segunda-feira, 4 de abril de 2011

UFPA – Denúncia revela mazelas ocultas

Pela gravidade da denúncia e da relevância da instituição, concedo destaque à manifestação de um internauta, previsivelmente abrigado no off, sobre as mazelas que, segundo o relato oferecido, esfarinham a credibilidade da UFPA, a Universidade Federal do Pará. O que chama atenção, no caso, é que a avaliação feita sugere um profundo conhecimento de causa do seu autor e torna verossímil o que é admitido, intramuros, por expressiva parcela dos que fazem parte da instituição e se preocupam com seu futuro, criticando acidamente as tramóias da banda podre da UFPA.
A denúncia, que publico na íntegra na postagem subseqüente, deu-se no rastro do relato de professores e servidores administrativos que, a despeito do regime de dedicação exclusiva, postergam suas obrigações funcionais na UFPA para priorizar suas atividades em instituições de ensino superior privadas. Ao abrir, ainda que apenas parcialmente, a caixa-preta da UFPA, a denúncia escancara parte das mazelas da instituição, que o corporativismo acadêmico se empenha em ocultar do conjunto da sociedade paraense.

14 comentários :

Prof. Júlio disse...

Prezado Barata,

Todas as denúncias vem sendo apuradas e passadas a limpo.
Alguns servidores já foram responsabilizados e perderam seus cargos, vc pode checar pelo Diário Oficial da União.
Outros estão respondendo processos administrativos,para garantir o contraditório que todos têm direito.
A Reitoria da UFPA tomou à frente do processo e sem fazer caça às bruxas vem apurando com rigor todas as situações que merecem ser
investigadas. É algo quye precisava ser feito.
Parabéns ao Reitor pela coragem! Com isso ele demonstra seriedade e compromisso com a nossa academia, que tem muitos servidores que se entegram em favor da causa de fazer ensino, pesquis e extensão.
Os poucos restantes vem sendo penalizados pela falta de compromisso institucional

Anônimo disse...

Verdade Barata, a Reitoria da Universidade tem agido com rigor
contra os que não cumprem seus compromissos acadêmicos e administrativos.

Anônimo disse...

Assim não não-Prof Júlio (professor é para informar) Diga em que Diário e quais foram.

Anônimo disse...

Já que o dito Prof. Júlio é tão informado, diga então:
a) cadê o processo do muro de Arrimo?
b) Cadê o processo dos alunos de física/2007 que foram acusados de se formar fraudando conceitos?
c) Cadê o processo do professor plagiador que fez anular o vestibular?

Só nesse relatório da CGU, http://www.portal.ufpa.br/docs/audin2002.pdf, aparecem mais de 40 em que foi constatado trabalhar fora mesmo em regime de DE. Lembrando que CGU só consegue enxergar alguma coisa disto quanto o pagador declara o pago usando o CPF do dito cujo. Aponte um só desses que tenha sido sequer importunado?

Anônimo disse...

Anônimo das 3:27
Inveja mata meu filho.....não foste convidado pra dar aula na particular porque não tens o título de doutor e agora queres derrubar teu colega que é DE e está trabalhando.
A gente recebe como bolsa e isso Pode,está?
Vai melhorar teu perfil.....

Anônimo disse...

O Desemprego é um cancer neste país. Portanto senhores professores DE da UFPA, que tem compromisso no ensino de instituiições particulares, vamos contribuir para diminuir o desemprego dando oportunidade para outros profussinais que estão disponiveis no mercado!!!!!!!!

Anônimo disse...

Espero que essa universidade seja privatizada. O corporativismo acaba no dia seguinte.

Anônimo disse...

Anônimo 14:20. Eu nem apelaria para inveja, mas para o quanto é sacrificoso tirar tal título, o quanto a pessoa tem de aguentar adulando tundo quanto é gente para ser possível ser aceito e até de esculambação pelos corredores que se leva e tem que ficar calado, mesmo antes exigências que são apenas sarcasmo puro. E depois de tudo isso, ficar gastando doutor com aluno de graduação de pública é um desperdício inconcebível, especialmente quanto isso significa ganhar miséria e privada precisa desesperadamente de um doutor, mesmo que seja só para colocar o nome no processo de reconhecimento junto ao MEC. Isso sem levar em conta um grande benefício: quanto melhor for os cursos da privada, mais gente com dinheiro vai para essa deixando a pública para os pobres.

Anônimo disse...

É possível que esteja havendo um bando de confusão. Nem todo docente da UFPA é DE, assim como é possível alguém ingressar com pedido para sair desse regime, ir trabalhar fora e o resultdo negativo só sair depois de 2 anos. Tempo suficiente para o cara ganhar o apartamento, o carro novo....

Anônimo disse...

Só agora vieram denunciar???
Isso é antigo Barata, não aconteceu na atual administração, mas sim nas antigas, no que a atual peca por aceitar e continuar no erro e no ilegal como as administrações passadas.
É do conhecimento de todos, ou pelo menos de quase todos os srvidores da UFPA que existem vários professores que são DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DA UFPA e na verdade, não dedicam nem um terço da tal dedicação, todos dão aulas em outras instituições de ensino particular ou ocupam cargos no governo, deixando os alunos quase sempre sem aulas.
E não paramos por ai, o atendimento no gabinete do Reitor está de mau a pior, passamos o dia todo ligando para o mesmo e nem um milagre faz com a nossa ligação seja atendida.
Essa semana foi preciso eu sair do meu local de trabalho para ver se conseguia ser atendido, chegando lá encontrei uma senhora muito da sua mau educada e grosseira que me atendeu sem nenhuma delicadeza, comparei o atendimento com o do INSS.Atenção Reitor, fique mais ligado no seu gabinete e mande treinar essa servidora para que ela tenha um minímo de tato e trate as pessoas com mais respeito e educação.

Anônimo disse...

Vamos denunciar pessoal, quem sabe conta, não esconde o jogo ou empurra para debaixo do tapete.

Uma sugestão simples para o Reitor, instalar câmeras de vigilância nas salas de aula.

Pronto. Problema resolvido.

Anônimo disse...

Anônimo 17:05, o projeto pedagógico que soube já discutido na UFPA, foi implantado na UFOPA. As aulas são todas transmitidas online, em tempo real. Com várias vantagens, tais como:
a)quando o aluno não pode comparecer, basta acessar num computador e acompanha tudo;
b) estudantes que pensam fazer determinado curso, já podem ir assistindo as aulas e, caso até estudo, quando ingressar aproveita o que já aprendeu;
c) já que o sistema continua ligado durantes as provas, isso evita cola e falta docente, já todo da sociedade poderia verificar e denunciar.


Dizem que o sistema na UFPA não foi adotado pelo fato dos alunos colões haver ameaçado quebrar tudo.

Anônimo disse...

NADA ACONTECE!!!

Todo mundo sabe destas histórias da UFPA e têm medo de denunciar!

As denúncias que são feitas via Pró-Reitoria de Pessoal (PROGEP) são ouvidas, mas se não tiver nada por escrito, nada acontece!!!

- A galera tem medo de assinar um documento solicitando averiguação dos fatos citaos, porque os professores envolvidos ameaçam os suspeitos e ao final, nada acontece!!!

- No processo de REDIMENSIONAMENTO da UFPA, que envolveu diversos funcionários, muitos foram limados dos centros de discussão e passaram à marginalidade e nem uma autoridade levantou um dedo sequer em defesa destes funcionários, porque na verdade, o redimensionamento não atingiu a professores. Esta categoria é muito desvalorizada na Universidade Federal do Pará.

Sinceramente, estamos no País das Bananas.

Assino como ANÔNIMO. APÓLOGO ENTRE O COVARDE E O ANÔNIMO:
- Covarde: É, terminamos a denúncia, assine!
- Anônimo: eu não, assina você!
E o Covarde respondeu: Eu não, esquecestes que eu sou covarde?

- O AnÔnimo então, cheio da marra (que nem alguns professores da Universidade que foram responsáveis pelo redimensionamento)pegou a caneta e o papel e tascou esta: Daqui, deixa que eu assino: Anônimo.

.

Anônimo disse...

???
foi implantado na UFOPA. As aulas são todas transmitidas online, em tempo real.


Rapá, se isto se tornar realidade na UFPA, é capaz das vídeo-aulas se tornarem o marasmo em si, pois certamente o que será gravado para a posteridade serão as salas vazias, sem professor e sem alunos, porque tem muito nego que não dá aula na UFPA e se mata dando aula nas particulares, como o Caso de alguns docentes da Facul de Enfermagem da UFPA. Né Vera e Ana Rosa?