segunda-feira, 23 de maio de 2011

MAIORANA X BARBALHO – Alerta máximo

Com a eleição de Simão Jatene para um segundo mandato como governador, em 2010, os Maiorana passaram a nutrir a expectativa de resgatar os privilégios do passado recente dos quais foram despojados pelo governo petista de Ana Júlia Carepa. Frustraram-se, diante da composição política que hoje ata o governador tucano Simão Jatene, em seu segundo mandato, ao ex-governador e senador eleito Jader Barbalho (foto), o morubixaba do PMDB no Pará. Atento a correlação de forças no plano político, e consciente da dimensão estadual da liderança de Jader Barbalho, como o morubixaba do PMDB no Pará, Jatene, evidentemente, tratou de priorizar suas conveniências, sem a postura servil que dele esperavam os Maiorana, e em especial Romulo Maiorana Júnior, o Rominho. Daí o sentimento ambivalente de Rominho, hoje, em relação ao governador tucano, cuja postura independente tanto irrita o presidente executivo do grupo de comunicação dos Maiorana, ao qual falta cacife, porém, para romper com o governo e correr o risco de ficar fragilizado, ao ser privado de uma expressiva fonte de recursos, ainda que sem a generosidade do passado recente.
De resto, anabolizou a ira dos Maiorana, e particularmente de Rominho, o imbróglio do contrato de gaveta que fez de Jader Barbalho detentor, desde 2001, de metade do controle societário da TV Tapajós, afiliada da Rede Globo em Santarém. A revelação de que o ex-governador detém metade do controle societário do Sistema Tapajós de Comunicação, além de provocar um contencioso entre os herdeiros do empresário Joaquim da Costa Pereira, fez acionar o alerta máximo entre os Maiorana. Daí decorre, inocultavelmente, a virulência de Rominho. Ele certamente sabe, no fundo, que não convém subestimar a sagacidade do morubixaba peemedebista. Tanto quanto sabe que, na eventualidade da TV Liberal ser privada do status de afiliada da Rede Globo, o grupo de comunicação dos Maiorana fatalmente verá minguar substancialmente seu prestígio. E um generoso fluxo de caixa.
Disso tudo conclui-se que na guerra suja entre Maiorana e Barbalho não há santos. Buscá-los, nesse arranca-rabo, equivale a procurar virgem em prostíbulo.

4 comentários :

Anônimo disse...

Essa é uma guerra de vida ou morte economica e Jatene pra sair ileso teria que ter escolhido uma equipe de notaveis de moral ilibada. Porém com esse governo corrúpto, tal qual da Ana Júlia vai se dar mal.

Anônimo disse...

A queda sempre é mais rápida, mesmo que a subida tenha motivos não saudáveis.

Gisele disse...

O pior é que eles não se contentam mais em guerrear entre si envolvem pessoas e famílias que sequer conhecem.Inventam estorias mirabolantes e fantasiosas e vão como um furacão destruindo tudo o que encontram pela frente sem dar a elas a menor oportunidade de defesa.O jornal divulga todas as inverdades q quer.Apelar p quem?

Anônimo disse...

Pode estar certo que a maioria dos ricos da província são sonegadores,traficantes,beneficiários de dinheiro publico e exploradores de gente indefesa que não recebe pelo trabalho executado,etc,etc