sábado, 25 de junho de 2011

ALEPA – E a dona Nádia, por onde anda?

E já que o assunto é fantasma, é inevitável a interrogação,que certamente interessa ao contribuinte, ao qual cabe o ônus das tramóias que florescem no rastro do patrimonialismo: qual o destino de dona Nádia Khaled Porto? Ela vem ser a distinta esposa do secretário estadual de Obras Públicas, Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto, o Quinzinho, ex-deputado estadual, reprovado no teste das urnas de 2010 e que, na legislatura passada, foi o líder do PTB na Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará.
Pode-se dizer, sem o risco de ser injusto, que dona Nádia Khaled Porto e Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto (foto) formam uma autêntica dobradinha da felicidade. Na esteira das investigações do Ministério Público Estadual sobre as falcatruas no Palácio Cabanagem, descobriu-se que dona Nádia não só engordava as estatísticas dos temporários aboletados na Alepa, como ainda era beneficiária de uma colossal tramóia. Como o maridão era deputado, para não tornar do domínio público o nepotismo, apesar de ser temporária ela foi cedida, à margem da lei, para o TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, o Palácio das Sinecuras, tradicional templo de familiares e apaniguados dos inquilinos do poder. Dele pode ser dito que, a exemplo do chiste que serve para definir o Senado, é um paraíso, com a vantagem adicional de não ser preciso morrer para usufruir de suas delícias. E tanto é assim que foi o TCM que o governador tucano Simão Jatene ungiu, ainda no seu primeiro mandato, para agasalhar seu querido rebento, Roberto Jatene, o Beto, ou Betinho, para os mais íntimos.
Constatou-se, assim, que os Pinto de Souza Porto não dormem no ponto. Sem compromissos com o relógio, a jovem senhora permitiu-se até tornar-se empresária, detendo em Belém a franquia da Água de Cheiro. Jarbas Pinto de Souza Porto, irmão de Quinzinho, é há décadas subsecretário legislativo da Alepa, como se o cargo fosse, por assim dizer, um arremedo de capitania hereditária da ilustre família. Como é próprio dos incompetentes das famílias ilustres, ele debita sua permanência no cargo a uma insuspeita competência. A despeito da qual jamais ousou submeter-se a um concurso público. E chance para tanto já teve. Na própria Assembleia Legislativa.
No quesito estultícia, diga-se, Quinzinho e Jarbas se equivalem. No seu mais recente mandato parlamentar, como deputado, Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto protagonizou um episódio hilário, ao ser o autor da Lei do Fio Dental. A lei, sancionada pela então governadora petista Ana Júlia Carepa, obriga restaurantes, bares e similares a disponibilizar, para os clientes, fio dental. Uma iniciativa algo hilária, para ser condescendente, em um Estado no qual mais de 50% da sua população vive na faixa da pobreza.

9 comentários :

Anônimo disse...

Barata, procure informações mais contundentes, mas soube que a ALEPA abriga na administração de Manoel Pioneiro a filha do Governador do Estado, Simão Jatene. Segundo informações, a nomeação da moça passou despercebida em função da manceba não possuir o sobrenome do papai governador!!!

Anônimo disse...

A cessão da sra Nadia já foi cancelada pelo TCM.
Voltou de onde não deveria ter saído, a ALEPA, ao menos oficialmente...

Anônimo disse...

Não foi o Qinzinho que quando presidia a Câmara do vereadores de Belém, passou a canetada em servidor tudo em nome da moralidade? A maioria foi para a justiça e retornou. Noooooossa quanta "moral".

Anônimo disse...

Como diria o parente famoso: "às favas com os escrúpulos de consciência"...eita família boa essa tal de "passarinho"...
Esses nossos "nobres" de pedegree... ai se a nossa imprensa não fosse marrom..

Anônimo disse...

Mas um secretário do Jatene fazendo caca desde quando era vereador. Assim não pode, assim não dá Jatene.

Anônimo disse...

Meu caro anônimo das 8:26 foi o próprio, e em um dos considerando do ato que ele assinou p/ demitir era justamente a frequencia dos servidores. Eeeta moralidade paid'égua!

Anônimo disse...

É Nádia ou Ofélia o nome da Srª Quinzinho?

Anônimo disse...

Super Barata. Os donos do poder, têm nomes: JADER, JARBAS PASSARINHO, JARTENE, ALMIR, FLEXA, TUTUCIOMAR, SÉRGIO LEÃO FERA e muitos outros. Tenho pena da população que ainda fica iludida em mudanças. O JARTENE que trate de trabalhar, pois o povo tá de olho, todo mundo sabe da paixão e compromisso que ele tem com o JARDI. Não é JARTENE?

Anônimo disse...

A MANCEBA ESTA LOTADA NA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA ALEPA