quinta-feira, 19 de maio de 2011

SUDAM - A versão de Rominho

O depoimento de Romulo Maiorana Júnior, o Rominho (foto), presidente executivo do grupo de comunicação da família Maiorana, na 4ª Vara da Justiça Federal em Belém. Ele é acusado de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional que totalizam cerca de R$ 4 milhões, em fraudes contra a Sudam, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, de acordo com a notícia do Diário do Pará Online desta quinta-feira, 21, abaixo transcrita.

Rômulo diz que cabe a Ronaldo explicar

Depois de 11 anos de tramitação do processo na Justiça e de três convocações não atendidas, aconteceu ontem o depoimento do empresário Rômulo Maiorana Jr. na 4ª Vara da Justiça Federal em Belém. Ele é acusado de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional que totalizam cerca de R$ 4 milhões, através de fraudes contra a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Rômulo Maiorana Jr. foi finalmente foi ouvido pelo juiz Antônio Carlos de Almeida Campelo por cerca de 30 minutos, no final da manhã de ontem. A audiência estava marcada para às 11h30. O acusado e seus advogados chegaram ao prédio da Justiça Federal pouco depois das 11h.
Para fugir ao contato com jornalistas, Rômulo Jr. entrou na Justiça Federal em veículo com película que entrou até o subsolo. De lá, ele apanhou o elevador até o quarto andar. Vários seguranças particulares acompanhavam o réu.
Por interferência do advogado Jorge Borba, defensor de Rômulo Jr., os jornalistas tiveram seu trabalho dificultado antes da audiência. Depois de alguns minutos de negociação, o juiz permitiu que um jornalista (Cássia Medeiros, da RBA TV) acompanhasse o depoimento do réu, sem usar qualquer equipamento eletrônico de registro de imagem e áudio.
O réu chegou à sala de audiências às 12h45, acompanhado pelo diretor industrial de “O Liberal”, João Pojucan de Moraes Filho, também réu no processo que apura o rombo nos cofres da Sudam.
Irritado com o acordo firmado pelo seu próprio advogado, Rômulo Jr. ainda chegou a pedir ao juiz que mandasse retirar a repórter Cássia Medeiros da sala de audiências, o que foi negado pelo magistrado.




40 comentários :

Anônimo disse...

Como um sujeito desses pode arrotar moralidade?

Anônimo disse...

Na verdade Rominho deve ser chamado pelo que é, o capo dessa famiglia mafiosa, uma verdadeira organização criminosa que infelicita nosso pobre Pará

Anônimo disse...

Meu Deus, ele detém em mãos um veiculo de comunicação que ele usa como arma para destruir, ferir e arruimar, assim como, para proteger, negociar pessoas e com pessoas evidenciando o seus interesses e até, porque não dizer, suas mesquinharias, devia ter a dignidade de surportar o peso, tanto físico, como moral de suas falcatruas.
Já li tantos editoriais do jornal dele em que prega a liberdade de imprensa.
Defende a liberdade de imprensa desde que ele não seja o acusado na reportagem.
No bom paraense: Tomá-te!

Anônimo disse...

Oi Barata,
Que você acha de publicar a foto dos que tem medo da CPI?
Entre nesse blo e publique as fotos.

http://maxjunior.blogspot.com/2011/05/quem-tem-medo-da-cpi-da-alepa.html

Anônimo disse...

é isso aí...sem palavras.

Anônimo disse...

Se todo esse valor foi mesmo pelo ralo, beneficiando o luxo e o bem estar de poucos, é realmente uma vergonha. Pois o fundo do castelo do reú no condômino Lago Azul contrasta com a realidade de seus vizinhos, que moram do outro lado do muro, uma invasão no final da cidade nova 5, talvez se esse dinheiro tivesse sido aplicado em favor do povo, a população da referida invasão vivesse uma vida melhor.
Essa situação é indignante mesmo, uma vez passei por lá e o portão do castelo estava aberto, só de carro importado que tem lá dentro, e, se o valor de cada veiculo fosse revertido em favor dos que estão do outro lado do muro, certamente eles teriam no mínimo uma moradia digna.
É barata deixa eu parar por aqui, espero que a blindagem dos carros, os muros reforçados e as cercas elétricas, continuem isolando fisicamente essas pessoas da nossa realidade, mas tenha certeza que a justiça de DEUS vem na hora certa.

Anônimo disse...

Quero ver se O Grupo ORM vai ter coragem de aparecer para fazer a cobertura dos depoimentos no MPE depois do que aconteceu. É mta cara de pau.

Anônimo disse...

Barata, dá nojo, náuseas ter que assistir tantas injustiças neste país de tantos miseráveis em termos sociais.
Ele e seu irmão Ronaldo, são de uma boçalidade, arrogância, próprias de pessoas de espírito pequeno, e pior, sem um pingo de caráter..
Ficam Maioranas x Barbalhos, os sujos falando dos mau lavados. Tenho horror de seres humanos arrogantes, prepotentes.Mal eles sabem que a subida é rápida mais a queda é bem pior...
Quando falo que perdi a confiança na justiça deste país, alguns ainda me censuram, dizendo que sou extremamente negativa e radical. Exemplos não me faltam, até porque também fui vítima da própria justiça..

Anônimo disse...

Barata, esse Juiz Federal está de parabéns.
Por isso os Juizes Federais são respeitados, gerando confiança na Justiça Federal. Não são venais e nem baba ovo.
As audiências, não se tratando de ação de estado, são públicas; por tratar de desvio de dinheiro público a publicidade dos atos se impõem, mesmo que se trata dos MAIORANA'S.

Anônimo disse...

Barata, esse Juiz Federal está de parabéns.
Por isso os Juizes Federais são respeitados, gerando confiança na Justiça Federal. Não são venais e nem baba ovo.
As audiências, não se tratando de ação de estado, são públicas; por tratar de desvio de dinheiro público a publicidade dos atos se impõem, mesmo que se trata dos MAIORANA'S.

Anônimo disse...

É uma vergonha a conduta do Planalto do Palácio e, principalmente, pelo Ministro da Justiça em blindar Paloci!!!

Esse cara não é a primeira que apronta, a Dilma tem que banir esse corrupto do governo, onde já se viu consultoria render todo esse valor em apenas 04 anos????

Anônimo disse...

20:03, qual é o cigarrinho estragado que tu fumaste, mano. Quer mudar de aasunto muda, mas apaga o cigarro do diabo.kkkkkk

Anônimo disse...

O grupo sempre apresenta editoriais pregando a moralidade e a liberdade de imprensa.Estranhamos a ausência dos repórteres do grupo, para cobrir o depoimento lá na Justiça Federal.Faz o que mando,mas não faz o que faço, ou melhor divulga as estrepulias dos outros, mas não a minha.

Anônimo disse...

Vão contratar o ex-ministro Sepulveda Pertence, para empregar a filosofia do "passado não condena".Ou será que o passado condena?

Anônimo disse...

Meu caro Barata, parabéns pelo seu destemor e imparcialidade no que publica.Meu desprezo, por blogueiros acovardados, que não escreveram uma sequer linha sobre este assunto, como se as figuras participantes deste caso não fossem publicas, poderosas e que são formadores de opiniões através de seus editoriais, reportagens, colunas e etc.Principalmente blogueiros que são jornalistas e que sobrevivem através de sinecuras.Transformados em avestruzes, simplesmente, enfiaram suas cabeças na terra.Viraram agua morna que provoca vômitos, são aguas (insipidas, inodoras e incolores).Por esta e outras que a imprensa a cada dia mais desce rapidamente os degraus da escada da credibilidade.

Anônimo disse...

Impressiona ver a valentia dum grupo de covardes. Lincham e se acham homens. No 1x1 é que o homem prova quem é.
(Thimer)
Nestes momentos os que sempre se esconderam por detrás do poder, viram ratinhos.

Anônimo disse...

Impossivel de acreditar, mas foram necessários 11 anos, para que finalmente o reizinho sentasse no trono dos réus.Depois de fugir de várias audiências, ele comparceu para não dizer nada e ainda culpar o irmão mais novo.O minimo que esperávamos é que ele se defendesse e provasse que não houve fraudes.Ainda por cima, não permitir a presença de jornalistas para a cobertura do evento na Justiça Federal.Não entendemos
porque esta atitude, afinal era a prenseça de confrades, afinal de contas, o reizinho é sempre chamado de jornalista.Não sabemos porque esta falta de educação com seus colegas de trabalho.

Anônimo disse...

Belíssimo titulo, como também o conteúdo da matéria, mas, meu caro Barata permita-nos usar o titulo, para tecer o nosso comentário.Partindo do original"SUDAM-A versão de Rominho", não seria mais adequado para o momento unirmos o pronome A ao substantivo versão, que mudaria para "aversão" de Rominho.Desta forma, seguiríamos; aversão a negócios sérios na Sudam; aversão a jornalistas; aversão a fotografias ( com exceção as posadas para colunas sociais); aversão a lembranças do passado; aversão a filmagens (com exceção aquelas de leituras na grandes comemorações de discursos não escritos por ele);aversão às verdades escritas pelo renomado jornalista Lucio Flavio Pinto; aversão a pagamentos de condominios; aversão a pagamentos de IPTU; aversão a pagamentos dos aluguéis de torres da Funtelpa; aversão a pagamentos com recursos próprios de aviões a jato; aversão a execuções fiscais que estão em processo na Justiça Federal; aversão a autoridades que não lhe beijam a mão........

Anônimo disse...

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

O cientista cognitivo Keith Stanovich fez uma carreira do estudo da hipocrisia. Ele a vê como surgindo da incompatibilidade de tais coisas como o interesse próprio e os desejos com crenças de ordem mais alta na moralidade e na virtude. As únicas pessoas que não são hipócritas são a minúscula e talvez não-existente minoria que é tão santa que nunca se entregam a seus instintos mais básicos e o grupo maior que nunca tenta viver segundo os princípios da moralidade ou virtude. Ele dessa forma defende que os hipócritas são na verdade a classe mais nobre das pessoas.

François duc de la Rochefoucauld revelou, de maneira mordaz, a essência do comportamento hipócrita: "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude". Ou seja, todo hipócrita finge emular comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.

Anônimo disse...

No passado não muito remoto, chamavamos algumas figuras do jornalismo paraense de acorvadados.Na atualidade somos obrigados a chamar grande parte de blogueiros de acorvadados.Lembramos que alguns jonalistas acorvadados passaram para blogueiros acorvadados.A mudança somente aconteceu nos instrumentos.Passaram da maquina de datilografia para as digitações nos computadores.Continuam covardes.

Anônimo disse...

O REIZINHO ESTÁ NU,MAS NÃO PODE MOSTRA OS SEIOS:
A sociedade é suficientemente capaz de enxergar onde está o exagero, o factóide, a vaidade. Só não pode ficar calada. O rei está nu. Isso sim é uma vergonha

Anônimo disse...

Minha avó dizia que onde tinha mais velho, o mais novo éra culpado de tudo de errado que acontecia.Quando não éra criança éra o gato.Nesta estória, no atual capitulo global, o irmão mais novo já está gago de levar a culpa de tudo de errado que acontece(que não é pouco.O mais velho só recebe os bônus.As familias italianas sempre foram assim.

Anônimo disse...

Rominho e Jader duelando pelo trono da moralidade.
Só pode ser piada de muito mal gosto.
Bom para o povo, que fica sabendo de tudo, já que um derruba o outro por meio dos seus jornais.
Isso não vai acabar bem.
Anotem.

Anônimo disse...

O gato foi apanhado mexendo nas panelas, irritado pensa que é leão.Pode tudo, menos se defender.Faz tempo que terminou a hegemonia.Era facil comandar sozinho.Contra fatos, são dificeis os argumentos.A dona casa flagrou-o, mexendo nas panelas.Não adianta agora se fantasiar de leão.Vai continuar gatinho.

Anônimo disse...

Rômlo Jr parece ter subido nos cascos com o grupo RBA.
Foi virulento, até grosso, mas tem um lado positivo para quem leu além dos termos mais rasteiros.
Não sou adepto nem de um, nem de outro. Abomino a imprensa paraense mas...
Ouso sonhar que esse episódio possa fazer que o herdeiro de Rômulo Maiorana passe finalmente a agir como adulto, livrando-se do diminutivo do nome. Ser filho de Rômulo Maiorana já deve ser uma grande responsabilidade sob inúmeros aspectos. Ser "Rominho" é um carma. Jamais colocaria meu nome num filho...
Ouso imaginar que ele resolva virar a própria mesa, fazendo, a partir de agora, um jornalismo isento e disposto a bater sim, mas não só no ficha suja.
Nos finalmente ele dá uma chega-prá-lá no Simão, alvíssaras!
Oxalá os deuses do jornalismo baixem no herdeiro dos Maiorana para não só "desincorporar" o espírito desbocado do Hélio Gueiros, como possibilitem nascer um jornalista de verdade, como essa terra está precisando.
Mudar o perfil de O Liberal, abandonar o estilo que todos conhecem, para finalmente contar com a confiança da população do estado - e ser formador de opinião e não deformador.
Certa vez disse-lhe que, se fosse realmente inteligente e ousado como o pai, já teria encerrado essa briga idiota com o Lúcio Flávio e o traria de volta, com carta branca. Isso seria absolutamente corajoso, como jornalistas devem ser.Em vez disso, pioram cada vez mais a questão.
Lúcio, como você bem disse, jamais foi deselegante com "Seu"Rômulo ou Dona Déa, pelo contrário - até porque, conhecemos bem a conduta ilibada da hoje vereranda senhora ao lado de Seu Rômulo, uma união que deu inveja, isso sim, a muita socialite que adoraria ter sido esposa "do homem".
Já imaginou um jornal que contasse com os blogueiros respeitados entre seus comentaristas? Dando-lhe automia? Resgatando o que o jornalismo tem de bom?
Jornalista bom tem que ser funcionário de jornal e não manter o "rabo preso"com sinecuras em tribunais, assembléias etc. Isso compromete, é fácil verificar.
O Pará precisa de uma imprensa melhor, que possa realmente informar o acontece.
Os debates, a polêmica, caem muito bem no seu espaço, Barata, parabéns.
Oxalá seus leitores - e prováveis informantes- possam possibilitar
que continue suprindo-nos com informações verdadeiras. De difamação e mentiras já basta o que se vende por aí, jornais que não contribuem para a grandeza do Pará, pelo contrário.
É uma pena que interesses - e pinimas - pessoais continuem estabelecendo as pautas nas redações.
Se Rômulo Jr perder essa oportunidade que o destino oferece, será eternamente "Rominho".

Anônimo disse...

Já viram a primeira página da folha nariguda de hoje? Baixou o Hélio Gueiros no reizinho. Como diria o Édson Cury (o Bolinha, do programa Clube do Bolinha), "a b.... tá atacada!"

Anônimo disse...

Ficamos aborrecidos, ao vermos nos noticiários, tanto de rádio, de televisão de jornais, a estratégia de bandidos de maior, botar a culpa nos de menor.Esta desculpa já está ficando pra lá de esfarrapada.

Anônimo disse...

Trecho inicial de matéria publicada no Jornal Pessoal, do Jornalista ( jornalista com letra maiuscula) Lucio Flavio Pinto:

Romulo Maiorana Júnior devia consultar o Guiness para verificar se algum hotel já teve campanha de lançamento tão intensa quanto o Radisson Maiorana-Braz de Aguiar. Embora o hotel esteja em fase de acabamento e as peças de propaganda garantam que falta comercializar poucas unidades, há várias semanas os jornais do grupo Liberal publicam anúncio diário do empreendimento, que começou como propriedade única do principal executivo das Organizações Romulo Maiorana e depois recebeu a bandeira da Radisson.

Anônimo disse...

Não sei o que é pior: se a visão de gestão de Rominho ou se a visão de moralidade do Tapiocouto, cuja filosofia é tudo que é legal pode, mesmo sendo imoral. Palavras proferidas pela própria boca do senador, em entrevista sobre o escândalo da Alepa, onde ele figura como um dos principais atores. Mais um que não consegue mais esconder o que é e o que pensa.

Anônimo disse...

Bons tempos do velho Sabino, em nossas terras.Lusitano, mas adorava Belém, mas pelas forças das circunstâncias, foi obrigado a passar uma enorme temporada em Portugal.Não sabemos por onde anda o Sabino e nem se ainda vive.O Sabino, sabe ou sabia de tudo, mas era um verdadeiro criado mudo.

Anônimo disse...

Lendo editorial róseo de hoje, me fez lembrar a estratégia de que a melhor defesa é o ataque.Entretanto é necessário não se descuidar da defesa por causa de um contra ataque, que poderá ser fatal.O destempero, a voz alta é natural dos que não tem defesa e popularmente se diz "querer ganhar no grito".Outra tática também bastante usual, que por sinal foi bastante utilizada no passado, por conhecido politico aposentado, é chamar como testemunhas pessoas que já morreram.Infelizmente defuntos não falam, a não ser, segundo alguns, através de sessões espirituais.Sem defesa, o melhor "argumento" é simplesmente a ofensa.O correto é provar que não cometeu o delito.

Anônimo disse...

Seria bom lembrar ao nosso caro (põe caro nisso) Rominho, que não foi nenhuma televisão, nenhuma rádio, nenhum jornal, nenhum blog que o transformou em RÉU, perante a Justiça Federal.Porque não bate forte no Ministério Publico Federal e na Justiça Federal, que o transformaram em RÉU, por conta de fraudes contra a Sudam? Seria bom lembrar que a população não é tão tola para acreditar que tudo isto é por conta de duelos politicos.Seria bom lembrar, que não adianta mudar o foco da questão.
Seria bom lebrar que o fatos derrubam todas as versões, vc é réu em processo originado no Ministério Publico Federal e transformado em RÉU, pela Justiça Federal.Defenda-se ou use o seu poder publicamente para se for possível desmascarar o Ministério Publico Federal ou a Justiça Federal.

Anônimo disse...

Acho que agora os dois grupos rivais vão fazer jornalismo. Apopulação é quem ganha. Até o Jatene levou, não sabemos até quando esse JA X JA vai durrar.

Anônimo disse...

Antes eles falavam, criticavam, denunciavam e as vez até julgavam e alcunhavam.Afinal de contas,eram sozinhos no mercado, e assim sendo não havia contraponto.Ficaram acostumados a estas práticas, originadas do periodo da ditadura.Agora a situação mudou, mas eles ainda não mudaram.Hoje existem várias vozes ou letras, como por exemplo a força das redes sociais.O tempo do H-man, acabou.Poder sem alicerce, começa a dar sinais de desabamentos futuros bem próximos.

Anônimo disse...

Pela grosseria, pelos erros de linguagem, pelo ódio vernacular, concluimos, que pela primeira vez o redator do "editorial" róseo, apresentado com grande estardalhaço, não houve necessidade de contratação de nenhum "ghost writer".Apenas lembrando que a expressão em inglês representa "escritor fantasma".Desta feita o grande jornalista, mas avesso aos seus colegas de profissão, com este primeiro trabalho literário, já pode se candidatar à uma cadeira na Academia Paraense de Letras, oxalá se em uma profunda análise, não poderia se candidatar a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.É só esperar uma vaga, e correr para o abraço, como se diz nos meios futebolísticos.

Anônimo disse...

Depois de uma análise no editorial assinado pelo jornalista Romulo Maiorana Jr., vi em um dos tópicos do redator a sinceridade, quando diz que todo o famoso imperio, começou com o contrabando.Assim uso uma propria frase da redação "não há Receita Federal que aguente".

Anônimo disse...

barata o hugo chavez deve estar rindo do tiranete tupiniquim KKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

MAMÃE NÃO FUI EU!!!!!!!!!! FOI ELE!!!!!!!!! O MANINHHO!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Jader e Romulo, farinha do mesmo saco, você também é amigo do Jader, não é? Deve ser do mesmo saco.

Anônimo disse...

O engraçado é que todos aqui são anônimos ngm põem a cara a bater.