até que Mário Couto tenha outros imóveis lá no Cristal Ville, Àgua Cristal, etc... mas, se vc pesquisar na internet mesmo, no site transparência ou outro qualquer, que eu tive o cuidado de verificar para saber se tem algum fundamento o que foi trazido, se constata que ele tem, de fato, imóvel no Ed Antonio Marques, o prédio antigo e decadente que vc afirmou, pois foi declarado como bem patrimonial pelo próprio. Para esta quadrilha tudo é válido, pois foi adquirido com dinheiro da corrupção.Agora é ineressante até investigar estes imóveis de luxo que vc mencionou, fora os imóveis decadentes.

Anônimo disse...

BARATA MANDA TIRAR FOTOS DO PATRIMONIO DO JUVENIL VOU TE MANDAR O DO APARTAMENTO DO RIO DE JANEIRO.E DO AVIAO JA E UM PASSO,AS FOSTOS DO JUVENIL ELOGIANDO FENCIONARIOS.ASSINADOS POR ELE E PELO PERIQUITO. HOJE EM DIA ELE FAZ QUE NEM CONHECE E NEM VIU. AS LICITAÇOES ASSINADAS POR ELE E O PERIQUITO.O MEDRADO MANDA CHAMAR O AVOGADO DELE PARA SABER SE E VERDADE SE FOSSEM OS PEIXINHOS ESTA TUDO CERTO . BARATA A FAZENDA COM FOTOS DE PARAGOMINAS ESTA CHEGANDO ESTA CHEIO DE BOIS E VACAS QUE DAO BASTANTE LEITE.COM TODO O RESPEITO.

Anônimo disse...

Carvalho 0:36, o Tapioca compra imóveis para...Não é pra morrar "burrinho", isso é PATRIMÕNIO e se for preciso lança mão. Queres te enganar, te engana, os anônimos que estão aqui não são IDIOTAS. Tadinho de ti que és pobre, burro e achas que só aptº novo tem valor.
Um elefante encomoda muita gente, 2 elefantes encomodam muito mais......

Anônimo disse...

Barata,

Não conhecia teu blog e por isso sempre ia lá no Bacana. O Bacana é água com açúcar só que é muito puxa-saco. Agora aqui é diferente. Porrada em todo mundo que merece. IMPARCIALIDADE. Virei fã e vou ficar por aqui.

Este post está perfeito mas você tem que saber um detalhe que muita gente desconhece: O Mario Couto NÃO é ex-bicheiro. Digo isso porque cansei de ver a Cilene lá na Mansão da Pedreira onde funciona a central do jogo. Hoje quem assumiu o lugar dela é a outra irmã mais nova (por sinal belíssima) que infelizmente não sei o nome. Portanto eles continuam ativos lá.

Agora se você quer falar sobre imóveis caros, quanto deve valer a chácaro do Tapiocouto lá na BR? Só aquele salão e os móveis vale mais de um milhão.

Anônimo disse...

Parabéns pela foto. Parece que ele está à frente de uma grade. Logo logo, passa para trás dela. O "imaculado" Senador Tapioca fala demais por não ter nada a dizer, aliás, grita.

Anônimo disse...

Barata,
Mudando um pouco de assunto: ainda não vi nenhum post seu a respeito da divisão do Estado. Você não vai se manifetsar?

Anônimo disse...

Aí pessoal da Polícia Federal e Ministério Público, por que tanta demora em prender toda essa quadrilha? Alô povão, estudantes, trabalhadores, o que está faltando para ocupar a alepra até que esses miseráveis estejam presos?
Lugar de ladrão é na cadeia e todo mundo sabe disso.

Anônimo disse...

Tá na hora do senador tapioca botar a viola no saco, que a casa caiu de vez. Não dá mais pra pousar no senado de arauto da moralidade, porque sujou geral, mano. Agora é só esperneio e fritura até o desfecho final.

Anônimo disse...

O senador tapioca se encrecou de vez com essa revelação de sua ex-esposa. Não dá mais pra fazer o tipo de paladino da defesa da moralidade pública, com o rastro de corrupção deixado pela sua passagem pela Alepa. Equanto ele desce ladeira abaixo, ele esperneia e atira para todo lado. Ele pode até se safar da justiça, mas é como diz a núsica: "por isso, não adianta está no mais alto degrau da fama, com a moral toda enterrada na lama".

Anônimo disse...

Essa Cilene Couto apareceu em Mocajuba para enganar os trouxas daqui. Devia vir explicar os escandalos da sua famíla..

Anônimo disse...

É DEVE SER POR UMA BOA "MESADA" QUE A ZANDRA, TA AGUENTANDO ESSAS BOMBAS TODAS, 1º FOI TER QUE ENGULIR SECO O POMPOSO CASAMENTO DO EX COM A GATINHA MAIS NOVA....., 2º O SALÁRIO NA ASSEMBLEIA ELA JA PERDEU, DIZEM QUE TA UMA ARARA ...... E AGORA O QUE FALTA MAIS.... CUIDADO ZANDRA NÃO FOI POR FALTA DE AVISO.... TUDO QUE VEM FACIL VAI EMBORA RAPIDINHO....

LUÍS disse...

Ainda tem as hiper-luxuosa mansões do senador Mário lava-dinheiro Couto e a da sua filha a Deputada botox turbinada Cilene Coito no agua-cristal ou cristal-ville, salvo engano, são cinematográficas. Enquanto que a do seu vizinho, Jáder Barbalho, é um casebre perto delas.

Anônimo disse...

Alô anônimo das 02:59. Nós, que acompanhamos o blog vamos aguardar as fotos que vc prometeu sobre o Domingos Juvenil. Foto da fazenda, do gado,do avião, dinheiro da corrupção e até da tinta que ele usa para pintar o cabelo e o bigode. Se através dos sites de relacionamentos sociais se fez uma revolução nos países árabes imagine p que pode ocorrer nesta república de corruptos.

Anônimo disse...

É meu, a banca quebrou, deu Zebra.

Anônimo disse...

ei.....e a BIG CASA do MARIO COUTO em CUIARANA (CAMINHO DE SALINAS)???? é de fazer inveja para revista CARAS......

Anônimo disse...

Laranjas, laranjas, laranjas.
Isso é uma salada de frutas ou um suco azedo de engolir?
Toma-te! Parabéns Augusto.
Quebraste a banca.

Anônimo disse...

Meu caro anônimo das 02:59, se vc quer ver o patrimônio do Juvenil, de um pulo lá em Altamira, garanto a vc que vai ficar de boca aberta, o mesmo quebrou todos os seus aliados e depois comprou os patrimônio por micharia deixando na pior, vou só te dar um exemplo rápido o mesmo tem uma rádio FM e AM, um canal de TV (SBT), uma casa a melhor da cidade, comprada do Romildo Soares, um ex aliado dele, que tinha envolvimento com a SUDAM no qual juvenil era o padrinho de seus projetos, isso sem contar com um terreno na melhor area da cidade que fica ao lado do 51 bis, que se fosse loteado dava pra fazer um condomino maior que o cristal ville, isto e só um exemplo, foras as fazendas etc...

Anônimo disse...

Mais uma falcatrua desse bicheiro Senador, outro "presente de grego" que os Tucanos enfiaram goela abaixo do povo Paraense, so dá peça nesse partido, um Senador é o Flecha, o que usou aquela "pulseira de prata", outro é um contraventos e bicheiro, que apesar de seu passado e presente imundos, ainda quer posar de "honesto". Pobre Pará!!!

Anônimo disse...

O corporativismo entre esse políticos dá nojo. Eu li hoje (sábado), no Liberal, que a briga PT X PSDB está só começando. Os tucanso vão (só agora) mostrar 25 irregularidades do governo de Ana Júlia.
SE não tivesse acontecido a denúncia do roubo da ALEPA, ficaria tudo como dantes....

Anônimo disse...

Diz que como não há ex-traidor, não há ex-pilantra. Uma vez pilantra, sempre pilantra.
Mário Couto, bicheiro conhecido, tratado entre os cambistas de Dr. Mário, assim como outro bicheiro o Bosco Moisés, elegeram-se deputados estaduais.
Ora, o Dr. Mário, que fez um cotoco certa vez para manifestantes e fotógrafos, quando passou a ser cognominado de "Mário Cotoco", viria se tornar presidente da Assembléia Legislativa, envolvendo-se na rapinagem, usando a firma "Croc", comerciante no ramo de farinha tapioca, mas "realizando" serviços de eletricidade na Alepa, gerando o escândalo conhecido como "Tapiocouto", levando o Dr. Mário que agora é senador, ser chamado de "senador tapioca".
Portanto, o ditado que, "Uma vez ladrão, sempre ladrão" ou "ladrão não se regenera, dá um tempo", mostra o que o "Dr. Mário" era na contravenção do bicho continua fazendo na vida pública.

Anônimo disse...

Ei LUÍS 1 de julho de 2011 16:04

Tu pode dizer um monte de coisa da Cilene, que ela é ratazana e outras coisas, mas botox isso não.
Ela ainda está inteiraça, bonitona mesmo, fazendo inveja a muita mulher-fruta.
Então, não chame mais de Cilene botox que eu não admito. Ela ainda não precisa. De repente, até um siliconezinho pode ser, mas botox ainda nããooooooooooooooooooooo ...

Anônimo disse...

CORAJOSO JORNALISTA BARATA, É DE DAR NOJO VÊR POSTADO A RELAÇÃO DE BENS DESSA FAMÍLIA COUTO, COMPRADO COM NOSSO DINHEIRO, ENQUANTO A MAIORIA DOS SERVIDORES DE CARREIRA DE ALEPA VENDEM O VALE ALIMENTAÇÃO PARA PAGAR ALUGUEL DAS CASAS ONDE MORAM. E O PIONEIRO AINDA TIROU UM POUCO QUE TINHAM RETIRANDO AS HORAS EXTRAS DESSES POBRES MORTAIS. AINDA BEM QUE TEMOS ESTE ESPAÇO PARA DESABAFAR, POIS SABEMOS QUE ESSES LARÁPIOS IRÃO CONTINUAR SURRUPIANDO O ERÁRIO PÚBLICO.

Anônimo disse...

Anônimo das 16:37

O pilantra do pioneiro ainda não corrigiu o contrato dos vales alimentação a ALEPRA, já deve ter um bom dinheiro roubado ai, alô Ministério Público vamos acabar com mais esta roubalheira dos tucanhalas.

Anônimo disse...

Anônimo das 08:03

Esta não é uma briga PT x PSDB, é uma briga contra a corrupção que impera em nosso estado, se tiver ( é claro que há ) corruptos em todas as legendas partidárias, que sejam identificados e punidos exemplarmente por roubarem o dinheiro da saúde, segurança, educação ... Matando por tabela boa parte da população pela falta destes serviços, que não temos com a devida satisfação, devido a ladroagem que habita na ALEPRA. Vamos ficar alerta e não mais votar nestes canalhas que ROUBÃO, MATÃO E ESFOLÃO O POVO DO PARÁ

Anônimo disse...

Sobre a nota do repórter setenta a respeito da guerra PTxPSDB,tô achando o máximo!Vai ser confronto de"gangues".Muita patifaria virá a tona.Fique de olho,Dr.Medrado!

Anônimo disse...

Deixemos de ser hipócritas. Me apontem um político paraense que não tenha ficado rico? Ed? Couto? Wlad? Juvenil? Dudu? Almir? Jáder? Jatene? Donana? Senadores? Deputados Estaduais e Federais? Vereadores? Quem souber pelo menos de um, favor publicar o nome neste blog.

Anônimo disse...

Barata lamento que o seu blog, um espaço precioso ,esteja sendo usado por gente inescrupulosa para divulgar mentiras.

Anônimo disse...

Aos que participam deste espaço que o nobre jornalista Barata nos proporciona, denunciem, se tem como comprovar, as enviem para serem publicadas e investigadas, vamos primar pela moralidade do nosso estado que esta a muito na corrupção e nós só levamos bala.
O brigado jornalista Barata, VIDA LONGA !

Anônimo disse...

OLHA A TAPIOCA AI GENTE!!!!!!!



RS RS RS ....

Anônimo disse...

22:19, te candidata e passa a fazer parte do time. A questão é que o roubo ao erário, impede que a cidade, o estado e o país não cresçam, entendeu? Isso sem contar com a população que continua cada vez mais pobre, sem saúde e educação de qualidade.
Se tu queres morar num país melhor, sem assaltos relâmpagos, com gente pobre mas educada, tens que te mudar. Aqui está cava vez pior. É o salve-se quem puder.
Roubar mil ou milhão, não importa, é ladrão.

Anônimo disse...

Quando ex-mulher entra no meio com certeza é pra dar o derradeiro golpe. Agora não tem mais emenda nesse soneto, a casa caiu de vez para o senador tapioca.

Anônimo disse...

Essa CILENE CONTO FILHA esteve aqui em Mosqueiro enganando o povo. Ressucitou a "ONG FAMILIAR VIVA MOSQUEIRO" que já não recebia mais recursos do DUDU e deu dinheiro pra alguns centros comunitários apoiá-la(dizem as línguas que 10 mil reais só pra 1 centro comunitário).
Apoiou alguns candidatos ao Conselho Tutelar de Belém (Que teve a maioria das suas eleições sob suspeita).

Anônimo disse...

Eu só ainda não entendi uma coisa: como é que o MP tem conhecimento da vasta folha corrida desse senador e ainda não tomou nenhuma providência p/ enquadrar essa criatura?

Anônimo disse...

Competente Jornalista Barata:
Parabéns!
Que tal escrever sobre o mesmo assunto, com referência ao punguista $ENADOR FLEXA RIBEIRO?

Anônimo disse...

Meu caro barata,
Me tira uma dúvida, quando o couto for apeado do senado, quem pelo Pará assume a cadeira dele??

Anônimo disse...

Agora não adianta espernear, nem dá uma de franco atirador. Com o irrefutável envolvimento do senador tapioca na corrupção da ALEPA, e o desdobramento do processo no STF, que certamente o levará à cassação no senado. Não seria melhor o tapiocouto, antecipar renúncia?? Ele ficaria só oito anos inelegível, como ficha suja, e depois disso, reestreiaria na política, com sua peculiar cara de pau, para disputar um cargo qualquer. Nesse interim, o Jatene agasalharia o tapioca em alguma dessas supersecretarias criadas para abrigar seus apaniguados. Esse cenário eu acho o menos pior e doloroso, do que ficar sangrando publicamente, decretando guerra contra tudo e contra todos, não é mesmo???

Osvaldo Cunha disse...

Esse é o pior tipo de bandido: Frio e calculista.Quando denunciado rosna que nem cão bravo.Não gosta de ser publicamente linchado. Então, por que o teu procedimento é promíscuo safado? - Roubas o dinheiro público e ainda queres afrontar as pessoas? - Com a palavra o MPE, o MPF, A polícia Federal, civil, militar,corpo de bombeiros para lavar as escadarias da assembléia e a cadeira da presidencia ocupada por esse putréfico, mais a guarda municipal para proteger o patrimônio municipal desse corsário.
Vai pra cadeia meliante.

Anônimo disse...

NUMBER ONE !!

Este menino lindio ganhou o número de comentários já visto em um post !

Barata! Crie uma enquete de trofeú cara de pau !

Com toda certeza este ai será o vencedor !

Vai tomar o lugar na embalagem do óleo de peroba daquele indio apache !!

Garoto propaganda do óleo de Peroba.

Ah já desidi! Meu voto já é dele .

Anônimo disse...

Barata veja abaixo essa decisão do STF, isso que deveria acontecer com a Deputada Simone Morgado.

DECISÃO
Mantida condenação de vereador que tinha na folha funcionária residente no exterior
A decisão que condenou o vereador de Anápolis (GO) Amilton Batista de Faria (PTB) à perda da função pública e dos direitos políticos, multa e ressarcimento do dano ao erário foi mantida pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O vereador havia pedido a anulação do processo por conta de cerceamento de defesa.

Faria foi processado por manter como funcionária comissionada em seu gabinete pessoa que não residia no Brasil, e sim na Espanha. Ele justificou que a irmã da servidora trabalhava em seu lugar e recebia os vencimentos. O juízo de primeiro grau condenou o vereador, que recorreu ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), alegando cerceamento de defesa. Faria não foi intimado para o interrogatório de uma testemunha, o que violaria os princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.

O TJGO entendeu por privilegiar os princípios da economia processual e da instrumentalidade das formas, já que a irregularidade da ausência de intimação do acusado não lhe trouxe prejuízo. Ademais, concluiu que a sentença não foi baseada no depoimento da testemunha e que, de qualquer forma, a defesa não refutou em momento algum o que a testemunha disse.

No recurso analisado pela Segunda Turma, o ministro Humberto Martins destacou que, na contenda entre dois ou mais princípios, um deles terá de ceder. De acordo com o ministro, a prevalência de um princípio sobre o outro depende do caso concreto.

No caso em questão, o relator considerou que a irregularidade no processo não trouxe prejuízo ao vereador, circunstância que eleva o peso dos princípios da instrumentalidade das formas e da economia processual. Por esse motivo, a Turma rejeitou a alegação de nulidade processual e manteve a condenação.

Anônimo disse...

Disque o presidente da Câmara de Belém, Raimundo Castro, O Inocente, vai convidar o senador Tapiocouto para tomar um suquinho de laranja lá na Casa de Noca da Curuzu. Sabe como é, pra acalmar os nervos. As laranjas são de uma plantação da Câmara mesmo, cultivadas por vereadores com ajuda de alguns funcionários que tem mão boa pra "plantação" de alguns vegetais. Haja dedo verde.hehehehehe

Anônimo disse...

Eu como cristã devota não quero julgar o senador da tapioca, mas dizer que para Deus sempre há perdão, quando o arrependimento é sincero. Por isso, sempre é tempo de mudar, de trocar o mal feito pelo bem ao próximo. Acredite e tenha fé.

Anônimo disse...

Olha a FARRA do FILHO DO MARIO COUTO QUE ESTÁ COM CARGO COMISSIONADO NO DETRAN:
PORTARIA Nº 1678/2011-DG/CDRH, DE 26.05.2011
A Diretora Geral do Departamento de Trânsito do Estado do Pará – DETRAN/PA, no uso de suas atribuições legais, e,
CONSIDERANDO a solicitação constante do Memº 119/2011-GCC, de 11.05.2011, no Processo 2011/180293,
RESOLVE:
DESIGNAR o servidor MÁRIO AUGUSTO LISBOA COUTO, Coordenador de Logística, matrícula 8080160/1, para proceder a fiscalização, acompanhamento e execução do objeto do Contrato 003/2011, celebrado entre este Departamento e a Empresa E.B. CARDOSO, bem como, dos respectivos termos aditivos, competindo-lhe a prerrogativa de sugerir modificações que contribuam à sua fiel execução, e ainda, atestar serviços conforme acordado.
MARIA DO CÉU GUIMARÃES DE ALENCAR
Diretora Geral.
Diário Oficial Nº. 31886 de 01/04/2011
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ
Suprimento de Fundo
Número de Publicação: 217322
Portaria: 860/2011
Prazo para Aplicação (em dias): 30
Prazo para Prestação de Contas (em dias): 5
Servidor: Mário Augusto Lisboa Couto
Cargo: Coordenador
Matrícula Funcional: 8080160
Recurso(s):
Programa de Trabalho Fonte do Recurso Natureza da Despesa Valor
06181118425900000 0261000000 339036 2,500.00
Ordenador: SÉRGIO DUBOC MOREIRA
Diário Oficial Nº. 31884 de 30/03/2011
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ
Diária
Número de Publicação: 216115
Portaria: 822/2011
Objetivo: A fim de realizar visita técnica no Denatran, daquela capital.
Fundamento Legal: Lei 5810/94
Origem: BELÉM/PA - BRASIL
Destino(s):
Brasília/PA - Brasil<br
Servidor(es):
8080160/Mário Augusto Lisboa Couto (Coordenador) / 5.5 diárias (Completa) / de 15/03/2011 a 20/03/2011<br
Ordenador: SÉRGIO DUBOC MOREIRA
Diário Oficial Nº. 31855 de 15/02/2011
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ
Suprimento de Fundo
Número de Publicação: 203805
Portaria: 294/2011
Prazo para Aplicação (em dias): 30
Prazo para Prestação de Contas (em dias): 5
Sevidor: Mário Augusto Lisboa Couto
Cargo: coordenaodor
Matrícula Funcional: 8080160
Recurso(s):
Programa de Trabalho Fonte do Recurso Natureza da Despesa Valor
06181118425900000 0261000000 339036 2,000.00
Ordenador: ANTONIO FERNANDO CARVALHO DE OLIVEIRA
PORTARIA Nº 244/2011-DG/CDRH, DE 02.02.2011.
O Diretor Geral do Departamento de Trânsito do Estado do Pará – DETRAN/PA, no uso de suas atribuições legais, e,
CONSIDERANDO o estabelecido pela Resolução 001, de 16.03.2010, sobre os procedimentos necessários para realização do Sistema de Cotação Eletrônica para aquisição de bens e serviços,
RESOLVE:
DESIGNAR o servidor MÁRIO AUGUSTO LISBOA COUTO, Coordenador de Logística, CPF nº 688.334.152-87, como homologador dos procedimentos de Compras deste Departamento, através do Sistema de Cotação Eletrônica, em cumprimento ao estabelecido pelo art. 12, da Resolução 001, de 16.03.2010.
Os efeitos desta Portaria retroagirão a 13.01.2011.
ANTÔNIO FERNANDO CARVALHO DE OLIVEIRA
Diretor Geral.

Gente!!!! tem muitaaaaa coisa para averiguarem. E o outro Filho que é Chefe do Controle Interno da Assembleia(ainda vai ficar lá)?????

Com a palavra o Ministério Público.....

Anônimo disse...

Ei Barata.Não temos nenhum detalhe sobre o suposto estelionato da OAB/PaXOAB seccional de Altamira. Você sabe de alguma coisa sôbre esse assunto? Conte pra nós.

Anônimo disse...

Super Barata,

Esse negócio de ser ex-viado, não existe...
É a mesma coisa de dizer que é ex-bicheiro... O Mário Couto sempe foi e será bicheiro...
A Macnha dele diz tudo ... rsrsrsrsrs...

Anônimo disse...

Vamos entrar no blog do marcelo taz do CQC e votarmos no voto distrital. So assim sair de mos desse atraso eleitoral. Entrem no site dele do terra.
um abraco.
paulo

Anônimo disse...

É melhor o badboy da tapioca ir espanando a banca do bicho, porque certamente perderá a do senado.

Anônimo disse...

Gente, se realmente tudo o que for feito no estado por servidores contratados(DAS)for publicado no Diário Oficial do Estado(DOE). Devemos ficar de olho, como pode um cara desses(Filho do Mário Couto)nem ser concursado e ter todo esse previlégio?

Anônimo disse...

Enquanto Itamar Franco descansa em paz, o Senador tapioca vive seu inferno astral. Tudo por conta do seu envolvimento com a máfia da Alepa, montada por ele, e agindo há mais de dez anos na casa.

Anônimo disse...

Com o senador tapioca envolvido até o pescoço com a máfia da alepa, e o processo correndo no STF, resta saber até quando a bancada de oposição vai sustentar o falastrão fritando na imprensa e sangrando em público.

Anônimo disse...

O senador tapioca deveria saber que um corrupto não pode ser franco atirador, ainda mais alguém graduado e pós-graduado na contravenção do jogo do bicho como ele.

Toquinho disse...

Essa quadrilha montada e chefiada pelo senador tapioca, tá sendo toda desbaratada, mas vai demorar a gente vê punição e ressarcimento ao erário do dinheiro público escorrido pelo ralo da corrupção, porque a tropa de choque da corrupção na alepa,comandada peo Pioneiro, tá vigilane e aguerrida contra todo e qualquer esforço de instalar a CPI, para apurar as falcatruas e passar a limpo a casa.

Anônimo disse...

O senador só tá tranquilo até agora, por conta com a solidariedade da sua bancada no senado; e porque tem na Alepa a tropa de choque da corrupção aguerrida, comandada pelo Pioneiro, que realiza uma verdadeira cruzada anti-CPI, boicota as investigações do MP e não deixa passar nada que comprometa a nobre excelência. E ainda por cima, tem a solidariedade do governador Jatene, que tá pronto para ampará-lo, em caso de ser apeado do senado e peder o mandato por justa causa.

Anônimo disse...

O tapiocouto pode ainda estar senador, ma não pode mais atuar como falastrão, e posar de arauto da moralidade, depois do seu irrefutável envolvimento na corrupção, na qualidade de comandante-chefe de uma quadrilha, que há mais de uma década surrupia dinheiro público na Alepa. A sociedade tá revoltada, enojada e indignada, e exige CPI já! Cadeia já!

Point disse...

Olha que o Pará ja elegeu muito traste para representa-lo, mas como o Mario Tapiocouto nao, esse superou todos os outros, uma pessoa que cresceu na política na base do desvio do dinheiro público, que cresceu na vida na base da exploração da contravenção do jogo do bicho, e todas as irregularidades que daí se origina, que elegeu uma filha que atuou apenas cometendo irregularidades nos oito anos que esteve a frente na ALEPA, e pra piorar sem nenhuma capacidade em trabalhar pela população que realmente precisa, sem nenhuma formação profissional, que nunca na vida trabalhou honestamente um dia sequer na vida, a população enganada por uma turma que aprontou horrores durante doze anos, que esta de volta para apronta ainda mais, elege essa criatura e descobre, tarde demais, que ele nao vale nem o que o gato enterra, pobre Pará!!

Anônimo disse...

ONTEM NO DETRAN,FUI FAZER A PROVA PRATICA DE TRANSITO E O QUE EU VI FOI UM SHOW DE GROSSERIA E FALTA DE EDUCAÇÃO DE UM EXAMINADOR QUE DEPOIS FOI SABER SE CHAMAR FERNANDINHO,QUASE AGRIDE UM RAPAZ QUE ESTAVA NO DETRAN.
APOS ESSA SENA FIQUEI NERVOSA E NÃO CONSEGUI REALIZAR MEU EXAME.
POSTERIORMENTE ESSE FUNCIONARIO DO DETRAN PASSOU SE VANGLORIANDO QUE COM ELE NADA PEGAVA POIS ERA AMIGO PESSOAL DE MARIO COUTO.
QUE TREINAMENTO ESSE FUNCIONARIO TEVE PARA TRATAR OS USUARIOS DESSA FORMA GROSSEIRA?
ALEM DE PAGARMOS UM DINHEIRÃO DE TAXAS,AINDA TEMOS QUE FICAR REFÉM DESSES MAUS FUNCIONARIOS.
SERÁ QUE POR SER AMIGO DO MARIO COUTO ELE PODE AGIR DESSA FORMA?
COM A PALAVRA MARIO COUTO E O DIRETOR GERAL DO DETRAN.

Anônimo disse...

Barata, coitado do nosso Pará com os seus 3 senadores, os mesmo não conseguem nem uma ambulância, ainda mais a vagabundagem do Jatene que no final da semana passada foi pra Altamira e aproveitou para dar uma pescada na pousada do seu amigo intimo Claudomiro Gomes, há e tem mais o povo de Altamira anda dizendo que a tal pousada e do proprio Jatene, Claudomiro e apenas laranja.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Dora Kramner em sua coluna de O Liberal de 07.07.2011, sob o título "montanha Russa", faz uma análise sobre, segundo ela, as recorrentes crises do Governo Dilma nesses seis primeiros meses de governo. Para finalizar a coluna, sob o subtítulO "Bom Combate" a mesma cita o Senador Mário "tapiocouto" como o único senador a se opor a indicaçao de Luiz Antônio Begot para a Diretoria Geraldo do DNIT. segundo a mesma o tal senador teria denunciado "...a conduta que viria resultar em sua demissão." (do Begot).
Ora, é certo que a colunista desconhece a vida pregressa do pretenso paladino da moral, da ética e da justiça.Como pode alguém que cresceu politicamente e economicamente, a custa de assaltos contumazes ao erário público, apontar o dedo a qualquer ladrão de galinha, o que não é o caso do Begot, este é ladrão do colarinho branco mesmo. Eles são pares sim, não só na legislatura mas principalmente na bandidagem. Ambos são bandidos disfarçado de representantes do povo e, infelizmente, é o povo que lhes fornece o disfarce.
Será que a colunista acreditou que o "tapiocouto" fez tais denúncias por convicções éticas e morais e não por, provavelmente, ter outros interesses inclusive de, ele mesmo, indicar um de seus asseclas para o cargo? Esta é a pergunta que não quer calar!

Um grande abraço e saúde!

Anônimo disse...

Correção Baratinha: é Pagot, Luiz Antônio Pagot, o exonerado do DNIT pela Presidente Dilma.

Grata

Anônimo disse...

Barata, se a família é tão ordinária, como o Senador Tapioca conseguiu tantos votos???? Esta é a pergunta que não quer calar!!!!

Anônimo disse...

Pagot,Begot,tudo é farinha do mesmo saco,como diria Fernandinho da Ofélia kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Anôni de 8 de julho de 2011 17:33

Existem muitas explicações para este nefasto fenômeno. Um deles, que penso ser um dos mais importantes, é a falta de educação do nosso sofrido povo. A falta desta embaça nossas consciências, fragiliza nossa humanidade e nos expõe a situações vexatórias como, por exemplo, eleger essa criatura do mal.

Anônimo disse...

Falta de educação que é gerada pela "cleptocracia" que se instalou neste país. Como bem nos ensina o jornalista Linomar Bahia, em sua coluna de hoje (10.07.2011) em O Liberal,..."cleptocracia", expressão que os gregos cunharam para classificar "o estado governado por ladrões".
É cultura "linkada" com a pauta do dia.

Anônimo disse...

Essa informaçao é relevante e precisa ser repruduzida pelos blogueiros em todo Pará.

Anônimo disse...

Pois é, no início só o Robson foi acusado de colocar sua família como funcionário da ALEPA. E os outros? Precisamos saber o nome de todos os deputados que agem de igual modo e pedir as autoridades a punição para essa caterva de falsários. Aonde anda o pessoal do PSDB e do PMDB que não se manifesta? O Parcival tão combativo, não registra estas ocorrências no seu blog.

Anônimo disse...

E vai ficar por isso mesmo? Ação pública em cima desse senador. Quer dizer que o homem é corrupto mesmo ou o caso da ALEPA vai para as calendas? Corrupto e bicheiro o melhor lugar a justiça do Pará deve saber ou não?