segunda-feira, 11 de abril de 2011

MASSACRE DE REALENGO – Pesar e dor sem fim

7 comentários :

Anônimo disse...

Eu lamento profundamente pelas 12 crianças mortas, pelas crianças feridas, pelas sobreviventes que carregarão este trauma para sempre, lamento até pelo assassino que, sem nenhum tipo de ajuda, foi vencido pela loucura. Ele deu diversas pistas de que era capaz cometer um crime, mas todos que conviveram com ele agora dizem: "nunca pensei que ele seria capaz de cometer uma atrocidade dessas". Como não, se ele ria nos filmes de terror, se ele idolatrava os terroristas, se ele adorava jogos violentos, se ele possuía todos os traços de um sociopata? agora, depois da tragédia consumada, aparecem milhares de especialista. Quantos possíveis assassinos devem estar soltos por aí, nas escolas, no seu bairro, na sua rua, aí do seu lado?
O pior, é a gente só se choca com as grandes tragédias. Acontece, que todos os dias centenas de brasileirinhos morrem no Brasil do bolsa família. Morrem nas filas dos hospitais, morrem nas ruas consumidos pelas drogas, morrem de fome no interior de seus pobres casebres e parece que ninguém se choca mais com isso. De vez em quando um programa de televisão fala alguma coisa, mas nada que se compare a repercussão que esse crime causou. Será porque nós brasileiros insistimos que moramos num país privilegiado? Porque insistimos que somos um povo pacífico? Não é isso que os números da segurança pública de todos os estados mostram, não é isso que os brasileirinhos que passam fome acham. Quantas pessoas foram punidas pela morte das 260 crianças mortas na Stª Casa?Precisamos nos indignar todos os dias, precisamos pensar num Brasil melhor todos os dias e não apenas quando uma cena de horror como essa nos é imposta pela realidade.

Anônimo disse...

para refletir sobre a vida.Tanta coisa que nao vale a pena...

MARIA PINHEIRO BARBOSA disse...

O homem, segundo a ciência é o único ser dotado de racionalidade, então dele esperamos atos e atitudes conscientes.Mas infelizmente não é isso que hoje é exposto, por nós, seres racionais.Contrariando a ciência, constatamos e presenciamos atos até então de seres, digamos assim, irracionais.Comparamos o ser racional autor da tragédia de Realengo e o ser irracional vítima do terremoto do Japão, O Cachorrinho, que mesmo passando fome e frio, em um lugar desabitado em razão da destruição que ficou , estava lá, aos pés do amigo prostrado, protegendo.Pela irracionalidade que lhe é dada, não teria o animal o porque de está naquele lugar, sem ninguém que o proteja, que o alimente, mas ele está lá, porque ? Dois contrastes, duas histórias que poderia ter sido escrita de maneira inversa, mas tristemente não foi.Em qual dos lados está o ser racional? Como ver, viver e sentir este momento tão triste? Como acreditar e aceitar que este ser racional agrida tão brutalmente, o seu irmão? Quantas crianças cheias de sonhos, com uma imagem ainda colorida da realidade que agora, não estão mas entre nós. Quanta dor. O que dizer para esses pais, mães, irmãos, o que dizer para os outros jovens que vivenciaram tudo áquilo, bem, com certeza não saberíamos.A única triste realidade que ficou é a dor imensa dentro de cada brasileiro.

Anônimo disse...

17:50, concordo com voce mas esta tragedia deve servir de lição: nas escolas públicas nao existe segurança, nao existe cuidado diferenciado.Impossivel nao ficar chocado e deve ser comentada, discutida, ampliada e nao esquecida, pode ser que assim,algo seja feito por todas as crianças que precisem de proteção. Aquele louco não iria ser impedido, mas se tivesse uma viatura bem próxima, uma rede de segurança bem equipada, menos crianças teriam morrido embora a tragedia tivesse sido a mesma.

Anônimo disse...

GABINETE DA MINISTRA
PORTARIAS DE 8 DE ABRIIL DE 2011
A MINISTRA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO
SOCIAL E COMBATE À FOME, em conformidade com os artigos
2º e 4º do Decreto nº 4.734, de 11 de junho de 2003, tendo em vista
o que dispõe o Decreto nº 7.079, de 26 de janeiro de 2010, e no uso
da competência que lhe foi subdelegada pelo inciso I do art. 1º da
Portaria CC/PR nº 1.056, de 11 de junho de 2003, resolve

Nº 122 - Designar EUTÁLIA BARBOSA RODRIGUES para compor
o Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, na qualidade de
Membro Titular do Governo, representando o Ministério do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome, em substituição à Conselheira
Gisele de Cássia Tavares.

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=35&data=12/04/2011

Ghys disse...

Nossa sociedade é violenta e estimula a violência. Todos somos vilões e vítimas, inclusive o rapaz que sofreu bullying e foi ignorado pela família, pela escola, pelo meio social, quando foi sistematicamente violentado. Naquele momento ninguém o ajudou, ninguém cuidou de sua dor. Não é a primeira e nem a última vez, infelizmente, que estaremos diante de tragédias como essa, porque, na verdade, somos hipócritas. Choramos a dor das 12 crianças e de suas famílias, e temos mesmo que chorar... é uma dor inimaginável, a não ser para quem sofre no coração... mas calamos diante de maus tratos e bullying quando acontece ao nosso lado... as doenças psíquicas precisam de cuidados!
Não podemos continuar a viver de grandes comoções quando é de prevenção que se precisa! Olhem hoje se na escola de seus filhos, se nas suas famílias, se em sua casa ou ao seu redor, não há pessoas sofrendo caladas, observem o que é possível fazer hoje por quem precisa de ajuda, denunciem maus tratos, abusos, bullying para evitar, no futuro, tragédias terríveis como essa e tantas outras que já vivemos.
Que a paz e o amor nos amparem e nos protejam de nós mesmos!

Anônimo disse...

Prezado Barata, venho através deste respeitado Blog azer um apelo ao Governador Simão Jatene para que faça uma avaliação na situação da Tecnologia da SEDUC. Atualmente a DITEC (Diretoria de Tecnologia) está nas mãos de uma pessoa sem a menor condição - Hilma Redondo. Os Engenheiros, Técnicos em Informática e demais profissionais da área estão sendo substituídos por Agentes Administrativos. Um massacre com a Tecnologia implantada. Por questões políticas tiraram de lá um grande conhecedor da área o Prof. Júlio Oliveira. O certo é que acho uma vergonha o que essas pessoas estão fazendo. Por favor, Jatene, peça para alguém verificar o que anda acontecendo por lá. Também sugiro conhecer o trabalho do Júlio Oliveira que igualmente a mim é professor e ninguém melhor para saber as nossas necessidades. Na nossa escola o Laboratório está tudo parado e sem prazo para funcionamento, pois segundo o pessoal da Ditec eles estão com dificuldades com a nova gestão!!!!